WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 4 - N° 181 - 24 de Outubro de 2010

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)

 

Alírio de Cerqueira Filho: 

“O processo de espiritização do nosso movimento passa pela humanização do trabalhador espírita” 

O Projeto Espiritizar tem por objetivo desenvolver a tríade
proposta por Joanna de Ângelis: qualificar, humanizar
e espiritizar o movimento espírita

 

Alírio de Cerqueira Filho (foto) é médico e natural de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, onde reside. Espírita desde 1978 e vinculado à Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, é autor de vários livros e tem-se dedicado com afinco à disseminação da conhecida proposta da benfeitora espiritual Joanna de Ângelis, que, como se sabe, tem produzido contínuas obras que formam o que, em nosso meio, é conhecido como coleção ou série psicológica. O Projeto Espiritizar nasceu de semelhante proposta, que constitui o tema central da presente entrevista. 

O Consolador: Como e quando surgiu

o Projeto Espiritizar? O que ele propõe?  

O Projeto Espiritizar é um projeto criado pela Federação Espírita do Estado de Mato Grosso há 4 anos, cujo objetivo é desenvolver a tríade proposta pela mentora Joanna de Ângelis ao movimento espírita, pela mediunidade de Divaldo Franco, na qual ela solicita ao movimento espírita trabalhar a tríade qualificar, humanizar e espiritizar.  

O Consolador: Quais os desdobramentos da proposta em termos de seu vínculo com o Evangelho e com o Espiritismo? 

Refletimos, no âmbito da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, que a Joanna de Ângelis sugeriu essa tríade para que nos aprofundemos em ações que tornem o movimento espírita mais comprometido com a Doutrina Espírita, especialmente com as bases kardequianas, e com o objetivo maior do Espiritismo que é o de reviver o Evangelho de Jesus em espírito e verdade.  

O Consolador: Como o movimento espírita tem absorvido a proposta em termos nacionais? 

O Movimento Espírita a tem absorvido muito bem. Temos realizado eventos presenciais, seminários e palestras com os temas propostos pelo projeto, em vários Estados do País e também no exterior. Além disso, temos gravado cursos e seminários em DVDs e vários Centros Espíritas do país têm desenvolvido atividades a distância com as diretrizes do Projeto Espiritizar. 

O Consolador: Divaldo tem dado prosseguimento, em suas abordagens, à proposta apresentada por Joanna de Ângelis? 

Com certeza! Todas as atividades que ele tem desenvolvido têm como objetivo aproximar o nosso movimento da Doutrina Espírita. 

O Consolador: Nas bases doutrinárias do Espiritismo, onde podemos encontrar os maiores indicativos do alcance da proposta? 

Penso que o processo de espiritização do nosso movimento passa pela humanização do trabalhador espírita e por uma maior conscientização do significado do Consolador prometido por Jesus em nossas vidas, isto é, somos convidados a trazer os conteúdos desenvolvidos pela Doutrina Espírita para a nossa intimidade, assumindo uma postura real de aprendizes do Mestre Jesus, para que, entusiasmados pelo amor cristão, possamos exercitar com afinco o autoconhecimento e a autotransformação, em sintonia com a orientação de Allan Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo XVII, item 4, em que o Codificador assevera: "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más".  

O Consolador: O Projeto tem sido inspiração para seus livros, seminários e palestras?  

Sim, temos buscado em todas as nossas atividades norteá-las pelo Projeto Espiritizar, de forma a que possamos contrapor, de alguma maneira, ao intenso trabalho daquilo que Manoel Philomeno de Miranda, em seu livro mais recente, Transtornos psiquiátricos e obsessivos, chama de ações das “trevas organizadas” com o propósito de ridicularizar o Espiritismo e a mediunidade. 

O Consolador: Que temas pertinentes às preocupações do Projeto têm despertado maior interesse dos confrades? 

Um dos seminários que mais tem sido solicitado, tanto para ser ministrado de forma presencial como a distância, é o Obsessão e Movimento Espírita, cujo objetivo é chamar a atenção para as nossas responsabilidades junto ao Consolador.  

O Consolador: De seus livros, qual é o que mais marcou sua experiência de escritor?  

O mais marcante, sem dúvida, é o primeiro livro publicado, Psicoterapia à luz do Evangelho de Jesus, para o qual tivemos a honra de receber o prefácio da mentora Joanna de Ângelis. Trata-se de um livro que resultou de uma pesquisa que fizemos durante vários anos sobre a coleção psicológica da própria mentora.  

O Consolador: Comente, de forma resumida, seu livro Fora da caridade não há salvação. 

Trata-se de um livro cujo objetivo é proporcionar reflexões sobre o trabalho do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita, que a maior parte do Movimento Espírita ainda confunde com propostas assistencialistas. Fizemos todo um trabalho focado no trabalhador espírita a partir de parábolas do Evangelho de Jesus. 

O Consolador: Suas palavras finais. 

A nossa mensagem final é a de que busquemos com todo afinco uma real vinculação à Doutrina Espírita, desenvolvendo estudos sérios das obras kardequianas, e refletindo sobre o Evangelho de Jesus, em espírito e verdade, para que possamos realmente nos transformar em pessoas melhores, neste momento da Grande Transição de nosso planeta para mundo de regeneração.

 

Notas:  

1.Informações sobre o Projeto Espiritizar podem ser encontradas no site  http://www.espiritizar.org/ 

2.Obras de autoria do entrevistado: Psicoterapia à luz do Evangelho de Jesus; Jesus e Kardec; Saúde Espiritual; Cura Espiritual da depressão; Saúde Existencial; Saúde das relações familiares; Saúde da relação pais e filhos; Parábolas terapêuticas; Fora da Caridade não há salvação; Medite e viva melhor I e II; Modelos de liderança, trabalho e autotransformação.




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita