WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 7 - N° 340 - 1º de Dezembro de 2013
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 


 
Um leitor juntou duas classes de assuntos – idioma português e doutrina espírita – ao nos perguntar qual o significado da expressão precessão dos equinócios.

Segundo os dicionaristas, precessão significa: ato ou efeito de preceder; o mesmo que precedência, antecedência. Em Astronomia, designa o movimento retrógrado do nodo de uma órbita sobre um plano de referência móvel.

Equinócio [do latim aequinoctiu] é o ponto da órbita da Terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite, o que sucede nos dias 21 de março e 23 de setembro de cada ano. Designa também o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste.

Assim, precessão dos equinócios, em Astronomia, é o nome que designa o movimento cíclico dos equinócios ao longo da eclíptica, na direção oeste, causado pela ação perturbadora do Sol e da Lua sobre a dilatação equatorial da Terra, e que tem um período de quase 26.000 anos.

No livro A Gênese, cap. IX, Kardec examinou o assunto.

Segundo o codificador da doutrina espírita, além do seu movimento em torno do Sol, que dá origem às estações do ano, e do seu movimento de rotação sobre si mesma em 24 horas, que dá origem ao dia e à noite, a Terra tem um terceiro movimento que se completa em 25.868 anos, o qual produz o fenômeno denominado precessão dos equinócios. Esse movimento, difícil de explicar em poucas palavras, consiste numa espécie de oscilação circular, que pode ser comparada à oscilação de um pião a morrer.

O equinócio é o instante em que o Sol, passando de um hemisfério a outro, se encontra perpendicular ao equador, o que acontece duas vezes por ano, a 21 de março, quando o Sol passa para o hemisfério norte, e a 23 de setembro, quando volta ao hemisfério sul.

Em consequência da gradual mudança na obliquidade do eixo, o momento do equinócio avança cada ano de alguns minutos (25 minutos e 7 segundos). A esse avanço é que se dá o nome de precessão dos equinócios.

Com o tempo, esses poucos minutos fazem horas, dias, meses e anos, resultando daí que o equinócio da primavera, que no hemisfério norte se verifica no mês de março, em dado tempo se verificará em fevereiro, depois em janeiro, depois em dezembro. Então o mês de dezembro terá a temperatura de março e assim por diante, até que, voltando ao mês de março, as coisas se encontrarão de novo no estado atual, o que se dará ao cabo de 25.868 anos, para recomeçar indefinidamente a mesma revolução.

Desse movimento cônico do eixo, resulta que os polos da Terra não olham constantemente os mesmos pontos do céu; que a Estrela Polar não será sempre estrela polar; que os polos gradualmente se inclinam mais ou menos para o Sol e recebem dele raios mais ou menos diretos, donde se segue que a Islândia, por exemplo, localizada sob o círculo polar, poderá, em dado tempo, receber raios solares como se estivesse na latitude da Espanha e da Itália e que, na posição do extremo oposto, a Espanha e a Itália poderão ter a temperatura da Islândia, e assim por diante, a cada renovação do período de 25.868 anos.


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Pergunta:



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita