Artigos

por Arleir Francisco Bellieny

 

Brasil: Ame-o ou Ame-o


O que estamos fazendo do “Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho”?

Não bastasse o surto epidêmico que nós, humanidade, estamos vivenciando em todo o planeta, parece que está aflorando em nossa sociedade brasileira um sentimento de competição entre os nascidos no mesmo solo. O que merece cuidados específicos e algumas considerações.

Pessoas sendo estimuladas ao ódio e à vingança. Quem não manifestar ódio por algum partido político ou por seus representantes, fica fora de moda, isolado.

Adeptos de religiões oficiais, até mesmo entre "os espíritas", destilam suas raivas e ou frustrações nas redes sociais com veemência, objetivando convencimento para ampliar o número de adeptos da sua proposta.

O que está ocorrendo? Será que é esse o sentido? Para isso que estamos encarnados neste momento da história universal?

Como psicólogo e espírita, observo uma turba sublimando os conflitos existenciais e transpessoais, locupletando-se com os interesses imediatos da maioria de seus iguais, como se não houvesse amanhã. Ante os conflitos, as transferências, medos, fugas, depressões, euforia, delírios, alucinações, ataques de pânico e outros transtornos, do comportamento e/ou da personalidade, são passíveis de ocorrer, devido ao alto grau de ansiedade que os enfrentamentos estimulam na psique humana.

O noticiário diuturnamente apresenta fatos de violência que estão ocorrendo com frequência. Extermínios humanos, intrigas e perseguições político-partidárias, devastações criminosas das nossas ricas florestas, senhores responsáveis pelo destino da nação se digladiando, buscando oportunismo, cobiçando um lugar de notoriedade, com vistas a conquistas do poder temporal, comprometendo assim a imagem do Brasil e dos brasileiros, internacionalmente, confirmam as alterações psíquicas acima mencionadas.

Nós, espíritas, nos filiamos ao partido do Consolador Prometido, para sermos os trabalhadores da última hora na vinha do Senhor, com ajuda e orientação do Mestre Jesus através do Evangelho.

Cada um de nós, nas devidas posições sociais e especialidades profissionais no curso da reencarnação, tem o dever de cumprir com as responsabilidades assumidas com o Mestre que nos confiou o seu legado, um mundo de expiações e provas, com vistas à grande transição para o mundo de regeneração, onde as dores e os sofrimentos, orgulho, egoísmo, revolta e violência não mais terão espaço para sua proliferação.

..."Em verdade digo-vos... Eu estou convosco e meu apóstolo vos ensina. Bebei da fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançar um dia livres e alegres no seio d'Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer que vós mesmos trabalheis vossa maleável argila a fim de serdes os artífices de vossa imortalidade"... (1)

José Herculano Pires, citado por Emmanuel como o metro que melhor mediu Kardec, assevera: "o espírita não tem o direito de tremer e apavorar-se, nem de fugir aos seus deveres e entregar-se aos instintos. Seu dever é um só: lutar pela implantação do Reino de Deus na Terra... O espírita é o consciente construtor de uma nova forma de vida humana na Terra e de vida espiritual no espaço; sua responsabilidade é proporcional ao seu conhecimento da realidade que a nova revelação lhe deu; seu dever de enfrentar as dificuldades atuais e transformá-las em novas oportunidades de progresso não pode ser esquecido um momento sequer; espíritas, cumpramos o nosso dever!" (2)

Foi-se o tempo de triste memória dos circos romanos, banidos do nosso planeta com o auxílio dos Espíritos Crísticos sob a égide do Mestre Galileu.

Fica assim para nós, responsáveis pela transformação, o alerta: somos mais do que seguidores partidários. Somos a Pátria do Evangelho!

 

1. O Espírito de Verdade, Paris, 1861 – O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo VI, item 6 – IDE – junho 2009 – 365ª edição. 72ª reimpressão – abril de 2018, págs. 75/76.

2. O Tesouro dos Espíritas, Miguel Vives – Tradução de José Herculano Pires – Edicel, 6ª edição – itens 48 e 49, pág. 218.

 

Arleir Francisco Bellieny, psicólogo clínico e expositor espírita internacional, é membro fundador da AME-Rio e da AME-Internacional.


 
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita