WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 254 - 1º de Abril de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Regina Célia Martins Costa (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 23 de março de 2012 às 12:22:31
Como trabalhadora do Centro Espírita Lar de José e coordenadora do ESDE, após consultar O Livro dos Espíritos, gostaria também receber esclarecimento sobre a seguinte questão: os Espíritos só são tolhidos do uso do livre-arbítrio somente quando estão na primeira ou primeiras encarnações? Desde já agradeço. Abraço fraterno.
Regina Célia 

Resposta do Editor: 

O fato mencionado pela leitora não consta d´O Livro dos Espíritos. Nele, o que aprendemos é que o livre-arbítrio, apanágio do Espírito ao ingressar no chamado reino hominal, vai-se ampliando com a evolução do indivíduo. Quanto mais evoluído, mais amplo ele se torna.

 

De: Lucimar Rocha (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 21 de março de 2012 às 10:50:27
Gostaria que a revista O CONSOLADOR colocasse sua posição sobre as predições do Chico relatadas no livro da Dra. Marlene Nobre. Qual a posição oficial do movimento espírita? Quem cala consente? Podemos aceitar?
Lucimar 

Resposta do Editor: 

Conforme já explicamos nesta mesma seção na edição anterior, não lemos o livro citado, razão pela qual não podemos comentá-lo.

 

De: Marcos Aurélio de Souza Santos (Andradina, SP)
Quarta-feira, 21 de março de 2012 às 14:04:54
Queridos irmãos, em breve estaremos no ar com a www.odpc.com.br ao vivo!Por enquanto ela está no ar mas não ao vivo. Num prazo de mais ou menos 3 meses isso será realidade! Nós nos propomos a só tocar notícias, como vocês já podem ouvir! Nos colocamos à sua disposição para pôr no ar suas notícias, chamadas para eventos, entrevistas com palestrantes... Vocês podem nos mandar os áudios gravados (no caso dos palestrantes o áudio teria que ser produzido aí mesmo) ou em texto e nós gravamos aqui mesmo!
Do seu irmão em Cristo.
Marcos Aurélio

Resposta do Editor:

Parabéns aos confrades de Andradina, aos quais colocamos à disposição os textos publicados em nossa revista, para serem transmitidos, por áudio, em seu site.

 

De: Maria da Conceição Oliveira Tavares (Porto, Portugal)
Quarta-feira, 21 de março de 2012 às 14:05:26
Eu sou espírita de coração, e gostava de poder falar com o Espírito da minha mãe, para saber se ela está bem, se está em paz.
Maria da Conceição

Resposta do Editor:

O desejo da leitora é compreensível e, aliás, muito comum. Devemos, contudo, entender que, segundo Chico Xavier, o contato com o plano espiritual se inicia pelos Espíritos e sua frase, a propósito disso, tornou-se bem conhecida: “O telefone toca de lá para cá”. De qualquer forma, quando o assunto são comunicações de nossos entes queridos por meio da psicografia, sugerimos à leitora que recorra aos médiuns Rogério H. Leite e Marli Mansini, de Lorena-SP, que mantêm na internet o site www.cartaconsoladora.com.br.

 

De: Jornal Brasília Espírita (Brasília, DF)
Quinta-feira, 22 de março às 11:24
Prezado Amigo.
O Jornal Brasília Espírita lança em 2012 mais um Ciclo do Concurso A DOUTRINA EXPLICA.
O concurso existe há 22 anos, tem como objetivo identificar ou incentivar novos escritores espíritas e está franqueado a todos os leitores do Jornal Brasília Espírita e aos frequentadores e trabalhadores voluntários de instituições espíritas brasileiras.
Seguem anexos o regulamento e o modelo de ficha de inscrição do concurso.
O regulamento, bem como artigos de outros ciclos do concurso, publicados nas edições anteriores do jornal, estão disponíveis também na página do Grêmio Espírita Atualpa: www.atualpa.org.br
Fraternalmente
Jornal Brasília Espírita

 

De: Alcione S. R. Melo (Passos, MG)
Quinta-feira, 22 de março de 2012 às 12:07:12
Gostaria, se possível, que me respondessem se há médiuns que são totalmente inconscientes.
Obrigada.
Alcione

Resposta do Editor:

Segundo Allan Kardec (O Livro dos Médiuns, item 188), médiuns naturais ou inconscientes são os que produzem os fenômenos espontaneamente, sem nenhuma participação de sua vontade e o mais das vezes sem o saberem. À vista desse conceito, pensamos que sim, isto é, que existem médiuns totalmente inconscientes.

 

De: Rita de Cássia Ferreira de Matos (Salvador, BA)
Quinta-feira, 22 de março de 2012 às 12:15:08
Boa tarde! É com imenso prazer que peço a vocês que mim enviem notícias do O Consolador para este e-mail: rita_pkna@hotmail.com
Quero receber periódicos para divulgar todo material de trabalho, como folders e tudo que houver de notícias.
Fica Com Deus.
Muita Paz.
Rita de Cássia

 

De: Eliana Silvério (Juiz de Fora, MG)
Quinta-feira, 22 de março de 2012 às 15:18:14
Três assuntos me levam a vocês:
1. Meu filho é evangélico e quer saber onde Jesus cita a reencarnação na Bíblia e também a respeito de como foi povoada a Terra, sendo que ele não acredita que antes de Adão já existiam outros povos. Eu preciso de resposta concretas do Espiritismo mas baseadas em textos bíblicos para provar a ele que minha doutrina é verdadeira.
2. Sempre ouvir dizer que nosso perispírito precisa de um certo tempo para ir se desprendendo do corpo físico e o espírito também, por isso que a cremação não seria aconselhada, pois o corpo físico desaparece rapidamente. Isso é falso?
3. Gostaria que vocês me explicassem o que ocorre na transfiguração no sentido espiritual.
Eliana 

Resposta do Editor: 

As respostas que podem dirimir as dúvidas do filho da leitora podem ser encontradas nos livros Cristianismo e Espiritismo, de Léon Denis, e A Caminho da Luz, de Emmanuel, os quais já foram estudados de forma sequencial e metódica nesta revista, a saber: Cristianismo e Espiritismo, nas edições 64 a 81; A Caminho da Luz, nas edições 194 a 207.

Sobre o povoamento da Terra, sugerimos a leitura do artigo intitulado “Adão e o povoamento da Terra”, publicado na edição 34 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/34/especial.html

Sobre cremação, a informação pode ser encontrada no editorial da edição 253. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/253/editorial.html

O tema transfiguração é o assunto principal do livro A Morte e os seus Mistérios, de Ernesto Bozzano, que vem sendo estudado nas edições semanais de nossa revista.

Os fenômenos de transfiguração consistem na mudança de aspecto do corpo de um vivo. Quase sempre, porém, a mudança de aspecto é circunscrita aos traços do rosto do médium, mudança que pode consistir em uma transfiguração do semblante, por contração e adaptação dos músculos faciais, contração determinada por uma vontade qualquer, subconsciente ou extrínseca, como pode resultar uma transfiguração do semblante, no qual já se encontre um princípio de materialização ectoplásmica sob a forma de barba, de bigodes, de "sinais", de cicatrizes, ou outros característicos, surgidos inesperadamente sobre o rosto do médium ou também de uma completa máscara sobreposta ao mesmo.

 

De: Mariza Bressan de Moraes (Capinzal, SC)
Quinta-feira, 22 de março de 2012 às 17:13:36
Oi, gostaria de saber da possibilidade de assinar a revista O CONSOLADOR.
Mariza 

Resposta do Editor: 

Esta revista não tem formato impresso e não adota o sistema de assinatura. Para lê-la, basta acessar nosso site, sem necessidade de inscrição nem de senha. O acesso à revista é inteiramente gratuito.

 

De: Luis Carlos Rodrigues Sales (Tocantinópolis, TO)
Sexta-feira, 23 de março de 2012 às 09:51:26
Onde viveu o Padre Germano?
Luis Carlos 

Resposta do Editor: 

Segundo Amália Domingo Sóler, Padre Germano, perseguido por seus superiores hierárquicos, viveu desterrado em obscura aldeia, palco de grande parte das histórias relatadas no livro Memórias do Padre Germano. Mas ela não disse o nome da aldeia nem o país em que os fatos se deram. O livro citado já foi estudado nesta revista, de modo sequencial e metódico, nas edições 139 a 158.

 

De: Dantanhy Henrique Pereira Pinto (Belo Horizonte, MG)
Quarta-feira, 21 de março de 2012 às 09:12:02
Gostaríamos de contar com o apoio da revista O CONSOLADOR para a divulgação de nossas obras. Somos o órgão editorial da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais. É possível nos enviar uma proposta por e-mail?
Aguardamos.
Dantanhy Henrique 

Resposta do Editor: 

Esta revista não publica anúncios pagos, mas divulga de forma gratuita, na seção Livros – lançamentos, todos os livros espíritas que vêm sendo lançados, independentemente da editora que os publica.

 

De: Everton S. (Guaxupé, MG)
Sexta-feira, 23 de março de 2012 às 15:36:57
Gostaria de saber sobre psicografia. Uma vez que me disseram que conseguimos isso pela internet e não somente de forma presencial. Sinto que alguém quer falar comigo. No aguardo, fiquem com Deus.
Everton 

Resposta do Editor: 

O tema psicografia já foi examinado nesta revista em diversas ocasiões. Para entender melhor o assunto é indispensável, porém, que o leitor leia O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, obra que vem sendo estudada de modo sequencial e metódico nas edições semanais desta revista.

 

De: Cláudia Valle Ladewig (Petrópolis, RJ)
Sexta-feira, 23 de março de 2012 às 17:48:32
Tenho muitas perguntas, mas vou digitar a mais importante no momento. Eu sou uma pessoa que desde criança via outras pessoas, pessoas que as pessoas ao meu redor não viam. Eu cresci e parei um pouco de ver. Aos 9 anos tive minha 1ª convulsão; fui à médica e eles disseram que eu era epiléptica. Aos 20 anos, meu pai faleceu e daí começou tudo de novo. Voltei a ver meu pai e falar com ele, só que era quando eu dormia; depois via minha avó, meus 1º e 2º maridos, ambos falecidos no mesmo ano de 2004, e outras pessoas que eu não conhecia ou de quem não me lembrava, já que um deles falou que havia estudado medicina comigo e que eu havia me especializado em cirurgia. Esse episódio ocorreu quando eu estava à frente de uma lápide de um túmulo no chão, não sei em que lugar. Já procurei algumas explicações e constatei que era uma médium sonambúlica. Gostaria de uma explicação maior sobre isso e sobre essa mediunidade.
Desde já agradeço pela resposta e pela atenção.
Cláudia 

Resposta do Editor: 

A vidência durante a infância é algo bastante comum, como já foi examinado nesta revista em diversas ocasiões. Sobre o assunto sugerimos à leitora que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 150. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/150/oespiritismoresponde.html

Para entender melhor os fatos citados pela leitora, é indispensável a leitura de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, obra que vem sendo estudada de modo sequencial e metódico nas edições semanais desta revista. 

 

De: Vilma Pereira de Oliveira (Pavuna, RJ)
Sábado, 24 de março de 2012 às 11:44:13
Gostaria de encontrar minha irmã Elena Pereira de Oliveira, sumida há 15 anos. A última vez que soube dela, ela estava doente e sumiu. Não sei se ela morreu. Se estiver viva, gostaria de ajudar.
Vilma 

 

De: Wagner Tadeu de Oliveira (Diadema, SP)
Sábado, 24 de março de 2012 às 16:41:38
Ao visitar várias Casas Espíritas, fiquei muito preocupado com os trabalhos que estavam praticando.
Não estou criticando estes trabalhos, pois todos têm seu mérito e sua finalidade para o futuro, que são os estudos do Evangelho no Lar, da codificação de Kardec e outros. Apenas percebi a pequena quantidade de médiuns e doutrinadores, pois a desobsessão ficou em segundo plano. Mas se é uma Casa Espírita por que não priorizar o atendimento a tantos irmãos desencarnados, muitas vezes desesperados, em uma longa fila, esperando um socorro, uma alma amiga para abraçá-los?
Muitas dessas casas, por interpretação errônea do ser humano, não permitem que encarnados, já prontos pelo Plano Espiritual, trabalhem, e têm que esperar anos para só assim ter o direito do trabalho mediúnico, deixando assim de ajudar de imediato tantos necessitados.
Acredito que algo deve ser feito de imediato pelos Diretores e Orientadores das Casas Espíritas, Federações e Associações, que estão perdendo a oportunidade de abraçar tantos trabalhadores da Seara do Senhor já com diplomas das vidas passadas.
Grato.
Wagner Tadeu de Oliveira

 

De: Julia Maria Tavares (Guarabira, PB)
Domingo, 25 de março de 2012 às 12:18:14
Sou uma pessoa que frequenta o Centro Espírita da minha cidade e gostaria de obter o livro Violetas na Janela, que desejo tanto ler.
Agradeço.
Julia Maria 

Resposta do Editor: 

O livro citado é muito conhecido e pode ser encontrado em qualquer distribuidora espírita.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport - Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 25 de março de 2012 às 13:24:22
Observando os eventos espíritas, ainda noto o império masculino, estatisticamente falando, em comando. Fala-se de transição planetária, porém vejo a feminilidade ainda nos bastidores, eis que a masculinidade continua comandando as oportunidades. Como poderemos juntos modificar esta acentuada estatística, a começar no Espiritismo? Desde a tenra idade eu me autoquestionava: só os homens têm condições mais adequadas para receber as palavras de Deus? Como explicar isso?
Respeitosamente.
Marilene

 

De: Verônica Rabello (Astolfo Dutra, MG)
Domingo, 25 de março de 2012 às 17:11:16
Encontrar-nos-emos com nossos bichos de estimação, após nosso desencarne?Verônica 

Resposta do Editor: 

Embora o fato nada tenha de absurdo, porque existem registros confiáveis de sua ocorrência com algumas personalidades conhecidas, parece-nos que dificilmente, em condições normais, esse encontro se dê.

 

De: Daiene Maritise Silva (Três Corações, MG)
Domingo, 25 de março de 2012 às 21:31:45
Perdi meu pai há quase 3 anos e não tem um só dia que não penso nele. Ele era tudo pra mim; nos entendíamos só por um simples olhar. Estou sofrendo muito ainda. Sinto a presença de vários espíritos e consigo ver algumas coisas, mas vivo minha vida. Mas os espíritos que eu estou falando não são bons; isso eu sei, eu sinto. Sou capaz de sentir várias presenças ao mesmo tempo e às vezes sinto um pouco de medo. Na minha cidade não consegui ninguém que possa me ajudar.
Desde já agradeço.
Daiene

Resposta do Editor:

Recomendamos à leitora que busque apoio e orientação numa Casa Espírita, onde os passes e os estudos lhe farão, com certeza, imenso bem. Os fatos que descreve são indícios seguros de mediunidade, que deve ser estudada para uma melhor compreensão e consequente aplicação em benefício da coletividade.

 

De: Jorge Antonio Dantas (São Cristóvão, RJ)
Segunda-feira, 26 de março de 2012 às 15:24:46
Assunto: Edição 253 - Nas fronteiras da epilepsia
Prezado confrade, não obstante pertencer a outra área profissional, considero de fundamental importância as suas colocações concernentes à epilepsia. Muito bem direcionadas, de forma lógica, racional e à luz da doutrina dos Espíritos.
Muito bom e oportuno o seu artigo.
Abraços fraternos,
Jorge Dantas.

 

De: Cida Menezes (Janaúba, MG)
Segunda-feira, 26 de março de 2012 às 18:14:29
Assunto: Especial 150 - O Espírito de Chico Xavier
Esse livro é cheio de incoerências, e nada tem a ver com o pensamento de Chico Xavier. Demonstra um Chico oposto ao que conhecíamos. Não tenho nada a falar de Carlos Bacelli, pois não o conheço, sei apenas que o Espiritismo não deve "temer" os adversários externos como outrora. Hoje, os adversários diversificaram suas atuações, e estão inseridos dentro do movimento espírita.
Cida Menezes

Resposta do Editor: 

A opinião da leitora é idêntica ao pensamento dos que dirigem esta revista. A obra citada contém ideias que nada têm que ver com o que Chico Xavier sempre manifestou em sua longa e profícua existência.

 

De: Jutui Francisco de Souza (Florianópolis, SC)
Terça-feira, 27 de março de 2012 às 11:45:18
Levando em conta a universalidade das comunicações dos Espíritos, existem relatos de visualização de Espíritos com formas de extraterrestes?
Jutui F. Souza 

Resposta do Editor: 

Não temos nenhuma informação a respeito do assunto. O que sabemos é o que Allan Kardec escreveu, ou seja, que – segundo os Espíritos superiores – a forma humana é encontrada em todos os mundos que circulam no espaço infinito.

 

De: Suzy Aparecida Joaquim (Osasco, SP)
Terça-feira, 27 de março de 2012 às 12:05:22
Gostaria de saber como posso fazer para adquirir o áudio do livro Sexo e Destino.
Desde já muito obrigada.
Suzy 

Resposta do Editor: 

Para sintonizar o áudio do livro Sexo e Destino basta clicar neste link: http://audioespirita.net/sexo-e-destino/#comments

 

De: Carlos de Oliveira (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 28 de março de 2012 às 15:11:14
Caros amigos. Gostaria de receber a revista semanal O Consolador.
Como devo proceder aqui em São Paulo/Capital?
Por favor, me informem.
Grato.
Carlos de Oliveira 

Resposta do Editor: 

Esta revista não tem formato impresso. Para lê-la basta acessar nosso site, sem necessidade de inscrição nem senha. O acesso à revista é inteiramente gratuito.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita