WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 7 - N° 332 - 6 de Outubro de 2013
CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha) 
 

 

Amsterdã foi o palco do 12º Encontro Espírita Holandês 

Simultaneamente ao evento, realizou-se no mesmo local o 6º Encontro Espírita Infantojuvenil 


É com muita alegria que estamos de volta para dividir com todos vocês os eventos que vêm sendo realizados, com muito esforço, persistência,  amor e dedicação, aqui na Europa.

Desta vez vamos falar sobre o tradicional Encontro Espírita Holandês que já se encontra na sua 12ª edição.

O evento ocorreu no dia 25 de agosto de 2013, das 10 às 16h30, no Buurtcentrum De Horizon, localizado em Hembrugstraat 156, 1013 XC, na cidade de Amsterdã. O referido local é um centro comunitário que oferece salas confortáveis e um ambiente acolhedor.

O evento foi realizado em português com a eficiente tradução consecutiva de Dalva Marçal da Cruz para o idioma holandês.

Maria Moraes, presidente do Conselho Espírita Holandês, proferiu as palavras iniciais de boas-vindas e aproveitou a ocasião para fazer um breve relato das atividades do Conselho, assim como a apresentação do site http://www.nrsp.nl/

A seguir, Vivian e Helen apresentaram um emocionante momento musical, onde a primeira tocou o Pai Nosso ao violão e a segunda o recitou em holandês.

O tema central do evento foi “A Felicidade na Visão Espírita”. Se existe uma aspiração comum no ser humano, é ela a de alcançar a felicidade. Mas, se Allan Kardec diz, em O Evangelho segundo o Espiritismo, que a felicidade não é deste mundo, como encontrar a felicidade?

O tema foi abordado de maneira brilhante por Charles Kempf, Secretário Geral do Conselho Espírita Internacional.  

A felicidade na visão espírita – Após a conferência, dando continuidade à programação, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar em grupos visando debater as seguintes perguntas:

O que é a felicidade na visão espírita?

Quais as ferramentas que a Doutrina Espírita nos oferece para atingir essa felicidade?

Ao final do tempo estabelecido para essa atividade, os grupos apresentaram suas conclusões demonstrando que nós encontraremos a felicidade na harmonização, no amor verdadeiro, na renúncia e no desprendimento. Nós a encontraremos, ainda, dedicando-nos aos que sofrem, procurando amenizar-lhes as dores. Enfim, para os espíritas holandeses, a felicidade não é deste mundo, mas começa aqui.

Estiveram representados no encontro os seguintes Grupos Espíritas Holandeses: Grupo Espírita JG Plate, Vereniging Allan Kardec, Grupo Espírita Emmanuel, Grupo Espírita Seara da Luz, Grupo Espírita Maria de Nazaré, Grupo Espírita Joanna de Ângelis e Grupo Espírita de Utrecht.

Algumas das pessoas presentes

Banca de livros

Classe de evangelização

Charles Kempf e Dalva Marçal

Maria Moraes, Milena Alborghetti,
Regilda Medeiros e Dalva Marçal

Milena Alborghetti em sua apresentação

Teatro de encerramento

Como em todos os anos, a hora do almoço é o esperado momento de confraternização, em que todos podem abraçar os velhos amigos, conhecer pessoas novas, passear pela banca de livros à procura de novos títulos e aproveitar o saboroso lanche.

Dando continuidade à programação, Milena Alborghetti, uma das coordenadoras da Comissão Europa de Educação – CEE/CEI, lançou a 1ª fase da Campanha de Educação Espírita Infantojuvenil e Família.  

Objetivos da Campanha de Educação Espírita – Como Essa Campanha vem sendo lançada na Europa em parceria com as Federativas e Conselhos dos países membros do Conselho Espírita Internacional e faz parte do Plano de Metas da Comissão de Educação, cujo objetivo principal é promover e estimular a implantação, a implementação e a integração da Educação Espírita da Infância, Juventude e da Família nos Centros e Grupos Espíritas existentes na Europa.

A Campanha é composta de 3 fases:

1ª - Sensibilização do Movimento Espírita da cada país para a importância da Educação Espírita como agente de formação do homem da Nova Geração e, do mesmo do modo, agente regenerador da família;

2ª - Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para a Infância, Juventude e família;

3ª - Implantação e/ou reavaliação da atividade de Educação Espírita nos Centros Espíritas.

Nessa 1ª fase nossos objetivos são:

a.) Despertar o interesse e o compromisso de todos os centros espíritas do país para a educação das novas gerações;

b.) Sensibilização e conscientização dos dirigentes, frequentadores, pais, educadores etc., com relação à importância da atividade;

c.) Reafirmar a importante função educadora e regeneradora da família no processo de edificação do homem.

Estão sendo e serão utilizados como meios de divulgação do projeto:

1. Confecção de cartazes e folhetos informativos visando esclarecer a respeito da importância da Educação Espírita infantojuvenil e família.

2. Visita aos Centros Espíritas para a realização de palestras e apresentação da Campanha, bem como a distribuição do material (cartazes/folhetos) para que seja entregue aos seus trabalhadores e frequentadores. Essas visitas serão realizadas pela Comissão de Educação em parceria com as Federativas e  Conselhos espíritas.

3. Divulgação da Campanha em blogs, sites, jornais e revistas espíritas, eventos nacionais e nos Centros Espíritas, buscando assim uma maior difusão.

Sinta a borboleta que existe em você – Para finalizar o Encontro, que proporcionou a todos tantos ensinamentos, nada mais oportuno do que brindar os presentes com a apresentação das crianças e jovens que estiveram participando do 6º Encontro Espírita Infantojuvenil.

Vale ressaltar que esse evento ocorre simultaneamente ao Encontro Nacional, no qual as crianças e os jovens, por meio de atividades específicas para cada faixa etária, trabalham o mesmo tema abordado nas atividades dirigidas aos adultos. A equipe de trabalho neste ano foi composta por Lucas, Caroline, Helen e Milena.

Para a dramatização, foi escolhida a metamorfose da borboleta simbolizando a busca da felicidade.  Após um período de metamorfose, a borboleta sai do seu casulo e voa em busca da liberdade. Esse período de enclausuramento concedeu-lhe as asas de que necessitava para explorar o mundo sob novas perspectivas.

As crianças e jovens presentes ao evento, por meio de seu valioso trabalho, objetivaram passar a seguinte mensagem: Sinta a borboleta que existe dentro de você! Perceba que a vida tem um sentido grandioso, que é o despertar dessa borboleta. Abra suas asas! Voe cada vez mais alto em direção às estrelas. As virtudes ensinadas por Jesus são o caminho para a felicidade. Valorizemos a bondade, a responsabilidade, a tolerância, o trabalho, a simpatia, a persistência, enfim, toda uma gama de virtudes que, traduzindo em um sentimento maior, chamamos de AMOR.

Após esse momento de grande emoção, Dalva Marçal da Cruz proferiu as palavras finais de agradecimento e Charles Kempf  fez a prece de encerramento.

 

Nota

As fotos que ilustram esta reportagem foram gentilmente cedidas por Vivian Takahashi.
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita