WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros - Lançamentos

Ano 7 - N° 329 - 15 de Setembro de 2013

JOSÉ CARLOS MUNHOZ PINTO
josecarlos@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor,
os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.

Administração do Centro Espírita
De Wellington Balbo e Maurício Gonçalves de Moura
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

O livro ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA, de autoria de Wellington Balbo e Maurício Gonçalves de Moura, ainda inédito, aborda questões ligadas à ciência da Administração e objetiva fornecer material de reflexão para o dirigente espírita no que concerne tanto ao relacionamento com o outro, como à administração propriamente dita da casa à qual está vinculado.
Temas como venda de bebidas alcoólicas em eventos espíritas, satisfação do voluntário, delegação de tarefas, maximização do lucro no centro espírita e outros assuntos foram contemplados pelos autores.
Composto por 32 capítulos, os 26 primeiros capítulos foram escritos por Wellington Balbo, e os demais – cap. 27 a 32 – são de autoria de Maurício Gonçalves de Moura, que abordou neles o trabalho voluntário.
Maurício Gonçalves de Moura, natural de Bauru-SP, é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Recursos Humanos e Ensino Superior. Atua profissionalmente como professor universitário e também no comércio como sócio-diretor da empresa BRASIPEÇAS – Vidros e Acessórios para Veículos. Como espírita, participa ativamente do Grupo de Trabalho Paulo dos Gentios, dedicado à formação de novos oradores espíritas, vinculado à USE Intermunicipal de Bauru, coordenando a evangelização infantil do Projeto Girassol, mantido pelo Centro Espírita Amor e Caridade, além de orientar o COEM – Curso de Orientação Espírita e Mediúnica do Centro Espírita Irmã Catarina, ambos na cidade de Bauru (SP).
Wellington Balbo, natural de Cafelândia-SP, atua profissionalmente como professor universitário em curso de Administração de Empresas. Vinculado à USE Intermunicipal Bauru e ao Centro Espírita Amor e Caridade da mesma cidade, é o atual coordenador do Jornal Olhar Espírita e redator do programa Diálogos Espíritas, transmitido pelas rádios Bandeirantes e CEAC. Autor de 13 livros, percorre diversas cidades em palestras de divulgação do Espiritismo.
A capa é uma criação da artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, de Londrina-PR, a qual gentilmente a concebeu e elaborou.


Mediunidade, um ensaio clínico
De Dr. Nubor Orlando Facure
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

O livro “Mediunidade, um ensaio clínico”, ainda inédito, é de autoria do Dr. Nubor Orlando Facure, médico neurocirurgião, fundador e diretor do Instituto do Cérebro de Campinas-SP, ex-professor catedrático de Neurocirurgia na Unicamp (Universidade de Campinas), conferencista espírita e autor de inúmeras obras.
O livro compõe-se de dez capítulos, com os seguintes títulos: Introdução; O estudo antropológico; Mediunidade e sua Neurofisiologia; Mediunidade em quatro abordagens; Estudando a Mediunidade do ponto de vista neurológico; Estudando com exemplos clínicos; Contribuição ao pensamento espírita;  Metaneurologia;  Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual e Questões espíritas.
Logo na abertura, o autor diz que, quando se fala em “estudo clínico” da mediunidade, o que nos interessa é a pessoa que está diante de nós e suas manifestações mediúnicas. Alguns exemplos da área médica  podem nos ajudar a compreender o que é um estudo clínico. Consideremos a depressão e o delírio. Ambos podem ser descritos em seus elementos característicos – o humor rebaixado na depressão e o pensamento caótico no delírio. Podemos discorrer sobre suas causas motivadoras – um aborrecimento na depressão ou uma intoxicação no delírio. Contudo, um “estudo clínico” só poderá ser feito diante de um ser humano que manifeste um ou outro – depressão ou delírio – e, nessa pessoa, o delírio ou a depressão terão particularidades decorrentes do histórico de vida, gênero, uso de drogas, acidentes traumáticos, infecções, e, principalmente, características da personalidade de quem observamos clinicamente.
A obra em exame estuda assim a mediunidade, analisando-a do ponto de vista clínico, porque ela é um fenômeno que se manifesta num ser humano, possuidor de uma história de vida, de sua personalidade e toda uma série de condições médicas. “Podemos – diz o professor Facure – descrever vários aspectos que se revelam clinicamente na mediunidade: a sua apresentação antropológica, seu modo de início, sua distribuição quanto ao gênero e a idade, sua duração e constância, seus desencadeantes, suas complicações, seu possível diagnóstico e como diferenciá-la dos quadros comuns da psicopatologia humana como a histeria e as psicoses.”
A capa devemos à arte de Cláudia Rezende Barbeiro, de Londrina-PR, que gentilmente a concebeu e elaborou


Gestão do Conhecimento e Doutrina Espírita
De Antônio Carlos Guimarães
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

O livro virtual Gestão do Conhecimento e Doutrina Espírita  trata da gestão da informação e do conhecimento (GIC) e nos mostra como se dá o processo de transformação de dados e informações em conhecimento prático e útil, e assim também como gerar, captar, armazenar e distribuir o conhecimento essencial para o funcionamento otimizado de uma organização. 
Seu autor, Antônio Carlos Guimarães, natural de Lambari-MG, é bacharel em Ciências Contábeis, autor de textos e professor de Contabilidade, Legislação Fiscal e Administração Tributária, sendo Auditor-Fiscal da Receita Federal aposentado. Sob o pseudônimo de Antônio Lobo Guimarães, já lançou dois livros da série HISTÓRIAS DE AGUINHAS, que vem escrevendo sobre a memória familiar e de sua cidade natal.
Expositor e autor de artigos e livros espíritas, está atualmente preparando a coletânea APRENDIZADO ESPÍRITA, com diversos textos, minicursos, dicas e ferramentas para o estudo, a docência e a divulgação da Doutrina Espírita.
A presente obra procura definir o que entende por SABER DOUTRINÁRIO ESPÍRITA e teoriza que ele se manifesta de duas formas: explícita  nas DIRETRIZES E CULTURAS, nos MÉTODOS E MANUAIS, na DOCUMENTAÇÃO E SISTEMAS das instituições espíritas; e tácita  nas pessoas dessas instituições, na forma de VALORES E EMOÇÕES, de IDEIAS E APTIDÕES, de KNOW-HOW E EXPERTISE, acrescentando que uma das formas mais eficientes para socializar o conhecimento tácito, tornando-o explícito, é promover a interação entre as pessoas da organização.
Ao final, propõe a utilização de técnicas de GIC para mapear, documentar, organizar e difundir o acervo do SABER DOUTRINÁRIO ESPÍRITA existente nas instituições, disponibilizando-o para que possa ser utilizado pelos adeptos do Espiritismo.


Fragmentos da História pela Ótica Espírita
De Eurípedes Kühl
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

Publicado inicialmente em outubro de 1996 pela Editora Petit/SP, este livro, de autoria do conhecido escritor Eurípedes Kühl, esgotou-se em pouco tempo e foi reeditado várias vezes, até que não mais foi publicado, salvo agora, na forma digital, em que é oferecido, sem custo nenhum, aos nossos leitores.
A capa da edição virtual se deve à colaboração de Maria José Bergamo, integrante da equipe que coordena a Editora.
Esta obra, a bordo de intensas pesquisas, faz um passeio pela História, começando pela criação do mundo, chegando à atualidade.
A seguir, com lógica e dedução “dá um pulinho” no futuro, procurando antever o que ainda vai acontecer, segundo previsões científicas.
Sobre o fim do mundo, desmistificando agouros radicais e alarmistas, registra o que consta da obra O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, além de outras consagradas obras espíritas, todas demonstrando a incomparável Sabedoria do Criador, Sua Justiça e Seu amor por toda a Criação, o que inclui todos os seres vivos.
Já se disse, mais de uma vez, que a Evolução é pássaro que voa alto, utilizando as duas asas: a sabedoria, uma; o amor, a outra.
A História expõe acontecimentos por vezes tristes, outros felizes.
Conhecê-los nos ajudará a evoluir, evitando que aqueles sejam repetidos...


20 Lições sobre Mediunidade
De Astolfo Olegário de Oliveira Filho
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador

Publicado inicialmente em novembro de 2003 pela Editora Leopoldo Machado, este livro esgotou-se em pouco tempo e não mais foi publicado, salvo agora, na forma digital, em que é oferecido, sem custo nenhum, aos nossos leitores. A capa da edição virtual se deve à colaboração de Maria José Bergamo, integrante da equipe que coordena a Editora.
Tratando-se de um estudo relacionado com o exercício  da mediunidade, foi ele dividido em 20 lições, de que dá conta o título. Cada lição corresponde a um capítulo. A obra contém, portanto, 20 capítulos que obedecem a uma ordem lógica, consentânea com o que acontece numa sessão mediúnica normal.
O primeiro capítulo fala de concentração e da preparação para que ela se dê em boas condições.
O segundo trata da chamada manutenção vibratória e da atitude da equipe durante a realização do trabalho.
O terceiro focaliza a prece, o quarto examina o tema radiações, e os demais, sempre procurando esmiuçar assuntos relacionados com a prática mediúnica, analisam o passe, a identificação de fluidos, as fases do fenômeno mediúnico, a questão da identidade dos Espíritos, o problema da mistificação, a  obsessão, a doutrinação e assim por diante.


O Macaco Conselheiro
De Tieloy
Editora -
FEB

Era uma vez um macaco bem velhinho que adorava escutar o problema dos outros. Ele era muito sábio e amoroso e ficou conhecido na Mata do Jatobasão como conselheiro dos bichos. O Macaco Conselheiro respondia tudo o que lhe falavam em forma de poesia, cheio de rimas. Ele dizia que precisávamos ser alegres, valorizar o jeito que somos e nos esforçar sempre, para podermos crescer e melhorar. Será que o macaquinho conselheiro vai conseguir mostrar aos amigos bichos a caridade e a esperança que Deus colocou em nosso coração?


O Bom Amigo
De Magdalena del Valle Gomide
Editora - FEB

“E quem, mamãe, é esse Jesus?” Assim pergunta Belinha a Ana. E quem é Ana? Ana é a mãezinha dela. As duas vivem sozinhas e com muitas dificuldades, porque o pai de Belinha desencarnou. Você, amiguinho, vai se emocionar ao ver, nesta linda história, o exemplo de humildade, fé e esperança que Belinha e a mãe demonstram ser quando passam por momentos difíceis. Espero que você goste do livrinho. Boa leitura!


O papagaio que falava latim
De Tieloy
Editora -
FEB

Nesta obra, as crianças poderão reconhecer a diferença entre sabedoria e esperteza, entre realidade e aparência. Tieloy mostra o perigo de acreditar em tudo o que ouvimos, sem a análise, a compreensão e a confrontação do que foi dito.Com maestria, o autor levanta questões como o respeito à opinião de indivíduos mais experientes e capacitados. Também aponta a necessidade da vigilância permanente, lembrando que a prudência é nossa grande aliada e conselheira.


O peixinho e o rio
De Robson Dias / Espírito: Vovó Amália
Editora - FEB

Metáfora do progresso adquirido por meio do próprio esforço, esta obra relata as emocionantes aventuras de um peixinho pelo rio repleto de desafios, perigos e situações desconhecidas. Com paciência, força de vontade, trabalho, perseverança, otimismo, firmeza na fé, utilizando inteligência e capacidade de raciocinar, o humilde membro da comunidade – o emblemático Peixinho Harmonildo – exemplifica a trilha da evolução como penoso caminho rio acima, indispensável à descoberta da Verdade. A história analisa valores como: o respeito aos mais velhos, a necessidade de compreender as dificuldades para encontrar solução adequada, a importância das ações maior que a das palavras, e o mérito na vitória sobre o orgulho e o egoísmo.


Rumo Certo
Francisco Cândido Xavier / Espírito: Emmanuel

Editora - FEB

Para evoluir, é necessário conhecer. O estudo e o autoaperfeiçoamento são essenciais em qualquer jornada evolutiva, para que erros e desequilíbrios não comprometam a busca pelo bem e pela própria recuperação íntima. Em Rumo certo, o Espírito Emmanuel apresenta estimadas lições evangélicas por meio de mensagens de elevado teor moral que abordam, entre outros, assuntos como caridade, perseverança, impaciência e provações. Pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, o mentor espiritual mostra como a Misericórdia divina proporciona aos necessitados da paz interior a oportunidade de conhecerem as próprias deficiências, bem como a maneira de corrigi-las, a caminho da integração definitiva com Jesus.


Serviço de assitência e promoção social espírita (SAPSE)
De José Carlos Silveira (Organizador)
Editora -
FEB

Este manual de apoio contém as diretrizes doutrinárias, administrativas e legais para a organização e funcionamento do Serviço de assistência e promoção social espírita – SAPSE –, nos núcleos espíritas. Trata-se de documento básico para a capacitação do trabalhador nessa área, ajudando-o a estruturar e desenvolver o seu trabalho dentro do princípio da caridade, ensinado e exemplificado pelos Espíritos superiores. No momento em que se faz necessário o desenvolvimento de ações assistenciais cada vez mais amplas, o estudo e a utilização deste manual de apoio serão de grande valia, a fim de que se possa levar a contribuição da Doutrina Espírita a toda iniciativa que vise à promoção integral do ser humano.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita