WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 329 - 15 de Setembro de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Maria das Graças Lopes Lima (Itanhandu, MG)
Segunda-feira, 9 de setembro de 2013 às 16:42:13
Se estivermos em desarmonia com algum frequentador do centro, podemos continuar com as reuniões, ou devemos dar um tempo para nos harmonizar e voltar mais fortalecidos?
Maria das Graças 

Resposta do Editor: 

Diante das crises que podem ocorrer em qualquer agrupamento, espírita ou não, o conselho dos benfeitores espirituais é que trabalhemos ainda com mais ardor, esquecendo o mal e lembrando o bem. Emmanuel fala disso na mensagem intitulada “Grupo em crise”, que publicamos na edição 327 desta revista.

Eis o link que permite à leitora acessar a mensagem:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/327/emmanuel.html

 

De: Marcos Soares Lima (Anápolis, GO)
Domingo, 8 de setembro de 2013 às 21:09:27
Assunto: Especial 328 - Jesus na sessão espírita do Tabor
É... Saulo ficou cego durante três dias! Mas uma grande parte das pessoas do mundo de hoje permanecem cegas a vida inteira! Não há o que contestar em relação ao artigo. Parabéns ao autor.
Marcos

 

De: Jacqueline Augsten (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 9 de setembro de 2013 às 21:18:22
Assunto: Especial 328 - Jesus na sessão espírita do Tabor
Se não fosse pelo preconceito ou má vontade, a humanidade terrena já teria avançado muito mais.
Jacqueline

 

De: Aldjair José da Silva (Paulista, PE)
Sábado, 7 de setembro de 2013 às 16:38:43
Fiquei muito feliz com este site e também com seu conteúdo de informações. Desejo receber material para apresentações de atividades no Centro Espírita de que participamos.
Adjair José

 

De: Eugênia Pickina (Campinas, SP)
Domingo, 8 de setembro de 2013 às 13:32:30
À querida Jane, parabéns pelo belo e delicado "texto-convite" - "Ascender no amor". Sua leitura acalenta porque fundada na Pedagogia do Amor, segundo o pedido do Mestre Jesus. Grata.
Eugênia

 

De: Carmen Melo (Recife, PE)
Domingo, 8 de setembro de 2013 às 11:15:06
Assunto: Especial 328 - Jesus na sessão espírita do Tabor
Muito esclarecedor esse artigo. Obrigada por seus estudos e por transmiti-los a pessoas como eu que inicia os estudos dentro dessa doutrina encantadora.
Carmen

 

De: Roseli Drunkler Vintem (Curitiba, PR)
Sábado, 7 de setembro de 2013 às 19:33:41
Estou muito feliz, pois creio muito no auxílio espiritual e fui atendida num pedido muito especial e nesses momentos percebemos quanto estamos sempre amparados e protegidos! Que o amor do nosso Pai esteja conosco!
Roseli

 

De: A. M. (Brasília, DF)
Sábado, 7 de setembro de 2013 às 11:24:10
Meu filho faleceu vítima de acidente (alcoolizado), após 90 dias de internação. Tenho tido sonhos com ele em um local onde há outras pessoas... A porta da casa encontra-se encostada e quando pergunto pela chave dizem que a mesma está com Carlos. Alguém poderia ajudar-me a esclarecer o que significa?
A. M. 

Resposta do Editor: 

Interpretar sonhos é tarefa hercúlea, como já temos dito aqui em outras oportunidades. É importante anotá-los para verificar se eles apresentam alguma continuidade. Nas obras espíritas, sobretudo as escritas por André Luiz, é comum verificar que há lembranças de fatos ocorridos durante o sono que os benfeitores espirituais permitem que venham à tona e há também o oposto, porque certas recordações podem mais prejudicar do que beneficiar os encarnados.

 

De: Jorge de Oliveira (Tupã, SP)
Quarta-feira, 4 de setembro de 2013 às 15:13:35
Peço a correção da palavra FAZERÍAMOS pela palavra correta que é FARÍAMOS, no artigo TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO por você publicado neste site.
Jorge 

Resposta do Editor: 

Solicitamos ao leitor a gentileza de informar em qual artigo e qual a edição em que foi observado o erro citado, uma vez que não pudemos detectá-lo.

 

De: Luana Ribeiro (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 6 de setembro de 2013 às 08:57:26
Olá, bom dia! Gostaria de saber se é possível receber uma carta de minha avó que está morta há 1 ano. Eu sinto muita falta dela e todos os dias me lembro dela demais. Fui a última pessoa da família que a viu viva; ela praticamente me criou. Como faço para ter esse contato, preciso de ajuda. Grata.
Luana

Resposta do Editor:

A todas as pessoas que se manifestam com o mesmo objetivo da leitora acima, temos indicado o site Carta Consoladora mantido pelos médiuns psicógrafos Rogério H. Leite e Marli Mansini, que vêm realizando, segundo informações de pessoas ligadas a nós, um trabalho importante nessa área. Eis o link -http://cartaconsoladora.blogspot.com.br/p/depoimentos.html

 

De: Danilo Sérgio Mascarenhas (Recife, PE)
Quinta-feira, 5 de setembro de 2013 às 08:27:08
Queridos, estava eu lendo um trecho do Evangelho segundo o Espiritismo, do site O Consolador, na busca aleatória, quando foi-me apresentada a bela página com o título "o Homem de Bem", cap. XVII, item 3, e deparei-me com um pequeno erro, não de grafia, mas de troca de palavras. O erro se encontra onde seria o 7º parágrafo, na seguinte frase "falta ao dever de amar o próximo e não merece a DEMÊNCIA do Senhor". O correto é clemência do Senhor. Para o neófito no Espiritismo, o texto soaria estranho e sem sentido, mas como conhecemos a página, por ser uma de nossas preferidas, identificamos de pronto o pequeno lapso. Um grande abraço fraterno para todos os integrantes que participam desse site renovador.
Danilo 

Resposta do Editor: 

Agradecemos ao leitor a gentileza da informação acima. A falha apontada será verificada e corrigida.

 

De: Luiz Antonio Monteiro Junior (Guararema, SP)
Quarta-feira, 4 de setembro de 2013 às 06:29:14
Posso colocar um banner no meu site www.centroespirita.com.br com link para o seu site com a informação. Chico Xavier Acervo Completo para baixar e ler gratuitamente? Aguardo.
Luiz Antonio 

Resposta do Editor: 

Sim. O leitor tem a permissão desta revista para proceder como mencionou na carta acima.

 

De: Wilson M. (São Gonçalo, RJ)
Domingo, 8 de setembro de 2013 às 19:29:42
Todos os Espíritos são criados iguais, simples e ignorantes, sem conhecimentos e sem virtudes, os Espíritos evoluem pelo seu próprio esforço pessoal e sua luta, buscando seu aprimoramento Moral e Intelectual. Deus O Criador incriado não concede favores e nem privilégios para nenhum Espírito, cada Espírito evolui por si mesmo.
Os Espíritos Superiores de hoje já foram no passado espíritos simples e ignorantes de evolução primaria e eles foram evoluindo gradativamente através de múltiplas reencarnações até se tornarem Espíritos Puros e Iluminados, e os espíritos inferiores de hoje serão no futuro Espíritos Superiores. Pelas reencarnações sucessivas os Espíritos humanos vão se depurando moralmente e intelectualmente, adquirindo mais Conhecimentos e mais Virtudes, partimos da impureza para a pureza, esse é o processo evolutivo.
Deus é Justo e Imparcial e suas Leis naturais e imutáveis são iguais para todos os Espíritos, não existe espíritos privilegiados e nem espíritos especiais, todos são iguais perante as Leis do Criador.
Deus não cria Espíritos Superiores, são os próprios espíritos que se fazem superiores pela Evolução moral e intelectual, porém a velocidade da evolução depende do uso do Livre arbítrio de cada espírito, nós Construímos a nossa Evolução, não existe mágicas para transformar Espíritos inferiores em Espíritos Superiores, a evolução é um processo individual de crescimento, no qual cada Espírito evolui pelo seu próprio esforço pessoal sem protecionismo divino.
O Destino e a Evolução quem faz é o próprio Espírito é por isso que ele tem o livre arbítrio, que é a liberdade para pensar, sentir e agir. (...)
Da mesma forma que o filtro tem a capacidade de depurar a água suja transformando em água limpa, as reencarnações sucessivas vai depurando gradativamente as impurezas morais dos Espíritos inferiores até eles se tornarem Espíritos Elevados e Puros.
Partimos da impureza para a pureza.
Temos que combater as nossas imperfeições morais, combater os maus pensamentos, combater os maus sentimentos, combater os maus desejos, combater os vícios e procurar ter Atitudes corretas e honestas, praticando a Caridade e o Amor.
O Espírito se reencarna no mundo terra ou plano material é para VENCER e não ser um vencido, um fraco, um derrotado, um mimado, estamos na Evolução, para a Evolução , estamos evoluindo para nossa felicidade e libertação espiritual, o nosso DEVER é buscar a Luz, por que, nós somos filhos da Grande LUZ.
Cada imperfeição moral é uma oportunidade de crescimento espiritual, cada vitória sobre os maus pensamentos, sobre os maus desejos, sobre os vícios, sobre as atitudes negativas, é uma Vitória para nossa Evolução e nossa felicidade futura, estamos no mundo terra é para Vencer e não para sermos vencidos.
Deus não criou nenhum espírito para ser fraco, derrotado, viciado ou fracassado, Ele nos deu o Livre arbítrio para nós mesmos construir a nossa Evolução e Vitória. (...)
As causas básicas das Obsessões, colocadas por Emmanuel na psicografia de Chico Xavier, são:
a) a cabeça e mãos desocupadas
b) a palavra irreverente
c) a boca maledicente
d) a conversa inútil e fútil prolongada
e) a atitude hipócrita
f) o gesto impaciente
g) a inclinação pessimista
h)o apego demasiado a coisas e pessoas
i) o comodismo exagerado
j) a solidariedade ausente
m) considerar nosso trabalho excessivo
n) o desejo de apreço e reconhecimento
o) o impulso de exigir dos outros mais do que de nós mesmos
p) fugir para o álcool ou drogas estupefacientes.
São essas imperfeições morais que atraem pela sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral, a defesa psíquica contra os maus espíritos esta em nossa melhoria Moral e Mental. (...)
Perguntamos:
1. Os Espíritos Elevados e Superiores e os Bons Espíritos nos pedem despachos, velas, charutos, cachaça e sacrifícios de animais?
2. Os animais merecem ser TORTURADOS, MUTILADOS VIVOS nesses sacrifícios?
3. J. Herculano Pires no seu livro Mediunidade fala que o movimento espírita deveria se LEVANTAR contra a matança de animais inocentes nesses centros. Perguntamos: Herculano Pires está certo ou errado nessa questão?
4. Perguntamos: o que vai atrair os Espíritos Elevados e Superiores: velas, amuletos, talismã, despachos, charutos, cachaça, imagens de santos, sacrifícios de animais? Ou são os pensamentos elevados, positivos e nobres, a prática sincera do bem, da caridade, a prece sincera, as boas atitudes, a fraternidade, a honestidade?
5. Allan Kardec fala em seus luminosos livros que o objetivo principal do Espiritismo é a melhoria moral das pessoas. Perguntamos: qual melhoria moral uma pessoa vai ter usando charutos, cachaça, velas, amuletos, despachos e sacrificando pobres animais?
Wilson 

Resposta do Editor:

Devido à sua grande extensão, a carta enviada pelo leitor acima foi publicada parcialmente, mas os trechos publicados, conforme é fácil verificar, permitem-nos compreender o pensamento do seu autor a respeito de temas importantes que são tratados na doutrina espírita.

No tocante às perguntas objetivas constantes de sua carta, acreditamos que entre os espíritas não existe dúvida de que os Espíritos Superiores e os Bons Espíritos não nos pedem velas, charutos, cachaça ou sacrifícios de animais e que, obviamente, os animais não merecem sofrer tortura ou mutilações decorrentes de semelhantes práticas.

São os bons atos, os pensamentos elevados e os bons sentimentos que promovem o aprimoramento moral da criatura humana; portanto, J. Herculano Pires está correto na proposta citada pelo leitor.

É importante, no entanto, observar que a adoção de despachos, velas, charutos, cachaça e sacrifícios de animais é completamente estranha à prática do Espiritismo, como o leitor pode verificar lendo as obras de Allan Kardec e dos autores espíritas que se filiam ao pensamento contido nas obras da codificação kardequiana.

 

De: Joseane Oliveira (Amélia Rodrigues, BA)
Terça-feira, 10 de setembro de 2013 às 11:40:11
Bom dia!
Este e-mail é em nome do Centro Espírita Seareiros do Cristo, localizado na cidade de Amélia Rodrigues no estado da Bahia. Estamos situados há cerca de 80km de Salvador. Nossa casa já tem mais de 50 anos de trabalhos que auxilia a população.
No mês de Outubro estaremos realizando nossa IV jornada espírita, que visa à divulgação e esclarecimentos sobre nossa tão amada doutrina. Terá início no dia 20 com um seminário do Sr. André Luiz Peixinho e término dia 27 com uma palestra de Luziane Bahia.
Nesses dias teremos algumas exposições para entreter ainda mais os visitantes, e temos planos para sorteio de alguns brindes para estimular a participação da comunidade.
As finanças da nossa casa ainda são restritas a doações, vendas de artesanato (produzido na casa) e precisamos da ajuda de todos os irmãos que puderem nos ajudar.
Estamos precisando de alguns (poucos) livros para fazermos sorteios na jornada.
Então, venho pedir a ajuda de vocês com livros, não importa o valor, apenas que seja mais um instrumento de divulgar o Espiritismo. O envio dos livros será por conta de doações de comerciantes aqui da cidade.
Agradeço muito pela atenção, e se puderem nos ajudar em mais esta empreitada ficaremos muito felizes.
Atenciosamente,
Joseane Oliveira 

Nota do Editor: 

Como nossos leitores sabem, esta revista não é vinculada a nenhuma instituição espírita, bem como a livrarias, editoras ou distribuidoras de livros. Publicamos a carta acima na esperança de que nossos leitores, lendo-a, possam enviar ao Centro Espírita Seareiros do Cristo os livros que a leitora nos solicita.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita