Entrevista

por Orson Peter Carrara

Uma aula sobre o método de Pestalozzi e sua importância


 
Pedagoga e psicopedagoga, Milena Barbosa Juliatti (foto) nasceu e reside em Jundiaí (SP). Vincula-se ao Centro Espírita A Caminho da Luz, na mesma cidade. Coordenando a evangelização infantojuvenil e evangelizadora dos bebês nos últimos dois anos, anteriormente foi evangelizadora dos jovens e crianças de 7 a 10 anos e também orientadora do grupo de pais. Tornou-se espírita por volta dos oito anos de idade. De família católica, os pais buscaram auxílio no Espiritismo e então abraçaram a causa, tornando-se trabalhadores da instituição, quando então Milena começou a frequentar a evangelização. Embora de nascimento em lar não espírita, à época, sua única referência de religião é o Espiritismo, que também lhe move o ideal atualmente.

 

De onde o interesse pela Pedagogia e, por extensão, pela Psicopedagogia? 

Minha família é de educadores, minha mãe se formou pedagoga aos 40 anos de idade junto da minha irmã que se formou aos 22 anos, meu pai também se envolveu com a educação especial na área da informática. Educação sempre foi um tema presente no meu dia a dia, mas foi na faculdade de Comunicação Social na Unicamp que comecei meu primeiro trabalho profissional na Educação participando de um projeto que criava recursos digitais para as professoras darem aulas na rede pública. No mesmo período, aproveitei das habilidades de design que estavam aprendendo naquele projeto e comecei a ilustrar livros infantis com conteúdo de valores para a Editora Artpensamento que criei com meu pai. Cada livro vinha com orientações aos professores, foi aí que senti necessidade de me formar pedagoga, pois não me sentia na condição de orientar professores sem ter experiência na área. A psicopedagogia veio alguns anos depois quando senti necessidade de compreender melhor os processos de aprendizagem e das dificuldades de aprendizagem, principalmente qual a relação da educação emocional com o ato de aprender para poder ter maior embasamento científico no trabalho com o método de Pestalozzi, onde a educação moral é a base de todo o desenvolvimento. 

E o interesse pelo método de Pestalozzi? 

Nessa mesma época, mas um pouco antes de fazer pedagogia, fui com meus pais e outros amigos da Casa Espírita ao Encontro de Educação do Espírito do Colégio Allan Kardec em Sacramento-MG e lá conheci a Escola Eurípedes Barsanulfo que trabalha com a Pedagogia do Amor, o método que veio de Jesus, foi estruturado por Pestalozzi e consolidado no Brasil por Eurípedes Barsanulfo. Fiquei impressionada com a simplicidade do trabalho e a profundidade do aprendizado das crianças e fui procurar conhecer e estudar o método. Aqui no Brasil não encontrei quase nada de autoria de Pestalozzi, então lá pelo ano de 2010 eu comprei os primeiros livros de Pestalozzi em espanhol que vieram da Europa. De lá até hoje se passaram 15 anos estudando Pestalozzi, meu acervo atual contém dez das suas principais obras que são a base de todo meu trabalho na psicopedagogia e também na evangelização. 

Como isso a ajudou na função de educadora e também de mãe?

Como educadora me ajudou a compreender que não é possível educar somente olhando para os aspectos cognitivos e focar nos conteúdos que devem ser ensinados, porque todo processo de aprendizagem inicia nos aspectos emocionais ou do coração, como diz Pestalozzi, e que a partir deles é que a criança desenvolve a inteligência e as suas habilidades físicas, mas mais do que isso, Pestalozzi mostra que o conhecimento humano se fundamenta na natureza e é aprendendo e fazendo com a natureza que a criança une mente, mão e coração observando comparando e refletindo. Já como mãe, tive a oportunidade de vivenciar o método de Pestalozzi desde o nascimento dos meus filhos, hoje Alice com 8 anos e Pedro com 2 anos, uma vez que ele dedica grande parte dos seus escritos para as mães vivenciarem no dia a dia. E também como evangelizadora, o método me ajuda a concretizar para as crianças as leis divinas pela vivência na natureza, as crianças vivenciam as leis descobrindo Deus na natureza, então todo conteúdo da doutrina espírita sempre é apresentado para as crianças de forma prática no contato com algum elemento, fenômenos ou criatura da natureza que vai primeiro despertar nelas Deus pela Sua própria Criação. 

Consegue sentir os efeitos desse uso nos próprios filhos?

Com certeza, o método conduz a criança para que ela aprenda a pensar sobre a importância das coisas, compreenda o bem e o mal, a causa e consequência das coisas e o certo e o errado à luz das leis divinas. Hoje vejo na minha filha mais velha essas capacidades no senso de justiça que ela vem desenvolvendo e no fato dela não se arrastar pelos modismos que a maioria dos seus amigos se envolvem. Já o Pedro com dois anos tem muito interesse pela natureza e vem desenvolvendo um sentido de gratidão por ela, ele sempre fala do vento amigos, o sol amigo, que o amor de Deus está nas frutas que ele come, então vejo nele despertando essa sensibilidade para perceber a beleza e a verdade. Mas é claro que ambos são espíritos que trazem seus desafios e vieram para superar dificuldades na ordem dos sentimentos, o método me ajuda justamente a identificar o que cada um necessita e saber como atender a essas necessidades de renovação moral pela vivência prática do nosso dia a dia. 

Fale-nos sobre o portal e o canal em que acumula seus conteúdos.

Este ano estou realizando o sonho de criar um portal – para acessar clique neste LINK – com todo o conhecimento de Pestalozzi que pude adquirir ao longo desses 15 anos, de forma gratuita. Tomei esse portal como a minha contribuição para a educação depois de tudo o que Pestalozzi tem me ensinado ao longo desse tempo. 

O portal está em formação, mas já traz conteúdos desde a biografia de Pestalozzi, passando por todos os pontos que ele desenvolveu no método até um acervo com atividades que poderão ser aplicadas tanto nas escolas como na evangelização. Iniciei o acervo das atividades focando na educação dos bebês e no reino mineral, mas teremos todos conteúdos de educação infantil como numeracia, consciência fonológica, psicomotricidade, também a alfabetização e os conteúdos de evangelização focando nas parábolas de Jesus trazendo sempre a natureza como o recurso de aprendizagem e a tríade mente, mão e coração de Pestalozzi.

Tenho também um canal no YouTube – para acessar clique em LINK 2 – no qual tem algumas séries de vídeos explicando o método de Pestalozzi e a sua prática. E iniciarei até o final deste ano uma série de vídeos curtos explicando a vivência do método e também com sugestões de atividades. 

Outro canal no qual compartilho esse conhecimento é no Instagram, que pode ser acessado clicando neste LINK

Você falou no uso em três direções: pais e mães, escolas e evangelizadores. Comente sobre isso.

O método tem por objetivo educar o espírito, porque busca fazer da criança autora do seu pensamento, mas não de qualquer pensamento, do seu pensamento com Deus. E ao educar o pensamento, desperta sentimentos que vão estruturar um novo comportamento. 

Para pais e mães, o método nos ajuda a reconhecer as reais necessidades do nosso filho como espírito, que tendências e potencialidades ele vai mostrando desde bebê. Com o método, Pestalozzi nos ensina a apresentar para a criança as sensações que ela ainda não consegue expressar no seu comportamento e sentimentos, então, por exemplo, uma criança que traz tendências à agressividade precisa ser apresentada às sensações de suavidade e leveza para que as novas sensações, despertem novos pensamentos, novos sentimentos e novos comportamentos. Essas novas sensações a criança vivenciam na experiência com a natureza, descobrindo como a natureza é suave e leve.

Para as escolas, o método mostra que a aprendizagem ocorre em etapas que precisam seguir o curso natural do desenvolvimento humano, essas etapas, que Pestalozzi definiu de forma empírica, foram comprovadas pela ciência, então vejo que é necessário resgatar o método para uma educação mais concreta, prática e menos teórica onde as crianças aprendam fazendo, descobrindo e assim vão desenvolvendo a inteligência porque estão verdadeiramente aprendendo a pensar todo tudo a partir de suas experiências reais.

Para a evangelização, o método resgata Jesus, sua sala de aula foi a natureza, com a natureza Ele nos ensinou sobre as leis de Deus, falou dos pássaros do céu, da ovelha desgarrada, da figueira, das sementes, dos peixes, e tantos outros exemplos. Precisamos aproximar as crianças e jovens de Deus, não apenas falando de suas leis, mas vivenciando cada uma delas. 

As leis precisam ser vistas e sentidas para que as vibrações do pensamento divino alcancem o pensamento das crianças para despertar novos sentimentos. E onde que isso é possível, se não evangelizando como Jesus fez, através da natureza? A doutrina espírita está repleta de referências que falam da natureza como a concretização do pensamento de Deus, Emmanuel cita isso de diversas formas em suas obras e Léon Denis no livro Síntese Doutrinária Prática do Espiritismo nos traz que a "a natureza é um transparente sob o qual se descobre Deus; cada um dos fenômenos da natureza é o símbolo de um pensamento divino". Então, trazer Pestalozzi, a Pedagogia do Amor, para as aulas de evangelização é trazer o evangelho vivo para a vida das crianças de forma organizada em etapas simples, mas que vão aos poucos alcançando a consciência do Ser. 

Fale-nos também dos estudos on-line que você realiza.

Todo mês faço uma “live” no canal sobre um conteúdo novo que estudamos com nosso grupo de estudos do Clube de Pestalozzi, sempre trazendo Pestalozzi com vivências práticas para o momento atual. Ocorre todo terceiro sábado do mês às 14 horas. A playlist deste conteúdo é Lives - Lições da natureza para o desenvolvimento infantil – para o acesso, clique em LINK 3

Para receber a notificação da “live”, é só entrar no telegram, aviso sempre por lá: para acessar, clique  LINK 4

Todo mês tem também um podcast o PodSemear Pestalozzi e a Natureza com o conteúdo estudado que compartilho no LINK 5 

O que destaca para os leitores a respeito do método de Pestalozzi?

Pestalozzi é o pedagogo que estava à frente do seu tempo, mas seu método foi esquecido porque, após a Revolução Francesa, o mundo quis esquecer a mensagem do Cristo, e não é possível vivenciar Pestalozzi sem Jesus, ele mesmo esclarece isso em muitos dos seus textos, porque a base do coração, na sua tríade, mente, mão e coração é a moral do Cristo que nos mostra Deus e suas leis.

Associar as vivências da natureza com a mensagem de Jesus reaviva Deus em nós e expande a nossa consciência para as verdades espirituais. O mundo quis apagar e ainda tenta apagar a imagem de Jesus do planeta. Por isso, mais do que nunca, é urgente resgatar o método de Pestalozzi que hoje, graças às ciências atuais, temos a comprovação de tudo o que ele elaborou em seu método, principalmente com a chegada da neurociência. 

O método de Pestalozzi é um método completo porque ele traz a segurança do embasamento científico, a segurança do embasamento moral com Jesus e a segurança do embasamento espiritual porque educa não corpos para aprenderem a fazer coisas, mas educa espíritos para despertarem seus potenciais divinos e a saberem a fazer escolhas cada vez mais alinhadas a Deus. 

Alguma recordação bem marcante desse esforço de pesquisa?

Sim. Há dois anos recebi de presente de uma amiga três livros de autoria de Pestalozzi, em francês, que um amigo de ganhou da própria biblioteca de Yverdon, a última escola de Pestalozzi na Suíça, em uma oportunidade em que ele esteve lá. Foi uma alegria muito grande receber esses livros e hoje um deles, o último que ele escreveu antes do desencarne e que contém toda o método consolidado, está sendo objeto dos nossos estudos do Clube Pestalozzi e tenho aprendido muito e aplicado intensamente como evangelizadora dos bebês e enriquecendo ainda mais as assessorias pedagógicas que faço para as escolas. Foi uma grata surpresa esses presentes que fizeram toda a diferença nos meus estudos. 

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Quando Jesus disse Vinde a mim as criancinhas e não as impeçais, precisamos refletir que impedimento é esse. Como nós impedimos as crianças de se aproximarem de Jesus? A nossa falta de tempo com as crianças é um impedimento, terceirizar a educação moral dos nossos filhos para as escolas ou para os evangelizadores é um impedimento, encher nossas crianças das referências e heróis do mundo é um impedimento. Temos que criar em nosso lar um ambiente evangelizador, resgatando a mensagem de Jesus para que ele seja a maior referência das nossas crianças, para que elas tenham segurança na hora de fazer suas escolhas e principalmente para que elas não sejam arrastadas pelo turbilhão do mundo, como diz o Evangelho Segundo o Espiritismo. E para isso, temos um método que traça o caminho que aproxima a criança da maior referência das leis divinas que é Jesus e sua sala de aula da natureza, este método é o de Pestalozzi. 

Suas palavras finais.

Que nós nos dediquemos para que nossas crianças saibam dar nome à natureza que a cerca, ao invés de valorizarem tanto o nome de marcas, ídolos, famosos, youtubers. Que elas reconheçam o nome das flores, pássaros e árvores que estão à sua volta, que saibam porque estão ali e que lições Deus nos mostra através de cada uma delas. A vida educa, diz Pestalozzi, mas para isso é preciso mostrar a verdadeira vida para nossas crianças. 

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita