WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 172 - 22 de Agosto de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Lucas

Terceiro livro do Novo Testamento

 Lucas (Discípulo de Paulo)

(Parte 2)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Como se chamava o homem a quem o Espírito Santo dissera que ele não morreria antes de ver o Cristo? Ele chegou efetivamente a ver Jesus?

2. Após fazerem a oferta que os levara a Jerusalém, para onde foram José e o menino Jesus?

3. Que episódio curioso aconteceu em Jerusalém quando Jesus contava apenas doze anos?

4. Quem reinava quando João, filho de Zacarias, começou a pregar? 

5. Além de anunciar o reino de Deus, João, filho de Zacarias, deu diversos conselhos a quem o ouvia. Que conselhos foram esses?  

Texto para leitura 

5. Jesus contava quase trinta anos ao ser batizado - João, filho de Zacarias, muitas coisas aconselhava e anunciava ao povo, chegando até mesmo a repreender publicamente o comportamento do rei Herodes, por causa de suas muitas maldades e da ligação amorosa mantida com Herodias, mulher de seu irmão Filipe, motivo pelo qual resolveu o tetrarca encerrá-lo num cárcere, onde mais tarde seria decapitado. Antes disso, porém, Jesus o procurou às margens do rio Jordão, sendo batizado por João, ocasião em que, orando ele, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre o Messias em forma corpórea, como uma pomba, enquanto uma voz, vinda do céu, dizia: “Tu és meu Filho amado, em ti me tenho comprazido”. Jesus, que contava na época quase trinta anos, descendia de José, pertencente à tribo de Judá, um dos filhos de Jacó, neto de Isaac e bisneto de Abraão.  (Lucas, 3:18 a 3:38.) 

6. Tentado por Satanás, Jesus lhe dá três lições - Após ser batizado, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo e nada comeu. Terminado esse tempo, ele teve fome. O diabo então lhe disse: “Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão”. Jesus lhe respondeu, dizendo: “Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”. O diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento todos os reinos do mundo, dizendo-lhe: “Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu”. Jesus, respondendo, disse-lhe: “Vai-te, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”. O diabo levou-o então a Jerusalém e, pondo-o sobre o pináculo do templo, disse-lhe: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra”. Jesus deu-lhe então sua terceira lição, dizendo: “Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus”. (Lucas, 4:1 a 4:13.) 

7. Nenhum profeta é bem recebido em sua terra - Após as tentações, voltou Jesus para a Galileia, onde ensinava nas suas sinagogas e era por todos louvado. Chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou, como de costume, num dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Quando abriu o livro do profeta Isaías que lhe foi dado pelo ministro, a página aberta, que ele leu, trazia estas palavras: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor”. Cerrando o livro e devolvendo-o ao ministro, Jesus assentou-se, e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”. Todos se maravilharam das palavras que saíam de sua boca, dizendo: “Não é este o filho de José?” Ele então lhes disse: “Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra  houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”. (Lucas, 4:14 a 4:27.) 

8. Jesus não permite que os demônios digam que ele é o Cristo - Todos na sinagoga se encheram de ira ao ouvir as palavras ditas por Jesus e, por isso, o expulsaram da cidade, intentando matá-lo. Ele, porém, passando pelo meio de seus adversários, retirou-se e desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, onde ensinava a todos nos sábados e sua doutrina era admirada porque ele lhes falava com autoridade. Num desses dias, na sinagoga, um homem tomado pelo espírito de um demônio imundo exclamou em alta voz: “Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus”. Jesus o repreendeu, determinando que se calasse e saísse. O espírito se foi, e todos se espantaram, dizendo uns aos outros: “Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?” Dali, Jesus foi até à casa de Simão, onde sua sogra estava com muita febre. Inclinando-se para ela, Jesus repreendeu a febre, e esta a deixou, e ela, levantando-se logo, servia-os. Ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos os traziam e o Senhor, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. De muitos saíam também demônios, a clamar: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus”. Mas ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. Um dia, o Senhor retirou-se para um lugar deserto, mas a multidão o seguiu e pediu-lhe que não se ausentasse de sua gente. Jesus explicou então ser necessário anunciar o evangelho do reino de Deus em outras cidades, porque para isso fora enviado. E, assim dizendo, passou a pregar nas sinagogas de várias cidades da Galileia. (Lucas, 4:28 a 4:44.) 

Respostas às questões propostas 

1. Como se chamava o homem a quem o Espírito Santo dissera que ele não morreria antes de ver o Cristo? Ele chegou efetivamente a ver Jesus?  

O homem chamava-se Simeão. Justo e piedoso, inspirado pelo Espírito Santo, ele foi ao templo e, de fato, viu ali o menino Jesus e tomou-o em seus braços, momento em que louvou a Deus nestes termos: Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel. Em seguida, Simeão abençoou os pais de Jesus e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. (Lucas, 2:25 a 2:35.) 

2. Após fazerem a oferta que os levara a Jerusalém, para onde foram José e o menino Jesus?  

Eles voltaram para a Galileia, à sua cidade de Nazaré. (N.R.: Lucas não menciona, pois, em seu texto, a ida dos pais de Jesus ao Egito.) (Lucas, 2:27 a 2:39.) 

3. Que episódio curioso aconteceu em Jerusalém quando Jesus contava apenas doze anos?  

Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando Jesus contava doze anos, logo que acabaram os dias da festa, quando voltavam, ficou Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com seus companheiros de comitiva, andaram cerca de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele, mas somente três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando seus pais o viram, ficaram admirados e sua mãe lhe disse: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam o que ele dissera. (Lucas, 2:41 a 2:52.) 

4. Quem reinava quando João, filho de Zacarias, começou a pregar?   

Tibério era o imperador romano; Pôncio Pilatos, o governador da Judeia; Herodes, o tetrarca (1) da Galileia; seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da província de Traconites; e Lisânias, tetrarca da Abilina. No Sinédrio, eram sumos sacerdotes Anás e Caifás. (Lucas, 3:1 a 3:6.)

5. Além de anunciar o reino de Deus, João, filho de Zacarias, deu diversos conselhos a quem o ouvia. Que conselhos foram esses?  

Eis o que João dizia ao povo que vinha para ser batizado: Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira iminente? Fazei, pois, uma conversão realmente frutuosa e não comeceis a dizer: Temos Abraão por pai. Pois vos digo: Deus tem poder para destas pedras suscitar filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo. A multidão perguntava-lhe: Que devemos fazer? E ele respondia: Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo. Aos publicanos que vieram para ser batizados, João dizia: Não exijais mais do que vos foi ordenado. Do mesmo modo, aos soldados que dele se aproximaram: Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo. (Lucas, 3:7 a 3:14.)
 

(1) Tetrarca significa: governador duma tetrarquia; cada um dos quatro reis de uma tetrarquia, ou seja, cada uma das quatro partes, províncias ou governos em que se dividiam alguns Estados, como Israel.

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita