Artigos

por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

 

Tempos melhores e mais felizes


E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus. 
(Marcos, 11:22.)


Enquanto Deus for nosso chão, nossa sustentação, o nosso caminho será seguro e iluminado por essa nossa fé, pelas nossas ações no bem e a esperança no futuro de paz.

A bênção é a filha dileta da oração que concebe, e da fé que fecunda nossa vida.

Quando despertar, antes de falar qualquer coisa, ore e leia uma mensagem de otimismo e confiança. Levante-se e agradeça a Deus por mais um dia. Você continua nesta dimensão, com muitas bênçãos.

A vida deve ser vivida com fé e coragem. Porque, sem o Criador, o jardim é sem flor, a riqueza é sem valor, o coração é sem amor e a vida sem explicação.

Ter fé não é achar que Deus fará o que nós desejamos, mas ter a certeza de que Deus fará por nós tudo de que precisamos, porque a fé abre caminhos e o amor indica qual seguir.

A fé é um sentimento original em nós, da certeza de nossa destinação futura na vida espiritual, ela é a lanterna que nos guia na escuridão das decisões e nos ajuda a encontrar a luz da sabedoria.

A fé vem primeiro porque é a mãe da esperança e da caridade e, para ser proveitosa, deve ser ativa. Allan Kardec ensina que “todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram sua consolação na fé no futuro, na confiança na Justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens”.

E mais, orienta Kardec: “Os homens semeiam na Terra o que colherão na vida espiritual”.

Esforçando-nos e perseverando na fé, saberemos encarar a vida com coragem, e vivê-la com gratidão, procurando proteger sempre nosso coração das emboscadas traiçoeiras das provas e expiações que a Terra nos impõe como condição de evolução, compreendendo, perdoando e praticando o bem.

Todo dia é dia de decisão, e podemos colorir a vida com as virtudes que estamos desenvolvendo no guarda-chuva do amor divino, a esperança, a paz, a alegria, a gratidão. E acredite! A mãe delas é a fé raciocinada.

Confiemos, aquietemos a mente quando, às vezes, as coisas demoram a acontecer conforme nossas preces, projetos e rogativas... mas acontecem.

O importante é saber esperar e nunca perder a fé.

 

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é diretor da Editora EME.

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita