WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 5 - N° 236 - 20 de Novembro de 2011
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 
Mário de Araújo:
 

“As mulheres, em geral, lutam arduamente para não abandonar os filhos”

O confrade paulista fala sobre os objetivos do Lar Uma Nova Esperança, que tem por fim amparar mães com filhos que foram abandonadas por seus companheiros

 

Mário de Araújo (foto), de Limeira-SP, espírita desde a adolescência, é palestrante, divulgador espírita e o atual presidente da Sociedade Limeirense de Estudos Espíritas.

Diretor de empresas na área da tecnologia da informação, com pós-graduação em MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos (este em curso), ambos pela Fundação Getúlio Vargas, coordena importante projeto desenvolvido pelo Lar Uma Nova Esperança, instituição recentemente fundada em sua cidade.


Na entrevista a seguir, o confrade fala-nos   sobre   o   projeto   citado   e  suas

finalidades.

Quais são os objetivos do Lar Uma Nova Esperança?


O Lar Uma Nova Esperança é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é acolher e amparar a maternidade solitária. Diferente dos homens, as mulheres, em geral, lutam arduamente para não abandonar seus filhos e só o fazem quando se sentem completamente incapazes de mantê-los. É nessa situação que o Lar atuará, acolhendo a família e trabalhando para promover cada um de seus membros, restaurando-lhes a autoestima abalada pela pobreza ou pela violência. O objetivo maior do Lar é a estruturação familiar e o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Quando o Lar foi fundado?

Oficialmente, em 28/7/2010, quando demos início à elaboração do Estatuto e dos demais documentos necessários. Vamos adotar essa data, pois o Lar é a soma de várias iniciativas sociais que sempre existiram.

Quais as diretrizes de seu futuro funcionamento?

Como missão, podemos dizer que acolher e amparar a Maternidade Solitária.
Como visão, promover o desenvolvimento integral (físico, intelectual, moral e social) das famílias moradoras, visando a sua posterior inclusão na sociedade como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Como surgiu a ideia de referida iniciativa?

Como sou da área de informática, estamos “copiando e colando” o Lar Espírita Espiridião Prado, de Rio Claro-SP, que existe há 45 anos. Um de seus fundadores foi Rodolfo Calligaris, escritor da FEB. Eis o site da instituição citada: http://www.esperidiaoprado.com.br

Em que fase estão as obras e de onde têm vindo os recursos?

O Lar já conta com endereço próprio, pois um jovem empresário da cidade, que nos pediu sigilo, cedeu um terreno de 4.500m2 para uso pelo Lar. Nós já muramos o terreno, fizemos a terraplenagem, os portões de acesso, e agora estamos nas fundações e na construção do muro de arrimo. Os recursos vêm de doações da comunidade, pessoas de bem, empresas parceiras. Necessitamos de 400 mil reais para concluir os 1.400 m2 de construção.

Quais têm sido as maiores dificuldades encontradas até o momento?

Neste momento, a falta de recursos para a construção. Todas as instituições religiosas da cidade estão sendo convidadas para participar do Lar, que não é exclusivamente espírita, e assim temos despertado o interesse de muitos, mas necessitamos de recursos para concretizar a construção.

Qual o planejamento para funcionamento efetivo da instituição no cumprimento de seus objetivos?

A instituição contará com dez casas compostas de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e uma pequena área de quintal. As casas serão inteiramente mobiliadas com fogão, geladeira, sofá, camas, armários etc. e estarão dispostas em torno de um pátio interno, com um bonito e bem cuidado jardim. As crianças receberão assistência médica e paramédica para quaisquer problemas físicos ou psicológicos e aprenderão a desenvolver bons hábitos de alimentação, higiene e convivência social. Serão residências bem planejadas que permitem que uma família viva com dignidade e conforto. As famílias viverão juntas, na estrutura de um condomínio, aprendendo a respeitar os direitos uns dos outros e desenvolvendo um ambiente de ajuda mútua e compartilhamento de experiências.

Indique-nos o site para quem deseja saber mais detalhes e contatos possíveis para obtenção de outras informações.

Eis o site: www.umanovaesperanca.com.br, em que é possível colher todas as informações, os nomes das pessoas que participam do projeto, os membros da diretoria e as entidades parceiras.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita