WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 178 - 3 de Outubro de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Lucas

Terceiro livro do Novo Testamento

 Lucas (Discípulo de Paulo)

(Parte 8)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Qual é o conteúdo da parábola do rico insensato e o que ela nos ensina?

2. Qual é o significado destas palavras ditas por Jesus: “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”?

3. Por que Jesus dizia que não viera trazer paz à terra, mas dissensão?

4. Que mensagem quis transmitir o Mestre com a parábola da figueira?

5. Vendo que Jesus curava até no sábado, que palavras o príncipe da sinagoga dirigiu à multidão ali reunida?  

Texto para leitura 

31. A candeia do corpo é o olho - Com relação ao sinal que lhe pediam, Jesus disse à multidão: “Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração”. Dizendo-se maior do que Salomão e do que Jonas, o Mestre lembrou a todos que ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. “A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo ele será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.” (Lucas, 11:29 a 11:36.) 

32. Jesus repreende também os doutores da lei - Em casa do fariseu que o convidara para jantar, Jesus prosseguiu advertindo tanto os escribas como os fariseus, quando um doutor da lei lhe falou: “Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós”. O Senhor  respondeu-lhe, dizendo: “Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas. Ai de vós que edificais os sepulcros dos profetas, e vossos pais os mataram. Bem testificais, pois, que consentis nas obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros. Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros; para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado; desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração. Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam”. Após ouvirem isto, os escribas e os fariseus passaram a apertá-lo fortemente, fazendo-o falar acerca de muitas coisas, armando-lhe ciladas, a fim de apanharem de sua boca alguma coisa para o acusarem. (Lucas, 11:42 a 11:54.) 

33. Nada há encoberto que não haja de ser descoberto - Recomendando aos seus discípulos cautela com respeito à doutrina pregada pelos fariseus, Jesus asseverou que nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. “Porquanto -- disse ele -- tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois: mais valeis vós do que muitos passarinhos.  E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado. E quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” (Lucas, 12:2 a 12:12.) 

34. “Buscai antes o reino de Deus”, disse Jesus - Depois de contar a parábola do rico insensato, Jesus disse aos seus discípulos: “Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que o vestido. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm dispensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam: e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as gentes do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que haveis mister delas”. “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lucas, 12:22 a 12:31.) 

Respostas às questões propostas 

1. Qual é o conteúdo da parábola do rico insensato e o que ela nos ensina?

A parábola foi assim expressa: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. Ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; feito isso, direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. A parábola nos adverte para a transitoriedade da existência corpórea e deixa claro que os bens que porventura detemos não podem servir exclusivamente ao nosso gozo pessoal, mas também ao progresso da comunidade em que vivemos. (Lucas, 12:16 a 12:21.)

2. Qual é o significado destas palavras ditas por Jesus: “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”?  

As palavras citadas foram ditas por Jesus em seguida a esta exortação: “Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.” Buscar antes o reino de Deus significa aproveitar bem a oportunidade que estamos tendo, no sentido do nosso aprimoramento intelecto-moral e na execução da parte que nos cabe na obra da criação, que são os dois objetivos essenciais de nossa presença no mundo. Se assim agirmos, Deus nos dará naturalmente os recursos de que necessitarmos. (Lucas, 12:27 a 12:31.)

3. Por que Jesus dizia que não viera trazer paz à terra, mas dissensão?  

Com essa frase, Jesus previa as lutas, as perseguições e as guerras que a implantação do Reino de Deus enfrentaria ao longo dos séculos em nosso mundo, pois ninguém ignora que se contam aos milhões as vítimas produzidas pelas guerras religiosas que se verificaram em nosso planeta. (Lucas, 12:49 a 12:53.)

4. Que mensagem quis transmitir o Mestre com a parábola da figueira?  

Do modo como Lucas a registrou, essa parábola é de fácil compreensão. Eis o que ela diz: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando. Disse, então, ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? Respondendo-lhe, o homem disse: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. A parábola nos mostra que a árvore boa, que dá bons frutos, será preservada; a árvore má, que nada produz, será cortada. Aplicando esse princípio aos seres humanos, podemos entender que temos de ser como a árvore boa, que produz, se quisermos desfrutar de novas oportunidades no mundo em que vivemos. A era da regeneração se aproxima e chegará com ela o momento da seleção, de modo que aqueles que não puderem aqui permanecer serão inevitavelmente excluídos e, obviamente, enviados para mundos inferiores ao nosso. (Lucas, 13:6 a 13:9.)

5. Vendo que Jesus curava até no sábado, que palavras o príncipe da sinagoga dirigiu à multidão ali reunida?  

Jesus havia curado ali uma mulher que por dezoito anos andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. Jesus chamou-a a si e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e a mulher logo se endireitou, glorificando a Deus. Foi aí que, tomando a palavra, indignado, o príncipe da sinagoga disse à multidão: “Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado”. (Lucas, 13:10 a 13:16.)
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita