WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 177 - 26 de Setembro de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Lucas

Terceiro livro do Novo Testamento

 Lucas (Discípulo de Paulo)

(Parte 7)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Que significam estas palavras de Jesus: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á?

2. Uma mulher disse a Jesus: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Que lhe respondeu Jesus?

3. Convidado por um fariseu a jantar em sua casa, o fariseu admirou-se ao ver que Jesus não se lavara antes de jantar. Vendo a surpresa do anfitrião, que ensinamentos Jesus lhe deixou?

4. Advertindo seus discípulos para se acautelarem do fermento dos fariseus, a que Jesus, em verdade, se referia?

5. Quando um homem do povo lhe pediu que mandasse seu irmão repartir com ele a herança deixada por seu pai, que resposta lhe foi dada por Jesus?  

Texto para leitura 

26. Os apóstolos discutem sobre qual deles seria o maior - Todos admiravam-se das coisas que Jesus fazia e, por isso, seus discípulos não entendiam por que ele insistia em dizer que o Filho do homem seria entregue nas mãos dos escribas e anciãos e levado à morte. Suscitou-se então entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Jesus, percebendo-lhes o pensamento, tomou um menino, pô-lo junto a si, e disse-lhes: “Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande”.  (Lucas, 9:43 a 9:48.) 

27. As raposas têm covis, mas Jesus não tem onde reclinar a cabeça - Completando-se os dias para a assunção do Senhor, ele manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E, para isso, enviou mensageiros diante da sua face. Eles entraram então numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada. Os samaritanos, contudo, não o receberam porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Jesus os repreendeu, dizendo: “Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”. Eles foram então para outra aldeia. No caminho, alguém lhe disse: “Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores”. Jesus não duvidou, mas lembrou: “As raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro, convidado pelo Mestre a segui-lo, respondeu: “Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai”. Jesus observou: “Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus”. Um terceiro rogou-lhe: “Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa”. O Mestre asseverou: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”. (Lucas, 9:51 a 9:62.) 

28. Ninguém conhece o Pai, senão o Filho - Enviados por Jesus para anunciar o evangelho, os setenta voltaram com alegria, dizendo: “Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam”. O Mestre, ao recebê-los, pediu que não se alegrassem porque os espíritos a eles se haviam sujeitado, mas sim por estarem os seus nomes escritos nos céus. Nesse mesmo momento, Jesus alegrou-se muito, dizendo: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da Terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Dito isto, Jesus voltou-se para os discípulos e lhes disse em particular: “Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram”.  (Lucas, 10:10 a 10:24.) 

29. Jesus diz a Marta que uma só cousa é necessária - Após narrar a parábola do bom samaritano, Jesus entrou numa aldeia, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Marta tinha uma irmã chamada Maria, que, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta andava, porém, distraída em muitos serviços e, aproximando-se, rogou a Jesus pedisse à irmã que a ajudasse. Jesus advertiu-a: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. (Lucas, 10:38 a 10:42.) 

30. O Mestre é acusado de ter parte com Belzebu, príncipe dos demônios - Jesus havia expulsado o demônio de um homem que era mudo, mas, assim que saiu o demônio, o mudo falou e a multidão ficou maravilhada. Alguns então diziam: “Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios”. Outros, para o tentarem, pediam-lhe um sinal do céu. Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: “Todo o reino dividido contra si mesmo será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes”. Em seguida, o Mestre lembrou-lhes: “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus”. “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro”.  (Lucas, 11:14 a 11:26.) 

Respostas às questões propostas 

1. Que significam estas palavras de Jesus: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á?  

Ao dizer tais palavras, Jesus acrescentou: Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial àqueles que lho pedirem? O ensinamento mostra, primeiro, que Deus é um Pai amoroso e que a Providência divina é um fato concreto; em segundo lugar, indica que é preciso que façamos a nossa parte, ou seja, que devemos sempre tomar a iniciativa e que depende fundamentalmente disso a consecução do resultado almejado. (Lucas, 11:5 a 11:13.)

2. Uma mulher disse a Jesus: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Que lhe respondeu Jesus?  

Jesus lhe disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. (Lucas, 11:27 e 11:28.)

3. Convidado por um fariseu a jantar em sua casa, o fariseu admirou-se ao ver que Jesus não se lavara antes de jantar. Vendo a surpresa do anfitrião, que ensinamentos Jesus lhe deixou? 

O Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo. (Lucas, 11:37 a 11:41.)

4. Advertindo seus discípulos para se acautelarem do fermento dos fariseus, a que Jesus, em verdade, se referia?  

Jesus referia-se à hipocrisia com que os fariseus agiam, os quais pregavam uma coisa e praticavam outra. E aproveitou para fazer uma advertência aos que aparentam, mas não praticam a virtude, afirmando que nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto, que não haja de ser sabido, porque tudo o que em trevas dissermos, à luz será ouvido; e o que falarmos ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. (Lucas, 12:1 e 12:2.)

5. Quando um homem do povo lhe pediu que mandasse seu irmão repartir com ele a herança deixada por seu pai, que resposta lhe foi dada por Jesus?  

Jesus lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? E acrescentou: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer pessoa não consiste na abundância do que possui. (Lucas, 12:13 a 12:15.)
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita