WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 6 - N° 304 - 24 de Março de 2013
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 

 
Karina Kasemodel de Araújo Rafaelli: 

“Estamos felizes de podermos iniciar uma etapa nova” 

A dirigente paulista fala sobre as modernas instalações do Núcleo Espírita Amor e Paz, de Marília-SP, inauguradas recentemente
 

Karina Kasemodel de Araújo Rafaelli (foto), nossa entrevistada, é espírita desde 1997. Médica radiologista, com especialização em diagnóstico por imagem e ultrassonografia, nasceu em Sorocaba-SP e reside em Marília-SP, cidades situadas no interior paulista. Atual dirigente do Núcleo Espírita Amor e Paz, que inaugurou moderna sede e vem

ampliando suas atividades, ela nos fala nesta entrevista sobre a importante instituição, cuja história traz ocorrências significativas no trabalho de expansão e prática do pensamento espírita. 


Quando foi fundado e por quem o Núcleo Espírita Amor e Paz? 

Em 13 de agosto de 1938, por Eloy Alves da Silva, José Pollon, Joaquim Pedro de Oliveira, Jovina Rocha, Flávio Antonio da Rocha, João Polon Maria e Ignácio de Loyola Torres. 

O nome era outro? Quando foi alterado?  

Era Núcleo Espírita Amantes da Pobreza, alterado na assembleia geral extraordinária realizada em 16/10/2008, por unanimidade. 

Na fundação havia também um objetivo voltado a crianças, que foi alterado com o tempo? Como foi isso? 

Não foi bem na fundação, foi na década de 60, quando um Espírito que se identificou com o nome Cristina, que havia sido uma escrava e  comprometida com débitos do passado relacionados a crianças (abortos) e que obsidiava algumas pessoas do grupo de trabalhadores, foi esclarecido e orientado através da mediunidade da Sra. Angélica, bastante conhecida na época. O Espírito, então, após se esclarecer, desenvolveu uma proposta de trabalho com crianças, incentivando os trabalhadores a arrecadarem fundos para a construção de uma creche, que foi inaugurada em 1966 e denominada Creche Inácio de Loyola Torres, concretizando a proposta dos trabalhadores e da espiritualidade.

A creche foi, porém, desapropriada em 1997 pela Prefeitura, desligando-se do NEAP, e é hoje o "Berçário Mãe Cristina", que prossegue com a sua função de auxílio às crianças. 

A mudança para a nova sede ocorreu recentemente. Conte-nos essa ocorrência da ampliação. 

Com o dinheiro pago pela Prefeitura, bastante tempo depois, referente à desapropriação da creche, surgiu a possibilidade de concretizarmos o sonho de ampliarmos as instalações do NEAP. Procuramos um terreno próximo no mesmo bairro, e terminamos a construção em cerca de 8 meses, administrando os recursos para podermos, ainda, reformar o Departamento Infantil André Luiz, localizado na antiga casa do NEAP, onde desenvolvemos um trabalho assistencial para gestantes carentes, iniciado pelos pioneiros e mantido até hoje. Atualmente as voluntárias confeccionam cerca de 200 enxovais completos para bebês, ao ano, artesanatos, realizam bazares, além de cursos para gestantes, ministrados por uma equipe de enfermagem. 

Agora, com nova e ampla sede, como será estruturada a programação das atividades? 

Manteremos o Curso básico de Espiritismo dividido em módulos (O Evangelho, O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns), as reuniões mediúnicas, o trabalho de passes, palestras com oradores de outras casas espíritas, e estamos estruturando equipes de trabalhadores e cursos de capacitação para montarmos o "Atendimento Fraternal", a Escola de Educação Espírita Infanto-juvenil  e o Grupo de pais. Agora, com o novo espaço físico, poderemos realizar atividades simultâneas, com novos cursos complementares, pois na antiga sede só dispúnhamos de uma sala de aula e uma sala de passes. 

Fale-nos sobre a atuação do casal Euclides e Clotilde no estágio atual da instituição. 

São trabalhadores incansáveis e fundamentais do Núcleo. Clotilde coordena todas as atividades do Departamento Infantil André Luiz e  Euclides participa de quase todas as atividades e estudos do Núcleo, colaborando muito na parte de manutenção da estrutura física das duas casas, além de cuidar de toda a parte burocrática e financeira. Ele exerce o cargo de 1º tesoureiro do NEAP e é também dirigente de uma das reuniões mediúnicas. 

É marcante o espaço reservado às crianças na nova sede, em atividade a ser iniciada. Comente esse projeto. 

Ele foi feito com muito carinho para acolhermos bem as crianças. Estamos realizando um curso de capacitação com os futuros educadores infanto-juvenis, com duração de cerca de um ano, e iremos implantar a Escola de Educação Infanto-juvenil, que funcionará concomitante ao Grupo de pais, no mesmo horário da evangelização. Inicialmente, trabalharemos com crianças de 3 a 14 anos, mas pretendemos ampliar o nosso atendimento, criando a Mocidade, a partir de 2014. Além disso, estamos incentivando a participação de gestantes no Grupo de pais. Uma das mentoras da Escola é a amiga e uma das pioneiras do NEAP, Rosinha Vernaschi, que tem uma vasta experiência  como evangelizadora infantil, na área da educação infantil formal, como diretora de escola e, ainda, na Secretaria da Educação em Marília. 

Fale-nos sobre o desenho físico da nova sede e suas modernas e confortáveis instalações. 

O desenho físico foi elaborado por um dos trabalhadores que na época frequentava o NEAP, Donizete Pinheiro. Temos um salão grande com poltronas confortáveis, salas de entrevista para atendimento fraternal, sala de passes, sala de reuniões, três salas de aula, uma sala estruturada para crianças pequeninas, uma livraria, secretaria, sala de som, cozinha etc. Dispomos também de recursos didáticos como projetor multimídia (popularmente chamado de data-show) e acesso à internet. Todas as salas têm aparelhos de  ar condicionado, tudo planejado de acordo com as necessidades atuais e para oferecer conforto aos frequentadores. 

Algo mais que gostaria de acrescentar? 

Estamos muito felizes de podermos iniciar uma nova etapa e concretizar a ampliação desta obra de Jesus, colaborando para a divulgação da missão consoladora da Doutrina Espírita, com a oportunidade de oferecermos conforto e recursos modernos aos frequentadores. A nossa doutrina merece tudo isso.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita