WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 354 - 16 de Março de 2014
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Marina de Abreu e Cassemiro (Curitiba, PR)
Domingo, 9 de março de 2014 às 16:56:12
Estimado amigo, temos uma participante de nossos trabalhos mediúnicos que vez por outra transmite mensagens de Espíritos que desencarnaram na infância, pedindo ajuda e em situações as mais diversas. Sabemos que esta situação é delicada: pode ser de sua imaginação? Sabemos que é um situação rara e, quando acontece, estas "crianças" vêm acompanhadas de algum auxiliar da equipe mediúnica responsável. Gostaria de saber sua opinião e orientação.
Paz.
Marina
 

Resposta do Editor: 

O tema manifestação mediúnica de crianças foi examinado na seção O Espiritismo responde da edição 262, de 27 de maio de 2012, cuja leitura recomendamos à leitora e aos demais interessados. Eis o link que remete o interessado ao texto publicado: http://www.oconsolador.com.br/ano6/262/oespiritismoresponde.html

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Terça-feira, 11 de março de 2014 às 10:01:58
Tenho uma lembrança de já ter lido que não é interessante que um médium permita a incorporação fora de uma casa espírita; assim sendo, peço que me informe se isto consta no Livro dos Médiuns, para que eu possa repassar ao meu grupo de estudos. No aguardo, desde já agradeço.
Léo
 

Resposta do Editor: 

É fato sabido entre os espíritas que o lugar recomendado para a realização da prática mediúnica deve ser o Centro espírita, ou outro local especializado, como os hospitais espíritas ou que aceitam os postulados espíritas. Mas essa orientação não está presente em O Livro dos Médiuns, de Kardec.

Dada a importância do assunto, será ele o tema da seção O Espiritismo responde da próxima semana.

 

De: Maria de Lourdes Mendes (Ribeirão das Neves, MG)
Domingo, 9 de março de 2014 às 23:10:17
Assunto: Edição 353 - Cartas
Obrigada pelos esclarecimentos! Se puderem, expliquem-me a frase bíblica: "e que usa de misericórdia até mil gerações com aqueles que me amam e que guardam os meus preceitos".
Obrigada.
Maria de Lourdes
 

Resposta do Editor: 

A frase mencionada pela leitora faz parte do Decálogo e se encontra em Êxodo, 20:6:  “e uso de misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (cf. tradução publicada pela Sociedade Bíblica Britânica).

O texto quer dizer-nos que a misericórdia de Deus é muito grande, ilimitada, e se estende a inumeráveis gerações das pessoas que amam e seguem os preceitos da Lei.

“Mil gerações” não significa exatamente 999 gerações mais 1.

Ao usar essa expressão, seu autor valeu-se de um recurso estilístico utilizado por inúmeros autores com o objetivo de conferir determinada ênfase ou um efeito expressivo à frase.

Segundo os estudiosos do nosso idioma, o numeral – palavra que quantifica numericamente os seres ou indica a ordem que eles ocupam numa certa sequência – foge muitas vezes do seu significado exato, indicando uma quantidade indefinida, com o que se consegue dar à frase a ênfase pretendida.

Vejamos alguns exemplos:

  • Já lhe disse mil vezes que não gosto disso.
  • Francisco é uma pessoa capaz de mil astúcias.
  • Estou vendo este filme pela milésima vez.
  • Na vida, a entrada é uma só, mas a saída é por mil portas.
 

De: Glenda Monte (São Paulo, SP)
Terça-feira, 11 de março de 2014 às 21:36:03
Iremos realizar um Simpósio no dia 13 de abril, gostaríamos de saber se podemos divulgar com vocês e como devo proceder. Grata.
Glenda


Resposta do Editor:
 

Já explicamos à leitora que toda informação sobre eventos espíritas a serem realizados deve ser encaminhada diretamente a Mariângela Cazetta, editora da seção Movimento Espírita Brasileiro. O e-mail dela é - marcazetta@hotmail.com

 

De: Luiz Carlos Rodrigues da Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 7 de março de 2014 às 07:35:06
Assunto: Especial 180 - É o Espírito Santo o Consolador prometido?
Olá! Senhores!
Gostei muito do que li, me vejo ainda como um pesquisador e estudioso das questões espirituais, tive o desagrado de verificar em meus estudos, e nas mais diversas religiões que percorri, a dissidência e já me encontro menos entristecido, por ter compreendido que é fruto de estarmos juntos, porém em níveis de consciência bem variado. Atualmente tenho me dedicado ao estudo de tudo aquilo quanto possa nos trazer mais saúde e qualidade de vida. Grato por mais este conhecimento e um forte abraço a todos.
Atenciosamente,
Luiz Rodrigues

 

De: Luiz A. Franchin Junior (Anastácio, MS)
Quinta-feira, 6 de março de 2014 às 08:26:09
Por favor, vocês têm a versão impressa para assinatura?
Grato.
Luiz
 

Resposta do Editor: 

A revista “O Consolador” não tem formato impresso e, por isso, não adota o sistema de assinatura. Para lê-la, basta acessar nosso site, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição ou senha.

 

De: Flávia Machado (Florianópolis, SC)
Segunda-feira, 10 de março de 2014 às 18:17:19
Boa tarde, não sei se cabe a vocês me orientar ou informar. É o seguinte: quando alguém conhecido e/ou parente morre, no momento em que a pessoa, acredito eu, está deixando o corpo, fico com a sensação de aperto no coração. São vizinhos, pessoas com que vivi, convivi. O que isso quer dizer?
Flávia
 

Resposta do Editor: 

O fato citado pela leitora não é algo incomum e pode, certamente, constituir indícios de uma faculdade mediúnica peculiar aos chamados médiuns sensitivos, que são, segundo Allan Kardec, pessoas susceptíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão geral ou local, vaga ou material. O assunto é tratado no item 188 d´O Livro dos Médiuns.

 

De: Osvaldo da Cunha Gaspar (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 10 de março de 2014 às 20:18:43
Caros amigos, há aproximadamente um mês, fiz uma cirurgia espiritual com o Espírito do Dr. Isaac Franco em minha residência e até agora com muita fé não tive mais problemas em relação ao que eu vinha sentindo. Gostaria de saber mais sobre esse Espírito elevado que tanto me ajudou. Desde já agradeço.
Osvaldo
 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pelo leitor, que poderá certamente obtê-la na própria instituição em que atua a entidade espiritual citada.

 

De: Luciana de Souza Duarte (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 10 de março de 2014 às 15:41:39
Participo do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago, e faço parte da equipe divulgadora dos livros psicografados pela Alda Maria, médium da casa. Gostaria de enviar mensagem de um de nossos livros, para ser publicado na revista O Consolador. Seria uma alegria ver uma de nossas lindas mensagens publicadas.
Agradeço desde já a atenção. Abraço.
Luciana 

Resposta do Editor: 

A leitora pode enviar à Redação de nossa revista a mensagem que deseja publicar, com a devida indicação da fonte. Se o tema da mensagem for compatível com a proposta da revista, ela será certamente publicada.

 

De: Humberto de Almeida Saba (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 10 de março de 2014 às 18:07:19
Olá, amigos, tudo bem?
Oração para chover de acordo com escrituras sagradas: - Senhor Deus, humildes e honestos, pedimos-lhe chuva e vento na medida. Agradecemos a Deus, mansos, humildes e sinceros.

Humberto

 

De: Adilson Amadei (Juiz de Fora, MG)
Segunda-feira, 10 de março de 2014 às 12:07:47
Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?
Tirando os casos excepcionais em que o Espírito precisa reencarnar rapidamente, sempre tive dúvida com relação ao seguinte: como a Terra tem aproximadamente 8 bilhões de habitantes que vivem em média 80 anos, e na crosta terrestre, dizem os estudos, há 2 vezes mais de Espíritos esperando a reencarnação, cada Espírito esperará 160 anos para reencarnar?
A dúvida acima foi dirimida quando li o Especial da edição 353, que atendeu muito bem à minha expectativa.
Muito obrigado. Saúde e paz.
Adilson

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 6 de março de 2014 às 10:10:31
Quanto à cremação, gostaria de saber se é verdade que deve-se aguardar 7 dias após o desenlace para cremar o corpo, isto porque o perispírito leva um tempo para se desligar da carne. Assim, ele não sofre a emoção ou as aflições da cremação.
Quando o espírito reencarna, não leva 7 anos se ligando ao corpo, célula por célula? como poderia ele então se desprender tão rapidamente na hora do desencarne?
Muito obrigada. Saúde e paz.
Ester
 

Resposta do Editor: 

Não é verdade que se deve aguardar 7 dias para cremar o corpo. O tema cremação já foi examinado em diversas oportunidades em nossa revista. Eis, sobre o assunto, três textos que ajudarão a leitora a dirimir suas dúvidas:

O Espiritismo responde:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/332/oespiritismoresponde.html

O problema da cremação (Irmão X):
http://www.oconsolador.com.br/ano6/293/correiomediunico.html

Cremação: o que você acha? (Vladimir Polízio):
http://www.oconsolador.com.br/11/vladimir_polizio.html

 

De: Virgílio Esteves (Bragança, Portugal)
Sexta-feira, 7 de março de 2014 às 18:08:28
Assunto: Especial 350 - O ser, o espaço e o tempo
Magistral lição. Vou encaminhar para outros.
Obrigado.
Virgílio

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 8 de março de 2014 às 16:45:25
Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?
Bom dia, prezado autor, constantemente tenho ouvido esse questionamento acerca da quantidade de pessoas, em comparação com a quantidade de Espíritos. Fico grato por ter tido o privilégio de realizar a leitura na sua belíssima explanação. Vou imprimir para distribuir e de vez em quando ler, para, quando interpelado, saber explicar. Parabenizo pelo feito. Abraços fraternos.
Reinaldo Cantanhêde Lima

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Sábado, 8 de março de 2014 às 17:39:39
Dear, em Poesia contemporânea, Gratidão, de Maria Dolores: que beleza de poema! Sem palavras, não posso encontrar no linguajar atual algum termo para que eu possa expressar-me, tal é a sua profundidade. Confesso, chorei, tamanha foi a emoção, pois lembramos de tanta gente, principalmente de Jesus. Sem rodeios, relatarei: adormeci normalmente, me encontrei num lugar escuro, fétido, sem condições. Eu sentia um medo fortíssimo, apenas pronunciei o nome de Jesus, minha voz soava pesada, funérea, num som inexplicável... Imediatamente fui retirada de lá ao pronunciar o nome de Jesus, duas vezes seguidas, e alguém me trouxe voando em seus braços, de volta ao meu quarto, em minha casa. Depois fiquei com medo de voltar a adormecer, pois foi nítido demais.... Meu ponto principal é que esse poema, o ofereci primeiro a DEUS: sem a SUA manifestação o meu eu não se sentiria em independência; segundo a Jesus: sempre digo a Ele que minha terceira visão Lhe pertence, a mediunidade. Depois a lista se estendeu e chorei de ter de continuar recebendo tanto... Gratidão é um sentimento DIVINO!

Agradecida,
Marilene

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Domingo, 9 de março de 2014 às 10:48:36
Assunto: Edição 353 - Artigo: Médiuns de ontem e de hoje
É uma heresia querer incorporar a alguns médiuns da atualidade chamando-os de "neo-cátaros", como se tivessem as mesmas características do Cristianismo primitivo vivido pela Comunidade denominada Cátaros. Os Cátaros estudavam o Evangelho para se santificar. Alguns médiuns de hoje estudam o evangelho para extrair ouro, fazer turismo e transformar "comunidades" em Organizações S/A. Chico Xavier, pelo seu legado altruísta, não pode ser comparado com médium algum. Paz.
Ana

 

De: Adilson Lorente (São Paulo, SP)
Domingo, 9 de março de 2014 às 13:25:56
Assunto: Especial 353 - Por que a população da Terra aumenta se os Espíritos que vão e vêm são os mesmos?
Mestre Paulo,
O seu artigo é excelente. A melhor apreciação sobre o assunto que li até agora. Tenho três questões:
1. Quando o Espírito se desloca para outro planeta na velocidade do pensamento, o que acontece com o seu corpo perispiritual que fica no planeta de origem?
2. Como ocorre a criação de um corpo perispiritual pelo espírito?
3. Quais os fatores que determinam o tempo de espera para uma reencarnação na Terra?
Adilson
 

Resposta do Editor: 

Estamos enviando nesta data ao confrade Paulo Artur Gonçalves, autor do Especial 353, a carta acima, com os oportunos questionamentos feitos pelo leitor.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita