WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 7 - N° 354 - 16 de Março de 2014

ARTHUR BERNARDES DE OLIVEIRA
tucabernardes@gmail.com
Guarani, MG (Brasil)

 
 
 

O computador, o cérebro
e o homem


Há uma ciência nova que está mapeando os meandros do cérebro, desvendando quase todos os seus segredos: qual a microrregião do córtex que nos permite ver, ouvir, falar, sentir os perfumes, reconhecer o gosto do que se come ou se bebe; que neurônios responsáveis são por levantarmos a mão, darmos um chute na vida ou um soco no espaço; que parte do córtex nos faz sentir emoções, registrar os fatos, amar ou odiar alguém. Onde, em que segmento, se registram os fatos e se escondem os nossos amores. Em que prateleiras internas se guarda o que se vai aprendendo no curso da vida, patrimônio cultural que se vai construindo com o tempo... e com o estudo!

O cérebro é a peça fundamental que comanda todos os órgãos, responsáveis ou não pela vida humana, e que os mantém funcionando com regularidade e equilíbrio sem qualquer interferência de nossa parte. O coração bate, os intestinos funcionam, os rins secretam por comando exclusivo do cérebro sem que disso tenhamos qualquer participação.

Mas o cérebro é apenas um conjunto de células absolutamente materiais.  Sem alguém por trás ele não funciona. Morto o cidadão, seu cérebro não funciona. Por quê? Mal comparando, o cérebro é parcialmente semelhante a esse instrumento extraordinário que nos deixa a todos maravilhados: o computador! O computador faz muitas coisas que são exclusivas do cérebro. Fala, escreve, memoriza, mas sempre sob o comando do homem. Sem que o homem o acione e dele exija a realização de certas tarefas, ele não funciona. Não funciona também se não estiver ligado a uma fonte externa de energia. O cérebro não. Tem energia própria que só falha quando algum problema sério desarranje suas linhas.

Dirão os “cientistas” com o preconceito que já não mais se justifica: o cérebro é comandado pela mente. Têm eles pavores de que se fale que mente e espírito são a mesma coisa.  A mente que comanda o cérebro é a mesma que comanda o homem.  Sem o Espírito, que na ocorrência da morte é o primeiro a deixar o corpo, o cérebro não mais funciona. 
 

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita