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Questões Vernáculas
Ano 7 - N° 354 - 16 de Março de 2014
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 

 

Um amigo de redação nos pergunta:

– Por que xintoísta, xintoísmo, maniqueísmo, maniqueísta, arcaísmo exigem o acento gráfico na letra “i”, e o mesmo não acontece com taoista e taoismo?

O fato decorre de uma das mudanças contidas no Acordo Ortográfico firmado pelo Brasil, em vigência desde o mês de janeiro de 2009. Antes do Acordo, taoista e taoismo escreviam-se assim: taoísta e taoísmo.

A regra ortográfica vigente até 31/12/2008, que ainda se aplica às palavras xintoísta, maniqueísta e arcaísmo, estabelece que devem ser acentuados o “i” e o “u” tônicos quando:

·      formarem sílaba sozinhos ou seguidos de “s”

·    apresentarem hiato com uma vogal anterior

·    não forem seguidos do dígrafo “nh”.

Exemplos:

·    Saúva (sa-ú-va)

·    Ateísmo (ate-ís-mo)

·    Balaústre (bala-ús-tre)

·    Juízes (ju-í-zes)

·    Saída (sa-í-da)

·    Raízes (ra-í-zes)

·    Maniqueísta (manique-ís-ta)

·    Xintoísta (xinto-ís-ta)

·    Rainha (sem acento)

·    Bainha (sem acento).

*

Segundo o Acordo Ortográfico vigente, não se acentuam as letras “i” e “u” quando precedidas de ditongo decrescente (ao, ai, au, ei, oi, ui...) em palavras paroxítonas. Excetuam-se apenas os casos em que a acentuação obedeça a uma regra própria de acentuação.

Ditongo é o nome que se dá ao grupo formado por duas vogais proferidas em uma só sílaba, e das quais uma funciona como consoante e se chama semivogal. Decrescente é o ditongo em que a vogal soa primeiro que a semivogal, como, por exemplo, em "mais", "sei", "boi".

Eis por que não são mais acentuadas estas palavras: feiura, bocaiuva, baiuca, taoismo, taoista, Maiume (nome próprio), feiinho (de feio). 

No caso de taoismo e taoista, a pronúncia correta é: tao-is-mo e tao-is-ta.

O termo taoismo veio do chinês “tao”, que significa caminho. Compreende o conjunto de ensinamentos desenvolvidos sobretudo por Lao-tse (séc. VI a.C.) e Tchuang-tseu (séc. IV a.C.), filósofos chineses, cuja noção fundamental é o Tao - o Caminho - que nomeia o grande princípio de ordem universal, sintetizador e harmonizador do Yin (q. v.) e do Yang (q. v.), e ao qual se tem acesso por meio da meditação e da prática de exercícios físicos e respiratórios. 

 

 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita