WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 4 - N° 154 - 18 de Abril de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Mateus

Primeiro livro do Novo Testamento

(7ª Parte)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Por que o rei Herodes prendeu João Batista e só depois resolveu matá-lo?

2. A primeira vez que Jesus deu de comer à multidão que o ouvia, foram atendidos quase cinco mil homens, além de mulheres e crianças. De quantos pães e peixes os discípulos dispunham na ocasião?

3. Jesus foi visto por seus discípulos caminhando sobre o mar. Pedro quis imitá-lo. O apóstolo conseguiu fazê-lo ou se afundou na água?

4. Quando Jesus chegou à terra de Genesaré, os homens do lugar trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos, e Jesus os curou de uma forma não usual, até então. Como se deram essas curas?

5. Que resposta deu Jesus aos escribas e fariseus de Jerusalém que diziam que seus discípulos transgrediam a tradição dos anciãos, pois não lavavam as mãos ao comerem pão?

Texto para leitura 

39. Ninguém é profeta em sua terra - Após narrar todas estas parábolas, Jesus perguntou: “Entendestes todas estas coisas?” Responderam eles: “Sim, Senhor”. Ele então lhes disse: “Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Depois, ele se retirou dali e, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que todos se maravilhavam, dizendo: “De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?” E se escandalizavam nele. Jesus, no entanto, lhes disse: “Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa”. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. (Mateus, 13:51 a 13:58.) 

40. João Batista é degolado - Naquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu falar sobre os prodígios que Jesus fazia e, julgando ser ele a ressurreição de João Batista, disse aos seus criados: “Este é João Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele”. Herodes havia prendido João e depois, a pedido da filha de Herodias, mandou degolá-lo. Avisado disso pelos discípulos de João, Jesus retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado dali, mas o povo, sabendo-o, seguiu-o a pé desde as cidades. (Mateus, 14:1 a 14:14.) 

41. Se um cego conduz outro cego, ambos caem na cova - Os fariseus, ao ouvirem Jesus dizer que o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, ficaram escandalizados. Quando seus discípulos lhe falaram a respeito da indignação deles, Jesus asseverou: “Toda a planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova”. Em seguida, ele explicou, a pedido de Pedro, o significado do ensinamento que aborreceu os fariseus, afirmando que é do coração que procedem os maus pensamentos, as mortes, os adultérios, a prostituição, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias. “São estas coisas – afirmou o Mestre – que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.” (Mateus, 15:12 a 15:20.) 

42. Jesus alimenta mais de quatro mil pessoas - Chegando ao pé do mar da Galileia, Jesus subiu a um monte e veio ter com ele uma grande multidão. Estavam ali reunidos: coxos, mudos, cegos, aleijados e muitos outros doentes, e ele os curou a todos, de tal sorte que o povo se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar e os cegos a ver, e por tudo isso eles glorificaram ao Senhor Deus de Israel. Foi então que, chamando os seus discípulos, Jesus lhes disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho”. E procedeu, então, à segunda multiplicação de pães e de peixes, narrada no Evangelho de Mateus, de maneira que todos – cerca de quatro mil homens, fora mulheres e crianças – comeram e se saciaram, sobrando ainda sete cestos com pedaços de pães. (Mateus, 15:29 a 15:39.) 

43. O sinal do profeta Jonas - Aproximando-se de Jesus, os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Eis a resposta do Senhor: “Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis diferençar a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos? Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas”. (N.R.: Passagem idêntica a esta aparece no cap. 12 do Evangelho de Mateus, versículos 38 a 45.) Dito isto, Jesus os deixou e retirou-se. (Mateus, 16:1 a 16:4.) 

Respostas às questões propostas 

1. Por que o rei Herodes prendeu João Batista e só depois resolveu matá-lo?  

Herodes havia prendido João por causa de sua cunhada Herodias, mulher de Filipe, seu irmão. João lhe dissera que não lhe era lícito possuí-la. Herodes, por isso, desejava matá-lo, mas temia a reação do povo, que tinha o Batista como profeta. Festejando-se, porém, o dia natalício do rei, a filha de Herodias dançou diante dele, fato que agradou a Herodes e ele, por isso, prometeu dar-lhe tudo o que pedisse. A filha, instruída previamente por sua mãe, disse-lhe: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João, o Batista. Herodes afligiu-se com o pedido, mas, em respeito à sua promessa, mandou degolar João. (Mateus, 14:1 a 14:10.)

2. A primeira vez que Jesus deu de comer à multidão que o ouvia, foram atendidos quase cinco mil homens, além de mulheres e crianças. De quantos pães e peixes os discípulos dispunham na ocasião?  

Quando Jesus pediu aos discípulos que dessem de comer à multidão, eles lhe disseram que tinham somente cinco pães e dois peixes. Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobraram, doze cestos cheios. (Mateus, 14:15 a 14:21.) 

3. Jesus foi visto por seus discípulos caminhando sobre o mar. Pedro quis imitá-lo. O apóstolo conseguiu fazê-lo ou se afundou na água?  

Jesus chamou-o. Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com ele, mas, sentindo o vento forte, teve medo e começou a ir para o fundo. Então, rogou ao Senhor que o salvasse. Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? (Mateus, 14:24 a 14:31.)

4. Quando Jesus chegou à terra de Genesaré, os homens do lugar trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos, e Jesus os curou de uma forma não usual, até então. Como se deram essas curas?  

Ao trazerem os enfermos, os homens rogaram a Jesus que eles pudessem ao menos tocar a orla de sua roupa, e todos os que a tocavam ficavam sãos. (Mateus, 14:34 a 14:36.)

5. Que resposta deu Jesus aos escribas e fariseus de Jerusalém que diziam que seus discípulos transgrediam a tradição dos anciãos, pois não lavavam as mãos ao comerem pão?  

Jesus lhes respondeu com uma pergunta: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? E lembrou que Deus ordenara: Honra a teu pai e a tua mãe, e quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas eles haviam invalidado, pela tradição, o mandamento de Deus. Em seguida, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca. E esclareceu que o que sai da boca procede do coração, e é isso que contamina o homem, uma vez que do coração procedem os maus pensamentos, as mortes, os adultérios, a prostituição, os furtos, os falsos testemunhos e as blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem, mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. (Mateus, 15:1 a 15:11 e 15:15 a 15:20.)


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita