WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 324 - 11 de Agosto de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Adão Albino da Silva (Americana, SP)
Sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 23:08:36
Assunto: Especial 303 - Quem foi Chico Xavier?
Somente uma pergunta: por que Chico não recebeu Kardec em nenhuma oportunidade em toda a sua vida de encarnado como Chico Xavier?
Adão 

Resposta do Editor: 

É evidente que não sabemos a resposta para tal pergunta, que poderia até ser ampliada: Por que Chico Xavier não recebeu mensagens de Léon Denis, de Victor Hugo, de Erasto, de São Luís, de Santo Agostinho?

Se o médium Chico Xavier e Allan Kardec fossem a mesma pessoa, seria natural que recebesse mensagens de todas as personalidades citadas, com quem o Codificador do Espiritismo manteve relações muito próximas à época da Codificação. Há assuntos que merecem maior seriedade no seu trato – e esse é seguramente um deles.

 

De: Sonia Marisa Pereira Ramos (Cachoeirinha, RS)
Terça-feira, 6 de agosto de 2013 às 10:59:37
Quero primeiramente agradecer aos irmãos por este belo trabalho e dizer que na Sociedade Espírita da qual faço parte estou utilizando o trabalho das obras básicas realizada por vocês. E pergunto se os irmãos dispõem do trabalho no mesmo formato de A Gênese de Kardec, e se é possível disponibilizar. Desde já agradeço!
Sonia Ramos 

Resposta do Editor: 

Ainda não publicamos em nossa revista estudo metódico do livro “A Gênese”, o que deve ocorrer brevemente.

 

De: Ângelo Medeiros (Toronto, Ontário, Canadá)
Data: Terça-feira, 6 de agosto de 2013 às 09:59:06
Assunto: O Espiritismo Responde (sobre o tema reencarnação no plano espiritual)
Como pode um médium ser enganado perante tão grande clareza?
Ângelo 

Resposta do Editor: 

Há um fenômeno estudado por Kardec que talvez explique esse fato: chama-se fascinação, um dos tipos de obsessão de tratamento e cura mais difícil. A fascinação, quando tem o concurso da vaidade por parte do médium, dificilmente é erradicada, requisitando para isso o concurso do tempo.

 

De: Márcia César Leal (Angra dos Reis, RJ)
Segunda-feira, 5 de agosto de 2013 às 11:47:41
Olá. Peço a divulgação de evento espírita que vai acontecer dia 1º de setembro em Angra dos Reis.
Grata!
Márcia 

Nota do Editor:

A notícia anexada à carta acima é esta:

“No dia 1º de setembro um evento beneficente vai reunir muitas atrações. É o MANHÃS DE SETEMBRO II, uma iniciativa que tem o patrocínio da Caravana Maria de Nazaré, grupo voluntário e sem fins lucrativos, integrado por amigos da Costa Verde e do Rio de Janeiro e que se reúne na Costa Verde há 18 anos ininterruptos para a prática do bem, conforme o Evangelho de Jesus.

Será servido um almoço para cerca de 400 pessoas, regado a atividades artísticas, muitas atrações e venda de diversos produtos. A programação inclui o Coral da Cidade de Angra dos Reis, o Grupo AMISTAD, artistas espíritas e não espíritas locais e também do Rio de Janeiro, barracas representando diversos países com comidas típicas e danças folclóricas, e a apresentação da peça teatral "Emmanuel e Chico Xavier - um encontro de amor por Jesus", encenada pelo Grupo InspirArte - Grupo de Teatro Espírita da Casa de Emmanuel, do Rio de Janeiro. O almoço deverá ser adquirido antecipadamente na compra do convite nas Instituições Espíritas assim como os ingressos para o teatro.

Há dois anos, o grupo resolveu realizar eventos que pudessem ajudar financeiramente as instituições espíritas. Em 2012, criou o "Manhãs de Setembro" para auxiliar a Banca de Livros Espíritas da Costa Verde. Na ocasião, várias casas espíritas da Costa Verde e uma do Rio trabalharam juntas. O evento foi um sucesso e promete ser ainda melhor na nova edição em que dez instituições espíritas se unirão em torno da "solidariedade mútua e fraternidade comum" com o objetivo de colaborar para a obra de ampliação das dependências do Grupo de Fraternidade Espírita Operários da Caridade de Angra dos Reis.

O Manhãs de Setembro II vai acontecer no Ceav - Colégio Estadual Artur Vargas, Rua Cel. Carvalho, 230 - Centro de Angra dos Reis/RJ; e funcionará de 9h às 18h30.”

 

De: Luciana Igari Doi (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 5 de agosto de 2013 às 11:22:22
Olá, bom dia.
Gostaria de informações atualizadas da tabela de preço + formatos, perfil do leitor, periodicidade e tiragem, para anunciarmos no jornal e revista de vocês.
Fico no aguardo do retorno com urgência.
Att.
Luciana 

Resposta do Editor:  

Esta revista não publica anúncios e comerciais. Quanto ao jornal “O Imortal”, que os publica, já repassamos à sua direção a mensagem acima.

 

De: Sandra Correa (Barra Mansa, RJ)
Domingo, 4 de agosto de 2013 às 21:55:15
Boa noite. Prezados, gostaria de pedir uma oração para um sobrinho que vem lutando contra o câncer na coluna. Ele se chama (...) Desde já agradeço por tudo.
Abraços.
Sandra 

Resposta do Editor: 

Em casos como este sempre sugerimos aos leitores que busquem ajuda num Centro Espírita de sua cidade, onde, além das orações, há o recurso do passe fluidoterápico, da água fluidificada e do atendimento fraterno, todos importantes em situações como a exposta. Esta revista, como já explicamos anteriormente, não tem vinculação direta com nenhum Centro Espírita.

 

De: Izidro Simões (Boa Vista, Roraima)
Domingo, 4 de agosto de 2013 às 16:22:35
Tivesse dependido de Pedro, e Deus até hoje seria apenas o dos judeus. Ainda bem que Saulo saiu pelo mundo, pregando o Cristianismo.
A Bíblia católica não contém as mesmas partes que a protestante, hoje dita evangélica. O catolicismo também fez uma faxina nos textos: Jerônimo, o santo da Igreja Católica, passou anos RETRADUZINDO os textos antigos e excluiu diversos que considerou como apócrifos. Que critério usou para isso? Não ficou memória do porquê. Tivemos OS TEXTOS ESPARSOS, a SEPTUAGINTA, a VULGATA e o que hoje é conhecido como "sagrado", diferindo entre católicos e protestantes. Não há coisa mais mexida e remexida do que a Bíblia, copiada e recopiada uma enormidade de vezes.
Quem quiser saber mais sobre esse assunto, procure o livro: "O que Jesus disse, o que Jesus não disse", de Bart D. Ehman - a maior autoridade ATUAL sobre a Bíblia (Editorial Prestígio) Ph.D em Teologia pela Princeton University e que dirige o Dpto. de Estudos Religiosos da University of Noth Carolina, sendo ele um EVANGÉLICO. PROVA a existência de ENXERTOS e ADULTERAÇÕES e conta sobre os "sustos" que levou ao conhecer essas modificações tendenciosas. Autor intelectualmente honesto.

*

No tocante ao tópico Não é possível que eles estivessem errados, de “Esperanto em destaque”, edição 323, de 4 de agosto de 2013:
É perfeitamente possível que todas essas personalidades estivessem (e estão) não digo ERRADAS, mas EQUIVOCADAS. Dentro dos anseios humanísticos, é compreensível tudo isso. Entretanto, basta ler a Revista Espírita, para encontrar espíritos de diversos idiomas (inclusive dialeto africano) falando em francês, nas reuniões da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Além disso, em uma enormidade de livros, os espíritos falam pelo pensamento e são entendidos automaticamente por outros de idioma diverso. Em nosso mundo, sempre prevalece o idioma do povo que sobressai, assim como o latim, grego e francês já foram predominantes, HOJE EM DIA é o inglês. Até os líderes árabes, inimigos dos americanos, dão entrevista em inglês. Sem bairrismo, esperanto pra quê?
Izidro Simões

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Data: Domingo, 4 de agosto de 2013 às 15:32:56
Assunto: Especial 323 - Vendem se lotes em Kepler-62f
Boa tarde prezado Sr. Astolfo O. de Oliveira Filho, extensivo a Marcelo Henrique Pereira, estou agradecido pela oportunidade de ler sobre a existência humana em vários planetas. Entendi que o planeta Marte está relacionada a própria vida conforme descrito no texto, melhora em muito a minha compreensão sobre a pluralidade dos mundos.
Abraços fraternos.
Reinaldo Cantanhêde Lima 

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 4 de agosto de 2013 às 12:52:32
Adorei a entrevista com Maria Solha Teixeira, que me fez lembrar de um fato: estávamos estudando a Doutrina quando alguém comentou que as pessoas depois dos 50 anos não deveriam dar passes, nem participar das sessões mediúnicas. Imediatamente como sempre, pois sou opinativa, respondi: Isto é PURO PRECONCEITO, FORÇAR OS DA TERCEIRA IDADE SE SENTIREM INVÁLIDOS, pois já cheguei lá! INVALIDAR, PRECONCEITUAR O SER HUMANO É FALTA DE CARIDADE! Eu não sei quem inventou a tal APOSENTADORIA PSÍQUICA ou o título preconceituoso TERCEIRA IDADE! Essa Senhora é um dos exemplos mais lindos, pois Chico Xavier trabalhou até os últimos instantes. Dizem que quando a pessoa pensa na velhice e se auto-idolatra de velho, isto é, de INVALIDEZ, começa a ficar aleijado, paralítico, já não quer nem ter o trabalho de possuir memória para nada. Sou contra tudo isso! O SER HUMANO É ILIMITADO EM QUAISQUER IDADES, POIS O ESPÍRITO NAO SE PRECONCEITUA NEM TAMPOUCO SE CLASSIFICA DE SENHOR, DE COITADINHO, SÓ PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOS OUTROS E ÀS VEZES DOS FAMILIARES. Quando meu filho tirou o diploma da Universidade, com ele se graduou uma vovó de um dos alunos.
Outro assunto:
Mais uma vez, não preciso nem mencionar como aprecio as “Questões vernáculas”, pois é a primeira página que leio ao abrir a revista.
Sinceramente,
Marilene

 

De: Newton Batista Carneiro (Osasco, SP)
Sábado, 3 de agosto de 2013 às 21:09:53
Leio muito e tenho 63 anos: o que mais fiz na vida foi ler; os melhores livros são espíritas, mas os filmes são lindos. Precisa apenas fazer uma continha na rede social.
Obrigado, amo vocês.

Newton

 

De: M. B. (Palmas, Tocantins)
Sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 23:45:21
Preciso de um conselho: meu pai é médium, mas não quer aceitar ajuda. Minha mãe, que é espírita, já não sabe o que fazer, pois ele vive perturbado e está acabando com nosso laço familiar. O que devemos fazer para resgatá-lo?
M. B. 

Resposta do Editor: 

Em primeiro lugar, a família deve unir-se em torno da oração. Em seguida, buscar apoio num Centro Espírita, onde os passes fluidoterápicos, as preces e o atendimento fraterno poderão auxiliar muito na solução das dificuldades apontadas. Perturbação que se prolonga pode redundar em um processo obsessivo de difícil tratamento e cura. Quanto ao comportamento da família, é inegável que todos devem unir-se para que o problema seja revertido. Não é momento de acusações nem de recriminações, mas de apoio e confiança na Providência, que jamais abandona a ninguém.

 

De: Niedja Krislady (Rio Tinto, PB)
Sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 20:36:35
Qual a melhor maneira de aplicar o passe?
Niedja 

Resposta do Editor: 

O tema suscitado na carta acima será tratado oportunamente na seção “O Espiritismo responde” desta revista, quando então a leitora será informada.

 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 12:41:19
Prezados irmãos, venho através desta pedir esclarecimento sobre um assunto de extrema importância, no caso a esquizofrenia. Esta doença psíquica poderia ser causada por má influência espiritual? ou é uma doença genética?
Num livro de Bezerra de Menezes, o autor relata um caso de um jovem alienado onde a causa de sua alienação é única e exclusivamente um desafeto do passado.
No livro Libertação é citado o caso de uma vítima chamada Margarida, em que a única causa de seu distúrbio seria uma obsessão pertinaz de um dito justiceiro do além. Para a medicina a causa estaria numa alteração sináptica ou coisa que o valha. Como o Espiritismo abordaria este caso, a doença mental. Será que loucura também tem cura?
Desde já muito obrigado.
Sergio Henrique 

Resposta do Editor: 

Dada a complexidade do assunto contido na carta acima, a resposta às indagações do leitor será dada oportunamente na seção “O Espiritismo responde”, quando então o interessado será devidamente cientificado.

 

De: Juracy Mendes (Florianópolis, SC)
Data: Sexta-feira, 2 de agosto de 2013 às 09:59:49
Assunto: Especial 317 - Judas e a injustiça dos homens
Nossa! Amei tudo o que foi explicado sobre Judas. É muito bom termos essas explicações para nos orientar.
Obrigado.
Juracy

 

De: Elza Barbosa Carlos (Sorocaba, SP)
Quinta-feira, 1 de agosto de 2013 às 23:42:09
Recomendaram-me um livro do Chico Xavier sobre ECTOPLASMA e com esse título não encontro na lista dos livros dele.Podem ajudar-me? Conhecem essa Obra, será que existe com outro título?
Grata.
Elza 

Resposta do Editor: 

Não nos consta que Chico Xavier haja psicografado livro sobre o tema ectoplasma. É provável que a leitora esteja se referindo ao livro Um ‘Fluido Vital’ Chamado Ectoplasma, de Matthieu Tubino, editado por Publicações Lachâtre, objeto de análise do confrade Jáder Sampaio publicada na edição 88 desta revista. Eis o link que remete ao artigo: http://www.oconsolador.com.br/ano2/88/especial.html

 

De: Rita Aparecida da Fonseca (Maricá, RJ)
Sábado, 3 de agosto de 2013 às 20:12:14
Boa noite. Aqui estou com minhas dúvidas. Continuo sem poder ir à casa espírita mas estou estudando em casa a sua revista. Faço o culto no lar, ouço a Radio Rio de Janeiro, enfim procuro estar sintonizada com Deus. Ocorre que na hora que vou dormir sinto a imantação dos espíritos. Por que só acontece na hora de dormir? Muito obrigada. Que Jesus possa lhe intuir nas minhas dúvidas.
Rita

Resposta do Editor: 

Uma boa leitura e a oração antes de dormir podem ajudar-nos a termos um bom sono. Sentir a presença dos Espíritos é algo comum à maioria das pessoas, porque, afinal de contas, médiuns todos nós o somos. Importa, no caso, distinguir a natureza das sensações que o fato tem provocado. Se se tratar de alguma entidade desencarnada necessitada de ajuda, a prece em favor dela será uma providência útil e importante que a leitora não deve negligenciar.

 

De: Josias Paulino da Silva Filho (Ibitinga, SP)
Sábado, 3 de agosto de 2013 às 08:21:13
Necessito, se possível, de mensagens em Power Point para apresentar em nossas palestras, pois as que temos já estão muito usadas.
Josias 

Resposta do Editor: 

Esta revista não possui em seus arquivos mensagens do tipo citado pelo leitor, que as poderá encontrar com facilidade em vários sites da internet, como este por exemplo: http://www.redeamigoespirita.com.br/group/palestrasespritapowerpoint.

 

De: Edilberto Teixeira Pires (Belo Horizonte, MG)
Quarta-feira, 31 de julho de 2013 às 02:23
Caros e nobres senhores.
Buscando tomar conhecimento e entender a viabilidade lógica num conceito espiritista, mais profundamente, o surgimento e filosofia de um movimento, identificado como "Movimento da Fraternidade" e, consequentemente, a criação de uma cidade segundo consta vir da sugestão do Espírito Sheilla, localização no Estado de Goiás - Alto Paraíso-GO e administração em BH-MG. O médium portador da mensagem, como surgiu? quem puder ajudar.
Como encontrei material na internet de um conhecido espírita, R. A. Ranieri, conhecimento que tive a partido de um livro "MATERIALIZAÇÃO LUMINOSAS", agora acabo de descobrir farto material, por estranho que pareça.
Caso os fraternos amigos puderem me esclarecer melhor esse imbróglio todo, fico desde já agradecido.
Abraços fraternos.
Edilberto 

Resposta do Editor: 

Com a carta acima o leitor enviou farto material que contém informações sobre o assunto. Não dispomos, infelizmente, de conhecimento suficiente para elucidar as dúvidas do leitor, salvo duas informações: 1ª. foi a partir desse movimento que surgiram os Grupos da Fraternidade criados em várias cidades, sobretudo no Estado de Minas Gerais; 2ª. a proposta inicial, além da prática da caridade, era buscar o desenvolvimento de médiuns de efeitos físicos que pudessem atuar na cura de enfermidades. Fora isso, o que sabemos em nada acrescenta ao que o leitor nos enviou.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita