WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 5 - N° 238 - 4 de Dezembro de 2011
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)



Clissia Rezende, de Campo Grande-MS, em carta dirigida a esta revista, publicada na seção de Cartas da edição 237, depois de citar dois textos – um de Kardec, o outro de Léon Denis –, afirma ter entendido que o Espiritismo, por meio de suas maiores autoridades, “nega a revelação divina encontrada nas Escrituras, relegando-as ao nível de uma mera compilação de fatos históricos e lendários”. E acrescenta: “É curioso, entretanto, que querendo dizer-se cristão, o Espiritismo frequentemente lance mão das Escrituras, citando-as com profusão quando lhe convém. Isto significa que para os espíritas não faz diferença se a Bíblia é ou não a Palavra de Deus – desde que possam usá-la quando desejam dar à sua crença uma aparência cristã, ou seja, citando passagens isoladas que parecem dar apoio às teorias espíritas. Quando, porém, o ensino claro das Escrituras refuta essas mesmas teorias, dizem então que elas não são a Palavra de Deus pela qual devemos testar o que cremos”.

Dito isso, conclui a leitora: “Portanto, o Espiritismo não é uma religião cristã, pois nega a inspiração do Livro que é a base do cristianismo, assim como os seus ensinos. Gostaria de respostas pra isso”.

Procuraremos, da forma mais didática possível, responder à leitora.

Toda vez que alguém se refere à Bíblia ou às Escrituras, como fez a leitora, é preciso primeiro dizer a que livros se refere. Está ela falando da Bíblia judaica, da Bíblia católica ou da Bíblia protestante?

Sim, porque Bíblia não é um livro, mas uma coleção de livros. De origem grega, a palavra bíblia significa “os livros”. Os antigos a chamavam de Escrituras, e é assim que costumamos a ela nos referir quando desejamos falar do Antigo Testamento.

Para os cristãos, a Bíblia encontra-se dividida em duas unidades: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

A Bíblia aceita pela Igreja Católica compõe-se de 72 livros: 45 livros do Antigo Testamento e 27 livros do Novo Testamento, conforme estabelecido no Concílio de Trento, que decidiu incluir as Lamentações de Jeremias no livro do mesmo profeta.

Para os judeus estão excluídos da Bíblia o Novo Testamento e todos os livros do Antigo Testamento cujos originais foram escritos em grego e deles traduzidos. Assim, os judeus não aceitam os livros de Judith, Tobias, Livros I e II dos Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. Os protestantes também não aceitam esses livros, notando-se que no livro de Ester há trechos que são rejeitados ao mesmo tempo por protestantes e judeus, que os consideram apócrifos.

Rejeitar a Bíblia, ou parte dela, torna o indivíduo não-cristão?

As religiões derivadas da Reforma luterana não são cristãs?

Quando a Igreja Católica e as chamadas igrejas evangélicas não obedecem ao rito da circuncisão, constante das leis mosaicas, deixam, por isso, de ser cristãs?

Jesus, ao desrespeitar o dia do sábado, como a lei mosaica determina, deixou também de ser cristão?

Todas as perguntas colocadas acima mostram que uma pessoa ou uma doutrina podem desaprovar parte das chamadas Escrituras e nem por isso perder a condição de cristã. A propósito, cristão é o nome que se dá àquele que segue o Cristianismo, cuja doutrina está contida por inteiro em o Novo Testamento, que, em muitos pontos, está em desacordo com o Antigo Testamento.

As perseguições aos primeiros cristãos foram feitas justamente porque os partidários da lei mosaica entendiam que a doutrina cristã se opunha aos preceitos que Moisés, usando o nome de Deus, havia proclamado.

A lei do olho por olho, o apedrejamento da mulher adúltera, o banimento dos leprosos, o menosprezo aos estrangeiros, o apego às práticas exteriores do culto, eis normas legais vigentes nas chamadas Escrituras – isto é, no Antigo Testamento – que o Cristo veio revogar, mostrando a incompatibilidade daquelas ideias com a nova ordem estabelecida pelo Evangelho do Reino.

Concluindo, sugerimos à leitora que leia o item 59 d´O Livro dos Espíritos, em que Allan Kardec, embora apontando os equívocos constantes do Antigo Testamento, faz importante reverência à Bíblia, quando indaga: “Dever-se-á daí concluir que a Bíblia é um erro? Não; a conclusão a tirar-se é que os homens se equivocaram ao interpretá-la. Escavando os arquivos da Terra, a Ciência descobriu em que ordem os seres vivos lhe apareceram na superfície, ordem que está de acordo com o que diz a  Gênese, havendo apenas a notar-se a diferença de que essa obra, em vez de executada milagrosamente por Deus em algumas horas, se realizou, sempre pela sua vontade, mas conformemente à lei das forças da Natureza, em alguns milhões de anos”.

Recomendamos também à leitora e aos nossos estimados leitores que leiam o Editorial da edição 48 desta revista, que transcreve o que Ezer Weizman, ex-presidente de Israel, disse em dezembro de 1997 sobre o que pensa do Antigo Testamento. Eis o link que remete ao texto citado: http://www.oconsolador.com.br/48/editorial.html


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 

  Simulador de configuracoes FORMMAIL

Nome:
E-mail:
Cidade e Estado:
Pergunta:
 


 



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita