Cartas

Ano 16 - N° 777 - 19 de Junho de 2022

De: José Casado (São Paulo, SP)

Domingo, 12 de junho de 2022 às 19:24:46

Olá, amigos de "O Consolador".

Obrigado por tudo que nos oferecem, de ensinos, relativos a Doutrina Espírita.

A partir da pergunta número 100 de "O Livro dos Espíritos" vemos Kardec classificando os Espíritos em três grandes ordens e dez classes: Espíritos puros ou perfeitos, primeira ordem, Espíritos bons, segunda ordem e Espíritos imperfeitos, terceira ordem. Deus não criou Espíritos imperfeitos mas Espíritos simples e sem conhecimentos, ou ignorantes.
Espíritos imperfeitos nos tornamos ao adquirir, com nosso livre arbítrio, erros em nossa conduta, o que significa que poderíamos ser, depois de simples e ignorantes, passar para a segunda ordem, Espíritos bons, se fizéssemos apenas escolhas boas. Nos tornamos Espíritos Imperfeitos por seguir por portas largas, desviando-nos do bom caminho. Agora precisamos, com todas as dores e sofrimentos, corrigir erros, para seguir para a segunda ordem, ordem dos Espíritos bons.

É isso mesmo?

Abraços a todos.

José Casado


Resposta do Editor
:

Sim. Deus nos criou simples e ignorantes e, a partir daí, caminhamos e progredimos até que cheguemos à meta, que é a perfeição relativa a que o ser humano pode aspirar.

A terceira ordem (Espíritos imperfeitos) é formada dos seres que ainda se encontram no início da caminhada evolutiva, com gradações que os situam nas diferentes classes que compõem essa ordem. Com o aprimoramento espiritual (moral e intelectual), vamos escalando as classes, tal como no colégio os estudantes vão mudando de série, conforme o aproveitamento escolar de cada indivíduo.

As provas e as expiações são processos típicos de um planeta como o nosso. Mas um dia certamente reencarnaremos em mundos com destinação diferente, de acordo com o grau evolutivo e as necessidades que apresentarmos. Trata-se de uma possibilidade aberta a todos os Espíritos, sem exceção, e só depende deles apressar esse processo. 

 

De: Salvador Gonsalves da Silva (Araraquara, SP)

Quarta-feira, 15 de junho de 2022 às 20:04:05

Mesmo colocando todo o amor e dedicação aos espíritos necessitados em dois grupos de trabalho em centros diferentes, quais os riscos que podem prejudicar um trabalhador espírita (médium)?

Salvador


Resposta do Editor
:

Os riscos principais para o médium que atua em dois grupos mediúnicos na mesma semana, mesmo que em centros espíritas diferentes, advêm do desgaste e da exaustão das forças fluídicas da pessoa, porque a doação energética por parte do médium em trabalhos dessa natureza é um fato sobejamente conhecido.

É por isso que André Luiz (em seu livro Desobsessão, cap. 25) e Hermínio C. Miranda (no livro Diálogo com as Sombras, segunda parte, cap. 3) recomendam a fixação do médium em um só grupo, evitando assim as inconveniências do compromisso de desobsessão em várias equipes ao mesmo tempo.

Os abusos no uso das forças mediúnicas podem levar à suspensão das faculdades mediúnicas, de modo que todo cuidado é pouco quando se trata da participação em atividades mediúnicas. A boa vontade em casos assim necessita que seja acompanhada de bom senso. 

 

De: Denise Garin (Novo Hamburgo, RS)

Quarta-feira, 15 de junho de 2022 às 13:24:24

Por que no mundo espiritual, para teletransportar grandes colônias espirituais umbralinas, os Espíritos recorrem ao uso de maquinário? Há uma ocorrência de uso de máquinas na obra No Rumo do Mundo de Regeneração, cap. XVII.

Obrigada.

Denise


Resposta do Editor
:

As informações relativas ao tema contido na mensagem acima são muito escassas. O que sabemos é que as construções nas cidades espirituais são constituídas também de matéria – peculiar, sim, ao meio em que vivem os desencarnados, mas ainda matéria, uma das transformações do fluido cósmico universal, de que é formado o corpo espiritual ou perispírito, tanto quanto os objetos e as edificações descritas por autores como André Luiz, Cairbar Schutel e Ernesto Bozzano.

Cremos que o uso de maquinário decorre disso, mas não podemos ir além, por nos faltarem subsídios para isso. 

 

De: Fatima Bonamigo (Porto Alegre, RS)

Sábado, 11 de junho de 2022 às 13:21:54

Assunto: Especial 367 - Fenômenos psicofísicos de natureza espiritual - Parte 1

Gostei muito do artigo, pois gosto muito de estudar essa parte mais científica da doutrina espírita.

Obrigada.

Fatima 

 

De: Lúcia de Fátima Souto Pinho (João Pessoa, PB)

Quinta-feira, 9 de junho de 2022 às 9:02:33

Gostaria de saber a fonte de onde vocês tiraram o seguinte comentário sobre ovoides:
Em algumas situações, a curta gestação está relacionada com casos de ovoide em recuperação. Cria-se um elo de fluidos, onde o amor imantado pela onda mental da mãe regenera as células do Espírito doente. A gravidez fluídica (que pela ciência é a gravidez psicológica) também ajuda na reconstituição do perispírito lesado. A oração também é bálsamo de alívio para estes irmãos que necessitam da compaixão e da compreensão sem julgamento para as dores morais e físicas.

Agradeço a atenção.

Lúcia


Resposta do Editor
:

O comentário citado pela leitora é de autoria de Eduardo Augusto Lourenço e integra o artigo “Ovoides”, publicado em 21 de junho de 2009 na edição 112 desta revista. Para acessar o artigo, clique aqui

O contato com o articulista pode ser feito pelo e-mail citado na publicação do artigo: eduardoalourenco@hotmail.com 

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 15 de junho de 2022 às 09:03

Assunto: O pioneiro Mês Espírita Mundial virtual: milhares de acessos

Na manhã do dia 13 de junho houve uma reunião on-line para avaliação do desenvolvimento do “Mês Espírita Mundial”. Esse evento internacional virtual efetivado durante o mês de abril, contou com exposições de 120 expositores – incluindo palestras (lives) e TEDs (20 minutos) - de 36 países e em 10 vários idiomas, com traduções. Teve como objetivo a homenagem pelos 165 anos de publicação de “O livro dos espíritos”. Foi adotado o slogan: "O que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa!", sendo um evento online inédito e gratuito, com mais de 20 horas empregando vários idiomas, diversos costumes, mas com o mesmo ideal. Transmissões nos idiomas de origem dos países e com os conteúdos legendados em: espanhol, francês, inglês e português. O evento foi apoiado pela Fundação Espírita André Luiz e transmitido pelo canal do YouTube da TV Mundo Maior.

Na avaliação com dados apresentados por Júlio Sena (TV Mundo Maior) e Ruben de los Santos (Uruguai) e atuação de André Marouço (Portugal), Charles Kempf (França), Elsa Rossi (Reino Unido) e Cesar Perri (Brasil), analisou-se a quantificação sobre os acessos: 31.301 às TEDs e 17.772 às lives; houve um promédio de 921 acessos às TEDs e 889 acessos às lives. A sigla TED significa "Tecnologia, Entretenimento e Design", e surgiu de conferências rápidas em que esses temas são apresentados.

Acesse as gravações clicando aqui

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier 

 

De: Wanderlei Santos (São Paulo, SP)

Domingo, 12 de junho de 2022 às 17:45

Assunto: Campos Vergal, o grande timoneiro do Cristo.

Olá, caros amigos.

Saudações Kardequianas.

Estamos trazendo, para somar ao Movimento Espírita, Romeu Campos Vergal (1903-1980), o grande timoneiro de Cristo.

Quem foi Campos Vergal???

No cenário espiritual brasileiro, a figura marcante do professor Romeu de Campos Vergal merece uma referência especial, principalmente em vista de ter sido um propagador das obras de Allan Kardec. 

Deve-se a ele a oportunidade ímpar que os paulistas tiveram de verem ampliados novos ângulos da jovem Doutrina. Com eloquência e brilho, abordava as aflições que acometem os humanos e também a sempre momentosa questão da sobrevivência da alma em seu laborioso processo evolutivo. A magnífica oratória de Campos Vergal atraiu a admiração de muitos pensadores da época. 

Nascido no município de Serra Negra, Estado de São Paulo, no dia 2 de maio de 1903, era filho do coronel Constantino Vergal e de Mariana Ferraz de Campos Vergal. Iniciou seus estudos na cidade onde nasceu, e, em seguida, transferiu-se para São Paulo, onde completou seu aprimoramento, fazendo os cursos secundários, de admissão ao magistério e de jornalismo, tornando-se lídimo profissional dessas duas últimas categorias. 

Nas décadas de 1930 a 1950, tornou-se um dos mais destacados e requisitados oradores espíritas, tendo a oportunidade de ocupar a tribuna de centenas de instituições espíritas no Estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, tendo também participação ativa na fundação de muitas dessas entidades. 

Possuindo sólida bagagem intelectual, além de expressiva mediunidade, destacava-se com raro brilhantismo na tribuna, mantendo diálogo com os assistentes, a fim de esclarecer melhor os argumentos empregados nas palestras. 

Na imprensa espírita, Campos Vergal fez a sua estreia no tradicional órgão A Aliança, em São Paulo e permaneceu muitos anos nos quadros diretores da União Federativa Espírita Paulista, tornando-se também o diretor-presidente da Sociedade Rádio Piratininga, PRH-3, na qual apresentava diariamente o Programa Espírita Evangélico do Brasil. 

O TRABALHO: Compilação da obra Romeu Campos Vergal - Reencarnação ou Pluralidade das Existências (1936) e na 2ª edição - Romeu Campos Vergal - Levanta-te e Caminha (1942). Montagem da biografia de Campos Vergal. Links, fotos etc. 

A OBRA: Romeu Campos Vergal - Reencarnação ou Pluralidade das Existências (1936)

Sinopse: Esta obra monumental enfoca através de pinceladas a reencarnação na história dos povos antigos até no período atual. Na reencarnação ou pluralidade das existências o espírito humano inicia a série de suas reencarnações que são desprovidos de discernimento ou consciência, partindo daí para o futuro espiritual, numa ascensão lenta e firme. 

O espírito é um viajante do infinito ou o divino viajor que, aos poucos, mercê das experiências que vai colhendo no rio da vida, desabrocha em si mesmo todas as possibilidades e potencialidades que estão embrionárias e latentes. 

Para acessar a obra, clique aqui 

A luta segue.

Wanderlei Santos  

 

 

 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita