WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 7 - N° 345 - 12 de Janeiro de 2014
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 

 
Cláudio Marins: 

“A arte é uma linguagem que fala direto ao coração” 

O presidente da Associação Brasileira de Artistas Espíritas fala sobre a arte do ponto de vista espírita
  

Cláudio Marins (foto) é presidente da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas e reside em Belo Horizonte (MG), onde atua como trabalhador da Fraternidade Espírita Rosa Branca. Colaborou com o Departamento de Infância e Juventude da União Espírita Mineira (UEM) de 1997 a 2008. Dirigiu o Departamento de Comunicação

Social Espírita da UEM entre 2008 e 2011, quando se desligou da função em virtude de sua eleição para a presidência da instituição, entidade que participa do grupo de Entidade Especializada de Âmbito Nacional, na FEB. Orador convidado para o Encontro Cairbar Schutel, ocorrido em Araraquara (SP) em setembro de 2013, concedeu-nos gentilmente a entrevista seguinte. 
 

Existe uma arte espírita? 

Do ponto de vista de uma arte que é produzida sob inspiração dos preceitos espíritas, sim, existe uma arte espírita! Em dezembro de 1860, na Revista Espírita, Kardec utiliza pela primeira vez a expressão arte espírita no artigo intitulado “Arte Pagã, Arte Cristã, Arte Espírita”, enunciando: “... queremos dizer que as ideias e as crenças espíritas darão às produções do gênio uma marca particular, como ocorreu com as ideias e crenças cristãs...”. Não devemos compreender, portanto, arte espírita tão somente como uma arte produzida por médiuns ou confundi-la com um gênero artístico, tal como na música existe o gênero Gospel, Jazz e no cinema existe o gênero Drama, Comédia, Terror etc. 

De que forma a arte influencia na sensibilização humana para o bem? 

A arte é uma linguagem que fala direto ao coração! A música, o teatro, a poesia, a dança, a pintura, o cinema, a arquitetura, a escultura etc. possuem mecanismos intrínsecos que atuam nas camadas mais profundas do ser. Quando as artes são revestidas de ideais nobres e superiores, “acordam” os corações dos homens para o bem, através das mensagens edificantes e de espiritualidade que encerram em seu conteúdo.  

Relate uma experiência marcante com a ABRARTE? 

A convivência com amigos diversos, que compõem o atual quadro de associados da ABRARTE (Associação Brasileira de Artistas Espíritas), sempre nos tem proporcionado experiências marcantes. Temos admirado o muito que esses trabalhadores fazem em prol da arte espírita com o mínimo de recursos que possuem! Temo ser injusto ao citar apenas uma dessas experiências. Por isso pedirei licença aos companheiros da ABRARTE para citar aqui uma, dentre muitas, apenas a título de ilustração: no ano de 2012 a ABRARTE realizou em Caucaia (CE) o IX Fórum Nacional de Arte Espírita, com a presença de 250 participantes. Devido a condições de logística, o evento acabou acontecendo dentro de um convento (o que por si só já foi um feito marcante) e no final foi feita uma homenagem dos artistas espíritas às irmãs de caridade que nos receberam de braços abertos. Foi emocionante ver 250 artistas espíritas cantando uma canção espírita para toda a equipe do convento e depois a música “Oração de São Francisco”, em total clima de fraternidade e respeito mútuo. 

Como o amigo vê o tema “Arte” tratado em alguns eventos pelo país? 

Penso que são excelentes oportunidades para estudarmos a importância da arte, sua ação e influência sobre os Espíritos encarnados e desencarnados e como melhor utilizá-la a serviço de Jesus e do nosso Pai criador. Recentemente, em Araraquara-SP, o Instituto Cairbar Schutel utilizou como tema central “A Arte de Servir”, com muito boa repercussão entre os setecentos participantes. 

Como o Espiritismo influencia a arte? 

O Espiritismo atua como um depurador da arte que conhecemos, na medida em que oferece aos artistas esclarecimentos e iluminação interior! Estando os artistas convencidos das realidades espirituais, eles irão cada vez mais inspirar-se em valores superiores, enfraquecendo as temáticas de cunho materialista. As artes provenientes desses artistas terão harmonias e belezas que serão capazes de nos auxiliar a transcender os limites acanhados da matéria. 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita