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Pedagoga e psicopedagoga, Milena Barbosa
Juliatti (foto) nasceu e reside em
Jundiaí (SP). Vincula-se ao Centro Espírita A
Caminho da Luz, na mesma cidade. Coordenando a
evangelização infantojuvenil e evangelizadora
dos bebês nos últimos dois anos, anteriormente
foi evangelizadora dos jovens e crianças de 7 a
10 anos e também orientadora do grupo de
pais. Tornou-se espírita por volta dos oito anos
de idade. De família católica, os pais buscaram
auxílio no Espiritismo e então abraçaram a
causa, tornando-se trabalhadores da instituição,
quando então Milena começou a frequentar a
evangelização. Embora de nascimento em lar não
espírita, à época, sua única referência de
religião é o Espiritismo, que também lhe move o
ideal atualmente.
De onde o interesse pela Pedagogia e, por
extensão, pela Psicopedagogia?
Minha família é de educadores, minha mãe se
formou pedagoga aos 40 anos de idade junto da
minha irmã que se formou aos 22 anos, meu pai
também se envolveu com a educação especial na
área da informática. Educação sempre foi um tema
presente no meu dia a dia, mas foi na faculdade
de Comunicação Social na Unicamp que comecei meu
primeiro trabalho profissional na Educação
participando de um projeto que criava recursos
digitais para as professoras darem aulas na rede
pública. No mesmo período, aproveitei das
habilidades de design que estavam aprendendo
naquele projeto e comecei a ilustrar livros
infantis com conteúdo de valores para a Editora
Artpensamento que criei com meu pai. Cada livro
vinha com orientações aos professores, foi aí
que senti necessidade de me formar pedagoga,
pois não me sentia na condição de orientar
professores sem ter experiência na área. A
psicopedagogia veio alguns anos depois quando
senti necessidade de compreender melhor os
processos de aprendizagem e das dificuldades de
aprendizagem, principalmente qual a relação da
educação emocional com o ato de aprender para
poder ter maior embasamento científico no
trabalho com o método de Pestalozzi, onde a
educação moral é a base de todo o
desenvolvimento.
E o interesse pelo método de Pestalozzi?
Nessa mesma época, mas um pouco antes de fazer
pedagogia, fui com meus pais e outros amigos da
Casa Espírita ao Encontro de Educação do
Espírito do Colégio Allan Kardec em
Sacramento-MG e lá conheci a Escola Eurípedes
Barsanulfo que trabalha com a Pedagogia do Amor,
o método que veio de Jesus, foi estruturado por
Pestalozzi e consolidado no Brasil por Eurípedes
Barsanulfo. Fiquei impressionada com a
simplicidade do trabalho e a profundidade do
aprendizado das crianças e fui procurar conhecer
e estudar o método. Aqui no Brasil não encontrei
quase nada de autoria de Pestalozzi, então lá
pelo ano de 2010 eu comprei os primeiros livros
de Pestalozzi em espanhol que vieram da Europa.
De lá até hoje se passaram 15 anos estudando
Pestalozzi, meu acervo atual contém dez das suas
principais obras que são a base de todo meu
trabalho na psicopedagogia e também na
evangelização.
Como isso a ajudou na função de educadora e
também de mãe?
Como educadora me ajudou a compreender que não é
possível educar somente olhando para os aspectos
cognitivos e focar nos conteúdos que devem ser
ensinados, porque todo processo de aprendizagem
inicia nos aspectos emocionais ou do coração,
como diz Pestalozzi, e que a partir deles é que
a criança desenvolve a inteligência e as suas
habilidades físicas, mas mais do que isso,
Pestalozzi mostra que o conhecimento humano se
fundamenta na natureza e é aprendendo e fazendo
com a natureza que a criança une mente, mão e
coração observando comparando e refletindo. Já
como mãe, tive a oportunidade de vivenciar o
método de Pestalozzi desde o nascimento dos meus
filhos, hoje Alice com 8 anos e Pedro com 2
anos, uma vez que ele dedica grande parte dos
seus escritos para as mães vivenciarem no dia a
dia. E também como evangelizadora, o método me
ajuda a concretizar para as crianças as leis
divinas pela vivência na natureza, as crianças
vivenciam as leis descobrindo Deus na natureza,
então todo conteúdo da doutrina espírita sempre
é apresentado para as crianças de forma prática
no contato com algum elemento, fenômenos ou
criatura da natureza que vai primeiro despertar
nelas Deus pela Sua própria Criação.
Consegue sentir os efeitos desse uso nos
próprios filhos?
Com certeza, o método conduz a criança para que
ela aprenda a pensar sobre a importância das
coisas, compreenda o bem e o mal, a causa e
consequência das coisas e o certo e o errado à
luz das leis divinas. Hoje vejo na minha filha
mais velha essas capacidades no senso de justiça
que ela vem desenvolvendo e no fato dela não se
arrastar pelos modismos que a maioria dos seus
amigos se envolvem. Já o Pedro com dois anos tem
muito interesse pela natureza e vem
desenvolvendo um sentido de gratidão por ela,
ele sempre fala do vento amigos, o sol amigo,
que o amor de Deus está nas frutas que ele come,
então vejo nele despertando essa sensibilidade
para perceber a beleza e a verdade. Mas é claro
que ambos são espíritos que trazem seus desafios
e vieram para superar dificuldades na ordem dos
sentimentos, o método me ajuda justamente a
identificar o que cada um necessita e saber como
atender a essas necessidades de renovação moral
pela vivência prática do nosso dia a dia.
Fale-nos sobre o portal e o canal em que acumula
seus conteúdos.
Este ano estou realizando o sonho de criar um
portal – para acessar clique neste LINK –
com todo o conhecimento de Pestalozzi que pude
adquirir ao longo desses 15 anos, de forma
gratuita. Tomei esse portal como a minha
contribuição para a educação depois de tudo o
que Pestalozzi tem me ensinado ao longo desse
tempo.
O portal está em formação, mas já traz conteúdos
desde a biografia de Pestalozzi, passando por
todos os pontos que ele desenvolveu no método
até um acervo com atividades que poderão ser
aplicadas tanto nas escolas como na
evangelização. Iniciei o acervo das atividades
focando na educação dos bebês e no reino
mineral, mas teremos todos conteúdos de educação
infantil como numeracia, consciência fonológica,
psicomotricidade, também a alfabetização e os
conteúdos de evangelização focando nas parábolas
de Jesus trazendo sempre a natureza como o
recurso de aprendizagem e a tríade mente, mão e
coração de Pestalozzi.
Tenho também um canal no YouTube – para acessar
clique em LINK
2 –
no qual tem algumas séries de vídeos explicando
o método de Pestalozzi e a sua prática. E
iniciarei até o final deste ano uma série de
vídeos curtos explicando a vivência do método e
também com sugestões de atividades.
Outro canal no qual compartilho esse
conhecimento é no Instagram, que pode ser
acessado clicando neste
LINK.
Você falou no uso em três direções: pais e mães,
escolas e evangelizadores. Comente sobre isso.
O método tem por objetivo educar o espírito,
porque busca fazer da criança autora do seu
pensamento, mas não de qualquer pensamento, do
seu pensamento com Deus. E ao educar o
pensamento, desperta sentimentos que vão
estruturar um novo comportamento.
Para pais e mães, o método nos ajuda a
reconhecer as reais necessidades do nosso filho
como espírito, que tendências e potencialidades
ele vai mostrando desde bebê. Com o método,
Pestalozzi nos ensina a apresentar para a
criança as sensações que ela ainda não consegue
expressar no seu comportamento e sentimentos,
então, por exemplo, uma criança que traz
tendências à agressividade precisa ser
apresentada às sensações de suavidade e leveza
para que as novas sensações, despertem novos
pensamentos, novos sentimentos e novos
comportamentos. Essas novas sensações a criança
vivenciam na experiência com a natureza,
descobrindo como a natureza é suave e leve.
Para as escolas, o método mostra que a
aprendizagem ocorre em etapas que precisam
seguir o curso natural do desenvolvimento
humano, essas etapas, que Pestalozzi definiu de
forma empírica, foram comprovadas pela ciência,
então vejo que é necessário resgatar o método
para uma educação mais concreta, prática e menos
teórica onde as crianças aprendam fazendo,
descobrindo e assim vão desenvolvendo a
inteligência porque estão verdadeiramente
aprendendo a pensar todo tudo a partir de suas
experiências reais.
Para a evangelização, o método resgata Jesus,
sua sala de aula foi a natureza, com a natureza
Ele nos ensinou sobre as leis de Deus, falou dos
pássaros do céu, da ovelha desgarrada, da
figueira, das sementes, dos peixes, e tantos
outros exemplos. Precisamos aproximar as
crianças e jovens de Deus, não apenas falando de
suas leis, mas vivenciando cada uma delas.
As leis precisam ser vistas e sentidas para que
as vibrações do pensamento divino alcancem o
pensamento das crianças para despertar novos
sentimentos. E onde que isso é possível, se não
evangelizando como Jesus fez, através da
natureza? A doutrina espírita está repleta de
referências que falam da natureza como a
concretização do pensamento de Deus, Emmanuel
cita isso de diversas formas em suas obras e
Léon Denis no livro Síntese Doutrinária
Prática do Espiritismo nos traz que a "a
natureza é um transparente sob o qual se
descobre Deus; cada um dos fenômenos da natureza
é o símbolo de um pensamento divino". Então,
trazer Pestalozzi, a Pedagogia do Amor, para as
aulas de evangelização é trazer o evangelho vivo
para a vida das crianças de forma organizada em
etapas simples, mas que vão aos poucos
alcançando a consciência do Ser.
Fale-nos também dos estudos on-line que você
realiza.
Todo mês faço uma “live” no canal sobre um
conteúdo novo que estudamos com nosso grupo de
estudos do Clube de Pestalozzi, sempre trazendo
Pestalozzi com vivências práticas para o momento
atual. Ocorre todo terceiro sábado do mês às 14
horas. A playlist deste conteúdo é Lives -
Lições da natureza para o desenvolvimento
infantil – para o acesso, clique em LINK
3
Para receber a notificação da “live”, é só
entrar no telegram, aviso sempre por lá: para
acessar, clique LINK
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Todo mês tem também um podcast o PodSemear
Pestalozzi e a Natureza com o conteúdo estudado
que compartilho no LINK
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O que destaca para os leitores a respeito do
método de Pestalozzi?
Pestalozzi é o pedagogo que estava à frente do
seu tempo, mas seu método foi esquecido porque,
após a Revolução Francesa, o mundo quis esquecer
a mensagem do Cristo, e não é possível vivenciar
Pestalozzi sem Jesus, ele mesmo esclarece isso
em muitos dos seus textos, porque a base do
coração, na sua tríade, mente, mão e coração é a
moral do Cristo que nos mostra Deus e suas leis.
Associar as vivências da natureza com a mensagem
de Jesus reaviva Deus em nós e expande a nossa
consciência para as verdades espirituais. O
mundo quis apagar e ainda tenta apagar a imagem
de Jesus do planeta. Por isso, mais do que
nunca, é urgente resgatar o método de Pestalozzi
que hoje, graças às ciências atuais, temos a
comprovação de tudo o que ele elaborou em seu
método, principalmente com a chegada da
neurociência.
O método de Pestalozzi é um método completo
porque ele traz a segurança do embasamento
científico, a segurança do embasamento moral com
Jesus e a segurança do embasamento espiritual
porque educa não corpos para aprenderem a fazer
coisas, mas educa espíritos para despertarem
seus potenciais divinos e a saberem a fazer
escolhas cada vez mais alinhadas a Deus.
Alguma recordação bem marcante desse esforço de
pesquisa?
Sim. Há dois anos recebi de presente de uma
amiga três livros de autoria de Pestalozzi, em
francês, que um amigo de ganhou da própria
biblioteca de Yverdon, a última escola de
Pestalozzi na Suíça, em uma oportunidade em que
ele esteve lá. Foi uma alegria muito grande
receber esses livros e hoje um deles, o último
que ele escreveu antes do desencarne e que
contém toda o método consolidado, está sendo
objeto dos nossos estudos do Clube Pestalozzi e
tenho aprendido muito e aplicado intensamente
como evangelizadora dos bebês e enriquecendo
ainda mais as assessorias pedagógicas que faço
para as escolas. Foi uma grata surpresa esses
presentes que fizeram toda a diferença nos meus
estudos.
Algo mais que gostaria de acrescentar?
Quando Jesus disse Vinde a mim as criancinhas
e não as impeçais, precisamos refletir que
impedimento é esse. Como nós impedimos as
crianças de se aproximarem de Jesus? A nossa
falta de tempo com as crianças é um impedimento,
terceirizar a educação moral dos nossos filhos
para as escolas ou para os evangelizadores é um
impedimento, encher nossas crianças das
referências e heróis do mundo é um impedimento.
Temos que criar em nosso lar um ambiente
evangelizador, resgatando a mensagem de Jesus
para que ele seja a maior referência das nossas
crianças, para que elas tenham segurança na hora
de fazer suas escolhas e principalmente para que
elas não sejam arrastadas pelo turbilhão do
mundo, como diz o Evangelho Segundo o
Espiritismo. E para isso, temos um método que
traça o caminho que aproxima a criança da maior
referência das leis divinas que é Jesus e sua
sala de aula da natureza, este método é o de
Pestalozzi.
Suas palavras finais.
Que nós nos dediquemos para que nossas crianças
saibam dar nome à natureza que a cerca, ao invés
de valorizarem tanto o nome de marcas, ídolos,
famosos, youtubers. Que elas reconheçam o nome
das flores, pássaros e árvores que estão à sua
volta, que saibam porque estão ali e que lições
Deus nos mostra através de cada uma delas.
A vida educa, diz Pestalozzi, mas para isso é
preciso mostrar a verdadeira vida para nossas
crianças.

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