WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 257 - 22 de Abril de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Maria Fernanda Dorneles (Bagé, RS)
Quinta-feira, 12 de abril de 2012 às 20:44:58
Gostaria de saber qual é a visão espírita para a doença de Alzheimer.
Por favor, queria entender...
Maria 

Resposta do Editor: 

A mesma pergunta já nos foi proposta por outros leitores. A propósito do assunto fazemos, porém, coro com o que o conceituado médico, doutor e professor Nubor Facure nos escreveu acerca do tema, a saber: “Não é raro  no meio espírita esse tipo de pergunta: como o Espiritismo vê a doença de Alzheimer? Estarei emitindo opinião pessoal e não opinião do Espiritismo já que nenhum de nós está autorizado a expressar opiniões em nome da Doutrina. A Doutrina não tem propósitos de dar esclarecimentos desse tipo – o que nos levaria daqui a pouco a dispormos de um compêndio médico para justificar Epilepsia, Esclerose Múltipla, Enxaqueca e quem sabe até mesmo TPM – o que  nos levaria ao ridículo – embora no meio espírita haja tentativa do acolhimento desse modismo. O que a Doutrina Espírita nos esclarece é que toda doença procede de causas espirituais e tem como finalidade corrigir na carne o que deixamos de corrigir no Espírito. Está implícita nas doenças uma oportunidade de resgate e principalmente de redenção permitindo-nos o burilamento espiritual através da dor e das limitações que as doenças impõem. Pessoalmente, vejo na doença de Alzheimer uma espécie de ‘isolamento’ a que o Espírito é submetido. Na verdade, o Espírito não está doente e sim o corpo, que está deteriorando suas funções mentais e o aprisiona. O curioso é que os familiares são obrigados a um verdadeiro curso de paciência, tolerância e valorização da vida – o que nos leva a concluir que o Alzheimer é uma possibilidade de resgate coletivo”.

 

De: Caio H. (Santo André, SP)
Quinta-feira, 12 de abril de 2012 às 12:43:17
No dia 28 de abril, a partir das 14h, em Santo André - SP, acontecerá um diálogo e debate entre a Prof. Dora Incontri e o grupo anarquista Coletivo Descolarizar.
O tema é: Anarquismo e Educação. Quais os pontos em comum entre a Pedagogia Espírita e a Pedagogia Libertária proposta pelos movimentos anarquistas?
Você está convidado a participar dessa rica troca de idéias.
Entrada franca!Endereço: Casa da Lagartixa Preta - Rua Alcides d e Queirós - 161 - Santo André – SP.
Caio

 

De: Romi Sanches de Oliveira (Belo Horizonte, MG)
Quinta-feira, 12 de abril de 2012 às 14:02:46
Gostaria de saber:
- A infância se dá em todos os mundos habitados?
- Na infância até que idade o espírito fica adormecido?
- Por que as crianças apresentam aspectos de inocência?
- Por que não há possibilidade de livre manifestação do espírito na infância?
Desde já agradeço.
Romi Sanches 

Resposta do Editor: 

As perguntas formuladas na carta acima estão sendo respondidas na seção O Espiritismo responde publicada nesta mesma edição. Eis o link - http://www.oconsolador.com.br/ano6/257/oespiritismoresponde.html

 

De: Unaide Rezende Prado (Uberlândia, MG)
Quinta-feira, 12 de abril de 2012 às 20:29:36
Por favor, quero saber os nomes dos espíritas mais conhecidos. Por ex.: Allan Kardec... e os outros.
Unaide 

Resposta do Editor: 

Com referência aos espíritas que foram ou são também autores, os nomes mais conhecidos são Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Ernesto Bozzano, William Crookes, Arthur Conan Doyle, J. Herculano Pires, Carlos Imbassahy, Deolindo Amorim, Cairbar Schutel, Hermínio C. Miranda, Amália Domingo Soler.

Com respeito aos autores desencarnados, os mais destacados são Emmanuel, André Luiz, Joanna de Ângelis, Humberto de Campos, Neio Lúcio, Meimei, Auta de Souza, Manoel Philomeno de Miranda, Batuíra e Cornélio Pires.

No tocante aos médiuns, podemos citar Chico Xavier, Divaldo Franco, Zilda Gama, Yvonne A. Pereira, Peixotinho, Florence Cook, Kate Fox, Eusapia Paladino, Daniel Dunglas Homes, dentre muitos outros.

 

De: F. O. (Juiz de Fora, MG)
Quinta-feira, 12 de abril de 2012 às 07:22:20
Sr. Divaldo, ou qualquer pessoa disposta a me ajudar.
É com muita esperança que lhe imploro por uma orientação espiritual para minha irmã V.L., 27 anos, residente na cidade de (...).
F. O. 

Resposta do Editor: 

Alteramos a identificação da remetente e omitimos os pormenores do caso, ao mesmo tempo em que enviamos a Divaldo Franco, como foi solicitado, a mensagem recebida, sem omissão de nenhum fato nela relatado. No tocante a casos assim, aconselhamos a leitora a insistir no tratamento médico e no tratamento espiritual, que deve ser feito em um centro espírita bem orientado e em condições de dar à jovem o atendimento de que ela necessita.

Sobre o assunto, sugerimos também a leitura do texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 155. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano4/155/oespiritismoresponde.html

 

De: Abrahão Ribeiro (Foz do Iguaçu, PR)
Sexta-feira, 13 de abril de 2012 às 15:40:53
Reencarnação: vida abundante. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da ALMA e do ESPÍRITO, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.  (Apóstolo Paulo - Hebreus 4: 12)
As Escrituras Sagradas são pequenos livros, de autores diversos que expressavam os conhecimentos na época, escritos em diversos séculos, e que formam universalidade de conceitos. As Escrituras Bíblicas NÃO SÃO LEIS INFLEXÍVEIS. E, nenhuma seita, religião, Igreja, ordem teológica, Padre, Pastor PODE TER O ABSOLUTISMO EM SUAS INTERPRETAÇÕES (II PEDRO 1. 20). Todos aqueles que acreditam que JESUS CRISTO É A LUZ DO MUNDO, compreendem que não estamos sob o JUGO DE LEIS ABSURDAS E INJUSTAS, e sim NA GRAÇA E ABUNDÂNCIA DA VIDA (João 10. 10).
"Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso de dia, para o Senhor o faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus (Romanos 14. 5 a 6)"
DENTRO DESTA VERDADE, o Adventista, o Testemunha de Jeová, ambos encontram nas Escrituras o seu alimento espiritual, APESAR de negarem a existência da Alma no ser humano, ou seja, é o materialismo puro. Assim como todas as denominações de Batistas: da Promessa, da Renovação, Maranata, Betel, etc. APESAR de divergirem em alguns pontos da fé, por exemplo: há certos crentes Batistas que não acreditam no batismo do Espírito Santo, e tiram suas conclusões dentro da Bíblia. Assim também como todos os demais crentes que professam o evangelismo das Igrejas Pentecostais E, que NÃO se CONFRATERNIZAM, APESAR de terem consciência que Jesus deixou um novo mandamento: O AMAI-VOS UNS AOS OUTROS... E que, quem quiser ser o primeiro na interação do reino celeste, ENTÃO QUE SEJA O SERVO DE TODOS - Marcos 10. 42 a 44.
NUM dos gumes afiados da espada, e que penetra para separar as divisões da alma e do espírito vige também a Revelação Espiritualista com a sua verdade consoladora: existência de Deus - criador dos Céus, imortalidade da alma, diversidades de mundos habitados, REENCARNAÇÃO da alma, interação espiritual, e os princípios morais que regulam a existência dos seres espirituais.
DEUS assim não fica sendo um deus limitado incapacitado de educar suas criaturas, deus de mortos como o deus dos saduceus (Lucas 20. 38), deus que obra pelos impulsos corruptos como o deus dos fariseus. E, SIM um DEUS DA VIDA ABUNDANTE EM CRISTO (João 10. 10), DEUS ESPÍRITO (João 4. 24), DEUS PAI DOS ESPÍRITOS (Hebreus 12. 9), DEUS TODO-PODEROSO EM TODOS OS SENTIDOS, pois faz nascer o sol sobre os bons e sobre os maus (Mateus 5. 45). "E porque o DEUS de Jesus é o DEUS de todos os povos - Romanos 3. 29 e, João 20. 17"
A Bíblia dentro de um mesmo livro, de um mesmo autor, revela o sentido da espada afiada de dois gumes, vejamos:
Hebreus: 9. 27 "AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORREREM UMA VEZ"...
Hebreus 11. 35 "AS MULHERES receberam pela RESSURREIÇÃO os seus mortos, UNS foram torturados não aceitando o seu livramento, para alcançarem UMA SUPERIOR RESSURREIÇÃO"
Dois sentidos de RESSURREIÇÃO: A primeira CONCEBIDA pelas MULHERES, porque a mulher é quem gera a luz na existência carnal. Os mortos são os espíritos dos ancestrais que retornam em outras gerações à vida material corporificando a ressurreição carnal; e que consolida a reencarnação da alma no plano físico terrestre.
A SEGUNDA: A SUPERIOR RESSURREIÇÃO - ressurreição espiritual do Ser após as CINZAS DO TÚMULO, onde o Espírito se desfaz das fibras carnais, e em estado de energia celeste, revestido de forças etéreas, imutáveis, e de natureza angelical faz sua ascensão DEFINITIVA para a vida suprema do Reino de Deus. (Mateus 22. 23 a 33/, e 27. 50 a 53) (Mateus 16. 28) (Marcos 12. 18 a 27) (I Coríntios 15. 1 a 58).
"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles AMAM A DEUS" Romanos 8. 28.
Intensivo de Difusão Espiritualidade - http://vozqclamabr.blogspot.com/
Abrahão Ribeiro

 

De: Yolanda Garzon (São José dos Campos, SP)
Sábado, 14 de abril de 2012 às 21:51:42
Assunto: Edição 256 - Conduta Cristã - Parte I
Parabéns ao Consolador por ter entre os articulistas uma pessoa como o Alessandro, que escreve com maturidade espiritual sobre os ensinamentos de Jesus.
Abraços fraternos.
Yolanda

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Domingo, 15 de abril de 2012 às 08:34:41
Infelizmente a divulgação do Espiritismo no exterior está seguindo as mesmas diretrizes do Movimento Espírita elitizado atuante aqui no Brasil. No artigo sobre a comemoração do 20º ano de fundação da Fraternity Spiritist Society, não vemos resultados positivos de trabalhos doutrinários nem assistenciais. Apenas o que vimos foi a divulgação de cargos dos palestrantes convidados e o merchandising das obras literárias dos mesmos. Talvez isto justifique o número inexpressivo de adeptos ao Espiritismo, principalmente na Europa, embora a constante visita de inúmeros palestrantes brasileiros que fazem tournée nesses países. Será que o Espiritismo serve apenas de "muleta" propagandista?
Ana

 

De: Helena Silva Pinto de Oliveira (Forca - Aveiro, Portugal)
Domingo, 15 de abril de 2012 às 09:50:01
Assunto: Edição 256 - Conduta Cristã - Parte I
Muito esclarecedor! Leitura necessária, pois ainda hoje presenciamos muitas pessoas se promovendo como juízes do mundo.
Parabéns!
Helena

 

De: Alexander Carrusca (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 16 de abril de 2012 às 09:06:38
Assunto: Edição 256 - Conduta Cristã - Parte I
Parabéns Alessandro, excelente texto.
Alexander

 

De: Luciana G. (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 16 de abril de 2012 às 09:29:07
Gostaria de saber se esta revista espírita é paga ou distribuída e saber como fazer para assiná-la.
Obrigada.
Luciana 

Resposta do Editor: 

Já explicamos à leitora que esta revista espírita circula apenas na internet e nenhum pagamento é preciso para poder acessá-la e lê-la. Não é preciso também inscrição nem uso de senha. O acesso ao nosso site é inteiramente livre e gratuito.

 

De: Ary Mauro Ribeiro (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 16 de abril de 2012 às 11:11:10
Assunto: Edição 256 - Conduta Cristã - Parte I
Muito esclarecedor e atual este artigo.
Parabéns ao autor.
Ary

 

De: Gilda Pinto da Silva (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 16 de abril de 2012 às 15:34:02
Assunto: Edição 256 - Conduta Cristã - Parte I
Alessandro, adorei o artigo, como adorei ouvi-lo na nossa SEF, em Niterói. Além de muito doutrinário você escreve muito bem. Estaremos orando por você sempre.
Abraços.
Gilda

 

De: Telma Miranda (Goiânia, GO)
Segunda-feira, 16 de abril de 2011 às 17:57
Boa tarde. Tomo a liberdade de enviar-lhe este e-mail, por sugestão do Sr. Gebaldo, nosso amigo e também colaborador da revista O Consolador.
Faço parte do CEGAL - Centro e Grupo Espírita André Luiz, em Goiânia, onde participo na condução de cursos.
Estudando O Livro dos Médiuns, surgiram  no grupo alguns questionamentos
acerca da pneumatografia e da pneumatofonia.
São eles:
1. Na pneumatografia, qual o papel do médium de efeitos físicos, se Kardec frisa que o próprio Espírito desencarnado retira do elemento primitivo universal as substâncias de que ele necessita para a produção do fenômeno?
2. Os médiuns pneumatofônicos seriam os audientes? há diferença entre estas duas modalidades?
No aguardo de uma resposta, agradeço desde já.
Fraternalmente.
Telma Miranda 

Resposta do Editor: 

A resposta às perguntas formuladas pela leitora será dada na seção O Espiritismo responde da próxima semana.

 

De: D.S. (Itaim Paulista, SP)
Segunda-feira, 16 de abril de 2012 às 23:31:51
Meu marido está preso e gostaria de saber se ele vai demorar a sair.
D.S. 

Resposta do Editor: 

O assunto tratado na carta acima foge à competência da doutrina espírita e, por conseguinte, não é possível emitir, sobre a questão, opinião nenhuma.

 

De: Sandro Fontana (Porto Alegre, RS)
Terça-feira, 17 de abril de 2012 às 14:33:27
Aos que se interessam pelo tema mediunidade, informamos que publicamos o artigo “Mensuração de Nível Estimado Mediúnico”, de nossa autoria, na página da internet http://pt.scribd.com/doc/89297872/Artigo-Mensuracao-de-Nivel-Estimado-de-Mediunidade
O artigo, que está disponível para download, propõe uma formulação para medir o nível de mediunidade.
Sandro

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita