WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 7 - N° 338 - 17 de Novembro de 2013

OSWALDO COUTINHO
cafocoutinho@hotmail.com

Serrinha, BA (Brasil)

 
 
 

A permanência de Jesus  


A permanência de Jesus conosco continua, desde os primeiros momentos do ato histórico de sua crucificação. O Rabi mostrou que jamais iria nos abandonar quando se apresentou aos seus apóstolos e a Maria de Magdala.

Jesus demonstrou todo o seu amor por aquela jovem e, em especial, por toda a Humanidade, mostrando que continuava vivo, e que o Espirito é imortal.

Para alguns estudiosos, Jesus teve um corpo normal como o nosso, passando pela desencarnação e se apresentando, posteriormente, em Espírito. Para outros pesquisadores, Jesus foi, o tempo todo, um Espírito materializado. Por ser de tamanha grandeza, tinha essa condição psíquica de materializar-se e de se desmaterializar quando quisesse. (1)

O interessante é notar a presença de Jesus em nossas vidas, sempre atuando como um irmão mais velho que veio ensinar as lições sublimes aos seus irmãos mais novos. Ele conhece todos os nossos planos, tem a presciência de tudo, e compreende as nossas ações.

Uma estudiosa espírita, Drª. Ruth Brasil Mesquita, me disse uma vez, em conversa íntima, que o Mestre nos manda recados e convites sempre.

Como seria a transmissão desses recados? O Mestre, em uma de suas moradas sublimes, pede a um Espírito cósmico que passe o recado a um Espírito superior, esse Espírito superior passa o recado para outro Espírito bondoso, que passa o recado para nosso guia espiritual e nosso guia espiritual, no momento do sono fisiológico, nos conduz para uma região espiritual e lá nos passa o recado de Jesus, então.

Nós espíritas observamos que a misericórdia divina atua plenamente e que o Mestre jamais nos abandona. Ele tem a missão sublime de governar e dirigir o nosso planeta, dedicando atenção especial ao Brasil, chamado de Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, como disse o Espírito Humberto de Campos através da abençoada mediunidade de Francisco Cândido Xavier.

Segundo Humberto de Campos, os dados em que se baseou são provenientes dos arquivos do mundo espiritual. A missão do Brasil seria – ou deveria ser – a vivência plena do Cristianismo em sua feição primitiva. Daí a necessidade precípua de revivermos o Cristianismo à luz da Doutrina Espírita. Jesus confiou em nosso país e colocou em nossas mãos esse grande tesouro.

Tenhamos sempre em mente que Jesus jamais nos abandona. A sua presença nos acompanhará durante toda a existência, na condição de Espírito imortal. Por isso, marchemos! E coloquemos a charrua da fé como frontispício da nossa caminhada evolutiva.


(1)
A tese de que Jesus não teve um corpo carnal, mas fluídico, não é aceita pela doutrina espírita, como o leitor pode conferir em A Gênese, de Allan Kardec, cap. XV, itens 64 e seguintes.


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita