Entrevista

por André Ribeiro Ferreira

Nunca o homem e o mundo precisaram tanto de Deus, do Cristo e do amor

A frase acima é do nosso entrevistado de hoje, Sérgio Barros de Castro (foto), natural de Belém do Pará, que reside desde 1977 em Brasília (DF). De lar espírita, ele cresceu participando do estudo do Evangelho no Lar, pelo que se considera que sempre foi espírita. Na Comunhão Espírita de Brasília foi o implantador do Evangelho no Lar pelo Grupo Aprendizes do Evangelho, e ao mesmo tempo participou como dialogador de grupo de desobsessão. Instrutor de várias turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, atuou também como palestrante e coordenador de cursos, como o “Mediunidade na Bíblia”. Atualmente ministra o curso “A Codificação Espírita e as Escrituras” em duas turmas na Comunhão e uma turma na Federação Espírita do Distrito Federal, além de participar como dialogador no Grupo de Desobsessão Manoel Philomeno de Miranda e expositor espírita em várias casas espíritas do Distrito Federal e seu entorno. Profissionalmente, é funcionário público com o cargo de Analista Legislativo no Senado Federal, onde trabalha há 38 anos.

Como conheceu o Espiritismo?

Nasci em lar espírita e graças a Deus aceitei com naturalidade os seus princípios e postulados. Filho de expositor espírita, eu o acompanhava em muitas de suas palestras em vários centros. No Evangelho no Lar, meu pai utilizava também o Novo Testamento, junto ao Evangelho segundo o Espiritismo. Foi assim que aprendi a gostar da Bíblia e especialmente dos Evangelhos.

O que mais lhe chama atenção na Doutrina Espírita?

A sua clareza e objetividade em explicar as sentenças, ensinos e parábolas do Evangelho de Jesus e a sua orientação segura e lógica para todos os problemas e questões filosófico-morais e espirituais dos homens. Se a Terra é uma nau e o Cristo está no leme, o Espiritismo, sem dúvida, é o ajudante de ordens do exímio capitão!

Em sua percepção, qual a importância do Antigo e do Novo Testamento para a Doutrina Espírita?

A razão dessa grande importância é histórica e doutrinária. Historicamente porque ao profetizar Jesus, em quatro oportunidades, a vinda do Consolador, afirmou que o Espírito de Verdade deveria fazer a Humanidade lembrar de tudo o que Ele houvera dito; e ensinar aos homens tudo o que Ele não pudera ensinar [por falta de condições dos ouvintes], conforme os textos bíblicos do Novo Testamento em João, 14:15-17; João 14:25-26; João, 15:26-27; e João, 16:12-14. Ora, como o Espiritismo poderá fazer relembrar o Cristo e complementar os seus ensinos sem que os espíritas conheçam e estudem a fonte básica das informações que é o Novo Testamento? Como poderia o espírita divulgar com segurança os ensinos de Jesus que ele não conhece bem e integralmente?

Doutrinariamente porque as obras da Codificação Espírita e algumas obras de Emmanuel que estudam e comentam versículos do Velho e do Novo Testamento - demonstram sintonia semântica, filosófica e moral entre os ensinos de Jesus e os princípios e postulados do Espiritismo. Temos no Evangelho Segundo o Espiritismo o estudo de vários versículos do Velho Testamento, Atos dos Apóstolos, Cartas de Paulo e Cartas Apostólicas! Jesus, por sua vez, amava o Livro de Isaías e citava várias vezes versículos do Velho Testamento! E se Kardec considera a Revelação Espírita como a Terceira Revelação, em sequência natural das duas precedentes; são também revelações a serem estudadas a Segunda Revelação [capitaneada por Jesus e os Apóstolos]; e a Primeira Revelação [capitaneada por Moisés e os Profetas].

Como você vê a missão e o desempenho das palestras e estudos nas Casas Espíritas, em geral, no momento atual?

Como essenciais para a salvaguarda da moralidade e espiritualidade necessárias ao espírito humano, a fim de que ele possa contribuir e merecer viver nesta Transição Planetária e na futura Regeneração. Nunca o homem e o mundo precisaram tanto de Deus, do Cristo e do Amor, como neste momento histórico da evolução da Terra em que nos encontramos! Os Ensinos cristão espíritas e as revelações sobre as realidades do Espírito, por meio de palestras e grupos de estudo, são verdadeiros portais evolutivos, à disposição das almas que desejem, realmente, a sua reeducação, as suas reparações inadiáveis, e a sua evangelização definitiva!

Conte-nos sobre alguma história vivida de sua experiência nas explanações espíritas relacionadas à mensagem evangélica, que sirva de inspiração ou motivação.

Fomos convidados a implantar o Evangelho no Lar em uma família de Brasília que não suportava mais o assédio espiritual de cobradores vingativos. A menina [8 anos] subjugada havia já perdido a fala e os movimentos; e perdera o ano escolar. Não fazia refeições; era alimentada quando dormia, por mamadeiras. A irmãzinha menor [2 anos] não podia se aproximar que sofria violência da irmã assediada. Vivia controlada por “camisa de força”. As janelas não podiam ser abertas pois ela era induzida a se jogar! A equipe acompanhou a família por 3 meses, toda semana fazendo o Evangelho no Lar com os pais; e, sem saberem, dialogando fraternalmente com os irmãos perseguidores, na reunião interna na Comunhão. Com o consolo da mensagem de Jesus, o ensino espírita da causa dos sofrimentos, as orações constantes e o atendimento no Grupo tudo foi melhorando paulatinamente. A menina voltou a falar; a se alimentar normalmente; a andar, a estudar. O tempo passou e esquecemos dessa abençoada oportunidade de consolar, orar e ajudar. Mais ou menos dois anos depois do ocorrido, estou com meus filhos no “Eixão do lazer” num domingo, e sou chamado pela menina e seus pais. Estavam totalmente mudados e alegres. As duas irmãs em paz, andando de bicicleta; os pais haviam retomado suas atividades e informaram que se tornaram espíritas, trabalhadores da Casa. As filhas estavam na Evangelização Infantil aos sábados! Foi este domingo um dos dias mais gratificantes e felizes para a minha alma!

Se pudesse enviar uma mensagem aberta a todos os espíritas, o que diria?

“Pois que vos dizeis espíritas: sede-o”! [Síntese de Simeão, no E.S.E. cap. X, Bem-aventurados os Misericordiosos, item 14]. A Transição Planetária precisa mais do que nunca de nossas mãos ativas e de nossas mentes e corações abençoados! “Amai-vos e Instruí-vos”, pediu o Espírito da Verdade! No Amai-vos está o nosso dever de trabalharmos juntos, com amor entre nós e amor aos semelhantes. No Instruí-vos temos o dever de todos os dias estudarmos e conhecermos mais a fundo a abençoada Doutrina de amor e de luz que é o Espiritismo! O Cristo precisa de nossas mãos no arado, na adubação, sementeira, crescimento, colheita e na repartição dos frutos do amor e do bem em nome d’Ele e de Deus! “Jesus também trabalha usando as nossas mãos”! “Ser espírita é assim: procurar sempre evoluir, perdoar, trabalhar, melhorar, do princípio até o fim”!

Quais os seus planos em relação à Doutrina Espírita no futuro?

Aproveitar o precioso tempo que me resta para adequar cada vez mais minhas vivências e comportamento aos objetivos do Espiritismo e da Moral Cristã, a fim de tocar mais amiúde os corações durante as exposições orais, tanto nas palestras como nos cursos e seminários, tentando elevar sempre o grau de credibilidade e sinceridade do mensageiro, para que se eleve também o grau de receptividade e aceitação da Doutrina e do Evangelho!

Suas palavras finais para os nossos leitores.

Queridos irmãos em Cristo: A Primeira Revelação, com Moisés e os Profetas, foi o provocante convite; a Segunda Revelação, com Jesus e os Apóstolos, foi o banquete de luz para os convidados; e a Terceira Revelação, com os Espíritos Nobres, Kardec, Emmanuel e Chico é a saborosa sobremesa que estabiliza e complementa a poderosa refeição espiritual e energiza a alma para a sua luz própria, que nunca mais se apagará! Cristo e Deus nos aguardam para o Divino Banquete. Façamos por merecer o amoroso e milenar convite!


 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita