WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros - Lançamentos

Ano 7 - N° 338 - 17 de Novembro de 2013

JOSÉ CARLOS MUNHOZ PINTO
josecarlos@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor,
os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.

Raio-X do Livro Espírita
De Eurípedes Kühl
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

Esta obra, ora publicada no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, teve anteriormente uma versão impressa, lançada em julho de 2003 pela Editora Aliança, de São Paulo-SP.
Sua elaboração foi motivada pela grande quantidade de perguntas dirigidas ao autor por pessoas, umas querendo saber como definir se possuíam mediunidade psicográfica, e outras solicitando “dicas” e ajuda para publicar o livro espírita que já tinham escrito ou estavam escrevendo...
Depois de atender muitas delas com sua experiência na literatura espírita – 21 livros publicados até 2003, 12 psicografados e 9 de lavra própria –, propôs-se Eurípedes Kühl a elaborar a presente obra com a finalidade precípua de ajudar a eventuais médiuns na psicografia ou a autores, iniciantes todos. Para tanto se baseou fundamentalmente em Kardec e no seu magistral
O Livro dos Médiuns.
É assim que a obra, sem a pretensão de ser um manual de psicografia ou da escrita, faz simples indicações aos interessados sobre o que é o livro espírita, sua finalidade, como identificar sua legitimidade mediúnica ou não e quais os requisitos básicos para sua publicação.
Em suma, eis a indispensável postura do candidato a ser canal da Espiritualidade, por meio da bênção que é o livro espírita esclarecedor, conselheiro e consolador: confiança no Plano Maior e intenção pura de ser partícipe da evolução espiritual, própria em primeiro lugar e a seguir de eventuais leitores — quando caminhantes todos na luminosa estrada que é a literatura espírita.

A capa da edição ora lançada devemos à arte de Cláudia Rezende Barbeiro, de Londrina-PR, que gentilmente a concebeu e elaborou.
 


Espiritismo para crianças
De Cairbar Schutel
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

A obra Espiritismo para crianças foi publicada originalmente em 1918 e constitui, certamente, a primeira tentativa de se escrever um livro espírita diretamente para a criança ler, embora seja também uma obra que pode ser utilizada com proveito pelos pais espíritas na tarefa de educação de seus filhos, tarefa essa que não deve nem pode ser negligenciada por quem se declare espírita.
Com efeito, foi perguntado a Emmanuel: “
Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra?”
Emmanuel assim respondeu: “A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. Na sua grandiosa tarefa de cristianização, essa é a profunda finalidade do Espiritismo evangélico, no sentido de iluminar a consciência da criatura, a fim de que o lar se refaça e novo ciclo de progresso espiritual se traduza, entre os homens, em lares cristãos, para a nova era da Humanidade”. (O Consolador, pergunta 110, obra psicografada por Chico Xavier.)
Além da Introdução e de uma Nota preliminar escrita por Cairbar Schutel, esta obra compõe-se de 17 capítulos, a saber:

1. Deus.
2. Religião
3. A oração
4. O homem e a imortalidade
5. A comunicação com os Espíritos
6. A vida no outro mundo
7. Penas e gozos futuros
8. Vícios e pecados
9. As virtudes
10. O trabalho
11. A moral espírita
12. A reencarnação
13. Diversidades de mundos
14. Noções do Evangelho
15. Espiritismo
16. Prece
17. Carta a Jesus.

A decisão que nos levou a lançar a versão digital desta obra partiu de três fatos: o primeiro é que a versão impressa da obra se encontra esgotada na editora; o segundo é que toda a produção literária de Cairbar Schutel pertence desde janeiro de 2010 ao domínio público, como estabelecem os artigos 33 e 41 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Por fim, pensamos que oferecê-la sem ônus algum aos nossos leitores situados no Brasil e no exterior constitui uma homenagem a Cairbar, considerado por vários companheiros nossos e por nós também o Espírita número 1 do Brasil.
A capa do livro ora publicado devemos à arte e gentileza de Cláudia Rezende Barbeiro, que gentilmente a concebeu e elaborou.


Administração do Centro Espírita
De Wellington Balbo e Maurício Gonçalves de Moura
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

O livro ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA, de autoria de Wellington Balbo e Maurício Gonçalves de Moura, ainda inédito, aborda questões ligadas à ciência da Administração e objetiva fornecer material de reflexão para o dirigente espírita no que concerne tanto ao relacionamento com o outro, como à administração propriamente dita da casa à qual está vinculado.
Temas como venda de bebidas alcoólicas em eventos espíritas, satisfação do voluntário, delegação de tarefas, maximização do lucro no centro espírita e outros assuntos foram contemplados pelos autores.
Composto por 32 capítulos, os 26 primeiros capítulos foram escritos por Wellington Balbo, e os demais – cap. 27 a 32 – são de autoria de Maurício Gonçalves de Moura, que abordou neles o trabalho voluntário.
Maurício Gonçalves de Moura, natural de Bauru-SP, é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Recursos Humanos e Ensino Superior. Atua profissionalmente como professor universitário e também no comércio como sócio-diretor da empresa BRASIPEÇAS – Vidros e Acessórios para Veículos. Como espírita, participa ativamente do Grupo de Trabalho Paulo dos Gentios, dedicado à formação de novos oradores espíritas, vinculado à USE Intermunicipal de Bauru, coordenando a evangelização infantil do Projeto Girassol, mantido pelo Centro Espírita Amor e Caridade, além de orientar o COEM – Curso de Orientação Espírita e Mediúnica do Centro Espírita Irmã Catarina, ambos na cidade de Bauru (SP).
Wellington Balbo, natural de Cafelândia-SP, atua profissionalmente como professor universitário em curso de Administração de Empresas. Vinculado à USE Intermunicipal Bauru e ao Centro Espírita Amor e Caridade da mesma cidade, é o atual coordenador do Jornal Olhar Espírita e redator do programa Diálogos Espíritas, transmitido pelas rádios Bandeirantes e CEAC. Autor de 13 livros, percorre diversas cidades em palestras de divulgação do Espiritismo.
A capa é uma criação da artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, de Londrina-PR, a qual gentilmente a concebeu e elaborou.


Atualidades de Kardec - O Perispírito
De Rubens Policartro Meira
Editora - L
ETRAS & TEXTOS

O perispírito, tema central deste livro, é abordado por muitos autores na literatura espírita, mas as informações mais preciosas, mais objetivas sobre o tema estão contidas nas obras de Kardec, como demonstra o autor.


A Balada de Bernardete
De Hugo Collarile
Editora - L
AKE

Fazenda Sorocaba, anos de 1950. Enquanto um calor estranho tomava conta de nosso rosto, ouviu-se a inconfundível voz de Bernardete que sem se mostrar aos nossos olhos, iniciou sua inesquecível balada. Sua voz maviosa de anjo a falar língua humana, em poucos segundos arrastou a todos para um mundo desconhecido.


Belas e Comoventes Histórias
De Oswaldo Iorio
Editora -
EME

No corre-corre do nosso dia a dia precisamos, sempre que possível, reservar alguns minutos para uma boa leitura e para buscar um alento às nossas preocupações, aliviando a tensão e devolvendo-nos a serenidade. Oswaldo Iório, ciente dessa necessidade, reuniu nesse despretensioso trabalho algumas belas e comoventes histórias que servem exatamente a esse propósito.


Bendita Mulher
De Denise Rodrigues
Editora - FONTE VIVA

Árduo é o caminho trilhado pela personagem até que ela possa encarar frente a frente a própria consciência. Com sacrifício, doação e profundo sentimento de responsabilidade, Bertha recupera um a um os filhos desviados da Seara do Bem. Sempre amparada pelos Benfeitores Espirituais, transformou os antigos filhos da carne em filhos da alma. Recuperando-os, recuperou-se. Perdoando-os, perdoou-se. Amando-os, amoou-se. 


Biblioteca Espírita - Princípio e Técnicas de Organização e Funcionamento
De Geraldo Campetti Sobrinho
Editora - FEB

Esta obra visa atender aos pedidos de muitos Centros Espíritas que buscam organizar suas bibliotecas por meio de método simples e eficaz. Contém orientações básicas, dadas por profissionais especializados em Biblioteconomia e Tecnologia da Informação. Sem a pretensão de esgotar o assunto, o livro apresenta importantes contribuições ao tema, como: organização de livros e folhetos, seleção, sistema de empréstimo, processamentos técnicos ditados pela Biblioteconomia, espaço físico, mobiliário e divulgação. É um manual utilíssimo para quem pretende organizar uma biblioteca espírita.


Os Caminhos Sombrios das Droas e a Libertação do Espírito
De Djalma Santos
Editora -
FREI LUIZ

Sem dúvida, a dependência química é um dos piores flagelos que a humanidade vivencia! As drogas degradam o ser, aniquilam valores, destroem famílias, ceifam muitas vidas! Neste trabalho, o autor fala-nos desse grande mal e o que pode ser feito para bem compreendê-lo e, principalmente evitá-lo.


Chico Xavier Com Você
De Carlos Antônio Baccelli
Editora -
VINHA DE LUZ

Chico, mais que médium, era sábio. Em seus lábios, tanto ecoavam lições dos espíritos amigos quanto ensinamentos de sua própria autoria. Aqui, nessas páginas, garimpando em obras, revistas e periódicos antigos, o autor organizou uma coleção de pérolas que, sem dúvida alguma, não figuram em nenhuma outra coleção do mundo. Por isso, certamente, com esse abençoado livro você estará de posse de um tesouro de valor incalculável. Um tesouro que fará de você uma das pessoas mais ricas entre todos os homens.


Chico Xavier, a Terra Boa
De Nisia Analia de Araujo Macedo / Ilustrações: Hélio de Lima
Editora - AUTA DE SOUZA

Para que os pequeninos possam sentir a grandeza da alma de Chico e aproveitar o máximo o exemplo dele.


Contos de Redenção
De Thiago Dias Trindade / Espírito: Diversos
Editora - MYTHOS

A obra traz vários contos, escritos de forma concisa, que falam de perdão e fraternidade. Com exemplos claros de amor ao próximo, o texto comove pela simplicidade e pela notória vinculação ao genuíno pensamento cristão, estimulando a vivência do Evangelho de Jesus nos relacionamentos.


Crepúsculo de Outono
De Antônio Demarchi / Espírito: Irmão Virgílio
Editora - PEIT

A noite de tempestade esconde um vulto que invade a chácara do doutor Augusto. Em pânico – com a intenção de defender a família –, o médico atira na direção do perigo. Um trovão abafa o disparo que atinge o alvo e arranca uma vida. Angustiado, Augusto esconde o cadáver, mas ainda lhe resta atender o último pedido do desencarnado. E agora? Como conviver com a consciência atormentada por um crime? O médico não se recorda, mas – entre o Céu e a Terra –, é um prisioneiro dos erros do passado. Depois de um crepúsculo de outono, Augusto entenderá, finalmente, que o mal foi semeado na época da Revolução Francesa e, no invisível, o sangue derramado ainda clama por vingança...


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita