WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 335 - 27 de Outubro de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: R.B. (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 19 de outubro de 2013 às 09:15
Amigos, a comunicação do bebê e da mãe começa na concepção ou o espírito reencarnante se aproxima da mãe algum tempo antes da gravidez?
Att.
R.B.
 

Resposta do Editor: 

A pedido da leitora, seu nome foi aqui ocultado. Na maioria das vezes os Espíritos, quando vêm para a reencarnação, de há muito já estão em sintonia com o cadinho materno. O caso de Segismundo mostra-nos bem como isso se dá. Conforme nos informa o livro Missionários da Luz, de André Luiz, desde a semana anterior à ocorrência da gravidez Segismundo já se encontrava em processo de ligação fluídica direta com os futuros pais. Outro exemplo podemos colher no livro Entre a Terra e o Céu, do mesmo autor, no qual podemos verificar o carinho e os cuidados que o Mundo Espiritual dedica ao processo reencarnatório. Aludindo à reencarnação de Júlio, o ministro Clarêncio esclareceu: “Durante a gravidez de Zulmira, a mente de Júlio permanecerá associada à mente materna, influenciando, como é justo, a formação do embrião. Todo o cosmo celular do novo organismo estará impregnado pelas forças do pensamento enfermiço de nosso irmão que regressa ao mundo. Assim sendo, Júlio renascerá com as deficiências de que ainda é portador, embora favorecido pelo material genético que recolherá dos pais”.

Para mais informações sugerimos à leitora que leia o texto intitulado “Prelúdio da volta do Espírito à vida corporal”, publicado na edição 84 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/84/esde.html

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 20 de outubro de 2013 às 20:32:39
Dear, o Sr. Érico Santana, de São Paulo, influenciou-me a dúvida sob o Guia Protetor, Anjo(?) da Guarda, na inspiração do Catolicismo! Aí, voltei à infância, à doce Regina, minha genitora, impregnando a fé em meu coração infantil... Derramei lágrimas, ao sentir saudades, pois ela posso dizer que é um anjo que Deus me ofereceu para ajudar-me nesta vida...
Kiss.
Marilene

 

De: Izidro Simões (Boa Vista, RR)
Domingo, 20 de outubro de 2013 às 17:14:02
P.L. - SETE LAGOAS (MG). Há um ditado antigo que diz: "Tudo o que mal começa, mal termina". Quanta pressão você aguentará? Vá fazendo esforço consciente para não irritar-se e nem sentir raiva. Todo mundo precisa do emprego, mas nem sempre, necessariamente, DAQUELE emprego. Para não ser surpreendida com uma DEMISSÃO FUTURA, trate de, sem alarde, ir procurando outra ocupação, como manda a PRUDÊNCIA. E continue fiel aos postulados da Doutrina Espírita, fie-se na prece, confiante de que esse mau período passará.
Izidro

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Domingo, 20 de outubro de 2013 às 16:13:39
Assunto: Especial 334 - A Teoria dos Antigos Astronautas
Boa tarde, prezado senhor, estou agradecido por remeter informações importantes como as que termino de ler e para registrar meu agradecimento eu parabenizo aos diretores e autores dos principais textos desta edição.
Abraços fraternos.
Reinaldo

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 19 de outubro de 2013 às 13:47:52
O que acontece com pessoas que gostam de assistir a filmes de terror, durante e depois no dia-a-dia? Acredito que espíritos na mesma sintonia acompanham, obsediam essas pessoas constantemente.
A cremação é aceitável pelo Espiritismo? Qual é o processo antes, durante e depois?
Muito obrigada.
Saúde e Paz!
Ester

Resposta do Editor: 

Assistir a filmes que causem forte comoção não deve, evidentemente, fazer bem às pessoas e pode realmente atrair companhias indesejáveis, embora as causas das obsessões, como já foi explicado nesta revista em várias oportunidades, sejam de outra natureza.

Sobre o tema cremação já publicamos em nossa revista vários textos, cuja leitura sugerimos à leitora. Eis três deles que lhe darão uma boa ideia do que os espíritas dizem sobre cremação:

O Espiritismo responde:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/332/oespiritismoresponde.html

O problema da cremação (Irmão X):
http://www.oconsolador.com.br/ano6/293/correiomediunico.html

Cremação: o que você acha? (Vladimir Polízio):
http://www.oconsolador.com.br/11/vladimir_polizio.html

 

De: Patrícia dos Santos (Porangaba, SP)
Quinta-feira, 17 de outubro de 2013 às 15:31:09
É possível uma pessoa ver algo de errado em outra que não conhece, se essa pessoa for vidente? e por que não pode responder as perguntas de uma pessoa em dúvida sem ser no centro?
Patrícia
 

Resposta do Editor:

Possível é, embora o fato não seja explicado somente pela vidência. Um médium pode ser vidente e não ter informação alguma sobre os outros. A capacidade sensitiva não requer que o médium seja dotado da faculdade de vidência. Quanto a responder às perguntas, é claro que, dependendo das circunstâncias, o médium pode fazê-lo. Quando não o faz, certamente o motivo da recusa é outro. A experiência mostra que muitas pessoas não têm o devido preparo para receber determinadas informações, razão pela qual os próprios benfeitores espirituais agem com cuidado em situações assim.

 

De: Maria C. Arapi (Santos, SP)
Quinta-feira, 17 de outubro de 2013 às 09:19:09
No mês do meu aniversário não poderia ganhar presente melhor que encontrar o site "O Consolador". Parabéns!
Maria

 

De: Manoel Goulart (Serra, ES)
Quarta-feira, 16 de outubro de 2013 às 21:16:36
Assunto: Fale conosco - EVOC
É muito importante levar as crianças para escolinha das casas espíritas. A semente que é plantada não morre; eu sou prova viva desse fato. Vamos fazer uma matéria sobre tal assunto. Agradeço e envio a todos um abraço fraterno.
Manoel

 

De: Anne Berbert (Londrina, PR)
Quarta-feira, 16 de outubro de 2013 às 19:08:36
Boa noite, eu tenho um dúvida complexa: o espírito possui gênero? Digo, sei que podemos possuir um gênero a cada encarnação, e quando desencarnamos podemos nos apresentar como melhor convier para a situação ou para o interlocutor, como homem ou mulher. Deus criou almas femininas e masculinas? Se adquirimos as experiências de cada encarnação, quando no plano espiritual, temos consciência de todas nossas sexualidades, como lidamos com isso? Se alguém encontra um marido de uma vida passada, vai sentir o sentimento de atração como quando era mulher? E ao encontrar uma antiga esposa, o sentimento masculino irá prevalecer? Como se dá a sedimentação de tais sentimentos e sensações – humanas - de diversas naturezas? Existe um sexo para o qual retornamos? Ao tomarmos consciência de nossas existências masculinas, sentimos como uma atriz que interpretou um papel de homem, por exemplo? O espírito pode ficar muito confuso, apesar de ter consciência que teve muitas existências, como compreender que aquele que se mostra do mesmo sexo que sua ultima encarnação, foi seu grande amor em outra vida? A não ser, também, que os espíritos afins se revezem entre os sexos, vindo sempre com o mesmo par. Os anjos, ou espíritos elevadíssimos, não possuem sexo nem inclinação sexual, portanto veem a todos com amor fraternal, mas e a individualidade que tanto dizemos ser sempre conservada? Essa individualidade, esse núcleo que nos é impresso no momento do nascimento de nossa alma, possui um gênero, assim como possui uma personalidade e predisposições dadas por Deus?
Anne
 

Resposta do Editor: 

Grande parte das dúvidas contidas na carta acima podem ser dirimidas com a leitura do artigo intitulado “A questão sexual na visão espírita”, publicado na edição 15 desta revista. Eis o link:  http://www.oconsolador.com.br/15/especial.html

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita