WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 318 - 30 de Junho de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Jorge Luís Rodrigues (Araçatuba, SP)
Domingo, 23 de junho de 2013 às 22:54:43
Qual a diferença entre a lei de Ação e Reação e a lei de Causa e Efeito?
Jorge Luís

Resposta do Editor:
 

As expressões lei de causa e efeito e lei de ação e reação são, na conceituação espírita, equivalentes. Emmanuel revela em seus textos clara preferência pela primeira – lei de causa e efeito –, o que é fácil verificar, por exemplo, nos livros Palavras de Vida Eterna, Fonte Viva, Ceifa de luz, Astronautas do Além e Na Era do Espírito. Já Herculano Pires, um dos autores espíritas mais aclamados, prefere a expressão lei de ação e reação, com o mesmo sentido da primeira.

Eis um texto em que Herculano Pires utiliza as duas expressões na mesma frase: “(...) como vemos na mensagem de Emmanuel, o Espiritismo só admite o divórcio nos casos extremos, ensinando que as obrigações morais assumidas na vida terrena têm a sanção da lei divina de causa e efeito, de ação e reação”. (Na Era do Espírito, cap. 20.)

No texto seguinte, Herculano utiliza a expressão de sua preferência: “Todos precisamos de misericórdia, mas a misericórdia, como Deus nos mostra em sua lei de ação e reação, não é a aprovação de erros e ilusões – e sim a correção e o esclarecimento”. (Astronautas do Além, cap. 1.)

 

De: Luiz Antonio (Guararema, SP)
Segunda-feira, 24 de junho de 2013 às 06:54:52
Posso divulgar no site as obras da biblioteca virtual no www.centroespirita.com.br? Aguardo.
Junior 

Resposta do Editor: 

Nossa resposta a pedidos como o contido nesta carta é sim. O propósito da Biblioteca virtual é universalizar o acesso ao livro espírita, indispensável sobretudo para as pessoas que residem em locais onde não é possível adquiri-lo.

 

De: Karol Silva (Muzambinho, MG)
Segunda-feira, 24 de junho de 2013 às 00:51:06
Gostaria de saber mais sobre almas.
Karol 

Resposta do Editor: 

Sobre o tema mencionado pela leitora colhemos na principal obra espírita – O Livro dos Espíritos – os seguintes conceitos acerca da palavra alma:

“(...) chamamos ALMA ao ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo.” (Allan Kardec, LE, Introdução.)

“A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório.” (Allan Kardec, LE, Introdução.)

“Que é a alma? – Um Espírito encarnado. a) Que era a alma antes de se unir ao corpo? – Espírito.” (LE, questão 134 e 134-a.)

“As almas e os Espíritos são, portanto, idênticos, a mesma coisa? – Sim, as almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem.” (LE, questão 134-b.)

 

De: Anselmo Fernando dos Santos (São Paulo, SP)
Domingo, 23 de junho de 2013 às 00:45:54
Assunto: Especial 317 - Judas e a injustiça dos homens
A indulgência para com as imperfeições alheias é uma forma de caridade, tal como a entendia Jesus (L.E., questão 886). E também "Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado". Assim, vemos que o que hoje condenamos no outro, certamente, já praticamos no passado, ou estamos praticando no presente. Que Judas, hoje Espírito redimido, evoluído, superior, nos ajude a, também, nos transformarmos em discípulos do Mestre e darmos nossa contribuição para a semeadura do Espiritismo Cristão, iluminando as consciências e consolando os corações. Maravilhoso trabalho! Parabéns ao nobre autor!
Muito obrigado.
Anselmo

 

De: Joaquim Brito (Remanso, BA)
Domingo, 23 de junho de 2013 às 00:20:56
Preparação antes, durante e depois na casa espírita, gostaria de receber, embora já seja um servidor da casa.
Joaquim 

Resposta do Editor: 

Não entendemos o conteúdo da carta acima. Se o leitor puder complementá-la, explicando melhor o que deseja, teremos imenso prazer em atendê-lo.

 

De: Virgílio Esteves (Bragança, Portugal)
Sábado, 22 de junho de 2013 às 18:58:49
Assunto: Especial 317 - Judas e a injustiça dos homens
Judas errou, é verdade. Mas, afinal quem somos nós para o julgarmos?
Penso que os maiores defeitos espirituais do ser encarnado serão: o orgulho, o egoísmo e, logo a seguir, o juízo em causa alheia. Reparemos que numa simples conversa com um amigo logo estamos a julgar seja quem for ou que acto for. Julgamos tudo e todos, menos a nós próprios, verdade? Mas, afinal, quem somos nós para julgar os outros? Se, antes de julgarmos, pensássemos, muitas vezes ficaríamos calados ou, caridosamente, entenderíamos os outros. Nós só somos juízes de nós próprios.
Virgílio

 

De: Claudinéa de Fátima Vieira Pereira (Divisa Nova, MG)
Terça-feira, 18 de junho de 2013 às 08:22:52
Olá! Eu iniciei a minha caminhada espiritual e queria ter por gentileza o material para estudar e ter o direito de assistir às sessões espiritas.
Eu sempre ouvi vozes e vejo vultos, tenho sonhos e pressentimento das coisas que vão acontecer, e para o meu espanto elas acontecem mesmo. Pelo que tenho estudado no Livro dos Espíritos, eu estou aprendendo muito, mas queria ver se há algum material a mais para que eu possa estudar a fim de poder usar o dom que Deus me confiou para doutrinar os espíritos e também a me ajudar na busca incessante do bem espiritual.
Muito obrigada.
No aguardo,
Claudinéa de Fátima Vieira Pereira 

Resposta do Editor: 

O estudo das obras de Allan Kardec é essencial para quem deseja aprofundar-se no tema mediunidade. É, porém, importante que a leitora se integre num centro espírita de sua cidade, porque a atividade mediúnica é algo que deve ser realizado em equipe.

Nesta revista já foram estudadas de forma metódica e sequencial algumas obras que podem muito ajudá-la na compreensão do tema mediunidade.

Os estudos a que nos referimos podem ser vistos acessando-se as edições abaixo citadas, que permanecem todas disponíveis na internet.

Ei-las:

O Livro dos Espíritos – edições 209-250

O Livro dos Médiuns – edições 251-294

Missionários da Luz – edições 25-44

Nos Domínios da Mediunidade – edições 162 a 200.

 

De: T. S. (Guarapuava, PR)
Terça-feira, 18 de junho de 2013 às 15:40:36
Mesmo minha mãe estando doente há 9 anos, sem falar e com o lado direito paralisado, ela é muito vaidosa e exigente com a limpeza e ordem. Isso é bom? Ela não se livrou, e parece que acentuou sua vaidade, chegando a nos irritar com tanta exigência.
T. S. 

Resposta do Editor: 

Omitimos de propósito o nome do leitor, a quem lembramos que o mandamento “Honrai pai e mãe” não deve jamais ser negligenciado pelos filhos. Indulgência para com todos é um dever que se amplia mais ainda quando lidamos com os próprios pais.

 

De: Samira Fabis (Encruzilhada do Sul, RS)
Quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 21:00:29
Gostaria de saber se nas manifestações que estão ocorrendo em todo o país há alguma influência espiritual, pois o povo acordou para reivindicar por seus direitos.
Agradeço!
Samira Fabis 

Resposta do Editor: 

Cremos que a informação contida na questão 525 d´O Livro dos Espíritos permite à leitora obter resposta à sua pergunta.

Ei-la:

525. Exercem os Espíritos alguma influência nos acontecimentos da vida? “Certamente, pois que vos aconselham.”

a) Exercem essa influência por outra forma que não apenas pelos pensamentos que sugerem, isto é, têm ação direta sobre o cumprimento das coisas?

“Sim, mas nunca atuam fora das leis da Natureza.”

Comentando o assunto, Kardec escreveu: “Imaginamos erradamente que aos Espíritos só caiba manifestar sua ação por fenômenos extraordinários. Quiséramos que nos viessem auxiliar por meio de milagres e os figuramos sempre armados de uma varinha mágica. Por não ser assim é que oculta nos parece a intervenção que têm nas coisas deste mundo e muito natural o que se executa com o concurso deles. Assim é que, provocando, por exemplo, o encontro de duas pessoas, que suporão encontrar-se por acaso; inspirando a alguém a ideia de passar por determinado lugar; chamando-lhe a atenção para certo ponto, se disso resulta o que tenham em vista, eles obram de tal maneira que o homem, crente de que obedece a um impulso próprio, conserva sempre o seu livre-arbítrio”.

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Sábado, 22 de junho de 2013 às 17:19:01
Assunto: Especial 317 - Judas e a injustiça dos homens
Boa tarde, prezado Senhor Astolfo de Oliveira Filho, extensivo ao Senhor José Estênio Gomes Negreiros, a quem eu parabenizo pelo conteúdo deste belíssimo texto. Li em voz alta para superar a poluição promovida pelos amantes do futebol. Parabenizar só não basta; se faz necessário o meu agradecimento ao permitirem a oportunidade de conhecer fatos tão bem narrados e, por essa razão, comunico que estou a reproduzir estes escritos em meu blog, para que os leitores tenham a oportunidade de conhecer este assunto com profundidade.
Abraços fraternos.
Reinaldo Cantanhêde Lima

 

De: Noélia Rodrigues (Presidente Epitácio, SP)
Terça-feira, 18 de junho de 2013 às 20:17:55
Diante da declaração infeliz de Zibia Gasparetto, Chico diria, com a consciência dos Espíritos Nobres: – Jesus a ilumine, minha irmã!
Noélia

 

De: Carlos de Oliveira (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 19 de junho de 2013 às 10:58:06
Assunto: Especial 316 - Paulo e Tiago: A Ética da Alteridade
Caro confrade Antonio Augusto Nascimento.
Sua pesquisa ajuda-nos a compreender melhor o uso das palavras Alteridade e Compartilhamento. Onde devemos nos inspirar para a leitura do Evangelho do Meigo Rabi, considerando que nosso aprendizado segue a disciplina: Saber, Crer e Querer, sinto-me agraciado pelo seu texto, exemplificando sempre o amor, a perseverança e acima de tudo o equilíbrio, necessários ao nosso crescimento espiritual.
"Aquilo que não se compartilha, se perde!" (Talma)
Grato
Carlos de Oliveira

 

De: Virgílio Esteves (Bragança, Portugal)
Quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 06:55:38
Quando entendermos a grandiosidade de Deus, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, ou seja de todo o Universo infinito, entenderemos que tudo que cria e criou é perfectível, sujeito portanto à Lei da Evolução. Só assim entenderemos quem são os diabos, os satãs e outros nomes que vulgarmente lhes chamamos.
Virgílio

 

De: Nelio Mota Leitão (São Gonçalo, RJ)
Quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 19:07:51
Assunto: Especial - Edição 290 - Raul Teixeira, um homem no mundo
É com muita alegria que sei que meu amigo Raul Teixeira está melhorando. Eu, que tive o prazer de ser evangelizado por ele, lá no Leôncio. Que fique externada a minha gratidão e que Deus possa ajudá-lo a se levantar, para nos ajudar a entender esta sã doutrina.
Nelio

 

De: Wesley D'Amico (Mombuca, SP)
Quinta-feira, 20 de junho de 2013 às 09:27:10
Gostaria de saber se estas mensagens são espíritas ou extraterrestre?
https://www.facebook.com/wesley.damico/media_set?set=a.215313495247892.44848.100003077292419&type=3
E estes Símbolos:
https://www.facebook.com/wesley.damico/media_set?set=a.396789267100313.1073741835.100003077292419&type=3
E este Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=MJeBJd_CPfk
Wesley 

Resposta do Editor: 

Não temos informações suficientes para responder à pergunta formulada pelo leitor. Além disso, não sabemos em que condições as mensagens e o vídeo foram produzidos.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita