WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 320 - 14 de Julho de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 5 de julho de 2013 às 16:36:25
Duas perguntas:
1. Pessoas com laços familiares podem "pagar" pelos erros de outrem? Ex.: O filho pode pagar pelo erro do pai?
2. Por que um médium que deixa de frequentar as reuniões começa a enfrentar um problema atrás do outro? Isso seria uma forma de cobrança?
Obrigada
Saúde e Paz 

Resposta do Editor: 

Segundo aprendemos na doutrina espírita, a resposta à primeira pergunta é: não. O filho, o neto ou o bisneto não pagam pelos erros da pessoa de quem eles descendem. Aquele que erra, aquele que infringe a lei de Deus, assume uma dívida pessoal que cabe apenas a ele resgatar.

A resposta à segunda pergunta é o tema da seção “O Espiritismo responde” desta mesma edição, que a leitora pode ler clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano7/320/oespiritismoresponde.html

 

De: Filomena Branco (Aveiro, Portugal)
Quarta-feira, 3 de julho de 2013 às 10:13:29
Olá caros amigos,
Eis-me de novo vos incomodando. Estou (estamos, nosso grupo) estudando o LE, cap. 2. E deparo-me com a dúvida: princípio inteligente e princípio espiritual - são 2 termos para a mesma coisa? Ou são fases distintas da evolução? Se é o ultimo caso, o princípio espiritual está desde o início em qualquer ser (minerais..) mas o princípio espiritual só aparece nos animais? Estou baralhada porque vejo autores num mesmo texto mudarem o nome como sendo o mesmo, sem dizerem que é o mesmo; outros dizem que questão de termos e outros que são fases de evolução do Espírito. Que confusão! Pf podem esclarecer? Um só princípio? Dois princípios?
Grata.
Filomena 

Resposta do Editor: 

O assunto suscitado na carta acima será tratado na seção “O Espiritismo responde” da edição da próxima semana, quando a leitora será então informada.

 

De: Genova Nóbrega da Silva (Duque de Caxias, RJ)
Quarta-feira, 3 de julho de 2013 às 14:01:09
Gostaria de me comunicar com croatas espíritas, pois estou com um processo estranho; só preciso dessa ajuda pra minha certeza; por favor, já que a língua esperanto foi até lá.
Um abraço.
Genova

 

De: Inês Russo (Viamão, RS)
Quarta-feira, 3 de julho de 2013 às 16:31:42
Prezados irmãos.
Tenho frequentado o Centro Espírita Bezerra de Menezes, mas algum tempo atrás fui a uma consulta a uma médium. Ela bocejava e arrotava muito, me disse que estava muito carregada. Tomei passe e fiz desobsessão, depois disso tudo deu errado; me machuquei e com isso estou com uma hérnia na coluna; sinto muita dor. Estou fazendo cirurgia espiritual no C.E. Bezerra. Está muito difícil, tive de parar de trabalhar e isso me deixou muito depressiva. Podem me ajudar? Fiquei assim depois da desobsessão! E mais ainda depois que meu marido fez desobsessão também. Obrigada.
Inês 

Resposta do Editor: 

Não temos como, a distância, dizer o que realmente ocorre com a leitora, a quem sugerimos não abandonar o tratamento que faz, aliando-o à prece e ao trabalho no bem.

No livro “Tramas do Destino”, cap. 12, psicografado por Divaldo Franco, Manoel Philomeno de Miranda alude às técnicas utilizadas pelos perseguidores invisíveis nos diferentes processos obsessivos. Em certos casos, eles se afastam, propiciando uma trégua aparente e fazendo a pessoa crer na melhora, para depois retornarem com maior virulência sobre sua vítima. Em outros casos, quando seu hospedeiro se volta para os propósitos superiores e adota os princípios evangélicos de renovação, passam a agredir violenta e desapiedadamente sua vítima, a fim de fazê-la duvidar do resultado da terapêutica espírita, induzindo-a à desistência, sob a alegação de piora no estado em que ela se encontrava.

Desistir do tratamento e da aplicação ao bem é, portanto, uma medida ineficaz que em nada ajudará, mas, ao contrário, poderá prejudicar ainda mais a pessoa.

 

De: Regina Lopes (Fortaleza, CE)
Quarta-feira, 3 de julho de 2013 às 18:00:29
O senhor é a luz que veio para iluminar nossas vidas, consolar nossas dores e amenizar nossas angústias. Que Deus continue mandando muitas bênçãos através de suas mãos.
Obrigada.
Regina

 

De: Fernando Tavares (Tubarão, SC)
Quinta-feira, 4 de julho de 2013 às 09:37:34
Prezados Senhores (as),
Fruto de meu empenho pessoal e, por que não dizer, uma grande ajuda de pessoas próximas e que confiam em minha índole profissional e pessoal, estou lançando um portal cultural para a comercialização de obras literárias, em diversos segmentos. Embora eu conheça pouco, creio que seria interessante oferecer aos visitantes obras literárias de cunho espírita. Caso estejam interessados, entrem em contato. Será uma honra levar cultura às pessoas através dos senhores(as).
www.livroseconcursos.com.br
www.tavarestraducoes.com.br
Atenciosamente,
Fernando Tavares

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Quinta-feira, 4 de julho de 2013 às 15:05:12
Assunto: Especial 318 - Desvendando o significado da felicidade
A felicidade sim é deste mundo; para mim a felicidade é a vida em si, que coisa mais maravilhosa é o existir, e quantas felicidades já atravessamos nesta evolução? Talvez eu exagere no otimismo! A felicidade se encontra no ar, na água, na atmosfera, na presença de Jesus em nosso planeta, nas vozes dos insetos, dos passarinhos, no perfume das flores, nas belezas das rosas, num aperto de mão, num sim, acompanhado de um não e vice-versa; a fé numa inteligência suprema, num nascimento dum filho(a) e nas florações das espécies; no dia-noite, na chuva no sol, nas estrelas, no firmamento etc., etc., etc. Deveríamos agradecer, nós, seres sapiens modernos, o desenvolvimento da compreensão para sentir, embora sem codificar a integridade da felicidade, esta simples noção de poder pronunciar esta palavra:  felicidade (latim etim.: prosperidade). E nós já prosperamos bastante; é só  focalizarmos nossos pontos de vista no bem que já alcançamos, desde o mineral, vegetal, animal, homo evolutus (from Discover Magazine 3/2013), apesar de que prefiro falar sapiens-moderno, porque está sempre se modernizando, isto é, evoluindo.
Marilene

 

De: Ronaldo da Silva Lopes (Laguna, SC)
Quinta-feira, 4 de julho de 2013 às 15:51
Caro irmão de ideal espírita, saudações fraternas. Gostaria, se possível, de uma indicação de um livro sobre a vida de Santo Agostinho, de preferência espírita, ou não.
Um abraço.
Ronaldo 

Resposta do Editor: 

Sobre Santo Agostinho há inúmeros livros que vale a pena ler. No site http://www.americanas.com.br/produto/165144/livro-vida-de-santo-agostinho  o leitor encontrará vários deles.

 

De: Roberto Jardim Dutra (Niterói, RJ)
Sexta-feira, 5 de julho de 2013 às 10:48:24
Gostaria de poder curtir o belo trabalho deste Grupo.
Roberto 

Resposta do Editor: 

Incluímos o nome do leitor na relação das pessoas a quem semanalmente enviamos os destaques de nossas edições, providência que ajuda a leitura de nossa revista.

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 5 de julho de 2013 às 20:03:22
Alguns palestrantes dizem que o "Mundo de Regeneração" teve início neste século (XXI). Qual seria a base doutrinária para tal asserção?
Adelpho 

Resposta do Editor: 

Sobre o assunto sugerimos ao leitor que leia o texto intitulado “O advento do mundo de regeneração”, publicado na edição 118 desta revista. O link que remete o leitor ao artigo é http://www.oconsolador.com.br/ano3/118/especial.html. Como foi dito ali, a transição do globo para um distante mundo de regeneração já se iniciou e parece-nos que tal fato não se discute, visto que na Revista Espírita há inúmeras informações que o atestam. Sua conclusão, contudo, está muito longe de ocorrer, sendo um equívoco frequente, em nosso meio, datar, precisar, fixar a época em que esse processo estará concluído.

 

De: José C. (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 5 de julho de 2013 às 20:30:57
Assunto: Especial - Edição 289 - Análise Científica da Apometria
Comentários excelentes e esclarecedores, bons para que não se coloquem enxertos na doutrina, porque a leitura das obras da Codificação é necessária.
Obrigado.
José

 

De: Aleksandra Kollantai (Recife, PE)
Sábado, 6 de julho de 2013 às 04:46:15
Olá, queridos irmãos espíritas. Estou procurando um psiquiatra espírita em Recife ou próximo. Senhores, poderiam me indicar alguém? Eu ficaria muito grata se obtiver uma resposta.
Alexsandra 

Resposta do Editor: 

Existe, sim, psiquiatra espírita na capital pernambucana e tal informação já foi enviada à leitora.

 

De: Ângela Cristina da Silva Pontes (Belém, PA)
Domingo, 7 de julho de 2013 às 14:52:51
Assunto: Especial 319 - A Pureza Doutrinária e a Ciência
É muito bom começar a semana lendo um artigo como este que vem nos esclarecer mais sobre esta Doutrina.
Ângela

 

De: Sandro Martins (Rio Verde, GO)
Domingo, 7 de julho de 2013 às 20:34:35
Assunto: Especial 319 - A Pureza Doutrinária e a Ciência
Parabéns ao nosso caro Alexandre, expôs o artigo com muita clareza, parabéns.
Sandro

 

De: Mayara M. (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 8 de julho de 2013 às 03:52:33
Olá, sou leiga na doutrina espírita mas desde pequena tenho muito interesse e fé no Espiritismo. Recentemente me comuniquei com uma pessoa que atua na área por algum tempo a respeito de comunicação com pessoas em outro plano (especificamente o meu sogro que faleceu em 2007 antes mesmo d'eu conhecê-lo); mas ela voltou com notícias de que era pra eu esquecer isso e deixar pra lá, sem me dar mais explicações. Meu namorado nunca superou a morte do pai e eu sempre acreditei que uma carta psicografada fosse o melhor caminho para ele conseguir seguir a vida dele e deixar o pai se acostumar e ficar em paz no outro plano. Seria possível uma comunicação do tipo "carta" de um espírito específico como desse meu sogro? Não sei como, onde e com quem posso conseguir tal carta, preciso de ajuda!
Mayara

Resposta do Editor: 

A todas as pessoas que se manifestam com o mesmo objetivo da leitora acima, temos indicado o site Carta Consoladora mantido pelos médiuns psicógrafos Rogério H. Leite e Marli Mansini, que vêm realizando, segundo informações de pessoas ligadas a nós, um trabalho importante nessa área. Eis o link -http://cartaconsoladora.blogspot.com.br/p/depoimentos.html

 

De: Márcia Leal (Angra dos Reis, RJ)
Terça-feira, 9 de julho de 2013 às 08:38:50
Olá, gostaria de saber se Metraton, considerado um arcanjo supremo, é citado em alguma obra da Doutrina Espírita.
Muito obrigada.
Márcia 

Resposta do Editor: 

Pelo que nos consta, a resposta à pergunta formulada é: não.

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Terça-feira, 9 de julho de 2013 às 12:51:05
Quando, em que estágio surge o que podemos dizer que seja o início do espírito, junto a uma matéria, a qual acredito que seja no estágio animal? e que nome denominamos?
No aguardo, desde já agradeço.
Léo 

Resposta do Editor: 

O assunto objeto da carta acima foi examinado em diversas oportunidades nesta revista, como, por exemplo,   na edição 111, na seção “O Espiritismo responde”. Eis o link que permite ao leitor acessar a matéria:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/111/oespiritismoresponde.html

 

De: Regina Rodrigues (Santa Luzia, MG)
Terça-feira, 9 de julho de 2013 às 23:19:12
Boa noite. Um amigo meu, que não acredita em religião, questionou-me sobre a existência de Deus e de Jesus, e me enviou um vídeo que gostaria que analisasse e dele me desse a sua opinião.
Eu acredito na existência de Deus, acredito na existência de Jesus. Só não sei explicar as coincidências do vídeo. Outra coisa: é sabido que as datas do Cristianismo são incertas, tal qual o nascimento de Jesus entre outras.
Eis o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hxiZB6zC8gk
Grata.
Regina Rodrigues  

Resposta do Editor: 

A convicção espírita relativamente à existência de Deus e ao advento do Cristo não se fundamenta nos textos bíblicos ou em decisões conciliares, mas sim na revelação espírita, no bom senso e na lógica. O vídeo mencionado pela leitora, designado indevidamente “Zeitgeist - A farsa de Jesus Cristo”, em nada abala essa convicção, a não ser que desconsideremos como inválidos os estudos que nos foram legados, desde 18 de abril de 1857, por Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flammarion, Carlos Imbassahy, Carlos Torres Pastorino, Canuto Abreu, J. Herculano Pires, Hermínio Corrêa de Miranda, Cairbar Schutel, Bezerra de Menezes, Emmanuel, Joanna de Ângelis, André Luiz e tantos outros.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Sexta-feira, 5 de julho de 2013 às 14:18:08
Queridos companheiros de “O Consolador”, tenho outra poesia, em inglês. Gosto muito da inspiração de motivar as pessoas a acreditar em si, principalmente aos que estão sendo humilhados, rejeitados, desacreditados, os simples no sentido do palavreado comum do povo, os que estão a ponto de querer desaparecer deste mundo, pela falta de fé e de esperança, os que se sentem que não representam a vida, porque se encontram num estado de depressão, isto é, de desvalorização. Se “O Consolador” resolver publicar meu poema, peço que coloque sempre a frase “Copyright by Marilene S. Saenz”.
Desde já agradeço de coração.
Marilene

Resposta do Editor: 

Agradecemos à leitora a gentileza de enviar-nos o novo poema, que vai transcrito logo abaixo. Segundo a leitora, esse poema já foi publicado por The International Library of Poetry nos USA, book Timeless Voices, junto com outros poetas de vários lugares do mundo.

Eis o poema: 

From Everyone to Everybody 

(Copyright by Marilene S. Saenz.)

Life has a precious meaning.

Don't destroy your future.

Courage means to be alive and to protect lives.

All the problems have a reason.

They are part of our evolution.

Your heart is an insight and orientation to life.

Your soul is the means to inform why you are here.

By being alive, you will find important things are waiting for you.

These will enhance your gift to the world's progress.

You are a carrier into your soul, a simple, tiny, lively light.

Look inside yourself and you will find a dot of God's art.

That art you cannot destroy because it is your profound reality!

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita