WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 202 - 27 de Março de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Dea Krapohl (St. Joseph, Michigan, USA)
Sábado, 19 de março de 2011 às 01:20:58
Acabei de ler a entrevista de Fabio Klester, de Alagoinhas. Gostei de ver um conterrâneo tão jovem comentar a falta de interesse dos espíritas da cidade de se unirem e divulgar o Espiritismo. Sou a única filha legítima de Helena Vieira Costa e o Sr. Saturnino Favila foi o primeiro esposo da minha avó materna. Foram os livros do Sr. Favila que guiaram minha mãe no caminho do Espiritismo, quando ainda muito jovem. Estou feliz que o jovem Fabio esteja ajudando a divulgação através de vendas de livros espíritas. 

Dea
 

 

De: Jaime Mendoza Palomino (Manizales-Caldas, Colômbia)
Segunda-feira, 21 de março de 2011 às 19:13:45

Hermanos, soy un espirita convencido, deseo tener una gran correspondencia con uds, leo bien el portuques me gustaria mucho me enviaran la revista O CONSOLADOR.
Mi apartado postal es el siquiente: NRO 1215 a donde me podrian enviar folletos, hojitas, revistas para divulgar la doctrina entre mis amigos y demas personas. HERMANOS, les agradezco mucho la atencion y quedo esperando su amable respuesta.
Que el MAESTRO JESUS os bendiga.
Jaime 

Resposta do Editor: 

A revista O Consolador não tem formato impresso. Ela só circula na internet e pode ser livremente copiada ou impressa, atendendo desse modo aos fins citados pelo leitor. Para vê-la basta acessar nosso site, sem pagamento nenhum e sem necessidade de cadastro.

 

De: Maria das Graças (Austrália)
Segunda-feira, 21 de março de 2011 às 01:57:26

Moro na Austrália e o seu site tem me dado oportunidade de continuar a ler as obras espíritas. Grande trabalho.

Obrigada
Maria das Graças

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Segunda-feira, 21 de março de 2011 às 13:17:10
Sabemos que, no plano astral, não existe oxigênio, o que na Terra é muito utilizado principalmente em hospitais. Qual a razão de não disporem/utilizarem lá?

Léo 

Resposta do Editor:  

Não sabemos se a informação relativa à inexistência de oxigênio no plano espiritual é verdadeira e isto por dois motivos: a água é largamente utilizada na colônia espiritual Nosso Lar e André Luiz diz que a respiração é um dos meios com que os Espíritos se alimentam. Se houver cidade espiritual em que não exista oxigênio, fato que desconhecemos, não será difícil entender o motivo. No livro “A Vida no Outro Mundo”, pp. 82, 83, 85 e 107, escrito antes do advento das obras de André Luiz, Cairbar Schutel nos informa que há no Outro Mundo diversos planos de existência, e não poderia ser de outro modo, porque os Espíritos, revestidos de seu corpo espiritual, não poderiam viver num meio que não esteja de acordo com sua vestimenta espiritual, que vibra sempre ao ritmo da elevação de cada um, em sabedoria e moralidade. Uma região isenta de oxigênio seria hostil a Espíritos ainda necessitados de oxigênio, aduz Cairbar, acrescentando que os círculos que envolvem a Terra se diferenciam pela fluidez da matéria que os compõe.

 

De: Rosemary Lucia Navarro de Almeida (Altamira, PA)
Segunda-feira, 21 de março de 2011 às 07:00:34

Uma pessoa desencarna convicta de um fato. No plano espiritual, se o fato não é verdadeiro, tem condições de conhecer a verdade?

Rosemary 

Resposta do Editor: 

Sim, certamente, no momento adequado o Espírito terá ciência da verdade. 

 

De: Ademar T. (Planaltina, DF)
Domingo, 20 de março de 2011 às 19:03:51

Olá amigos! Gostaria de um auxílio, se possível, para sanar uma dúvida que surgiu na aula do curso de noções básicas em nosso centro. Estou auxiliando no curso, e na aula sobre Jesus uma aluna, que já teria feito o curso em outra instituição, levantou uma questão polêmica... Afirmou que aprendera que os Espíritos puros, dos quais Jesus faz parte, não erraram, não pecaram e que estes seriam os escolhidos como governadores planetários, e que os que erraram poderiam se tornar Espíritos purificados. Discordei no momento, pois não havia visto nada disso no Livro dos Espíritos, mas fiquei de pesquisar. Em minhas pesquisas tenho visto muita discussão sobre o assunto, algumas lamentáveis, mas parece que o cerne da questão estaria na afirmação de alguns Espíritos, Emmanuel em O Consolador e Roustaing sobre a evolução de Jesus em linha reta. Sei que sobre qualquer assunto que queiramos discutir devemos ter um ponto de partida que nos sirva de referência e de base. Creio que quando se trata de Espiritismo, esta base são as obras codificadas por Allan Kardec. Como esclarecer-nos e aos iniciantes se obras que deveriam auxiliar no entendimento acabam por provocar confusões e contendas doutrinárias? Gostaria que me ajudassem na elucidação deste problema.

Grato! Paz e amor!
Ademar 

Resposta do Editor: 

As questões n. 120 a 125 d´O Livro dos Espíritos dão-nos a entender que há Espíritos que seguiram desde o início o caminho do bem. Se o fato ocorreu com Jesus, essa obra não o diz, mas não existem razões para duvidarmos do que Emmanuel informou a respeito. Seguir o caminho do bem não significa, porém, que eles não tiveram de passar pelo processo reencarnatório, uma vez que a reencarnação é, como já vimos anteriormente, indispensável ao progresso dos Espíritos e dos mundos. Na questão n. 120 indagou Kardec: – Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem? Resposta: “Pela fieira do mal, não; pela fieira da ignorância”, o que confirma o que acima dissemos.  

 

De: Casa de Oração Irmã Elisabete (Salvador, BA)
Domingo, 20 de março de 2011 às 02:18.
Hoje estamos comemorando a chegada de um novo espaço para os irmãos: Os Imortais.  (www.coie.arteblog.com.br).
Espaço destinado aos Irmãos espirituais para explanação de Crônicas, Poesias, Músicas, Contos & toda reflexão do Ser Cristão de amor e harmonia, de vida eterna espiritual.
Que todos os meus irmãos do plano terreno desfrutem em harmonia e sabedoria este presente do Mestre Jesus.
Hamilton / pelo Espírito Hamadech.

www.coie.spaceblog.com.br
www.coie.arteblog.com.br
Casa de Oração Irmã Elisabete

 

De: J. D. S. F. (Suzano, SP)
Sábado, 19 de março de 2011 às 22:39:38

Preciso de ajuda, pois sinto que algo não me deixa falar o que está acontecendo aqui em minha casa. Vejo vultos todo o tempo e sinto medo; escuto vozes mas não entendo o que falam. Às vezes sinto alguém me tocar e minha filha também sentiu o toque de alguém em suas pernas. Senti alguém tocando minha cintura e não tinha ninguém perto de mim. Isso acontece comigo desde quando eu era criança; não sei dizer o que foi ou o que era, mas correu atrás de mim e senti muito medo. Agora sinto muitas vezes um sentimento de raiva e ódio por todos de minha casa, que sinto vontade de vomitar. Sinto um cheiro de carne podre dentro de casa mas só eu sinto. Às vezes fico com tanta raiva que fico agressiva depois que grito e xingo. Sinto uma tristeza e choro muito; escuto passos por toda casa mas não tem ninguém. Vejo os vultos chegarem até a porta do meu quarto. É algo muito ruim pois cada vez que falo sobre isso meus olhos se enchem de lágrimas. Me ajudem, por favor. Me ajudem e me respondam.

J.D. 

Resposta do Editor: 

Duas coisas parecem claras no que a leitora – cujo nome omitimos, por motivos óbvios – descreve: a existência nela de uma faculdade mediúnica que é preciso estudar para depois educar, e influências espirituais advindas de entidades desencarnadas cujo objetivo pode ser um mero pedido de socorro e não necessariamente causar susto ou medo. Em casos assim é indispensável buscar orientação e auxílio num Centro Espírita. No site da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que coordena o movimento espírita paulista, será possível obter endereço de um Centro próximo de sua residência. Eis o site da USE:  http://www.usesp.org.br

 

De: Arminda Gomes (Recife, PE)
Sábado, 19 de março de 2011 às 21:53:26

No desencarne conhecemos nosso bom anjo?

Arminda 

Resposta do Editor: 

Certamente que sim, pois nosso protetor espiritual, que alguns chamam de anjo de guarda, é alguém próximo de nós, e não uma pessoa distante e desinteressada que jamais veremos. 

 

De: Luci Maria Cenci (Cascavel, PR)
Sábado, 19 de março de 2011 às 20:32:48

Meus pais são mortos, um sobrinho se matou e faz 16 dias que meu irmão mais novo faleceu. Tenho a impressão que os vejo sempre ao meu lado. O que pode ser? Vocês podem me ajudar?

Luci 

Resposta do Editor: 

Se é uma mera impressão, não sabemos, mas que a possibilidade de ver os entes queridos desencarnados existe e é mais comum do que pensamos. 

 

De: Carlos Borges (Enéas Marques, PR)
Sexta-feira, 18 de março de 2011 às 16:51:38

O que significou para os espíritas a morte de Cristo?

Carlos 

Resposta do Editor: 

Brevemente trataremos nesta revista da questão proposta pelo leitor, quando então o avisaremos. 

 

De: Daniel Rafael Leal (Niterói, RJ)
Sexta-feira, 18 de março de 2011 às 16:39:17

Preciso com urgência de uma mensagem de algum familiar meu. Estou sem direção, me ajudem.

Daniel 

Resposta do Editor: 

Já dissemos inúmeras vezes que o contato mediúnico com os Espíritos parte da iniciativa deles e depende de uma série de fatores. É preciso, porém, entender que não é preciso médium para entrar em relação com os entes desencarnados que amamos, os quais podemos rever nos horários em que nosso corpo adormece, durante o chamado sono corporal. Um bom preparo antes de dormir, com leitura elevada e prece, pode favorecer esses encontros, que nos trazem muita paz ao coração e a orientação de que precisamos para levar adiante as tarefas que nos competem.

 

De: Rosangela Manfrinate (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 18 de março de 2011 às 10:18:16

Bom dia, prezados irmãos. Venho fazer um pedido: que os senhores possam orar comigo pelas vítimas do Japão e sobretudo pelo povo da Líbia. Neste momento a ONU se prepara para bombardear esse país, na tentativa de derrubar o ditador Khadafi, mas eu me pergunto: quantos padecerão no lugar dele? Quanta fome, dor e desespero! Já contabilizam 1 milhão de pessoas a necessitar de ajuda humanitária.
O problema é nosso também, são nossos irmãos. Eu tenho pedido no centro onde frequento que oremos por eles.
Se os senhores puderem fazer o mesmo eu ficarei muito grata.
Que Deus os abençoe.
Rosangela

 

De: Ana Maria Oliveira de Lima (Recife, PE)
Quinta-feira, 17 de março de 2011 às 09:38:37
Assunto: Especial 160 - Automatismo e corpo espiritual - Parte 2

Bom dia, amiga Leda. Achei muito interessantes os seus comentários, pois nos ajudam no entendimento dos nossos estudos. Gostaria de saber se existem mais comentários sobre a obra e como posso acessá-los.

Um bom dia e muita paz.
Ana Maria 

Resposta do Editor: 

Estamos encaminhando a carta acima à nossa colaboradora Leda Maria Flaborea, autora do Especial mencionado, para que ela forneça à leitora a informação solicitada. O texto citado, publicado na edição 160 desta revista, pode ser visto clicando-se em http://www.oconsolador.com.br/ano4/160/especial.html 

 

De: Osvaldo Alves de Sant´Anna (Cruz das Almas, BA)
Quarta-feira, 16 de março de 2011 às 23:55:15

Assunto: Especial 194 - Dos Delitos e das Penas 
Muito bom o texto publicado.
Osvaldo

 

De: Vânia de S. P. Possidonio (São João do Meriti, RJ)
Quarta-feira, 16 de março de 2011 às 11:52:32

Bom dia, eu gostaria de adicionar aos meus blogs o livro do Evangelho? Você poderia me orientar?

Agradeço.
Um abraço fraterno.
Vânia 

Resposta do Editor: 

A direção da revista manterá contato diretamente com a leitora. 

 

De: Niedma Grangeiro (Fortaleza, CE)
Terça-feira, 22 de março de 2011 às 03:36:14

Assunto: Especial 201 - Ensaio sobre a Morte (Parte 1)
A matéria acima fundamenta de forma inconteste o nosso despreparo para a desencarnação. Desde o nosso retorno ao orbe, recebemos dos nossos genitores e/ou responsáveis informações de todos os níveis, educação estudantil e ou formal. No entanto, não recebemos educação para a morte. Não somos devidamente informados sobre a morte. Não somos preparados para o retorno ao verdadeiro lar que é a pátria espiritual. Não somos, não estamos preparados para a única e certa GRANDE VIAGEM.
Abraços de carinho fraterno.
Niedma Grangeiro 

 

De: Vânia T. (Maceió, AL)
Terça-feira, 22 de março de 2011 às 11:47:34

No texto "A Matéria explica a Matéria?" tem-se: "A Ciência moderna abandonou os quatro elementos primitivos dos antigos e, de observação em observação, chegou à concepção de um só elemento gerador de todas as transformações da matéria". Pergunto: os 4 elementos citados são ar, fogo, água e água como os antigos entendiam? E qual o único elemento gerador de todas as transformações da matéria segundo a Ciência? (Ela ainda não admite a ação de Deus e o Fluido Cósmico Universal, não é?)

Vânia 

Resposta do Editor: 

Vamos encaminhar a mensagem acima ao nosso colaborador Marcelo Damasceno do Vale, autor do artigo citado, solicitando-lhe que envie a ela a informação solicitada. O artigo em foco pode ser visto clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/179/marcelo_vale.html

 

De: Maria Valdirene da Silva (Arapiraca, AL)
Terça-feira, 22 de março de 2011 às 21:50:38

Assunto: Especial 201 - Ensaio sobre a Morte (Parte 1)
Maravilhosa a matéria sobre o "fenômeno" da morte. Não somos capazes ainda de entendê-lo. Precisamos destes e de outros ensinamentos para aprendermos cada dia um pouco mais e seguirmos em nossa caminhada para a evolução do nosso espírito.

Paz e Luz para todos.
Maria Valdirene

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita