WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 7 - N° 355 - 23 de Março de 2014
ANA MORAES
anateresa.moraes2@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 

 

Público comparece em peso
ao 30º Congresso Espírita
de Goiás

 O evento apresentou programação variada que atendeu aos interesses de adultos, jovens e crianças

 
A Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO) promoveu, nos dias 1º a 4 de março, o 30º Congresso Espírita do Estado de Goiás, que teve como tema central “O Evangelho segundo o Espiritismo: consolação agora, verdades e ensinos para sempre”. O evento foi coordenado pela presidente da Federativa, Ivana Raisky.

O Congresso, que apresentou uma programação variada, atendendo aos interesses de adultos, jovens e crianças, foi realizado nas dependências do Centro de Convenções de Goiânia, as quais estiveram lotadas durante todos os dias do conclave. Estima-se que o número de participantes, em todos os segmentos, foi de 3.700 pessoas.

Participaram como expositores, além de Divaldo Franco (foto), os confrades Adeilson Salles, Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Otaciro Rangel, Rossandro Klinjey, Sérgio Lopes e Simão Pedro. Divaldo Pereira Franco proferiu uma conferência aberta ao público em geral e ministrou também o seminário “Vivendo com Jesus”.

Marco Leite e Flávio Rey de Carvalho atuaram pela FEB (Federação Espírita Brasileira), como convidados nas oficinas destinadas à juventude.

O Congresso contou também, além das exposições, com apresentações artísticas, uma Feira do Livro Espírita e sessões de autógrafos com inúmeros expositores. Tim e Vanessa e suas belas músicas foram uma das atrações do evento.

O presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho (foto), falou aos dirigentes de centros espíritas presentes sobre “A FEB e o momento atual do Movimento Espírita”, em uma atividade coor-denada pelo secretário geral da Comissão Regional Centro do CFN, Aston Brian Leão.

Durante o evento realizou-se uma

reunião especial do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho (NEPE) da Federativa goiana, recentemente instalado sob a coordenação de Elzita Melo Quinta. Da reunião participaram o presidente da FEB e integrantes da comissão do NEPE da Federação Espírita Brasileira, a saber, Haroldo Dutra Dias, Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho.

Um pouco de história – Embora de criação relativamente recente, a Federação Espírita do Estado de Goiás possui larga experiência e tradição na realização de congressos de âmbito estadual, que são sempre acompanhados por um público numeroso e interessado. Agora mesmo já se podem ver no site da FEEGO as informações relativas ao próximo Congresso, que será realizado de 14 a 17 de fevereiro de 2015 no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, tendo por tema: “Tema: Céu e Inferno: Mito ou Verdade?” Mais informações o leitor pode obter na internet na página:
http://comunicafeego.wix.com

A origem da FEEGO remonta à história de Goiânia, cuja pedra fundamental foi lançada em outubro de 1933. Às margens do Córrego Botafogo instalou-se um grande canteiro de obras para a construção da nova capital. Alguns operários da obra, oriundos de outros Estados, resolveram construir um barracão de madeira para estudo da Doutrina Espírita. O Dr. Alcenor Cupertino, superintendente das obras, vendo as condições precárias do ambiente de que eles se serviam, concedeu-lhes uma área na Rua 3, entre as ruas 20 e 24 no Centro da capital. Surgiu assim, em 9 de maio de 1938, o primeiro centro espírita da cidade, que recebeu o nome de Centro Espírita Estudantes do Evangelho.

Anos depois, no dia 3 de outubro de 1950, foi fundada a União Espírita Goiana, que recebeu mais tarde, por doação, o patrimônio do Centro Espírita Estudantes do Evangelho. Finalmente, em outubro de 1972, a instituição passou a chamar-se Federação Espírita do Estado de Goiás.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita