WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 7 - N° 331 - 29 de Setembro de 2013
ANA MORAES
anateresa.moraes2@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 

 

Um sucesso o 2º Congresso Espírita Sul-Americano

Espíritas de diversos países da América do Sul prestigiaram o importante evento realizado em Assunção, Paraguai

 
“O Evangelho na Construção do Homem de Bem” foi o tema do 2º Congresso Espírita Sul-Americano realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro em Assunção, capital do Paraguai, nas dependências do Hotel Excelsior (fotos).

Divaldo Pereira Franco proferiu as palestras de abertura e de encerramento e desenvolveu o seminário “Triunfo Pessoal”. Além do conhecido orador, atuaram como palestrantes: do Brasil, o presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, Luiz Henrique da Silva, Luíza Leontina, Maria Tulia Bertoni, Helena Bertoldo, Enrique Baldovino e Simoni Privato; do Paraguai, Gloria de Insfrán, Milciades

Lezcano, Nelson Lezcano; da Colômbia, Fábio Villarraga, Jorge Berrio, Jonh Rhenalds; do Uruguai, Eduardo dos Santos; da Argentina, Gustavo Martinez; do Chile, Odette Lettelier; da Venezuela, Jose Vasquez; da Bolívia, Eduardo Nanni.

Ocorreram ao longo do evento várias apresentações artísticas e ao final foi realizado o 7º Movimento “Você e a Paz”, com Divaldo Pereira Franco, que entregou diplomas de reconhecimento e um pequeno troféu a pessoas e instituições, inclusive para a Federação Espirita Brasileira, que foram recebidos pelo seu presidente. 

Atividades pré-Congresso – Antes do Congresso, foram realizados a 5ª Reunião da Coordenadoria do Conselho Espírita Internacional, que teve como tema a frase “Pela Unificação Doutrinária com trabalho, solidariedade, tolerância”, e um Curso de Capacitação para dirigentes e trabalhadores espíritas do Movimento Espírita Sul-Americano. O curso desdobrou-se em sete áreas de atuação, cabendo às Federações Espíritas Brasileira e Uruguaia a coordenação da Área de Gestão do Centro Espírita, com atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho, presidente da FEB, Roberto Versiani, Edimilson Luiz Nogueira, Pablo Arias e Eduardo dos Santos.

Em função destes dois eventos do CEI, foram elaborados alguns planos de atividades. Participaram do Curso e da Reunião do CEI dirigentes do Equador e do Peru e representantes das entidades federativas e instituições seguintes: Confederação Espírita Argentina; Federação Espírita Boliviana; Federação Espírita Brasileira; Confederação Espírita Colombiana; Centro de Estudos Espíritas Buena Nueva, do Chile; Federação Espírita Paraguaia; Federação Espírita Uruguaia e Associação Civil Sócrates, da Venezuela.

Os eventos foram coordenados por Fábio Villarraga, do CEI América do Sul,  com apoio da Federação Espírita Paraguaia. O secretário geral do CEI foi representado pelo 1º Secretário do CEI, Antonio Cesar Perri de Carvalho.

Como se desenvolveu o Congresso – Após uma primorosa apresentação artística musical, instrumental e coral, dos jovens e crianças integrantes da Federação Espirita Paraguaia, entidade promotora e organizadora do Congresso, teve início no dia 13 a conferência de abertura proferida por Divaldo Pereira Franco.

Seguindo o programa previamente estabelecido, o público assistiu a duas palestras e ao seminário "Triunfo Pessoal" com Divaldo Franco.

Na primeira palestra, sobre o tema “La Ley de Justicia, Amor y Caridad”, Eduardo Nanni (Bolívia), presidente da Federação Espírita Boliviana, falou com propriedade e sentimento sobre como o triângulo Justiça, Amor e Caridade deve andar junto e em equilíbrio. Abordou também temas como: Direitos, Deveres, Leis, Aborto.

Na palestra seguinte, sobre o tema “El Hombre de Bien y la Caridad”, Simoni Privato, do Brasil, descreveu com brilhantismo, respeito e carinho a biografia do vulto espanhol José Maria Fernández Colavida, que traduziu para o espanhol as obras básicas do Espiritismo e ficou conhecido como o Kardec Espanhol, pela sua contribuição a divulgação da doutrina.

No seminário “Triunfo Pessoal”, a plateia em profundo silêncio ouviu Divaldo Franco falar sobre a vida de Amélia Rodrigues, relatando ainda os apontamentos de George Ivanovich Gurdjieff e Peter Ouspensky acerca dos quatros níveis de consciência do indivíduo e seus estados psicológicos. O seminário deixou para todos uma mensagem profunda, embora simples, que merece reflexão: “Não deixar para depois, para amanhã, o trabalho de renovação interior que pode ser feito hoje, agora”. 

Os temas focalizados no segundo dia – Dando continuidade à programação, apresentaram-se na tarde e noite de 14 de setembro os palestrantes Enrique Baldovino (Brasil), Jorge Berrío (Colômbia), Gloria de Insfrán (Paraguai), Maria Túlia Bertoni (Brasil), Odette Letelier (Chile), José Vásquez (Venezuela), Fabio Villarraga (Colômbia), Luiza Leontina (Brasil), Nelson Lezcano (Paraguai) e Milciades Lezcano (Paraguai).

Todos eles trataram, com proficiência, de importantes aspectos dos ensinamentos sobre o homem de bem, apresentados em O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Entre os temas analisados nas palestras, podemos citar: O homem de bem e o conhecimento de si mesmo; Cuidar do corpo e do Espírito; Vivência da felicidade; As bênçãos do altruísmo; O amor e a transformação integral do ser humano; O Evangelho de Jesus e Seus 12 apóstolos; A misericórdia divina: a reencarnação; Construindo a benevolência; O homem de bem em face das leis da natureza; A fé e seus efeitos.

Houve também um momento cultural de sublime beleza do “Conjunto Esperança”, formado por músicos, que tocaram melodias típicas paraguaias, muito apreciadas pelo público.

No dia 15 de setembro, com a leitura de uma mensagem extraída do livro “Vida Feliz”, de Joanna de Ângelis, psicografada   por  Divaldo   Franco,

seguida de uma oração, o auditório do Hotel Excelsior já estava preparado com participantes encarnados e desencarnados aguardando os conferencistas do dia.

Foram focalizados temas sobre o Dever como lei de vida, sobre Responsabilidade e o Homem de Bem, sobre o Perdão, o Sentido da Vida, as Funções do Sofrimento e para finalizar sobre os Bons Espíritas.  

O 7º Movimento Você e a Paz – Os oradores de diferentes países receberam um reconhecimento especial, uma lembrança afetiva da Federação Espírita Paraguaia.

Uma apresentação artística com bailarinos de dança paraguaia, o grupo Esperança e o Coro de Crianças da Federação Espírita Paraguaia foi o preâmbulo que antecedeu o último item da programação do evento: o 7º Movimento Você e a Paz, mas, antes, os agradecimentos do Presidente da FEPAR pela participação de todos deram a nota cálida do dia.

A apresentação do Movimento criado por Divaldo Franco com a mostra de fotos ilustrativas foi uma mostra do que é hoje este movimento que engloba os países de toda a América Latina, unindo irmãos num sentimento comum que é a paz.

Divaldo Franco, depois de várias homenagens feitas a instituições e pessoas presentes, proferiu a conferência final, em que os pontos ressaltados foram as seis propostas apresentadas pela UNESCO para que haja PAZ:

1) Onde estiver preserve a paz

2) Não aceite a violência

3) Seja generoso

4) Aprenda a escutar para compreender

5) Ame o planeta

6) Redescubra a solidariedade.

No final, um Coro de crianças cantando a música “Paz pela paz”, de Nando Cordel, e Divaldo de mãos dadas com os conferencistas demonstraram que onde haja corações unidos aí estará Jesus e aí haverá paz. 
 

Notas:

(1) Colaboraram para esta reportagem Karin Deckmann, de Assunção, e Jonas Pinheiro, de São Paulo-SP.

(2) As fotos são de autoria de Jorge Moehlecke.  



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita