WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
 
Cartas
Ano 3 - N° 142 – 24 de Janeiro de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Nivia Rondon Barbosa (Rondonópolis, MT)
Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2010 às 22:06:14
Olá. Sou evangelizadora da cidade de Rondonópolis - Mato Grosso, e há 9 anos realizamos um festival de arte espírita - FAER, sendo os evangelizandos os atores. Cada ano apresentamos uma peça teatral com temas da doutrina espírita, a frequência do aluno nas aulas de evangelização garante sua participação no evento.
Pesquisando na internet material sobre o livro Há dois mil anos, vi no site O Consolador a divulgação da peça 50 anos depois.
Nós temos um grupo de evangelizadoras que leem várias obras até chegar a uma que possa fornecer um texto favorável  para que evangelizadoras elaborem o texto, pois alguns não encontramos o texto da peça. Sendo possível, agradeceríamos em receber textos de obras espíritas para adaptarmos à nossa realidade de evangelizandos (idade).
Aguardo uma resposta.
Abraços fraternos
Nivia Rondon Barbosa
 

Resposta do Editor: 

Já informamos a leitora de que não temos texto algum pronto para ser apresentado como peça teatral. Temos, no entanto, textos condensados de várias obras espíritas, que estão disponíveis numa das seções fixas de nosso site -  www.oconsolador.com  - com o título de "Estudos Espíritas". Aí o interessado encontrará obras de André Luiz, vários Clássicos e muitos romances espíritas conhecidos. Trata-se de textos condensados, em que o essencial da obra é preservado, com a transcrição literal de muitos diálogos. A condensação reduz o tamanho da obra e facilita o trabalho de uma eventual dramatização. Para acessar a seção, clique em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html

 

De: Maria Lucia Sampaio (Niterói, RJ)
Segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 às 13:32:10

Qual foi o primeiro centro espírita do mundo? Consta no Reformador de abril/2008 que foi a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, mas obtive informação de que não foi ele, e sim outro. Podes me esclarecer?

Obrigada.
Maria Lucia

Resposta do Editor: 

Muitos estudiosos, a exemplo de Deolindo Amorim, entendem que o primeiro centro genuinamente espírita foi, sim, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada em abril de 1858 por Allan Kardec, porque os grupos e sociedades anteriores, que foram muitos, não conheciam ainda a Doutrina Espírita, que, como sabemos, surgiu com a publicação d´O Livro dos Espíritos em abril de 1857. A divergência decorre, portanto, do ponto de vista como se encara o assunto. Historicamente, os primeiros grupos espíritas surgiram nos Estados Unidos e, ainda de acordo com Deolindo Amorim, já eram numerosos pouco tempo depois das manifestações de Hydesville.

 

De: Reinaldo Cuenca (Guaratinguetá, SP)
Segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 às 14:51:19

Caro amigo,
Tenho acompanhado suas reflexões no sentido da trajetória "descendente" do movimento espírita.
Será que os irmãos da "cúpula" federativa estão anestesiados? Concordo contigo, pelo menos vale uma bela reflexão.
Abraços e que Deus continue te iluminando
Reinaldo

 

De: Patricia Johnson (João Pessoa, PB)
Segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 às 21:25:04
Prezado Senhor:
Agradeço imensamente pelo votos um feliz ano novo e o mesmo desejo ao senhor, junto a um forte abraço. Peço desculpas pela minha demora, porém estou cheia de tarefas e preparações de matérias para Ana Maria Braga, dentre outras coisas.
Mandei um conjunto de fotos que foi tirada no concerto no dia 9 de dezembro, concerto de Natal de fim de ano com a Orquestra Sinfônica. Veja página no Youtube: http://www.youtube.com/EEMJJOHNSON, em que falta ainda colocar o vídeo do concerto do fim de ano. Em uma semana estaremos com nossa página na web pronta. Porém por agora lhe envio o que poderá ser postado.
Agradeço imensamente pelo apoio, pela colaboração e mais ainda pela divulgação do nosso trabalho.
Fique com Deus e aguardo noticias. Se necessitar de mais informações, por favor me comunique que as forneço.
Atenciosamente
Dra. Patricia Johnson
Coordenadora e Diretora da EEMJJ

Nota do Editor:

Atendendo ao nosso pedido, a coordenadora da EEMJJ enviou-nos as informações abaixo:

Escola Especial de Música Juarez Johnson

A Escola Especial de Música Juarez Johnson foi sem dúvida a realização de um sonho! Desde criança sentia a necessidade de ajudar aos outros e principalmente aos seres humanos especiais. A escola é um espaço de trocas. Trocas de experiências musicais, energias, sentimentos e carinhos entre professores, alunos e terapeutas. A escola possui hoje 26 alunos e 48 em lista de espera. Nossas crianças têm a faixa etária de 1 a 15 anos, portadores de Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Autismo, Deficiência Visual, Hidrocefalia, Dislexia, Nanismo dentre outras. Deficiências estas que tornam estas criaturas de Deus seres mais do que especiais, mais do que iluminados. Para cada ser, um especialista, uma oportunidade de interagir na comunidade, como também mais contato afetivo para com elas.
A escola é composta de uma equipe de músicos profissionais nas áreas correspondentes como também de uma fonoaudióloga, psicóloga e de uma fisioterapeuta. São oferecidas aulas de piano, violino, flauta, violoncelo, percussão e canto. As aulas são ministradas em conjunto ou individualmente, dependendo do grau de avaliação do responsável. Nosso maior objetivo é propiciar estímulos que possibilitem o desenvolvimento nas áreas motora, cognitiva e emocionais das crianças. A música é um meio de expressão, comunicação verbal devido a seus efeitos emocionais e de motivação. É um estímulo que enriquece o processo sensorial, como também enriquece os processos motores, além de fomentar a criatividade e a disposição para mudanças. Fatores como autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música.
Procuramos sempre uma forma de proporcionar aos alunos da Escola de Música Especial Juarez Johnson que ela seja sempre uma fonte de alegria e bem-estar, e um meio de como ultrapassar o medo e frustrações de nossos alunos. A alegria, a esperança, o amor, o carinho de nossos profissionais, o sorriso, o movimento, o bem-estar, a autoestima fazem parte do cardápio diário da escola. Nossos alunos adquiriram uma nova disciplina mental, como comportamentos e autoconfiança. (Dra. Patricia Johnson)

 

De: Neuza Maria Pereira Guerra Alves (Salvador, BA)
Quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 às 14:46:38

Em que ano os habitantes de Capela começaram a encarnar na Terra?
Neuza
 

Resposta do Editor:

Parte da história dos habitantes de Capela que foram exilados e reencarnaram em nosso planeta consta do livro A Caminho da Luz, de Emmanuel, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier. Mas Emmanuel não apresenta no livro a época exata em que eles começaram a reencarnar na Terra. Ele utiliza apenas, inicialmente, a expressão “há muitos milênios”. Um pouco mais adiante, diz que parte deles teria reencarnado entre as tribos selvagens da Europa em, mais ou menos, dez milênios a.C., o que significa dizer que a chegada dos capelinos à Terra verificou-se há pelo menos 12 mil anos, sem ser possível estabelecer uma época exata em que tal fato ocorreu.

 

De: Ticiane de Oliveira Peixoto (Braúna, SP)
Quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 às 15:15:56

Sou espirita e estou desenvolvendo a mediunidade. Gosto de ler tudo, pois tenho muitas dúvidas.

Ticiane

 

De: Thiago Fontana (Americana, SP)
Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 às 00:58:28

Boa noite!
Estou ouvindo o livro Nosso Lar através do Youtube e cheguei nessa parte: "Quando ia atender a dois enfermos no Pavilhão 11, André escutou gritaria próxima. Fez então instintivo movimento de aproximação, mas Narcisa o deteve dizendo: "Não prossiga; localizam-se ali os desequilibrados do sexo. O quadro seria extremamente doloroso para seus olhos. Guarde essa emoção para mais tarde". Bom, gostaria de saber mais sobre quem seriam os desequilibrados do sexo e o que acontecem com esses Espíritos enquanto estão no umbral ou internados como os do pavilhão 11.
Desde já agradeço,
Thiago

Resposta do Editor: 

Como André Luiz informa no livro Nosso Lar e nas demais obras que compõem essa série, esses Espíritos recebem o tratamento adequado e a orientação necessária para se refazerem e darem outro rumo às suas vidas. Para isso, a reencarnação lhes é indispensável.

Esta revista publica semanalmente estudos da obra de André Luiz, como o leitor pode ver clicando em http://www.oconsolador.com.br/ano3/141/estudandoaserieandreluiz.html. Para ver os estudos anteriores, basta clicar no link “Edições anteriores”, existente à esquerda no alto da página inicial.

 

De: Magda Rampini do Couto (São José do Vale do Rio Preto, RJ)
Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 às 22:05:15

Gostaria de saber se os Espíritos evoluídos, superiores ou de luz também têm perispírito ou se é só os Espíritos em evolução?
Magda
 

Resposta do Editor: 

Já dissemos à leitora que a resposta é sim. Todos os Espíritos, mesmo os puros, os que já chegaram à perfeição, têm perispírito. Diz-nos O Livro dos Espíritos que nesse caso o perispírito é tão etéreo que é como se não existisse, mas realmente ele existe. O motivo é simples: o perispírito tem natureza material e é por meio dele, por causa de sua natureza, que os Espíritos - cuja natureza é espiritual - podem agir sobre a matéria, demasiado grosseira para que eles atuem diretamente sobre ela.

Na questão 186 da obra citada Kardec perguntou: - Haverá mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o perispírito? Eis a resposta: “Há e mesmo esse envoltório se torna tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse o estado dos Espíritos puros”.

 

De: Joselaine Willaker (Santa Maria, RS)
Sábado, 16 de janeiro de 2010 às 17:19:51

Quanto aos livros Passes: Aprendendo com os Espíritos, de Divaldo, Iluminação Interior, do Divaldo, Em Nome de Deus, de Raul Teixeira, eu gostaria de saber o preço de cada um e se tem algum desconto comprando os três.

Aguardo resposta.
Obrigada.
Joselaine

Resposta do Editor: 

Já informamos a leitora de que não temos a informação que ela nos solicita, porque nossa revista não comercializa livros e não é ligada a Livraria nem a editoras. Seria interessante, em casos assim, consultar uma distribuidora de livros ou a livraria espírita existente em sua cidade.

 

De: Lubia Maria do Nascimento (Aparecida, SP)
Sábado, 16 de janeiro de 2010 às 22:44:09

Favor enviar boleto para assinatura: rua Dr. Júlio Prestes, 468 - casa4, Ponte Alta – Aparecida (SP). CEP 12570-000. Gostaria de ser assinante.

Obrigada.
Lubia Maria do Nascimento

Resposta do Editor: 

Já esclarecemos à leitora que nossa revista não adota o sistema de assinatura e não cobra nada dos seus leitores. O acesso às nossas edições semanais é livre e gratuito, não exige inscrição nem o uso de senha. Para ler a revista basta acessar o site www.oconsolador.com/.

 

De: Inês Faria de Carvalho (Londrina, PR)
Domingo, 17 de janeiro de 2010 às 15:44:37

Senti-me feliz ao ler as reflexões de Leonardo Marmo sobre a Umbanda. Em primeiro lugar, pela lucidez e não sectarismo, ao afirmar que os princípios, sim, do Espiritismo é que se afirmarão no futuro de nosso planeta. Como podemos supor que só o Espiritismo, tal qual é, sobreviverá, diante da multiplicidade cultural da Terra? Em segundo lugar, gostei de saber que nossos irmãos umbandistas estudam, inclusive os livros de Kardec.
Inês

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita