WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 250 - 4 de Março de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Edson Luiz Nunes (São João do Meriti, RJ)
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 às 22:45:34
Podem vários Espíritos obsessores 'incorporar' em um médium ao mesmo tempo?
Edson 

Resposta do Editor: 

“Incorporar” não seria o termo correto, mas obsidiar sim. Pode, pois, uma pessoa estar, ao mesmo tempo, sob o domínio obsessivo de vários Espíritos. O maior exemplo disso é narrado pelos evangelistas Marcos e Lucas. Segundo o Evangelho de Lucas, 8:27-31, saiu ao encontro de Jesus, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios. Ele não andava vestido nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. Quando viu Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo com grande voz: “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes”, porque Jesus tinha ordenado ao Espírito que saísse daquele homem, pois já havia muito tempo que o arrebatava. Quando Jesus perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?”, obteve esta resposta: “Legião”, porque – segundo Lucas – tinham entrado nele muitos demônios que lhe rogavam que os não mandasse para o abismo.

 

De: Elsa Loureiro (Pombal, Portugal)
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 às 08:32:30
Assunto: Edição 249 - Espiritismo: uma questão de utilidade pública
Desde muito cedo tive a intuição de que algo não estava certo na religião em que fui educada. Achava que era tudo muito ilógico e forçado. Mistérios, mistérios e mistérios. O que gostaria de ver explicado não o podia ser. Era "mistério". Mas sempre cá ficou o sentido de que Deus estava em toda a parte. Seria dito noutro sentido, mas o certo é que chego à conclusão de que a Igreja Católica Apostólica Romana, não querendo, lá chegou à verdade.
Apesar de serem muito válidos os bons ensinamentos é pena esta religião estar mais empenhada na matéria do que na espiritualidade dos seus membros. Como seria bom se o papa e todos os seus seguidores praticassem a caridade. Esvaziassem os cofres e alimentassem a humanidade faminta; pregassem e praticassem boas obras, a verdade, a simplicidade e o amor ao próximo. Assim sim seriam os seguidores da doutrina de Jesus.
Só agora me sinto minimamente esclarecida sobre o que somos, o que estamos aqui a fazer e o que nos irá acontecer. É lógico, simples e -- como o ovo de Colombo-- não poderia ser de outra maneira.
A Doutrina Espírita trouxe-me o sentido da vida. A certeza de que a humanidade deveria enveredar por outros caminhos. Enquanto o poder económico proliferar e prevalecer, em vez dos poderosos deste planeta se preocuparem com o bem-estar material e moral dos povos, a humanidade ainda terá um longuíssimo caminho a percorrer.
Poderemos acelerá-lo se cada um lutar de per si para a divulgação do Espiritismo. Fazer caridade, demonstrá-la com os nossos atos. Estar em conformidade com as leis universais, do bem e da moral. Ter esperança que os poderosos deste planeta tenham um lampejo de Jesus e acordem um belo dia com a perfeita noção do seu dever. Orientar e distribuir o manancial de riquezas que lhes foram confiadas.
Utopia? Quero acreditar antes seja uma possibilidade para vermos noutra encarnação.
Elsa Loureiro

 

De: Mª Carmen Sus (Barcelona, Espanha)
Domingo, 26 de fevereiro de 2012 às 15:42:25
Assunto: Edição 248 - O ceticismo humanista-cristão
Hola Davilson, el articulo es muy interesante y lo debería leer mucha gente.  Todo que has expuesto tiene un valor grande para nuestra doctrina y dar a entender al mundo que se puede curar sin pastillas. Exactamente las enfermedades tienen nombre de estafa (por el dinero que se maneja con los medicamentos que nos intoxican y que nos dan a un sin saber lo que nos pueden perjudicar). En cambio la doctrina que que Jesús nos enseño y nos dio oportunidades poniendo a médiums para curar magnéticamente y espiritualmente. esa es la diferencia que hay en la tierra para algunos¡¡que no saben encontrar la palabra de Jesús y los espíritas somos tan afortunados los que la encontramos con el amor, ( por ejemplo, los laboratorios tienen mucho poder con los gobiernos,) el papa de Roma en siglo XXI prohíbe los preservativos y dice que el que se lo ponga pecara, pero no entienden las enfermedades que se pueden coger venéreas y el sida etc...
Los pueblos son los que buscan el remedio pero no todos lo encuentran, los que tienen fe en Dios Padre y Jesús son los mediadores de practicar la doctrina para que la gente entienda, que se ha ido al sitio adecuado, a escucharla y a curarse, y dejar las religiones que para ellos todo es pecado. la única verdad es la que ellos tienen.Pero la doctrina que afirma la verdead para las religiones no existe.
Davilson te e escrito lo que yo pienso, tu articulo es como te e di cho antes digno de que lo deberían leer mucha gente espero no defraudarte y si es así me lo dices que así aprendo un gran abrazo y mucha paz en nuestro maestro Jesús.

Mª Carmen
http://elblogdeazucena.blogspot.com

P.S. - sobre la ONU yo ni lo menciono porque representa a todo el mundo pero solo tienen voz las cuatro potencias, que mandan.

 

De: Marilice Santos (Taquari, RS)
Sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 19:17:51
Queria saber se aquelas fotos antigas de materialização de Espíritos são verdadeiras ou fraude, como o caso de Uberaba pela médium Otília, o Peixotinho, da Katie King, e tantas outras fotos. As manifestações são verdadeiras ou são uma fraude para iludir a boa fé do povo?
Obrigada desde já.
Abraços a todos!
Marilice 

Resposta do Editor: 

Nos três casos citados não há nenhum motivo para crer que tenha havido fraudes. No tocante a Katie King, quem divulgou as fotos foi o sábio inglês William Crookes, cuja credibilidade e capacidade jamais foram postas em dúvida.

 

De: Márcia Leal (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 20:29:11
Caros irmãos, fui orientada por algumas pessoas a não gravar mais vozes do além em meu celular, pois poderia sofrer obsessão. Contudo, um amigo espírita me disse que eu não preciso ter medo, pois este problema depende da mente de cada um, e que eu só preciso manter uma sintonia de amor. O que devo fazer?
Muito obrigada.
Márcia 

Resposta do Editor: 

Há um conselho conhecido popularmente: Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O que o amigo espírita disse está correto, mas é importante também que a leitora estude seriamente a doutrina espírita para saber como usar a faculdade mediúnica que lhe permite o contato com o plano espiritual. Para isso, deve buscar orientação em uma casa espírita séria, onde poderá fazer os estudos a que nos referimos.

 

De: Nerideus Brasil (Teresina, Piauí)
Sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 21:21:26
Por que a história veiculada nas escolas do Brasil são tão parcas e carentes de maiores conteúdos de informações do verdadeiro papel do jesuíta Pe. Nóbrega na institucionalização da Nação brasileira como principal assessor e conselheiro do Governador Geral Tomé de Souza? Viajando pelo Brasil afora veem-se belas avenidas com nomes de bodegueiro, contador de piadas de botequim etc., mas não se vê nenhuma estátua, obelisco ou nome de avenida ou rua desse inolvidável estadista dos pródromos da nossa nacionalidade.
Nerideus

 

De: Diogo Jr. (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 22:03:09
Quais os sintomas e graus da obsessão? Há mudança de comportamento? Como é a obsessão extrema?
Diogo 

Resposta do Editor: 

O tema obsessão foi objeto nesta revista de inúmeros artigos e estudos. Eis alguns deles cuja leitura sugerimos ao leitor:

1. A obsessão e suas principais variedades - http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/esde.html

2. Fatores predisponentes do processo obsessivo - http://www.oconsolador.com.br/ano3/124/esde.html

3. Obsessão e loucura –
http://www.oconsolador.com.br/ano3/126/esde.html

4. A obsessão e suas características - http://www.oconsolador.com.br/ano3/122/esde.html

5. Obsessão: profilaxia e terapêutica - http://www.oconsolador.com.br/ano3/127/esde.html

Se após a leitura dos textos mencionados houver alguma dúvida, estaremos à disposição do leitor para procurar elucidá-las.

 

De: Simoni Goidanich (Montevidéu, Uruguai)
Sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 21:26
Queridos hermanos: les enviamos esta noticia de la prensa ecuatoriana - la que se pudo obtener por Internet - sobre el Primer Encuentro Espírita Internacional de Quito. El evento llamó la atención de la prensa ecuatoriana, que lo trató con mucho respeto. Agradecemos las vibraciones recibidas y la divulgación realizada para el éxito de este evento, que contó con un público de aproximadamente 120 personas muy interesadas en la Doctrina Espírita.
Encuentro de espíritas
Domingo, 19 de Febrero de 2012
El Primer Encuentro Espírita Internacional, organizado por el Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec de Quito, fue celebrado en el Aula Jorge Icaza de la CCE. Una masiva asistencia se registró en las conferencias. Fabio Villarraga, conferencista de Colombia; Simoni Privato Goidanich, médium y conferencista brasileña, y Manuel Torres y Jorge Berrio Bustillos, médium y conferencista colombiano. (Periódico "La Hora", 19 de febrero de 2012. http://www.lahora.com.ec/index.php/noticias/fotoReportaje/1101286500.)
Gracias.
Simoni

 

De: Joaquim Pereira de Brito (Remanso, BA)
Sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 23:03:28
Como aluno da Escola da Fraternidade Espírita Sementes de Luz, quero auxílio.
Joaquim 

Resposta do Editor: 

Pedimos ao leitor que especifique o tipo de auxílio de que necessita. Se o que pede diz respeito a assistência e socorro espiritual, sugerimos procurar uma instituição espírita próxima de sua casa. O link seguinte vai ajudá-lo a encontrá-la: http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Joseleide Maria Oliveira Rocha (São Lourenço, MG)
Domingo, 26 de fevereiro de 2012 às 12:45:51
Gostaria de encontrar o livro de Saara Nousiainen “Nós e o mundo espiritual”.
Joseleide 

Resposta do Editor: 

Informações sobre aquisição do livro podem ser obtidas no site Estante virtual. Eis o link: http://www.estantevirtual.com.br/q/saara-nousiainen-nos-e-o-mundo-espiritual

O texto do livro citado, no formato PDF, pode ser baixado clicando em http://bvespirita.com

 

De: Demerci Maria Fernandes (Palmeiras de Goiás, GO)
Domingo, 26 de fevereiro de 2012 às 13:30:27
Olá, boa tarde, como faço pra adquirir o livro “Filhos órfãos”?
Obrigada.
Demerci 

Resposta do Editor: 

Não conhecemos a obra citada, motivo pelo qual não podemos atender à solicitação da leitora.

 

De: Eliana Silvério (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 18:56:01
Gosto de ler romances espíritas mas tenho dúvidas quais são verdadeiros e como diferenciá-los.
Eliana 

Resposta do Editor: 

Wellington Balbo escreveu sobre o assunto um interessante artigo que está sendo publicado nesta mesma edição. Eis o link que remete a leitora ao texto: http://www.oconsolador.com.br/ano5/250/wellington_balbo.html

 

De: Mariana Guedes (Juiz de Fora, MG)
Domingo, 26 de fevereiro de 2012 às 19:08:01
Boa noite, eu e mais cinco amigas vamos estudar Paulo e Estêvão. A revista já fez algum estudo desta obra onde possamos pesquisar e aprofundar mais? Tem alguma sugestão pra dar? Desde já, agradeço.
Muita paz.
Parabéns pela revista.
Mariana 

Resposta do Editor: 

Esta revista não publicou até o momento nenhum estudo específico sobre o romance citado, mas existe em Londrina um grupo de estudos que já estudou metodicamente o romance, resultando desse estudo um texto condensado interessante que poderá ajudar a leitora e suas amigas. Estamos neste momento solicitando à autora do texto – Eunice de Oliveira Cazetta – que envie à leitora a matéria a que nos referimos.

 

De: Luiz Fernando Souza (São Sebastião do Paraíso, MG)
Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 às 10:26:35
Olá a todos. Parabéns por serem tão caridosos com a Doutrina Espírita, realmente o Consolador prometido por Jesus. Gostaria que me fossem indicadas as edições desta revista em que o tema orgulho foi tratado sobre as mais diversas formas. Agradeço desde já e desejo paz a todos deste periódico eletrônico.
Luiz Fernando 

Resposta do Editor: 

Temos, no alto das páginas desta revista, uma ferramenta de busca importante constituída de um retângulo e, ao lado, a palavra “Buscar”. Digitando no retângulo a palavra “orgulho”, o leitor verá que, de imediato, aparecerão no monitor do computador as diversas situações e os links respectivos em que a palavra foi utilizada na revista. Esse sistema de busca é idêntico ao adotado pelo Google e tem sido de grande valia para todos os que se valem desta revista para preparação de textos ou palestras.

 

De: I. N. (Cristalina, GO)
Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 às 12:19:24
Peço uma oração pela união de V. e F., para que se entendam.
Muito Obrigada.
I. N.

 

De: Cintia Alves da Silva (Araraquara, SP)
Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 às 16:31
Olá, amigos!
É com muita satisfação que lhes convido para a minha defesa de mestrado, que será realizada no dia 8 de março de 2012 (quinta), às 14h, no Anfiteatro C da Unesp de Araraquara (câmpus da Faculdade de Ciências e Letras).
A dissertação é intitulada "As cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica". Comporão a banca os professores doutores Jean Cristtus Portela (orientador), Renata Maria Facuri Coelho Marchezan (UNESP) e Elizabeth Harkot de-La-Taille (USP).
O endereço da Unesp FCLAr é: Rod. Araraquara-Jaú Km 1 - Bairro: Machados
CEP 14800-901 - Araraquara, SP / Fone: (16)3334-6200.
Segue, em anexo, um MAPA com a localização do câmpus, para quem tiver dúvidas sobre como chegar.
Um grande abraço e até mais,
Cintia Alves da Silva 

Resposta do Editor: 

A notícia acima, que merece os aplausos de todos nós espíritas, está sendo veiculada na seção Movimento Espírita Brasileiro, no noticiário relativo ao Estado de São Paulo. Parabéns à Cintia e sucesso na defesa de sua dissertação.

 

De: Nerideus Brasil (Teresina, Piauí)
Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 às 23:29:59
Assunto: Edição 249 - Espiritismo: uma questão de utilidade pública
A Rita Côre:
Minha cara Dra. Rita (se a sra. não o é, fica-lhe concedido o doutorado honoris causa desde já). Seu artigo claro, cristalino e muito didático faz qualquer analfabeto funcional ou filósofo e editor de grandes jornais (veja o Dr. Helio, editorialista da Folha de SP), que escreve muito sobre essa sua personificação identidade de ateu. Defende seus pontos de vista com argumentos movediços como as areias do deserto, fundamentando-se com citações de Richard Dawkins e outros moderníssimos niilistas. Na verdade os ateus são ignorantes por excelência (talvez nunca ouviram falar daquela maliciosa pergunta de Napoleão Bonaparte a seus ditos sábios sobre as origens das estrelas durante a sua campanha no velho Egito).
Meus efusivos parabéns!
Nerideus Brasil

 

De: Sirlete Santos (Palhoça, SC)
Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 às 18:03:11
Gostaria de saber como e quando o médium Divaldo Pereira Franco vai estar novamente em Camboriú.
Sirlete 

Resposta do Editor: 

Já dissemos à leitora que Divaldo Franco estará em Balneário Camboriú-SC no dia 25 de março, quando, às 18 horas, na praia central, próximo do Hotel Marambaia, se realizará mais uma edição do Movimento “Você e a Paz”.

 

De: Leon Ferrari Felisberto (Poços de Caldas, MG)
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 às 11:14:30
Olá, fiquei muito admirado com o trabalho que vocês fazem através da revista "O Consolador" e queria agradecer a todos por este belo trabalho. Tenho um blog espírita e gostaria de saber se posso colocar o link de vocês em meu blog. Não tenho a intenção de fazer isso para receber algo em troca, simplesmente quero que as pessoas possam conhecer a revista. A doutrina tem que chegar a todos, por isso faço esse pedido. Aguardo respostas, irmãos queridos.
Leon Ferrari 

Resposta do Editor: 

Já dissemos ao leitor que ele pode, sim, divulgar o site de nossa revista como quiser e na forma que quiser, da mesma maneira que gostaríamos de divulgar o blog que ele mantém na internet.

 

De: Renata de Lima Machado Amaral (Niterói, RJ)
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 às 21:29:28
Assunto: Edição 249 - Espiritismo: uma questão de utilidade pública
A Rita Côre:
Que surpresa, professora Rita Côre, você por aqui? Que alegria poder "revê-la".
Como tudo evolui, tenho também uma história engraçada, ocorrida no colégio católico, no qual fui sua aluna, em Niterói: solicitada pela professora, minha filhota levaria para a classe um livro infantil, de conteúdo moral, sem ênfase religiosa. Todavia, eis que nada acontece por acaso, e a luz deve ser posta acima do velador, decidiu por conta própria levar outro infantil, de conteúdo espírita e, mais ainda, com Allan Kardec na capa!!! Só no dia seguinte descobri o imbróglio e pensei: Meu Deus, o colégio vai implodir com o livro!!! Corri para comunicar à professora e desfazer o "engano": no entanto, o livro já estava em sala de aula, mais do que acolhido e acatado!! Ficou Kardec lá, para apreciação dos pequenos! Acima de tudo, a evolução e o respeito a todas as religiões! Porque, afinal, nada é mais bonito do que ouvir no colégio: "Viva Jesus em nossos corações!" E as crianças completarem em coro: "Para sempre!". Saudades das aulas de literatura...
Renata

 

De: V. L. (Pilar do Sul, SP)
Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 às 09:37:36
Gostaria de saber como faço pra ir a Capão Bonito. Preciso levar uma amiga que não está boa, para se consultar. Por favor mande o endereço que eu procuro me informar.
V. L. 

Resposta do Editor: 

Não entendemos o pedido da leitora. Se o que ela procura é endereço de centro espírita em Capão Bonito-SP, sugerimos que se informe acessando o site da USE, que coordena o movimento espírita paulista. Eis o link:
http://www.usesp.org.br/site/use

 

De: Rita Aparecida da Fonseca (Maricá, RJ)
Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 às 16:08:39
Assunto: Edição 247 - 20 ensinamentos sobre o Centro Espírita
Gostei muito mas gostaria de fazer uma pergunta: Pode uma casa espírita ser na casa do dirigente e nela ele promover festinha regada a álcool.
Obrigada.
Rita 

Resposta do Editor: 

Muitos grupos e centros espíritas, por inexistência de recursos financeiros, funcionam na residência de um de seus componentes. Nada existe contra isso, embora o ideal é que, assim que for possível, a instituição tenha seu próprio local. Se a residência servir de palco a festas como a citada pela leitora, é evidente que sua destinação como casa espírita passa a ser desaconselhada.

 

De: Paulo Henrique Rodrigues (Astolfo Dutra, MG)
Domingo, 26 de fevereiro de 2012 às 15:51:53
Caros amigos, estou de novo aqui pedindo ajuda.
Estou enviando um texto de amigo equivocado que gostaria da resposta dentro das obras básicas. Ele só aceita o que vem delas. Gostaria que me ajudasse.
Eis o texto:
“Quanto mais a gente lê, mais percebe coisas que não percebia antes. O Espiritismo prega a humildade, o recolhimento, a discrição sobre valores estéticos e materiais. Da mesma forma, o Espiritismo nos ensina que os Espíritos de faixas morais distintas não se percebem uns aos outros. Um Espírito de baixa compreensão moral, por exemplo, não percebe a proximidade de um outro, por menos pouco elevado que seja. O Espiritismo também nos ensina que não existe perturbação mental no Espírito desencarnado, exceto aquela que PODE se seguir imediatamente após o desencarne e que se dissipa com o tempo e a compreensão de sua situação. Assim sendo, não existem Espíritos loucos. Loucura é uma questão orgânica.
Postos estes três parâmetros, faço os seguintes questionamentos de quem SABE que não existe nem Umbral, nem Colônias Espirituais:
1) Se as tais colônias são para Espíritos mais ou menos esclarecidos, ou seja, moralmente um pouco menos ignorantes, como podem ser avistadas ou assediadas pelos supostos Espíritos do suposto umbral, conforme narrativas em obras de autores comerciais espiritualistas desde a década de 50 passada? Se estão em ‘faixas de sintonia diferentes’, como um umbralino consegue, então, detectar um colonial e até tentar invadir-lhe a tal colônia?
2) Se o Espiritismo ensina a humildade e discrição, por que as descrições das tais colônias se referem a ‘palácios’, ‘mansões’ e a uma suntuosidade nos templos, se as tais colônias seriam para Espíritos moralmente esclarecidos?
3) E se o Espiritismo demonstra que o apego à matéria subsiste e que ainda o estado de perturbação é volátil ao Espírito desencarnado, por que logo o Umbral, local que reuniria os mais ambiciosos, os mais apegados à matéria, os mais vaidosos é formado por "construções em ruínas", edificações lúgubres e no máximo de luxo apenas castelos toscos à moda medieval? Não seria mais lógico crer que Espíritos elevados morariam em choupanas e que Espíritos vaidosos ergueriam para si palácios suntuosos com todos os luxos?
Afinal, os Espíritos não são todos dotados de capacidade de manipulação fluídica, bem como após a perturbação têm plena consciência do que fazem? Você aí, cidadão comum que quer ganhar na megassena... Se você fosse para o Umbral e soubesse que tem a oportunidade de construir fluidicamente uma morada, faria um casebre ou um palacete? E você, Espírito iluminado que vive falando mal de quem não acredita nessa história de colônias? Ergueria para si um barracão de zinco como sinal de sua humildade?
Esse tipo de coisa e de raciocínio é apenas mais condimento e munição para considerarmos cada vez mais a história das colônias e do tal umbral como histórias muito mal contadas, sem lógica e sem referencial concreto na codificação espírita.”
Abraços.
Paulo Henrique

Resposta do Editor:

Em face da exiguidade de espaço conferido por esta seção, a resposta ao leitor será dada oportunamente na seção O Espiritismo responde, quando então o autor da carta acima será informado.

 
 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita