WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 158 - 16 de Maio de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Mateus

Primeiro livro do Novo Testamento

(Parte 11)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Que resposta deu Jesus aos fariseus que lhe perguntaram se era lícito pagar o tributo a César?

2. Um doutor da lei, para o experimentar, perguntou a Jesus: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Como Jesus lhe respondeu?

3. Falando à multidão, Jesus deu ao povo um curioso conselho relativamente à doutrina ensinada pelos escribas e fariseus. Que conselho foi esse?

4. No mesmo discurso, Jesus falou duramente aos escribas e fariseus, a quem chamou de hipócritas. Que procedimentos errôneos e condenáveis o Senhor lhes imputava?

5. Estando assentado com seus discípulos no Monte das Oliveiras, Jesus referiu-se a vários acontecimentos que se realizariam em tempos futuros, numa passagem conhecida pelo nome de sermão profético. Que Jesus profetizou, então, acerca do fim do mundo? 

Texto para leitura

59. Uma questão sobre a ressurreição - Após dizer aos fariseus: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus, Jesus foi visitado por uns saduceus (que diziam não haver ressurreição), os quais o interrogaram, dizendo: “Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, casará o seu irmão com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão. Ora, houve entre nós sete irmãos; e o primeiro, tendo casado, morreu, e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão. Da mesma sorte o segundo, e o terceiro, até ao sétimo; por fim, depois de todos, morreu também a mulher. Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será a mulher, visto que todos a possuíram?” Jesus lhes respondeu: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó? Ora Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos”. (Mateus, 22:21 a 22:33.) 

60. Jesus e o rei Davi - Estando reunidos os fariseus, Jesus os interrogou, dizendo: “Que pensais vós do Cristo? De quem é filho?” Eles responderam: “De Davi”. À vista disso, Jesus indagou: “Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?” Ninguém foi capaz de lhe responder nada. E daquele dia em diante ninguém mais teve coragem de lhe fazer novas perguntas. (Mateus, 22:41 a 22:46.) 

61. Quem quiser ser o maior, seja de todos o menor - Após censurar os procedimentos dos escribas e fariseus, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: “Não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior de entre vós seja vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Mateus, 23:8 a 23:12.) 

62. Jesus prevê as perseguições que sofrerão seus emissários - Finalizando sua censura aos escribas e fariseus, Jesus afirmou: “Eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis, e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar”. Após dizer isto, o Senhor acrescentou: “Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Mateus, 23:34 a 23:39.) 

63. O Senhor prevê a destruição do templo - Quando Jesus saía do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do majestoso prédio. O Senhor, porém, lhes disse: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”. (N.R.:  De fato, alguns anos depois, na sangrenta batalha travada entre judeus e romanos, o templo de Jerusalém foi destruído.) (Mateus, 24:1 e 24:2.) 

64. O final dos tempos -  A descrição do final dos tempos, feita por Jesus, é formada de imagens fortes, como as que se seguem: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo: quem lê compreenda; então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; e quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; e quem estiver no campo não volte atrás a buscar os seus vestidos. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias! E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver”. (Mateus, 24:15 e 24:21.) 

Respostas às questões propostas

1. Que resposta deu Jesus aos fariseus que lhe perguntaram se era lícito pagar o tributo a César?  

Jesus, conhecendo-lhes a malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. Eles logo a apresentaram. Jesus perguntou: De quem é esta efígie e esta inscrição? Disseram-lhe: De César. Então o Mestre lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (Mateus, 22:15 a 22:21.)

2. Um doutor da lei, para o experimentar, perguntou a Jesus: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Como Jesus lhe respondeu?  

A resposta de Jesus foi clara e direta: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus, 22:35 a 22:40.) 

3. Falando à multidão, Jesus deu ao povo um curioso conselho relativamente à doutrina ensinada pelos escribas e fariseus. Que conselho foi esse?  

Jesus disse ao povo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem, pois atam fardos pesados e difíceis de suportar e os põem aos ombros dos homens. Eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; e fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, bem como as saudações nas praças, e apreciam serem chamados pelos homens de Rabi. (Mateus, 23:1 a 23:7.)

4. No mesmo discurso, Jesus falou duramente aos escribas e fariseus, a quem chamou de hipócritas. Que procedimentos errôneos e condenáveis o Senhor lhes imputava?  

Jesus imputou-lhes uma série de procedimentos condenáveis, adiante resumidos: devoravam eles as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; percorriam o mar e a terra para fazer um prosélito, mas, depois de o terem feito, faziam-no filho do inferno duas vezes mais do que eles próprios; davam importância muito grande aos dízimos recebidos mas desprezavam o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; condutores cegos, eram capazes de coar um mosquito e engolir um camelo; limpavam o exterior do copo e do prato, mas seu interior continuava cheio de rapina e de iniquidade; assemelhavam-se aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos e podridão. (Mateus, 23:13 a 23:33.)

5. Estando assentado com seus discípulos no Monte das Oliveiras, Jesus referiu-se a vários acontecimentos que se realizariam em tempos futuros, numa passagem conhecida pelo nome de sermão profético. Que Jesus profetizou, então, acerca do fim do mundo?   

Eis o que Jesus profetizou a respeito: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio das dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mais adiante, o Mestre concluiu: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mas quanto àquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. (Mateus, 24:3 a 24:14 e 24:32 a 24:36.)
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita