Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

A criança é influenciada fortemente pelo ambiente


O desenvolvimento de uma criança depende largamente do ambiente que a rodeia...

O local em que uma criança cresce – a família, o lar, a vizinhança, a escola – desempenha um papel importante no desenvolvimento da criança. Durante os primeiros anos, a criança aprende por meio de interações com seu ambiente e com outras pessoas.

Dessa forma, em constante interação com o ambiente, as crianças aprendem a resolver problemas, socializar, adotar bons hábitos, discernir o certo do errado, desenvolver as habilidades etc..

O aprendizado, no geral, é construído entre a criança e seu ambiente, pois ela imita o comportamento social das pessoas ao seu redor, ou seja, o que ela vê em seu ambiente cotidiano influencia direta e fortemente o seu aprendizado.

O ambiente molda o comportamento das crianças para enfrentar as situações que surgem em sua vida e as tornam preparadas para dar conta de suas jornadas.

Um ambiente familiar estimulante e enriquecedor, norteado por valores, promove o crescimento saudável e o desenvolvimento infantil, proporcionando à criança amor, apoio emocional e oportunidades de aprendizagem.

Por sua vez, ambientes negativos, principalmente durante os primeiros três anos de crescimento da criança, causam vários problemas de desenvolvimento: problemas de desenvolvimento de linguagem; problemas de comportamento como agressividade, ansiedade ou depressão; desenvolvimento cognitivo prejudicado etc.

Ora. O ambiente familiar é fundamental para o crescimento saudável dos filhos e é sabido que  a forma como os pais se comportam ou socializam é observado pela criança desde o começo da vida, afetando o comportamento e a forma como ela se relaciona e se relacionará durante a sua vida. Logo, os pais, sobretudo do ponto de vista do afeto e da moral, são os principais espelhos da criança na infância e elas dependem deles para bem crescer e se desenvolver do ponto de vista físico, intelectual, emocional, social, moral (por exemplo, aprender a diferenciar o certo do errado e compreender o impacto das ações e palavras), espiritual...

Para o  bem-estar dos filhos, cabe aos pais buscar um ambiente escolar que tenha sintonia com os valores e forma de educar elegida pela família. Do contrário, atritos desnecessários serão criados, embaraçando o desenvolvimento das crianças.

Se você tem filhos pequenos, reflita: que tipo de ambiente oferece a eles de maneira cotidiana?
 



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita