WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Editorial Inglês Espanhol    

Ano 6 - N° 282 - 14 de Outubro de 2012

 


O maior brasileiro de todos
os tempos
 

Baseado em “The Greats”, um formato televisivo criado pela BBC, o SBT concluiu no último dia 3 a competição que elegeu, pelo voto do povo brasileiro, Chico Xavier como a pessoa que mais fez pela nação e que mais se destacou pelo seu legado à sociedade, ou seja – usando a definição adotada pelo programa – “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

Na justificativa da criação do programa, o SBT afirmou que ele seria mais do que um programa, porquanto constituiria, em verdade, um grandioso debate nacional capaz de mobilizar os brasileiros com o objetivo de responder a uma única pergunta: “Quem é o Maior Brasileiro de Todos os Tempos?”.

Valendo-se de idêntico formato, diversos países já haviam escolhido seus maiores vultos. Na Inglaterra, Winston Churchill foi o vencedor. Os italianos elegeram Leonardo da Vinci. Nelson Mandela foi o mais votado na África do Sul. E de igual forma, Salvador Allende, no Chile, e Charles de Gaulle, na França, foram os escolhidos.

Para que o leitor que não acompanhou o programa possa inteirar-se, eis como a competição se desenvolveu.

Na primeira fase, os internautas participaram de forma democrática, indicando livremente seu favorito. Foram então registrados mais de 1 milhão de votos únicos. As indicações limitavam-se, porém, aos nomes de brasileiros natos ou naturalizados que não tivessem vínculo nenhum com o SBT.

Desse modo, democraticamente, chegou-se a uma lista de notáveis indicados pelo povo e, numa etapa seguinte, à relação dos 100 mais votados, a qual pode ser consultada clicando-se neste link – http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/candidatos/?nc=2#classificacao

A cada etapa, além de saberem os nomes dos mais votados, os telespectadores do SBT ficavam também conhecendo a história e a obra dos finalistas, sempre com a presença de convidados e a participação do público, de tal forma que o programa foi avançando e chegou-se à definição dos 12 mais bem situados na preferência do público, a saber: Ayrton Senna, Pelé, Oscar Niemeyer, Irmã Dulce, Chico Xavier, Lula, Getúlio Vargas, Fernando Henrique Cardoso, Santos Dumont, Princesa Isabel, Juscelino Kubitschek e Tiradentes.

Na fase eliminatória, Chico Xavier e Irmã Dulce foram confrontados e o público decidiu a favor do médium, com 50,5% dos votos. Na semifinal, Ayrton Senna foi o outro competidor e Chico Xavier a venceu com 63,8% dos votos.

Ficaram, então, três nomes para a final: Princesa Isabel, Santos Dumont e Chico Xavier, quando então o médium se sagrou vencedor com 71,4% dos votos enviados ao SBT via internet e SMS. (1)

Analisando friamente o resultado da competição realizada pelo SBT, é inegável que o resultado obtido fez justiça a uma pessoa que nós espíritas conhecemos muito bem e admiramos mais ainda, independentemente do título que lhe foi agora outorgado.

Por sua bondade característica e pela dedicação com que se votou à missão recebida em sua trajetória em terras brasileiras, nada mais natural que o povo lhe fizesse essa homenagem, que consideramos, porém, bastante singela em face do muito que ele realizou e nos ofereceu em sua profícua existência.



(1)
Outras informações sobre o programa podem ser obtidas a partir deste link - http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita