WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 269 - 15 de Julho de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: José Barata (Lisboa, Portugal)
Sábado, 7 de julho de 2012 às 17:50:06
Saudações fraternas. Gostaria de ser esclarecido, sobre a seguinte citação: "... a Lei e os Profetas". Fico na expectativa da vossa resposta.
Um abraço.
José
 

Resposta do Editor: 

Eis, colhidos no Novo Testamento, alguns textos em que aparece a expressão mencionada pelo leitor:

Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. Mateus 11:13

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:40

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas. Romanos 3:21

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mateus 7:12

A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16

Entendemos por “lei” uma referência aos textos que Moisés atribuiu ao Senhor como sendo leis de Deus, incluindo aí o Decálogo. A palavra “profetas” parece-nos que seja uma referência direta aos grandes emissários do Senhor que vieram à Terra antes de João: Jeremias, Isaías, Daniel e tantos outros.

 

De: Jaime Mendoza Palomino (Manizales, Caldas, Colômbia)
Sábado, 7 de julho de 2012 às 20:02:41
Muy respetado y apreciado hermano, le agradesco mucho la atencion a mi misiva enviada a Ud. En cuanto a su amable respuesta, la duda sique sin resolverse,le pido disculpas por la insistencia de mi parte,pero seria muy provechoso para los posibles nuevos cofrades,que aqui hay muchos en mi ciudad,no dudaran de la verdad de un espiritu tan querido por todos nosotros los espiritas y de su libro tan leido, la verdad se descubries e.¿seria posible llamar al Dr. Carlos Chagas o al espiritu Andre Luis y pre guntar si uno de ellos dicto el libro? me parece que asi habria una claridad en todo muy saludable a la mentalidad terrenal.Yo soy un lector incansable de las obras espiritas sobretodo de las dictadas por nuestro Andre Luis, solo me incomoda un poco ese detalle,hermano, ojala por el bien de la hermosa literatura espirita haya alguna luz al final del tunel. Hermano recibe un caluroso saludo extencivo atodos los suyos y que el Plano Espiritual lo bendiga siempre,espero su amable respuesta.
Jaime 

Resposta do Editor: 

A proposta apresentada pelo confrade parece interessante, mas de viabilidade duvidosa. A evocação de um Espírito nem sempre é garantia de que ele compareça e apresenta sérias desvantagens que é preciso levar em conta, como é dito no texto intitulado As evocações espíritas e suas desvantagens, publicado na edição 101 desta revista. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano2/101/esde.html

A propósito do assunto, completando nossa informação publicada na edição passada, esclarecemos que o confrade José Passini também examinou a questão da identidade de André Luiz em um artigo publicado na edição 134 desta revista. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano3/134/especial.html

 

De: Luciana M.  (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 20:19:31
Por favor preciso de uma orientação. Na última sexta-feira por volta das 24h eu estava ouvindo música quando eu me virei e vi uma fumaça preta. Parecia que ela passava direto pelo meu corpo. No começo fiquei com receio, pois isso nuca havia acontecido comigo antes, mas depois passou, mas não consigo tirar isso da cabeça. Sou católica mas acredito no Espiritismo, tanto que leio vários assuntos relacionados ao assunto. Sei que sou espírita, mas ainda não estou preparada para frequentar uma sessão. Por favor se possível gostaria de uma orientação.
Mais um pedido: o meu companheiro desencarnou há um ano. Sei que ele está bem pois nos comunicamos por sonhos, mas no passado eu tive um namorado que amei muito e acredito que também fui amada, mas por causa do pai acabamos terminando. Hoje ele tem uma família, estamos nos comunicando, mas eu já tentei de várias maneiras esquecê-lo, mas não consigo. Procuro evitá-lo o máximo, mas parece que é mais forte do que eu, sei que também procura me esquecer, mas quando nos encontramos há uma força interior muito forte que é impossível de controlar.
Ele é uma pessoa muito correta e religiosa e acredito que não estamos juntos ainda devido à consideração que tem pelos filhos. Ele diz que não tem relação estável, mas tem medo da reação dos filhos caso haja uma separação. Resumindo: ele só mantém o relacionamento por causa dos filhos.
Luciana
 

Resposta do Editor: 

Quanto à visão citada pela leitora, é difícil aventar alguma explicação e muito menos deduzir disso algum recado ou advertência. Para afastar possíveis receios, a oração e a leitura de uma página evangélica são a atitude recomendável. Se houver repetição de fenômeno semelhante, sugerimos à leitora que busque orientação e ajuda numa Casa Espírita próxima de sua residência.

 

De: Daiany Rocha (Piraúba, MG)
Segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 14:23:53
Boa tarde, gostaria de saber se podem me informar o dia que o médium Chico Monteiro faz o atendimento na cidade de Rio Novo, pois em sua entrevista não está o assunto especificado.
Desde já agradeço.
Daiany
 

Resposta do Editor: 

No site http://www.chicomonteiro.org/ é possível obter todos os dados relacionados com o trabalho realizado em Rio Novo-MG pelo médium Chico Monteiro.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport – Connecticut, Estados Unidos)
Segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 14:01:43
Assunto: Edição 268 - Qual é a utilidade do aspecto filosófico do Espiritismo?
Respeitosamente, vamos pois, então, desvelar um destes costumes da filosofia, quando se refere ao termo "homem", englobando a mulher na terminologia. A razão é que, se o feminino dispuser da mesma conduta, o homem não se enquadrará na tal denominação filosófica.
Apreciadamente,
Marilene S. Saenz

 

De: José Luiz Maio (Ribeirão Preto, SP)
Segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 11:18:14
No artigo "Chakras" desta semana, encontramos informações que não batem com o que encontramos, por exemplo, sobre os centros de força Gástrico ou Esplênico e o Genésico, em que o autor confunde os dois. Veja-se as informações dadas por André Luiz no livro "Entre o Céu e a Terra”, cap. 20:... Continuando, identificamos o "centro gástrico", que se responsabiliza pela penetração de alimentos e fluidos em nossa organização e, por fim, temos o "centro genésico", em que se localiza o santuário do sexo, como templo modelador de formas e estímulos. Mais informações são encontradas em "Evolução em Dois Mundos, principalmente nos capítulos 2 e 8 que confirmam o que acima citamos.
José Luiz Maio
 

Resposta do Editor: 

As observações contidas na carta acima serão encaminhadas à autora do artigo citado.

 

De: Gina P. Fernandes (Brasília, DF)
Segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 08:56:23
Em Brasília tivemos recentemente um seminário com um número imenso de pessoas estudando o Magnetismo com Jacob Melo e reavaliando as verdades espíritas de Kardec que foram esquecidas. Por que não entrevistar o brilhante Jacob Melo? Sua obra é excelente e o estudo sobre a depressão é sensacional! Quem segue Kardec deve ouvir Jacob Melo.
Obrigada.
Gina
 

Resposta do Editor: 

Anotamos a sugestão da leitora, a quem agradecemos.

 

De: Maria de Lourdes (Ribeirão das Neves, MG)
Segunda-feira, 9 de julho de 2012 às 00:05:21
Li a entrevista com o Chico Monteiro e fiquei emocionada quando ele falou do planeta amarelo; gostaria muito de pedir se possível publicassem o endereço onde ele atende em Rio Novo, pois tenho uma irmã que sofre de mal de Parkinson e gostaria de levá-la lá.
Desde já agradeço. Que o mestre maior os ilumine!
Maria de Lourdes 

Resposta do Editor: 

No site http://www.chicomonteiro.org/ é possível obter todos os dados relacionados com o trabalho realizado em Rio Novo-MG pelo médium Chico Monteiro.

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 8 de julho de 2012 às 20:40:53
O que se pode fazer para a faculdade mediúnica tornar-se claramente caracterizada?
Adelpho
 

Resposta do Editor: 

Todos os cursos relacionados com a educação da mediunidade adotam, par a par com o estudo doutrinário específico, a realização da chamada prática mediúnica, que se inicia geralmente com exercícios de concentração. Ao longo do curso, são esses exercícios que indicarão, com relação aos participantes do curso, se estes revelam ou não indícios de uma faculdade mediúnica a ser trabalhada.

Há também quem entenda que o desenvolvimento da faculdade mediúnica pode realizar-se por meio do trabalho no bem. Evangelizando uma criança, atendendo ao serviço da sopa, ministrando o passe, o indivíduo vai-se aprimorando espiritualmente e tendo facilitada a necessária sintonia com o plano espiritual. Fora isso, desconhecemos qualquer outro método.

 

De: Tânia de Fátima Moreira (Ouro Branco, MG)
Domingo, 8 de julho de 2012 às 17:37:19
Quero saber se existe algum site que esclarece sobre comentários ou resumos dos livros espíritas. Pois quando acabo de ler um livro gostaria de trocar ideias.
Acabei de ler o livro de Divaldo Pereira Franco Transição Planetária.
Tânia 

Resposta do Editor: 

No site que abriga esta revista há vários estudos relacionados com obras espíritas. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html Desconhecemos se existem outros sites que atendam ao que a leitora pergunta.

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Sábado, 7 de julho de 2012 às 23:10:07
Gostaria de saber sobre as cidades espirituais e seus níveis de acolhimento para nossa evolução?
Marcelo
 

Resposta do Editor: 

O tema cidades espirituais já foi focalizado nesta revista em várias oportunidades. Eis alguns dos textos publicados cuja leitura recomendamos ao leitor:

Edição 70 - http://www.oconsolador.com.br/ano2/70/editorial.html

Edição 28 - http://www.oconsolador.com.br/28/esde.html

Edição 172 - http://www.oconsolador.com.br/ano4/172/oespiritismoresponde.html

Edição 10 - http://www.oconsolador.com.br/10/oespiritismoresponde.html

 

De: José Passini (Juiz de Fora, MG)
Terça-feira, 10 de julho de 2012 às 22:58:42
Assunto: Especial 116 Invasão de Espíritos do Umbral
Excelente o seu trabalho, Maria Eny. Estamos necessitando desses alertamentos.
José Passini

 

De: Humberto Leite (Sabará, MG)
Sexta-feira, 6 de julho de 2012 às 14:17:12
Prezados, boa tarde! Há aproximadamente um mês tive um sonho muito diferente. Sonhei que eu estava na casa de uma das minhas avós e o interessante é que eu estava no sonho duas vezes; uma como eu mesmo e outra como se eu fosse outra pessoa. Me vi andando e ao mesmo tempo falando ao celular. Gostaria de saber se a doutrina espírita possui informações acerca disso. Um abraço e que a luz do Altíssimo continue nos amparando!!!
Humberto
 

Resposta do Editor: 

É difícil, a distância, explicar fatos como o relatado. Mas algo semelhante ocorre, às vezes, nas chamadas “visões panorâmicas” que vêm sendo tratadas nesta revista, no estudo dos Clássicos do Espiritismo, no livro “A Morte e os seus Mistérios”, de Ernesto Bozzano, nas quais o indivíduo se vê e, ao mesmo tempo, vê cenas em que ele aparece em diferentes idades.

No tocante especificamente ao tema, temos dito que o melhor a fazer é anotar os sonhos e todos os seus pormenores, para ver se eles se repetem. A observação dirá então se existe no fato algum sentido ou algum aviso que valha a pena atender.

 

De: Moacir Coppola (Tangará da Serra, MT)
Quarta-feira, 4 de julho de 2012 às 14:54:32
Desejo nesta oportunidade parabenizar a toda equipe deste portal "O Consolador" pela dedicação, qualidade no conteúdo, respeito a todos os espíritas e a todos os que buscam esclarecimentos, entendimentos a respeito de nossa origem como seres imortais, o que por sua vez faz o seu papel de verdadeiro Consolador prometido por Jesus e que aqui neste portal, podem encontrar fartos conteúdos que atendem a todas as nossas necessidades de buscarmos fazer a grande transformação que é o nosso despertar para a verdadeira vida, a vida do espírito. Parabéns, que a Luz Divina ilumine a todos. Fraternalmente,
Moacir Coppola

 

De: Marilice Santos (Taquari, RS)
Sábado, 7 de julho de 2012 às 18:36:15
Quero esclarecer minha dúvida a respeito da gravidez da virgem Maria. Como ocorreu a vinda de Jesus para seu útero materno sendo sem contato sexual?
Marilice
 

Resposta do Editor: 

O assunto tratado pela leitora não faz parte dos ensinamentos que colhemos na doutrina espírita. Foi a Igreja Católica que disseminou tal ideia e compete apenas a ela esclarecê-la. Não existe, para o Espiritismo, motivo nenhum que justifique a gravidez de Maria e o nascimento de Jesus de uma forma diferente da que Deus estabeleceu para todos nós, que somos igualmente seus filhos.

 

De: Miriam de Souza (São Paulo, SP)
Terça-feira, 10 de julho de 2012 às 21:28:41
Gente, por favor, estou precisando muito de roupas usadas e cobertor para aquecer minhas filhas pequenas. Cuido delas sozinha e é tudo muito difícil. Está muito frio, aceito com muito carinho. O que recebo do meu trabalho só dá para se alimentar e pagar o aluguel. Ainda tenho um problema muito sério na coluna. Elas são tudo para mim. Moro na rua Ricardo Rapp n. 33 - São Paulo-SP cel. 11-79738478. Termino aqui com muitas lágrimas e esperança de que alguém vai poder me ajudar.
Obrigada.
Miriam
 

Resposta do Editor: 

Publicamos o pedido acima na esperança de que algum leitor radicado na Capital paulista possa encaminhá-lo a alguma instituição espírita que tenha condições de atender a leitora e seus familiares.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita