Cartas

Ano 17 - N° 828 -18 de Junho de 2023

De: Antônio Almeida (São Paulo, SP)

Sábado, 10 de junho de 2023 às 17:49:28

Os esclarecimentos de espíritos, nos trabalhos mediúnicos de desobsessão, só podem ser realizados através de médiuns psicofônicos e psicográficos, ou podem ter a mesma eficácia mesmo que não haja manifestação? Ou seja, o trabalho de desobsessão pode ocorrer com uma equipe na qual não tenha médium que dê passividade?

Obrigado!

Antônio


Resposta do Editor
:

A reunião espírita em que não haja participação de médiuns psicofônicos e psicógrafos pode ser útil, sim, aos Espíritos que para ali sejam encaminhados pelos benfeitores espirituais. Mas, evidentemente, a conversa fraterna, a orientação adequada, o diálogo construtivo passam, nesses casos, a ser realizados apenas pelos Instrutores espirituais desencarnados, como se dá em muitas localidades onde não existam casas espíritas ou médiuns, ocorrência que era comum antes do advento do Espiritismo.

 

De: Marlene Rosa dos Santos (Hortolândia, SP)

Sábado, 10 de junho de 2023 às 20:49:11

Sou espírita e não consigo largar o cigarro... Serei considerada suicida?

Marlene


Resposta do Editor
:

Entende-se como suicida involuntário a pessoa que, devido às viciações e aos excessos cometidos na vida, volta antes do tempo previsto ao plano espiritual. Por isso é importante que lutemos sempre para que tais fatos não ocorram conosco. Claro que nem sempre teremos sucesso, mas é importante não desistir e utilizar todos os recursos disponíveis para que alcancemos nosso objetivo.

 

De: Ronaldo J. (Niterói, RJ)

Domingo, 11 de junho de 2023 às 17:27:04

Assunto: Especial 311 - Isabel, a princesa que amou o Brasil, por Altamirando Carneiro

O autor deste texto esqueceu-se de contar que a alma tão generosa, que aboliu a escravidão, na sequência organizou um grupo de ex-escravos capoeiristas, que invadia reuniões republicanas e espancava barbaramente os seus participantes, com o fim de desencorajá-los a lutar pela República.

Ronaldo


Resposta do Editor
:

O fato citado pelo leitor, se for verídico, é profundamente lamentável, mas não tira da ex-princesa Isabel o mérito de haver realizado algo que seu pai, o imperador D. Pedro II, não teve coragem de fazer: a abolição da escravatura no Brasil. Para que se entendam tais ocorrências é preciso lembrar que a Terra é ainda um mundo de provas e expiações e que aqui não nascem anjos, mas sim Espíritos em processo de desenvolvimento, que têm pela frente um longo caminho para um dia chegarem à meta para a qual fomos criados. 

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 13 de junho de 2023 às 21:16

Assunto: Almas enamoradas

Curta o Jornal Mundo Maior no Facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens como esta que adiante transcrevemos:

“Geralmente, é na juventude do corpo que temos despertado o interesse em buscar o sexo oposto para compartilhar dos nossos sonhos.

Quando encontramos a alma eleita, o coração parece bater na garganta e ficamos sem ação. Elaboramos frases perfeitas para causar o impacto desejado, a fim de não sermos rejeitados. Então, tudo começa. O namoro é o doce encantamento. Logo começamos a pensar em consolidar a união e nos preparamos para o casamento. 

Temos a convicção de que seremos eternamente felizes. Nada nos impedirá de realizar os sonhos acalentados na intimidade.

Durante a fase do namoro é como se estivéssemos no cais observando o mar calmo que nos aguarda, e nos decidimos por adentrar na embarcação do casamento. A embarcação se afasta lentamente do cais e os primeiros momentos são de extrema alegria. São os minutos mais agradáveis. Tudo é novidade. Mas, como no casamento de hoje observa-se a presença do ontem, representada por almas que se amam ou se detestam, nem sempre o suave encantamento é duradouro.

Tão logo os cônjuges deixem cair as máscaras afiveladas com o intuito de conquistar a alma eleita, a convivência torna-se mais amarga. Isso acontece por estarem juntos Espíritos que ainda não se amam verdadeiramente, que é o caso da grande maioria das uniões em nosso planeta.

Assim sendo, tão logo a embarcação adentra o alto mar, e os cônjuges começam a enfrentar as primeiras tempestades, o primeiro impulso é de voltar ao cais. Mas ele já está muito distante... O segundo impulso é o de pular da embarcação. E é o que muitos fazem.

E, como um dos esposos, ou os dois, têm seus sonhos desfeitos, logo começam a imaginar que a alma gêmea está se constituindo em algema e desejam ardentemente libertar-se. E o que geralmente fazem é buscar outra pessoa que possa atender suas carências.

Esquecem-se dos primeiros momentos do namoro, em que tudo era felicidade, e buscam outras experiências. Alguns se atiram aos primeiros braços que encontram à disposição, para, logo mais, sentirem novamente o sabor amargo da decepção.

Tentam outra e outra mais, e nunca acham alguém que consolide seus anseios de felicidade. Conseguem somente infelicitar e infelicitar-se a si mesmos, na busca de algo que não encontram.

***

Se a pessoa com quem nos casamos não é bem o que esperávamos, lembremo-nos de que, se a escolha foi feita pelo coração, sem outro interesse qualquer, é com essa pessoa que precisamos conviver para aparar arestas.

Lembremo-nos de que na Terra não há ninguém perfeito, e que nossa busca por esse alguém será em vão. E, se houvesse alguém perfeito, esse alguém estaria buscando alguém também perfeito que, certamente, não seríamos nós.

***

Você sabia que os casamentos são programados antes do berço?

Nós planejamos antes de nascer se vamos ou não casar, com quem poderemos nos casar e quem serão nossos filhos. Assim, temos o cônjuge que merecemos e o melhor que as Leis Divinas estabeleceram para nós.

Dessa forma, busquemos amar intensamente a pessoa com quem dividimos o lar, pois é só assim que conseguiremos alcançar a felicidade que tanto almejamos.” (Redação do Momento Espírita)

Saudações.

Editor do Jornal Mundo Maior 

 

De: Site Espírita - Irmãos W. (São Paulo, SP)

Domingo, 11 de junho de 2023 às 22:37

Assunto: Atualização do site

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Estamos trazendo o resgate de uma obra rara traduzida em 1926. Eugène Osty - Pascal Forthuny Uma Faculdade de Conhecimento Supranormal. 

Agradecendo a Teresa da Espanha pela tradução, Alexandre R. Distefano pela formatação da obra.

A obra foi fruto de pesquisa do Dr. Eugène Osty que foi diretor L'INSTITUT MÉTAPSYCHIQUE INTERNATIONAL (I.MI.) que foi criado por Jean Meyer o grande mecenas do espiritismo na dec/20. Juntamente com o médium Pascal Forthuny que foi um membro atuante do Movimento Espírita Francês. Editor da Revista Espírita e tinha pseudônimo (Cassiopée).

Sinopse:

A obra relata o estudo das faculdades do médium Pascal Forthuny tais como: clarividente, psicógrafo e faculdades latentes de psicometria.

O TRABALHO:

1) A montagem da Biografia de Eugène Osty (1874 - 1938)

2) A montagem da Biografia do Médium Pascal Forthuny (1872 - 1962)

3) Tradução da Pascal Forthuny Uma Faculdade de Conhecimento Supranormal (1926)

4) Montagem das capas, links, imagens etc.

OBRAS POSTADAS:

A) Eugène Osty - Pascal Forthuny: Uma Faculdade de Conhecimento Supranormal.

Para acessar, clique aqui-1

B) Dr. Eugène Osty - O Grande Pesquisador Da Fenomenologia Espírita

Para acessar, clique aqui-2

A luta segue.

Irmãos W. 

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Quinta-feira, 8 de junho de 2023 às 08:29

Assunto: Gazeta IEEAK de junho de 2023

Irmãos da lide espírita.

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal, com assuntos vários para nossas reflexões...

Pedimos repassá-lo aos seus contatos a fim divulgarmos nossa querida Doutrina Espírita...

A Gazeta IEEAK pode ser acessada e lida por meio do nosso Blog. Para acessar, clique aqui

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" 

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Quarta-feira, 14 de junho de 2023 às 09:04

Assunto: A participação de Canuto Abreu na preservação da memória espírita

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

A jornalista Rita Cirne trouxe para o Baú de Memórias da nova edição do jornal Correio Fraterno uma homenagem a Canuto Abreu.

Hoje é possível termos acesso a livros e a documentos raros escritos por Allan Kardec, que nos revelam detalhes sobre os primórdios do espiritismo, sobre as lutas e dúvidas que o envolveram e os diálogos que teve com os espíritos.

O trabalho de preservação do legado de Kardec foi possível, entre outros colaboradores, a partir da atuação de Silvino Canuto Abreu, advogado, médico e farmacêutico que foi, acima de tudo, um grande pesquisador da doutrina espírita.

Saiba como ele conseguiu reunir uma biblioteca com mais de 10 mil volumes, incluindo obras raras, livros espíritas e espiritualistas, e ainda quase oitocentos manuscritos de Allan Kardec, com cartas, pensamentos, preces e mensagens dos espíritos.

A preservação e a divulgação do seu incansável trabalho tiveram até mesmo uma orientação espiritual em uma longa mensagem.

A leitura é imperdível. Você vai gostar de saber mais sobre essa importante trajetória: www.bit.ly/CanutoAbreu

Que Canuto possa receber as nossas vibrações de admiração e gratidão!

Um abraço,

Izabel Vitusso

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita