WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 325 - 18 de Agosto de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Francisco Tangarife (Cali, Colômbia)
Domingo, 11 de agosto de 2013 às 00:07:09
Muchas Gracias por sus aclaraciones con respecto a reencarnacion en otras esferas de la tierra, sin embargo agradeceria que me explicara la siguiente respuesta dada por Lisias a Andre Luiz en el libro Nuestro hogar, Cap 7 Explicaciones de Lisias, editora IDE: "...Hay multiples regiones para los desencarnados, tal y como existen innumerables y sorprendentes planos para las criaturas envueltas en la carne terrestre."
Quisiera que por favor me explicaran la situación del periespiritu en el caso de los siameses cuando son 2 cabezas y un solo cuerpo. Quien moldea el cuerpo fisico? Cual es la apariencia periespiritual de ambos? cual es la situación de los órganos internos si son compartidos por ambos espíritus? Muchas gracias por la ayuda que me puedan brindar.
Gracias por su valiosa ayuda.
Mucha Paz y Felicitaciones por tan maravillosa labor.
Francisco Tangarife 

Resposta do Editor: 

A carta acima trata de dois assuntos.

Quanto à frase de Lísias ("...Hay multiples regiones para los desencarnados, tal y como existen innumerables y sorprendentes planos para las criaturas envueltas en la carne terrestre"), entendemos que Lísias quis referir-se às inúmeras regiões existentes no plano espiritual, como se verifica entre nós encarnados, onde há regiões inóspitas à vida humana, seja em razão do frio intenso, seja em função do calor insuportável. Assim também ocorre no plano espiritual que, segundo muitos autores, se divide em várias esferas, assunto tratado por Heigorina Cunha no livro “Cidade no Além”.

No tocante à situação do perispírito no caso de irmãos siameses, sugerimos ao leitor que leia o artigo intitulado Gêmeos siameses: "punição, redenção ou libertação", de autoria do confrade Eduardo Augusto Lourenço, publicado na edição 62 desta revista.

Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano2/62/eduardo_augusto.html

Permanecendo alguma dúvida, teremos satisfação em procurar esclarecê-la.

 

De: Gilson Villa (Iguape, SP)
Terça-feira, 13 de agosto de 2013 às 11:01:43
Jesus respondeu quando lhe perguntaram sobre João Batista: “Ninguém que é nascido de mulher é maior que ele, mas o menor no reino do céu é maior que ele”. Pergunto: Jesus por acaso não nasceu de mulher? e João não nos disse que viria alguém maior que ele que é o próprio Jesus. O trecho foi mal traduzido ou eu não compreendi direito?
Muita paz.
Gilson 

Resposta do Editor: 

Pensamos, com relação ao texto citado, que Jesus referia-se à Humanidade em geral, e não a ele em particular, ao dizer que João Batista (ou Elias) fora, dentre todos os homens nascidos até então, o mais elevado do ponto de vista espiritual.

 

De: Rosa de Fátima (Recife, PE)
Terça-feira, 13 de agosto de 2013 às 10:19:14
Assunto: O Espiritismo responde da edição 324 (P
or que a Igreja Católica combateu e ainda combate as ideias espíritas?)
Muito bom o esclarecimento. Hoje, minha filha é evangélica e eu perseguida com minha crença!
Abraços fraternos.
Rosa

 

De: Vitor Hugo Bermudez Nobre (Londrina, PR)
Terça-feira, 13 de agosto de 2013 às 10:18:27
Assunto: O Espiritismo responde da edição 324 (P
or que a Igreja Católica combateu e ainda combate as ideias espíritas?)
Caros, há muito tempo fiquei preso a essa religião que obrigava suas crianças a estarem em todas as missas possíveis. Claro, estudei em colégios de padres e irmãs, mas com isso, não sei se de outras vidas, foram me abrindo novos horizontes e quando conheci o Espiritismo, através de minha esposa, nessa época já não estava nem compartilhando mais missas, por já ter dúvidas quanto à pregação que ali ouvia. Isto tem explicação?
Vitor


Resposta do Editor:
 

A fácil aceitação dos ensinamentos espíritas pode estar ligada ao fato de que o Espiritismo se fundamenta em leis naturais, não em dogmas formulados pelas autoridades eclesiásticas. A reencarnação, o intercâmbio entre nós e os Espíritos, a lei de causa e efeito, só para citar três princípios inerentes à doutrina espírita, são leis – não são dogmas – que provavelmente o leitor intuitivamente já conhecia antes do seu retorno à atual existência corpórea.

 

De: S. N. (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 às 23:38:53
Nascida em 1959, minha mulher partiu em abril de 2006 para o plano espiritual. Como ela está? Gostaria de ter notícias dela, dessa grande mulher na minha vida.
S. N. 

Resposta do Editor: 

O desejo do leitor, cujo nome evidentemente ocultamos, é compreensível e, aliás, muito comum. Devemos, contudo, entender que, segundo Chico Xavier, o contato com o plano espiritual se inicia pelos Espíritos e sua frase, a propósito disso, tornou-se bem conhecida: “O telefone toca de lá para cá”.                                                

De qualquer forma, quando o assunto são comunicações de nossos entes queridos por meio da psicografia, temos sugerido aos leitores que recorram aos médiuns Rogério H. Leite e Marli Mansini, de Lorena-SP, que mantêm na internet o site http://cartaconsoladora.blogspot.com.br/p/rogerio-h-leite-responde.html            

 

De: José Carlos Tanque (Santos, SP)
Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 às 22:30:59
Quero receber seu semanário por e-mail.
José Carlos

 

De: Marinalva Montenegro (Capela, AL)
Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 às 21:20:20
Como posso tirar minhas dúvidas?
Marinalva 

Resposta do Editor: 

Há em nossa revista, na coluna da esquerda, o link “Esclareça suas dúvidas”. Basta clicar ali e redigir a dúvida, que, se estiver ao nosso alcance, procuraremos de imediato esclarecer.

 

De: Amaury de Souza (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 às 17:44:16
Se o princípio espiritual, em seu caminho evolutivo, caminha pelos três reinos da Natureza (mineral, vegetal e animal), para galgar o hominal, por que a afirmativa, no item VI da Introdução de O Livro dos Espíritos, de que "o mundo corporal é secundário, poderia deixar de existir, ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita"?
Amaury 

Resposta do Editor: 

O texto escrito por Kardec quis apenas enfatizar que o mundo espírita ou espiritual é independente, isto é, não depende em nada do mundo físico ou corpóreo. Quanto aos Espíritos, ocorre coisa diferente, porque a encarnação em um mundo material como o nosso é indispensável ao seu processo evolutivo, como já foi dito em diversas oportunidades nesta revista.

 

De: Bernardo Carneiro Horta (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 às 16:47:11
Caros amigos, como vão?
Sou autor de um livro sobre a ilustre espírita e educadora Anália Franco. Gostaria de enviar alguns exemplares para que vocês doem ou sorteiem. Para onde envio?
Aguardo contato.
Abraço,
Bernardo Carneiro Horta 

Resposta do Editor: 

O leitor pode enviar seus exemplares para Rua João XXIII, 742 – Jardim Dom Bosco – Londrina-PR – CEP 86060-370.

 

De: Maria José Martins do Nascimento (Campos dos Goytacazes, RJ)
Domingo, 11 de agosto de 2013 às 20:39:21
Gostaria de marcar uma consulta. Como devo proceder, qual dia?
Maria José 

Resposta do Editor: 

A leitora certamente se equivocou. Esta revista não é vinculada a nenhum Centro Espírita. Além disso, nos Centros Espíritas não é preciso agendar consultas. Basta dirigir-se a eles nos dias em que ocorrem as chamadas reuniões públicas, nas quais atendentes devidamente preparados poderão orientá-la.

 

De: Stella Maris Falcão Ventura (São Bernardo do Campo, SP)
Domingo, 11 de agosto de 2013 às 16:34:47
Gostaria de ser informada sobre palestras de Divaldo Franco em centros espíritas a serem realizadas em São Bernardo do Campo durante o ano.
Obrigada!
Stella 

Resposta do Editor: 

Os eventos espíritas programados em nosso País, tanto em São Bernardo do Campo como em qualquer outra localidade, podem ser conferidos na seção “Movimento Espírita Brasileiro”, que integra nossas edições semanais.

Eis o link que remete ao noticiário publicado na presente edição
http://www.oconsolador.com.br/ano7/325/movimentoespiritabrasileiro.html

 

De: Newton Batista Carneiro (Osasco, SP)
Domingo, 11 de agosto de 2013 às 14:56:38
Admiro e tenho um ser humano que só não foi maior que JESUS; mas sua bondade, seu desprendimento dos bens terrestres e seu amor são invejáveis: nosso querido Chico Xavier.
Newton

 

De: Niedja Krislady (Rio Tinto, PB)
Domingo, 11 de agosto de 2013 às 12:21:41
Olá! queria saber se é possível regredir a evolução espiritual? mesmo aqui nesse plano terrestre. Desde já agradeço a resposta e aproveito pra parabenizar o trabalho de vocês. É realmente bom.
Que Deus os ilumine cada vez mais!
Niedja 

Resposta do Editor: 

Não existe retrocesso no caminho evolutivo. Podemos, segundo nos ensina o Espiritismo, estacionar, mas jamais retrogradar.

 

De: Affonso Soares (Niterói, RJ)
Domingo, 11 de agosto de 2013 às 10:51:26
Apenas uma fraterna reação ao leitor Izidro Simões, de Boa Vista, Roraima, ao se referir ao Esperanto em sua carta de 04.8.2013:
Lembrar-lhe o apoio ao Esperanto vindo de Espíritos como Emmanuel, Bezerra de Menezes, Leon Tolstói, Charles, Victor Hugo, Castro Alves, Camilo Castelo Branco, entre outros. Creio que não estariam equivocados quanto ao papel do Esperanto no mundo e, especialmente, no Movimento Espírita.
Affonso Soares

 

De: Antonino Alves dos Reis (Teresina, PI)
Sábado, 10 de agosto de 2013 às 16:31:18
Assunto: Especial 324 - Passado, presente e futuro
Parabéns ao autor pelo excelente texto.
Antonino

 

De: B. R. (Cascavel, PR)
Sábado, 10 de agosto de 2013 às 13:48:51
Sou lésbica desde meus 12 anos, mas só assumi aos 18 anos. Sou feliz, já tive um relacionamento de 12 anos com uma mulher linda e agora estou em outro há 2 anos com uma pessoa maravilhosa. A pergunta é: como esquecer o amor anterior?
B. R. 

Resposta do Editor: 

Por motivos óbvios, ocultamos o nome da leitora. Como esquecer o amor anterior? Amor, quando existe realmente, jamais se esquece. A paixão, sim. Como dizem alguns estudiosos, ela costuma durar no máximo duas estações, depois se apaga.

 

De: Márcia Leal (Angra dos Reis, RJ)
Sábado, 10 de agosto de 2013 às 13:26:03
Muito obrigada pela divulgação do evento Manhãs de Setembro. Deus abençoe a todos vocês!
Abraços fraternos.
Márcia

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 às 23:19:20
Artigo Silogismo e Maiêutica? Acho que o Rogério não entendeu o que Jesus quis dizer: "O Reino de Deus não vem com aparências exteriores”. O Rogério quer impressionar a quem com esse vocabulário jurisdiquês rebuscado? É... Definitivamente o Espiritismo está se transformando num palco de exibicionistas acadêmicos...
Ana Knispel

 

De: José Casado (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 às 19:11:22
Assunto: Especial 324 - Passado, presente e futuro
Jonaquim, segundo Irmão X, é o nome do homem que recebeu o espírito necessitado, nessa história psicografada pelo Chico.
Outro assunto:
Temos acompanhado palestras de Anete Guimarães e ela nos traz muitos ensinamentos com seu profundo entendimento da Doutrina e explica em uma de suas palestras que Doutrina Espírita é uma Filosofia de base científica e consequências Ético-Morais, portanto diferente do que é Religião, que tem rituais, paramentos etc.
Gostaria de explicações.
Obrigado,
José 

Resposta do Editor: 

A palestrante citada tem razão em sua visão do que é a doutrina espírita, que não deixa, por causa disso, de apresentar uma feição religiosa, como o próprio Codificador do Espiritismo declarou em um texto bastante conhecido publicado na Revista Espírita de dezembro de 1868. Sobre o assunto, sugerimos ao leitor que leia o texto “O tríplice aspecto da Doutrina Espírita”, publicado na edição n. 6 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/6/esde.html

 

De: C. R. (Guarulhos, SP)
Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 às 15:21:40
Voltei a frequentar um centro kardecista após mais uma morte na minha família. Meu marido morto num acidente de carro em 1991, meu filho com um tiro nas costas em 1996, minha filha em janeiro de 2013 e meu neto agora dia 6/agosto, que se suicidou com a arma do pai. Preciso de ajuda para entender... Sou eu? é meu resgate? Me respondam.
Obrigada.
C. R. 

Resposta do Editor: 

É difícil a nós encarnados dizer qualquer coisa a respeito dos fatos descritos pela leitora, salvo o entendimento de que ninguém desencarna por acaso ou antes da hora, exceto na hipótese de suicídio, que é, dentre as ocorrências citadas, a única a merecer reflexão e compaixão. Preces e bons pensamentos em favor do neto é o que se aconselha à leitora e aos demais familiares. Quanto aos outros casos, é preciso confiar em Deus e manter a convicção de que, em verdade, ninguém morre, apenas se desfaz do fardo corpóreo que todos nós um dia também deixaremos.

 

De: Maria José Braga Afonso (Igarapé-Miri, PA)
Quinta-feira, 8 de agosto de 2013 às 17:37:10
Como reage ao desenlace uma pessoa que desencarna dormindo, vítima de um assassinato?
Maria José  

Resposta do Editor:

Segundo pensamos, a resposta à pergunta feita pela leitora pode ser encontrada na questão 159 d´O Livro dos Espíritos, abaixo reproduzida.

Kardec perguntou: “Que sensação experimenta a alma no momento em que reconhece estar no mundo dos Espíritos?” Os imortais responderam: “Depende. Se praticaste o mal, impelido pelo desejo de o praticar, no primeiro momento te sentirás envergonhado de o haveres praticado. Com a alma do justo as coisas se passam de modo bem diferente. Ela se sente como que aliviada de grande peso, pois que não teme nenhum olhar perscrutador.”

O fator moral é, como se vê, o que tem maior peso em situações assim, independentemente das causas que motivaram a morte corpórea da pessoa. 

 

De: Nelson Blanco (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 8 de agosto de 2013 às 11:17:35
Procuro um advogado espírita da área trabalhista para consulta e possível apoio jurídico!
Nelson 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos no Rio de Janeiro advogados que atuam na área trabalhista e sejam espíritas. Esperamos que algum leitor, ao tomar conhecimento da carta acima, possa manifestar-se.

 

De: Érica Mariano (Nazaré Paulista, SP)
Quarta-feira, 7 de agosto de 2013 às 16:50:31
Boa tarde. Sou trabalhadora há 9 anos e tenho uma dor de cabeça muito forte. Fiz todos os tratamentos médicos e espirituais, mas sem êxito. O que acontece?
Érica 

Resposta do Editor: 

Sugerimos à leitora insistir na busca de um diagnóstico médico, valendo-se de todos os recursos possíveis, em especial os exames de imagem, e não deixando de aliar a isso os chamados recursos espíritas, como os passes fluidoterápicos, a água fluidificada e a prece.

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 7 de agosto de 2013 às 08:55:15
Na primeira terça-feira do mês é feita prece para os desencarnados e lidos os nomes dos mesmos a pedidos dos frequentadores do Centro. Entretanto, foi dito que não podemos ou devemos fazer preces para os que desencarnaram há menos de 30 dias. A explicação não foi satisfatória. Peço melhor esclarecimento para meu aprimoramento.
Outro assunto:
Sou médium consciente e meu guia costuma fazer, com os dedos, a estrela de David com uma cruz no meio, na minha testa, na garganta, na nuca e nos dois pés, às vezes no ar e às vezes nos consulentes. Gostaria muito de saber qual é o significado disso, segundo a visão espírita.
Muito obrigada.
Saúde e Paz.
Ester 

Resposta do Editor: 

Quanto à primeira questão, entendemos que não existe fundamento para não orarmos pelas pessoas que desencarnaram recentemente. No cap. 28, parte IV, item 59, do livro O Evangelho segundo o Espiritismo há exemplo de prece até por quem acaba de desencarnar.

No tocante à pergunta relacionada com a estrela de David, sugerimos à leitora que pergunte ao seu próprio guia espiritual qual o significado do seu procedimento. Ele não se negará, por certo, em explicá-lo.

 

De: Izidro Simões (Boa Vista, Roraima)
Terça-feira, 13 de agosto de 2013 às 15:46:26
1) Absurdo, mas nada estranhável! Tem gente que diz e até escreveu livro sobre mediunidade nos animais, através dos quais seus parentes teriam transmitido mensagens! Não se encontra em NENHUM LIVRO ESPÍRITA e nem na Revista Espírita, editada por Allan Kardec, sobre a existência de aves e animais de qualquer espécie no plano espiritual. Aí, vêm os que não estudaram a doutrina e dizem que André Luiz fala de aves gigantes e cães ferozes, com os quais os socorristas entram no Umbral; não sabem o que sejam as criações ideoplásticas.
2) Lanço a pergunta: animais reencarnam? SIM ou NÃO? Onde está a fonte FIDEDIGNA da resposta?
3) Brasil Coração do Mundo... é obra UFANISTA do espiritólico Humberto de Campos. Basta reler para constatar o apego dele para com a Igreja Católica, pelo menos quando ditou essa obra. Ali está apenas a OPINIÃO PESSOAL DELE OU AS ESPERANÇAS que agasalhava, tal como a mania de muitos repetirem, ainda que jocosamente, que DEUS É BRASILEIRO. Que o mundo passará pela transformação NECESSÁRIA da REGENERAÇÃO, nem há dúvida, mas que o Brasil é aquilo que está na obra, vai distância não pequena. Basta conferir a data da publicação com o que se passou desde então. Um dia o Brasil mudará. Quando?
3) Em A PERSONALIDADE HUMANA - parte 48 - fala-se de DESTINO humano. Ora! Se destino existe, então não tem como existir LIVRE ARBÍTRIO; existindo livre arbítrio, não há como existir DESTINO, que é uma continuidade INEXORÁVEL de ocorrências, sem possibilidade de nenhuma modificação. Seria o MAKTUB (estava escrito) dos árabes. A Doutrina nos ensina que durante uma existência podem ocorrer mudanças significativas para o encarnado, em razão mesmo de suas atitudes, o que suavizaria e/ou modificaria, as consequências de existências anteriores, como podem AGRAVAR. Então, falar de DESTINO na Doutrina Espírita é não só um erro crasso, quanto desinformação.
4) Determinada senhora espantou-se com o "espírita" comedor de hóstia, mas chama o Espiritismo de "RELIGIÃO", coisa que Kardec disse e repetiu que NÃO ERA. Leiam, por exemplo na REVISTA ESPÍRITA, dezembro de 1868: "Por que então declaramos que o Espiritismo NÃO É UMA RELIGIÃO? Porque não há uma palavra para exprimir duas idéias diferentes e que, na opinião geral a palavra RELIGIÃO é INSEPARÁVEL da de culto; desperta exclusivamente uma idéia de forma que o Espiritismo NÃO TEM"..."Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião na acepção usual do vocábulo, NÃO PODIA NEM DEVIA enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocado. Eis porque simplesmente se diz: doutrina FILOSÓFICA E MORAL". Espiritólicos (católicos pseudoespíritas) ainda há muitos. Entraram para a doutrina, mas a doutrina não entrou neles.
5) Há entre alguns que se dizem espíritas uma fixação na figura de Kardec com Chico Xavier. Por qual razão Kardec teria de, quase que obrigatoriamente, ter-se comunicado através de Chico?
Izidro Simões 

Resposta do Editor: 

Em face do número e da diversidade dos assuntos tratados na carta acima, a resposta ao leitor será dada oportunamente na seção “O Espiritismo responde”, quando então o interessado será devidamente cientificado.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita