WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 7 - N° 313 - 26 de Maio de 2013
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Luis C. Albano (Bagé, RS)
Quarta-feira, 15 de maio de 2013 às 07:18:30
Prezados Senhores. Dentro do possível, gostaria de saber qual o n.º de seguidores do Espiritismo no RS, no Brasil e na América do Sul.
Muito agradecido
Luis 

Resposta do Editor:

Consoante consta no portal da Federação Espírita Brasileira, há 14 mil Centros Espíritas cadastrados e 3,8 milhões de espíritas no Brasil de acordo com o Censo 2010 do IBGE.

Segundo os dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, depois do Rio de Janeiro, o Estado com maior número de espíritas é Rio Grande do Sul – 2,84% da população do Estado, vindo a seguir o Distrito Federal (2,75%), Goiás (2,72%), São Paulo (2,30%) e Minas Gerais (2,21%). O link que permite o acesso à pesquisa "Mapa das Religiões", realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) é este: http://www.fgv.br/cps/religiao/

Não dispomos dos dados relativos à América do Sul. 

 

De: Valentim Cantoni (Blumenau, SC)
Segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 22:19:05
Espírito Puro não é um ser duplo: não mais carrega perispírito. Cuidado com o final da resposta à questão 82, quando diz: “
o Espírito há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos”. Entendo que a resposta se refere ao espírito revestido do corpo fluídico. Obrigado.
Valentim 

Resposta do Editor: 

Foi Kardec – como aliás informamos – quem disse que a alma é um ser simples e o Espírito, um ser duplo, ou seja, formado por alma e perispírito. O texto foi publicado por ele na Revista Espírita de 1864, pp. 138 e 139.

Não é verdade que Espírito Puro não possui perispírito; essa é uma informação equivocada que muitos repetem por ignorarem o que diz a questão 186 d´O Livro dos Espíritos, abaixo reproduzida:

“186. Haverá mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o perispírito? “Há e mesmo esse envoltório se torna tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse o estado dos Espíritos puros.”

No tocante ao final da questão 82, citada na carta acima, o leitor tem razão: a resposta refere-se, sim, ao Espírito, ou seja, à alma revestida do seu corpo fluídico, também chamado de perispírito por Kardec.

 

De: José Elias Lacerda Filho (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 20:24:44
Por gentileza, gostaria de receber suas mensagens.
Grato.
José Elias

 

De: Eugenie P. (Berna, Suíça)
Segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 16:47:05
Bom dia. Quero saber quando vocês têm culto e onde se encontra o local.
Obrigada.
Eugenie 

Resposta do Editor: 

Encaminhamos a solicitação acima aos nossos colegas da Suíça, que manterão contato diretamente com a leitora.

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 16:30:46
Assunto: Especial 312 - As cidades espirituais existem?
Boa tarde, Christina Nunes, comunico ter reproduzido o seu artigo em inteiro teor em meu Blog. Uma leitora perguntou-me: Seu Reinaldo, existem cidades em que só moram espíritos? Onde ficam essas cidades? São coisas do mundo invisível? Respondi à senhora: foi o que eu entendi. A partir desse momento tive a ideia de perguntar se estamos no caminho certo e, se não estamos no caminho certo, poderia acrescentar.
Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima 

Resposta do Editor: 

É evidente que o leitor entendeu corretamente o texto publicado. As cidades espirituais existem, sim, e isso não constitui nenhuma novidade na literatura espírita, porque o assunto já foi examinado antes mesmo de Kardec pelo vidente sueco Swedenborg.

 

De: Cícero Pereira (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 20 de maio de 2013 às 09:10:42
Assunto: Especial 115 Legião
Bom dia! Bastante elucidativas e esclarecedoras as observações feitas. Ontem (19/5/2013) ocorreu na USE Santana um seminário sobre Livro Espírita e Pseudoespírita, sob a direção de Marco Millani, abordando essa questão, com apontamentos norteadores.
Grato.
Cícero

 

De: Jorge Luís Rodrigues (Araçatuba, SP)
Domingo, 19 de maio de 2013 às 22:48:58
Estou lendo as obras do espírito Patrícia. Depois de ler o livro "Violetas na Janela" estou acompanhando agora "Vivendo no mundo dos espíritos" e me identifiquei muito com ela, porque também gosto muito de aprender e tenho muita curiosidade intelectual. Procurei por alguma foto dela enquanto encarnada, de preferência na idade em que tinha quando desencarnada, mas não encontrei. Gostaria de saber se existe alguma foto de Patrícia disponível; entendo que a família queira proteger sua imagem e sua lembrança, mas gostaria muito de ver.
Obrigado.
Jorge 

Resposta do Editor: 

Ignoramos se existe alguma foto de Patrícia, assunto que o leitor pode resolver escrevendo diretamente à Editora Petit, que publicou “Violetas na Janela” e outras obras psicografadas pela mesma médium.

 

De: Marilice Santos (Taquari, RS)
Domingo, 19 de maio de 2013 às 21:15:21
Minha dúvida: existe alguma psicografia de um evangélico no mundo espiritual, suas surpresas, seus lamentos, em saber que desperdiçaram sua vida com mitos e medos impostos pelos pastores?
Agradeço desde já, abração!
Marilice
 

Resposta do Editor: 

Os Espíritos de Monod e Channing, que participaram dos trabalhos da Codificação do Espiritismo, foram personalidades importantes no seio das Igrejas Reformadas.

Quanto a mensagens mencionadas pela leitora, certamente elas existem em grande número, porque não é incomum obtermos nas sessões espíritas manifestações de Espíritos que, na última existência, foram partidários das chamadas religiões protestantes ou evangélicas.

No livro “Instruções Psicofônicas”, obra de autoria de Chico Xavier e Espíritos diversos, destacamos duas mensagens assinadas por Álvaro Reis, que foi pastor da Igreja Presbiteriana no Brasil, e pelo irmão Osias Gonçalves, que foi abnegado pastor evangélico no Brasil. As mensagens a que nos referimos compõem os cap. 3 e 6 do livro citado e já foram publicadas em nossa revista. Eis o links:

1. Álvaro Reis: http://www.oconsolador.com.br/ano3/111/correiomediunico.html

2. Osias Gonçalves: http://www.oconsolador.com.br/ano3/126/correiomediunico.html

 

De: Valentim Martins Cantoni (Blumenau, SC)
Domingo, 19 de maio de 2013 às 20:38:48
Assunto: Especial 312 - As cidades espirituais existem?
Não vejo o ar, mas o inalo; não vejo os elementos aéreos, mas se transformam em H2O, perceptível, não visualizando. As Colônias Espirituais, não negarei a sua existência. Simplesmente aguardarei sua comprovação.
Valentim

 

De: Jurema de Abreu Alves (Três Corações, MG)
Quarta-feira, 15 de maio de 2013 às 10:19:45
Prezados Senhores. Gostaria muito de entrar em contato com o padre François Charles? Vocês podem me ajudar?
Grata.
Jurema 

Resposta do Editor: 

Infelizmente, não temos a informação solicitada pela leitora.

 

De: Sergio Marques (Porto, Portugal)
Domingo, 19 de maio de 2013 às 19:19:24
Assunto: Especial 312 - As cidades espirituais existem?
Quem estuda sabe, quem vivencia conhece, quem desmitifica instrui, quem divulga a verdade merece ser lido e naturalmente ouvido. O Espírito de Verdade consola e ilumina.
Um grande abraço.
Sergio

 

De: G. P. (Itapira, SP)
Domingo, 19 de maio de 2013 às 15:19:30
Gostaria de estar recebendo cartas de pessoas espíritas. Meu filho é uma criança agressiva e brava. Ajudem-me, meus irmãos: é uma mãe que pede.
G. P. 

Resposta do Editor: 

Ocultamos, por razões óbvias, o nome da leitora, a quem sugerimos busque ajuda espiritual num Centro Espírita de sua cidade. Os passes e a frequência às aulas voltadas para a infância farão imenso bem ao seu filho, tanto quanto a implantação dentro de casa do Evangelho no Lar.

 

De: Marcello Freire Alves de Souza (Natal, RN)
Sábado, 18 de maio de 2013 às 23:07:32
Assunto: Especial 312 - As cidades espirituais existem?
Mais uma vez nos deparamos com um texto muito bem escrito pela Sra. Christina Nunes. Esperamos muito desta nobre revista, no que tange à divulgação da Doutrina Consoladora. Não esmoreçam, estamos juntos.
Marcello

 

De: Clovis Eyer (Niterói, RJ)
Sábado, 18 de maio de 2013 às 09:59:50
Gostaria de comprar Abigail (2 volumes) e Menino Serelepe. Gostaria de saber como fazer, pois não acho isso para vender aqui em Niterói. Aguardo informações sobre como comprar - preço - prazo de entrega e mais informações possíveis.
Atenciosamente.
Clovis Eyer

Resposta do Editor: 

Já dissemos em outra oportunidade que nossa revista não comercializa livros, nem é ligada a editora ou distribuidora de obras espíritas. Os livros citados podem ser localizados facilmente na internet.

A única ligação desta revista é com a EVOC – Editora Virtual O Consolador, cujo objetivo é oferecer livros gratuitamente por ela editados. Na página da EVOC - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  -  os interessados verão as obras já publicadas pela editora.

 

De: Deborah Bertholdo de Araújo e Silva (Belo Horizonte, MG)
Sexta-feira, 17 de maio de 2013 às 18:09:14
Gostaria de saber se a apometria é uma prática comum nos centros espíritas confiáveis de BH. Obrigada.
Deborah 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pela leitora, mas esperamos que a apometria, caso seja aplicada em Belo Horizonte, esteja restrita ao mínimo possível de casos. Sobre o assunto sugerimos à leitora que leia o texto publicado na edição 307 desta revista na seção “O Espiritismo responde”. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/307/oespiritismoresponde.html

 

De: Valdes Alexandre dos Santos (Recife, PE)
Sexta-feira, 17 de maio de 2013 às 03:41:24
Assunto: Especial 311 - Isabel, a princesa que amou o Brasil
Fantástico!
Valdes

 

De: Raimeyre N. Dias (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 16 de maio de 2013 às 19:34
Li o artigo que o Sr. escreveu falando sobre as comunicações simultâneas; foi levantado um questionamento no grupo de estudo de que eu participo (EPM II). Não localizei na literatura nada, o questionamento é sobre as comunicações cruzadas (ex: mãe/filho): se é necessário ter algum tipo de afinidade dos médiuns para produzir tal fenômeno ou o grupo deve está integrado ou harmonizado. Caso conheça alguma literatura e possa me indicar agradeço a colaboração.
Raimeyre 

Resposta do Editor:  

No tocante a comunicações cruzadas, desconhecemos as obras que tratem do assunto. Já no que diz respeito a comunicações simultâneas, sugerimos à leitora que leia o cap. 39 do livro “Desobsessão”, de André Luiz, no qual o autor espiritual afirma que é desaconselhável, na sessão mediúnica, que se verifique o esclarecimento simultâneo a mais de duas entidades carecentes de auxílio, para que a ordem seja naturalmente assegurada. Até duas comunicações simultâneas, portanto, não existe problema nenhum. Aliás, esse é o modelo sugerido no livro citado e por nós adotado há muitos anos, com grande proveito, conforme assinalado no texto mencionado na carta acima.

 

De: Tânia Fernandes (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 15 de maio de 2013 às 17:59:51
Prezados senhores, gostaria que me informassem o contato (e-mail / tel.) do Sr. Luis Roberto Scholl, a fim de convidá-lo para participar, como palestrante, do XII SEMINÁRIO RAMATIS - RJ.
Aguardo o contato.
Muita paz!
Tânia Fernandes 

Resposta do Editor: 

Já prestamos à leitora a informação por ela solicitada.

 

De: Pedro Jardim (Macaé, RJ)
Quarta-feira, 15 de maio de 2013 às 16:03:50
É possível constar nas Efemérides Espíritas informações sobre a fundação do segundo Centro Espírita que surgiu em Macaé/RJ, e da nossa Mocidade Espírita? Em caso afirmativo, seguem os dados da nossa Instituição:
CENTRO ESPÍRITA VICENTE DE PAULO, fundado em 13 de junho de 1927, pelo advogado macaense Francisco Jeronymo Pereira Pacheco.
Mocidade Espírita "Francisco Jeronymo Pereira Pacheco", fundada em 12 de junho de 1951 e até hoje em atividades ininterruptas.
Grato pela a atenção.
Pedro Jardim

 

De: Beatriz J. (Matinhos, PR)
Quarta-feira, 15 de maio de 2013 às 10:26:49
Onde tem centro espírita, palestra e passe no litoral do Paraná?
Beatriz 

Resposta do Editor: 

Em Matinhos-PR existe a Associação Espírita de Matinhos, na R. do Sossego, 237. A reunião pública realiza-se às terças-feiras, às 20h30. Os nomes e endereços dos outros centros espíritas existentes no litoral paranaense podem ser colhidos no site da FEP. Eis o link que remete à página indicada: http://www.feparana.com.br/ure.php?ure=1

 

De: Simone Lopes (Ariquemes, Rondônia)
Terça-feira, 21 de maio de 2013 às 18:58:47
Tenho livros espíritas para serem editados, mas não consigo editora para fazer o lançamento. Como devo proceder? vocês podem me orientar?
Simone

Resposta do Editor:

Nossa revista não é ligada a nenhuma editora espírita cujo objetivo seja a comercialização de livros. A única ligação desta revista é com a EVOC – Editora Virtual O Consolador, cuja finalidade é oferecer livros gratuitamente por ela editados. Na página da EVOC - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  -  os interessados verão as obras já publicadas pela editora. Caso haja interesse da leitora, basta entrar em contato com a EVOC no endereço citado na referida página.

 

De: Alan Barros (Picuí, PB)
Quinta-feira, 16 de maio de 2013 às 11:31:19
Olá, me chamo Alan e tenho 29 anos. Eu moro em Picuí, cidade do interior paraibano com pouco menos de 18 mil habitantes. Estou vos enviando essa mensagem muito interessado em temas sobre Espiritualidade, Religiosidade, e Filosofia principalmente. Por isso venho vos pedir a doação de obras de estudo doutrinário que não irá beneficiar somente a mim mas também a tantas outras pessoas que estejam dispostas a aprender a gostar de ler. Não tenho computador para baixar tanto material que existe disponível na web. De posse de alguns materiais iria repassar pra bibliotecas da cidade e também emprestar a amigos e pessoas interessadas. Não tenho como comprar essas obras, e nem mesmo aqui tem livrarias, mas somente uma modesta banca de jornal que vende jornais, revistas de fofocas e almanaques. Então o que tiver mesmo pouco já é necessário, pois pretendo doar parte para Biblioteca Municipal de minha cidade. Óbvio que nem tudo convém para as pessoas lerem por não conhecerem esses assuntos. Vou deixar meu endereço se caso vocês quiserem, mesmo que não seja possível qualquer ajuda. Conheci seu site através do Google. Faço trabalhos de artesanato em geral, nasci em Picuí interior da Paraíba. Gosto de ler, de arte, música, filmes. Não faço parte de grupos de estudos nem mesmo por aqui existe qualquer um. E quanto a ler eu conheço pouca coisa, ando pesquisando mais esses assuntos para conhecer as correntes de pensamento que existem. Estou cursando Filosofia numa universidade pública e gostaria de acrescentar aos meus conhecimentos estudos mais profundos como os publicados em suas obras e certamente compartilhar isso com minha turma. Então é isso. Como moro assim tão longe das coisas, e subsídios para viajar e entrar em contato com esse conhecimento fica bastante difícil. Por isso meu interesse em ter obras pra leitura e estudo em casa. Em todo caso se isso não é possível não tem problema, fico grato pela sua ajuda e atenção. Alan Barros Rua Joaquim Francisco Dantas,25 - Limeira Picuí-PB - Cep: 58187000
Alan 

Resposta do Editor: 

Publicamos a carta acima com o propósito de solicitar aos nossos leitores que, dentro do possível, atendam à solicitação do leitor, cujo objetivo é nobre e se enquadra dentro do nosso propósito de divulgar a mensagem espírita.
 

 

 
 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita