WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 7 - N° 313 - 26 de Maio de 2013
LEONARDO CASSANHO FORSTER
leo.cassanho@yahoo.com.br
Londrina, PR (Brasil)
 

 

Emilio Cid fala sobre o Esperanto e a cultura esperantista

O conhecido professor e esperantista Emilio Cid apresentou recentemente a palestra "O Esperanto como ferramenta para o internacionalista", na Unisantos, na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A preleção foi destinada aos alunos dos cursos de Relações Internacionais, História e Comunicação.

Pode-se assistir ao vídeo com sua apresentação a partir do link:

https://www.youtube.com!

Esperanto EAD

Em uma mistura de tutorial de como utilizar o site Lernu para aprender esperanto e uma aula propriamente dita desse idioma, Emilio Cid, no site www.esperanto.com.br ministra uma aula a distância.

Para aqueles que desejam aprender a língua da fraternidade e encontrar um roteiro seguro para tanto, economizando tempo na internet, aí vai um valioso link:

http://www.esperanto.com.br/aprenda/cursos

La Libro de la Spiritoj – Esperantista espírita, divulgue essa mensagem!

Pedimos aos amigos esperantistas espíritas que divulguem essa comunidade do facebook para que seu conteúdo publicado chegue ao conhecimento de esperantistas que não têm acesso ao espiritismo.

Na comunidade La Libro de la Spiritoj (O Livro dos Espíritos), presente na rede social Facebook, o visitante pode encontrar trechos em esperanto dessa obra fundamental da Doutrina Espírita. Vejamos um excerto recentemente publicado:

“La popoloj estas kolektivaj individuoj, kiuj, kiel la individuoj mem, travivas infanecon, plenaĝecon kaj kadukecon; ĉu tiu veraĵo, konfirmita de la historio, ne povas igi pensi, ke la plej progresintaj ĉijarcentaj popoloj ankaŭ kadukiĝos kaj estingiĝos, kiel la antikvaj?”

“Os povos são como indivíduos coletivos, os quais, assim como as próprias pessoas, passam pela infância, pela fase adulta e pela velhice; esta verdade, confirmada pela história, não nos leva a concluir que a civilização deste século (séc. XIX – à época de Kardec), sendo a mais desenvolvida, também está fadada a ser superada e extinta, assim como as anteriores?” (segundo nossa livre tradução)

Só esse trecho já dá ensejo a muitas reflexões... Que tal mais algumas outras, visitando e “curtindo” essa bela comunidade?

https://www.facebook.com/LaLibroDeLaSpiritoj

Um interessante vídeo em esperanto

Assita a uma palestra em esperanto realizada em 2011, por ocasião do 64º Congresso Internacional Universitário, ocorrido na Dinamarca. Nela, José Antônio Vergara trata sobre como a epidemia de HIV tem ameaçado os jovens de todo o mundo.

http://vimeo.com/66300649

Ni serĉas, kaj serĉas, senlace!

Com a finalidade de divulgar cada vez mais a Doutrina Espírita, esta revista eletrônica tem procurado abranger semanalmente diferentes temas a ela relacionados, tanto em português como em inglês, espanhol e, se possível, em esperanto. Sua equipe, formada somente por voluntários, - uma vez que não tem fins lucrativos, não sendo comercializada nem contando com anunciantes - deseja incorporar mais um membro que tenha experiência em tradução e possa comprometer-se a verter ao menos um texto da revista ao esperanto uma vez por semana.

Quem estiver interessado pode entrar em contato com o Diretor de Redação:

Astolfo O. de Oliveira Filho – aoofilho@gmail.com

André Luiz: ...para não julgar.

A cada semana, propomos uma frase de André Luiz, do livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier, vertida ao esperanto por Allan Kardec Afonso Costa.

Nesta, apresentamos a tradução da frase proposta na semana passada:

“La plej bona maniero lerni senkulpigi la aliajn pri ties eraroj estas rekoni, ke ni ankaŭ estas povantaj erari eĉ pli ol ili.”

“A melhor maneira de aprender a perdoar os erros alheios é reconhecer que também somos passíveis de errar até mais do que os outros.”

Eis a mais nova:

“Kontrauŭlo antaŭ ĉio devas esti vidata kiel frato kiu sin karakterizas per opinioj malsamaj al la niaj.”

Até a próxima!
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita