WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 7 - N° 344 - 5 de Janeiro de 2014
LEONARDO CASSANHO FORSTER
leo.cassanho@yahoo.com.br
Londrina, PR (Brasil)
 

 

Ventos fáceis para os aprendizes

A difundida e perigosa ideia de que o esperanto é uma língua fácil tem prejudicado o próprio movimento esperantista. Que seu aprendizado é mais simples do que o de outras línguas nacionais é fato, contudo é indispensável a disciplina nos estudos de quem quer dominar esse idioma de modo satisfatório. Uma vez que a língua resulta da necessidade de expressar pensamentos e emoções, os meandros próprios a esse universo consistem em desafios para expressão falada e escrita, além de prévia elaboração do enunciador que, inevitavelmente, de maneira intuída ou analítica, deverá haver-se com questões gramaticais que exigirão de sua parte algum esforço. Tal demanda faz parte do aprendizado de qualquer idioma, inclusive do esperanto.

Alguns textos que propõem reflexões a respeito desse processo de aprendizado e da problemática da desistência dos aprendizes que se decepcionam com o idioma internacional neutro podem ser encontrados no site do Facila Vento, cujo conteúdo é destinado justamente aos estudantes das primeiras horas. Segundo o site, esses neófitos muitas vezes não são tão bem acolhidos e compreendidos no movimento esperantista, o qual, mais tarde, costuma ressentir-se da perda do valoroso material humano que um dia bateu à sua porta.

Vale a pena ler: http://facila.org/?page_id=222

Aprenda a utilizar o Facila Vento

Assista ao vídeo que apresenta explicações sobre como aproveitar da melhor forma possível os recursos oferecidos pelo site do Facila Vento.

Além de textos com vocabulário apropriado a aprendizes iniciantes, é possível ouvi-los em arquivos de áudio que podem ser baixados para o computador pessoal, bem como ter contato com outros esperantistas por Skype.

Confira o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8pwHZwQzIN4

Congresso Brasileiro de Esperanto – 2014

Entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2014, acontecerá em Florianópolis o Congresso Brasileiro de Esperanto. O tema das atividades será "Esperanto, por que não?" O foco será a divulgação e o ensino da língua. A organização está sob a responsabilidade do Esperanto-Klubo de Florianópolis, com o apoio da Liga Brasileira de Esperanto e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Conheça detalhes do congresso acessando o link:
http://esperanto.org.br/bel/brasil-mainmenu-89/49bke.html

Veja a relação dos inscritos até agora: http://esperanto.org.br

Internacia Junulara Kongreso 2014

O 70º Congresso Internacional da Juventude esperantista ocorrerá em terras brasileiras no ano que vem. Mais precisamente na terra de grandes escritores como José de Alencar e Rachel de Queiroz. Referimo-nos ao estado do Ceará.
O IJK terá lugar em Fortaleza, entre os dias 18 e 25 de julho de 2014.

Para saber mais o que vai acontecer por lá visite o site oficial do evento, ainda em construção: http://ijk.brazilo.net/

André Luiz ...tempo

A cada semana, propomos uma frase de André Luiz, do livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier, vertida ao esperanto por Allan Kardec Afonso Costa.

Nesta, apresentamos a tradução da frase proposta na semana passada:

“Planti bonon al ĉio kaj ĉiuj, per licaj rimedoj je nia atingo, komprenante, ke, se pri rikolto, Dio petas tempon al la homo, la homo devas liveri siian tempon al Dio.”

“Plantar o bem, através de tudo e de todos, por todos os meios lícitos ao nosso alcance, compreendendo que, se em matéria de colheita, Deus pede tempo ao homem, o homem deve entregar o tempo a Deus.”

Eis a mais nova:

“Se vi jam scias, kiom valora estas la tempo, respektu la tempon de la aliaj, tiel ke viaj horoj estu respektataj.”

Até a próxima!
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita