Cartas

Ano 15 - N° 747 - 14 de Novembro de 2021

De: Domingos Antero da Silva (Limeira, SP)

Quarta-feira, 10 de novembro de 2021 às 14:00:07

Sola Scriptura, segundo a interpretação que a Reforma Protestante trouxe do que a própria Bíblia diz, é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir.

Muitos pastores pregam que, conforme esta máxima (solo scriptura), nada mais há para ser revelado, por Deus, aos homens. A Bíblia diz tudo o que a humanidade precisa saber sobre salvação. Devemos lembrar que a reforma é anterior à terceira revelação.

Como a Doutrina Espírita analisa este "ensinamento" nas consequências para a evolução espiritual e também no aumento do conhecimento sobre a vida humana?

Domingos Antero da Silva


Resposta do Editor
:

Sola Scriptura é um dos cinco pontos fundamentais do pensamento protestante, mas trata-se de uma mera opinião, que é, aliás, algo típico das religiões dogmáticas, que supõem ter a exclusividade na posse das chaves do paraíso. A Igreja também assim pensava – e sinceramente não sabemos se ainda prega que fora da fé católica não existe salvação.

A tese protestante colide, no entanto, frontalmente, com estas palavras de Jesus a respeito do Consolador:

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. (...) Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (João, 14:15, 16, 17, 25 e 26.)

É devido a esse apego injustificável às Escrituras que os profitentes dessas religiões não sabem e não entendem por que nascem crianças com câncer, aleijadas, com retardamento mental ou com Aids; por que há crianças que morrem em tenra idade, enquanto existem indivíduos presos a uma cama que parece que não vão morrer nunca; que destino está reservado aos indígenas após a sua morte; por que – mais de dois mil anos de Cristianismo em nosso planeta – a violência, a corrupção, os vícios e a ganância continuam a imperar em praticamente todos os países...

Se na Bíblia houver uma explicação clara e plausível para esses e inúmeros outros problemas, seria ótimo se os partidários da Sola Scriptura nos informassem.

 

De: Rita de Cássia Teixeira de Castro (Aratuba, CE)

Segunda-feira, 8 de novembro de 2021 às 11:44:50

O nosso espírito é preso ao corpo por um lado? Onde é feito esse laço?

Rita de Cássia


Resposta do Editor
:

Não é verdade que a alma (ou espírito) fique presa ao corpo físico por um lado. Não é isso que aprendemos no Espiritismo.

O perispírito (que é o envoltório da alma) se liga ao corpo físico molécula a molécula, o que explica o fato de ser demorado o desprendimento completo da alma quando o corpo de uma pessoa morre. É que é preciso tempo para que essa ligação molecular se desfaça.

Para compreender essa ligação entre alma e corpo e o que ocorre no processo do desprendimento, sugerimos à leitora que clique aqui

 

De: Ligia Silva Moraes (São Paulo, SP)

Quarta-feira, 10 de novembro de 2021 às 10:11:29

Muito interessante, eu também sou médium, mas não posso tomar passe espiritual por outra pessoa. Às vezes não entendemos algumas coisas que acontecem no universo espiritual. Gostaria de saber o porquê.

Ligia


Resposta do Editor
:

A razão principal por que não entendemos certas coisas advém do nosso pouco conhecimento acerca das leis que regem o intercâmbio entre nós e os espíritos.

O caso mencionado lembra-nos um episódio semelhante que acompanhamos aqui. Um médium (que ainda não sabia que era médium, embora tivesse visto algumas vezes seu sogro desencarnado) passou a frequentar uma casa espírita, mas na hora do passe sentia-se muito mal. Ele então passou a frequentar outra casa espírita, e o problema se repetiu. Quando procurou a terceira casa espírita, e o problema ocorreu de novo, ele buscou uma explicação e esta lhe foi dada. Ele era médium e, por isso, o passe colocava-o numa situação de quase transe, motivo pelo qual lhe vinha o desconforto.

Não podemos afirmar que seja igual a esse o caso exposto pela leitora, mas é mais um exemplo de que há coisas no tocante à mediunidade que realmente temos dificuldade de compreender.

 

De: Gustavo Campos Dalto (Amparo, SP)

Quarta-feira, 10 de novembro de 2021 às 9:30:02

Assunto: O Sermão da Montanha e O Evangelho segundo o Espiritismo

Em breve pesquisa sobre o Sermão da Montanha, fui direcionado para este site cujo nome no início do artigo é de Jorge Leite de Oliveira. Entrei em contato com ele sobre uma dúvida, e o mesmo indicou procurasse por vocês.
Nesse caso, o link é referente à parte 2 do artigo, publicado na edição 401, mas não achei a primeira parte.

Vocês podem me ajudar?

Desde já agradeço sua atenção.

Obrigado!

Abraço.

Gustavo


Resposta do Editor
:

A primeira parte do artigo “O Sermão da Montanha e O Evangelho segundo o Espiritismo”, de autoria de Jorge Leite de Oliveira, foi publicada na edição 399. Desse modo, os links que remetem ao artigo são estes:

parte 1 - link-1

parte 2 - link-2

 

De: Administrador do Kit Evangelho (Rio de Janeiro, RJ)

Sexta-feira, 5 de novembro de 2021 às 11:53

Assunto: Jogo da reencarnação

As informações de Chico Xavier sobre as vidas passadas de Santos Dumont, Cristóvão Colombo e Marco Polo em um super livro com jogos e atividade. Agora as crianças aprendem os princípios espíritas em forma didática e divertida. Ideal para Evangelho no Lar com crianças e Evangelização

O material didático do Kit Evangelho traz jogos e atividades, que ajudam na compreensão dos ensinamentos de Jesus. .

Faça parte do www.kitevangelho.com e receba todo mês na sua casa os grandes ensinamentos espíritas em forma divertida e didática. Os 12 primeiros Kit Evangelho já estão disponíveis.

Quer assinar e ainda tem dúvidas?

Envie uma mensagem: WhatsApp (21)920028050

Kit Evangelho

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 9 de novembro de 2021 às 21:13

Assunto: Amor a dois

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior -website mundo maior - e leia mensagens como esta que adiante transcrevemos:

“Numa época, qual a que vivemos, em que o número de separações, divórcios e desvinculações afetivas supera o número dos casamentos, falar a respeito do verdadeiro amor parece ser quase uma loucura.

Mas, possivelmente, por termos esquecido o que ele seja e como deva ser trabalhado, é que as estatísticas se apresentem tão tristes.

Por isso, é bom termos em mente que o amor a dois começa quase sempre numa troca de olhares, em que a tônica mais forte é o brilho intenso, demonstrando a chama interna que aguardou, desde muito, aquele momento.

O amor começa quando se encontra alguém e esse alguém quase nos faz parar o coração por alguns segundos, para depois desandar num ritmo tão acelerado, que nos recorda o tropel de corcéis selvagens em extensa campina.

Os olhos se enchem de lágrimas à simples visão do outro e, tudo que se refere a ele parece ter um toque de magia.

Quando o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar junto chegar a apertar o seu coração, não deixe de agradecer a Deus pelo presente divino. O amor chegou.

Se um dia você tiver que pedir perdão ao seu par por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos; se os gestos valerem mais que mil palavras, tenha certeza: a chama do amor está bem acesa.

Se, por algum motivo, a tristeza envolver os seus dias, se você tiver um revés e o seu amado sofrer com seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, guarde a certeza de que você poderá contar com ele em qualquer momento de sua vida. Porque ele ama você.

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

Se, na ausência dela, de olhos fechados, você conseguir senti-la ao seu lado...

Se você ficar ansioso pelo encontro que está marcado à noite, depois de vários anos de consórcio matrimonial...

Se você não consegue se imaginar sem o apoio daquela pessoa a seu lado...

Se você tiver a certeza de que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção de que vai continuar querendo e amando...

Se você preferir doar a sua vida, antes de ver a outra partindo...

É o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva. É um dom. É uma conquista.

Existem pessoas que se apaixonam muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.

Ou, às vezes o encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem permitir que aconteça na totalidade.

Por isso, viva com atenção. Esteja atento aos sinais. Não deixe que as loucuras do dia a dia o ceguem para o que há de melhor na vida: o amor.

*   *   *

Não se canse de amar e permita-se amar. Cultive o amor a dois, para que ele possa se multiplicar na bênção dos filhos e se ramificar, nos anos da velhice, aconchegando os netos.

Ame todos os dias, mas nunca o demonstre da mesma maneira. Modele gestos, inclua novas atitudes, surpreenda, tempere-o sempre com o sabor de novidade. E, se tudo isso lhe parecer inusitado, diferente, comece hoje a cultivar o amor a dois, na intimidade do seu lar, para sua e felicidade de seu par, para alegria de seus filhos e consolidação do seu lar.” (Redação do Momento Espírita)

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita