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por Paulo da Silva Neto Sobrinho

 

Mensagem de Georges sobre os Espíritos puros

(Parte 1)

 

“Ficamos sujeitos a enganos sobre o sentido de certas expressões e de certos fatos, em virtude do hábito de interpretarmos os outros de acordo com as nossas próprias condições.” (ALLAN KARDEC)

 

Como a mensagem de Georges merece um pouco mais de desenvolvimento e teremos que relembrar muita coisa para podermos analisar sua mensagem, por isso resolvemos tratar dela neste artigo à parte.

É oportuno informar que na Revista Espírita 1860 existem várias mensagens assinadas “Georges (Espírito familiar)”. Allan Kardec via que “Suas comunicações, como Espírito, trazem a marca de uma tal superioridade” (KARDEC, Revista Espírita 1860, p. 265) e São Luís, protetor da Sociedade Espírita de Paris, disse que ele “encontra-se colocado entre os Espíritos superiores”. (KARDEC, Revista Espírita 1860, p. 265.)

Para se ter uma visão de conjunto torna-se necessário mencionar alguns pontos sobre os Espíritos puros e os anjos da guarda, resumindo-os ao máximo possível, porquanto, algo isolado do conjunto, como seria o caso de tomarmos somente a mensagem de Georges, poderá não corresponder a tudo que se tem sobre eles.

1) O Livro dos Espíritos:

a) 113 – Primeira Classe. Classe Única (Escala Espírita: Primeira Ordem – Espíritos puros)

[…] São os mensageiros e ministros de Deus, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia universal. Comandam todos os Espíritos que lhes são inferiores, ajudando-os a se aperfeiçoarem e lhes designam missões. […] São chamados, às vezes, de anjos, arcanjos ou serafins.

Os homens podem entrar em comunicação com eles, mas presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens. (KARDEC, O Livro dos Espíritos, Parte Segunda, cap. 1, Petit, p. 76, grifo nosso.)

Podemos evocar os Espíritos puros “[…] mas muito raramente atenderão. […]” (KARDEC, O Livro dos Espíritos, Parte Segunda, cap. 1, Petit, p. 76, grifo nosso.)

b) Questão 490:

Que se deve entender por anjo da guarda?

“O Espírito protetor, pertencente a uma ordem elevada.” (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 238, grifo nosso.)

c) Questão 495:

[…] tendes sempre ao vosso lado seres que vos são superiores, prontos sempre a vos aconselhar e amparar, a vos ajudar a escalar a áspera montanha do bem, e que são amigos mais firmes e mais devotados do que as mais íntimas ligações que possais contrair na Terra, […] vosso anjo da guarda estará convosco: […]. (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 240, grifo nosso.)

d) Questão 507:

Todos os Espíritos protetores pertencem à classe dos Espíritos superiores? Poderão alguns contar-se entre os das classes intermediárias? Um pai, por exemplo, pode tornar-se o Espírito protetor de seu filho?

“Pode, mas a proteção supõe certo grau de elevação e um poder ou uma virtude a mais, concedidos por Deus. […].” (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 244, grifo nosso.)

e) Questão 509:

Mesmo no estado de selvageria ou de inferioridade moral, os homens também têm os seus Espíritos protetores? Caso tenham, esses Espíritos são de ordem tão elevada quanto a dos Espíritos protetores dos homens muito adiantados?

“Cada homem tem um Espírito que vela por ele, mas as missões são relativas ao seu objetivo. Não dais a uma criança, que está aprendendo a ler, um professor de filosofia. O progresso do Espírito familiar segue de perto o do Espírito protegido. Tendo vós mesmos um Espírito superior que vela por vós, podeis, por vossa vez, tornar-vos o protetor de outro que vos seja inferior, e os progressos que este realize, com o auxílio que lhe dispensardes, contribuirão para o vosso adiantamento. […].” (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 244, grifo nosso.)

f) Questão 514, comentário de Allan Kardec:

O Espírito protetor, anjo de guarda, ou bom gênio é o que tem por missão seguir o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido. (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 245, grifo nosso.)

g) Questão 519:

As aglomerações de indivíduos, como as sociedades, as cidades, as nações, têm Espíritos protetores especiais?

“Têm, pela razão de que esses agregados são individualidades coletivas que, caminhando para um objetivo comum, precisam de uma direção superior.” (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 247, grifo nosso.)

h) Questão 520:

Os Espíritos protetores das coletividades são de natureza mais elevada do que os que se ligam aos indivíduos?

Tudo é relativo ao grau de adiantamento, quer se trate de coletividades, quer de indivíduos.” (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 247, grifo nosso.)

i) Questão 888:

Não olvideis jamais que o Espírito, qualquer que seja o grau de seu adiantamento, sua situação como reencarnado, ou na erraticidade, está sempre colocado entre um superior, que o guia e aperfeiçoa, e um inferior, para com o qual tem que cumprir esses mesmos deveres. […]. (KARDEC, O Livro dos Espíritos, p. 381, grifo itálico do original, negrito nosso.)

2) O Evangelho segundo o Espiritismo:

PREFÁCIO. Todos temos, desde o nosso nascimento, um Espírito bom que se ligou a nós e nos tomou sob a sua proteção. […].

Seu nome pouco importa, pois pode acontecer que ele não tenha nome conhecido na Terra. Invocamo-lo, então, como nosso anjo guardião, nosso bom gênio. Podemos mesmo invocá-lo sob o nome de qualquer Espírito superior, que nos inspire a mais viva e particular simpatia.

Além do nosso anjo da guarda, que é sempre um Espírito superior, temos Espíritos protetores que, embora menos elevados, não são menos bons e benevolentes; são parentes, ou amigos, ou, algumas vezes, pessoas que não conhecemos na existência atual. […]. (KARDEC, O Evangelho segundo o Espiritismo, p. 339, grifo nosso.)

3) O Céu e o Inferno:

12. […] Os Espíritos puros são os messias ou mensageiros de Deus para a transmissão e execução das suas vontades. Executam as grandes missões, presidem à formação dos mundos e à harmonia geral do universo, tarefa gloriosa a que se não chega senão pela perfeição. Os da ordem mais elevada são os únicos a possuírem os segredos de Deus, inspirando-se no seu pensamento, de que são diretos representantes. (KARDEC, O Céu e o Inferno, p. 37, grifo nosso.)

13. As atribuições dos Espíritos são proporcionadas ao seu progresso, às luzes que possuem, às suas capacidades, experiência e grau de confiança inspirada ao soberano Senhor. […] os mais dignos compõem o supremo conselho, sob as vistas de Deus, é atribuída a chefes superiores a direção de turbilhões planetários, e a outros conferida a de mundos especiais. Vêm, depois, pela ordem de adiantamento e subordinação hierárquica, as atribuições mais restritas dos prepostos aos progressos dos povos, à proteção das famílias e indivíduos, ao impulso de cada ramo de progresso, às diversas operações da Natureza até os mais ínfimos detalhes da Criação. Neste vasto e harmônico conjunto há ocupações para todas as capacidades, aptidões e esforços de boa vontade; ocupações que são aceitas com júbilo, solicitadas com ardor, por serem um meio de adiantamento para os Espíritos que aspiram a elevar-se. (KARDEC, O Céu e o Inferno, p. 37, grifo nosso.)

5) A Gênese:

A missão dos Espíritos protetores é um dever que eles aceitam voluntariamente e que é, para eles, um meio de adiantamento, segundo a maneira pela qual a realizam.” (KARDEC, A Gênese, p. 105, grifo nosso.)

6) Revista Espírita 1865:

[…] Há duas espécies de perfeições bem distintas uma da outra: as perfeições relativas que nos são inspiradas pelo guia do momento, guia, bem longe ainda do cume da escala das perfectibilidades, mas ultrapassando somente seus protegidos em razão da compreensão da qual são capazes. (KARDEC, Revista Espírita 1865, p. 250, grifo itálico do original, negrito nosso.)

Finalizando, citaremos a obra Filosofia Espírita – Volume X, o Espírito Miramez, que explicitando essa resposta, q. 509, diz:

A evolução do protetor é de acordo com o protegido. Junto a um Espírito altamente evoluído, movendo-se em um corpo de carne, certamente que a justiça colocará como guia um Espírito de maior elevação do que um Espírito ignorante. Quem poderá guiar um missionário envolvido nos fluidos da carne, a não ser um missionário mais elevado que lhe possa dar melhores orientações acerca da sua missão? […].

O apoio a um índio em estado espiritual embrionário que nesta reencarnação começa a despertar o raciocínio não pode ser igual ou do mesmo nível ao do protetor de Francisco de Assis. A própria razão nos diz que não deve ser assim.

[…] Se os lares têm igualmente seus protetores, as cidades também são apoiadas por algum Espírito elevado na ordem a que pertence tal comunidade. Em todo o Universo, todos os indivíduos e agrupamentos, tudo que existe tem seus responsáveis, tendo como Guia Supremo, Deus. (MAIA, Filosofia Espírita – Volume X, p. 101, grifo nosso.)

Esse conjunto de informações, que aqui relembramos, não fornece nenhum elemento com o qual poderemos afirmar que os anjos da guarda sejam os Espíritos puros. (Continua na próxima edição desta revista.)


 

 

     
     

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