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por Ricardo Baesso de Oliveira

 

Geley: muito além de seu tempo


Uma obra de excelente qualidade e ignorada por grande parte dos espíritas é o livro Resumo da Doutrina espírita, de Gustavo Geley, disponível em pdf.

Geley foi um médico francês, reconhecidamente espírita, morto em 1924. Foi presidente do Instituto Metapsíquico Internacional e fundador da famosa Revue Metapsychique.

O livro citado foi escrito em 1898 e é de uma atualidade impressionante. Faz referência à lei de causa e efeito com uma lucidez notável, propondo o termo justiça imanente; amplia a questão filosófica relacionada ao esquecimento reencarnatório do passado; condena qualquer forma de prazer que prejudica outra pessoa; se posiciona firmemente contra os preconceitos; apresenta uma ideia profunda de evolução solidária; propõe uma ética ante os animais que se antecipa em cerca de um século ao pensamento contemporâneo e comenta que muito mais importante que deter grande soma de informações é aprender a pensar.

Seguem abaixo alguns de seus pensamentos extraídos dessa obra:

 

Somos recompensados ou punidos, não pelo que fizemos, mas porque fizemos.

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Em geral, a justiça imanente começa a manifestar-se no próprio lapso de uma existência terrestre, tomada isoladamente; mas, nesse caso, é muito raro que ela seja verdadeiramente equitativa; encarada de forma tão restrita, parece quase sempre falível e verdadeiramente desproporcionada. Pelo contrário, numa série suficientemente grande de encarnações, torna-se perfeita, matematicamente perfeita, visto que as contingências felizes ou infelizes são compensadas e apenas resta, como resultado indubitável, o produto do nosso comportamento.

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As suas consequências práticas [da reencarnação] são fáceis de conceber. Antes de tudo, ela impõe o trabalho e o esforço; não o esforço isolado, a luta pela vida egoísta, mas o esforço solidário, porque tudo o que favorece ou retarda a evolução de outrem e a evolução geral favorece ou retarda a evolução de qualquer membro da coletividade. Os sentimentos baixos e inferiores, como o ódio, o espírito de vingança, o egoísmo e a inveja, são incompatíveis com esta noção de evolução solidária e de justiça imanente. O reencarnacionista elevado evitará muito naturalmente prejudicar quem quer que seja, auxiliando a todos na medida de suas posses.

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Há uma derradeira consequência que se deduz da doutrina espírita: a noção de certos deveres do homem para com os animais. Se é certo que o homem tem passado pelos organismos inferiores e que os animais estão destinados, um dia, a fazer parte da humanidade, todos nós temos o dever de auxiliar o cumprimento dessa lei natural, evitando tudo o que possa contrariá-la.

 É preciso, pois, que desprezemos os prazeres cruéis, a expensas dos animais. Devemos evitar-lhes todos os sofrimentos inúteis, não lhes dando morte sem necessidade absoluta de os sacrificar; finalmente, os animais domésticos devem ser tratados com doçura e sincero carinho.

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O mal não é necessariamente a sanção do passado; pelo contrário, no atual estado evolutivo, é a consequência do nível inferior geral desse mesmo estado. Para os reencarnacionistas, seria enorme falta de lógica ver, sistematicamente, no sofrimento de qualquer ser, a consequência de atos anteriores. O que se pode afirmar é que a sanção verdadeira, a da justiça imanente, é sempre rigorosamente proporcional ao grau de livre-arbítrio, isto é, ao nível de elevação intelectual e moral do ser.

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Nada distingue essencialmente o homem dos animais e a ideia de uma alma reservada ao homem é cientificamente insustentável. Evidentemente, a “imortalidade” não poderia ter começado em uma fase particular da evolução: a da aparição do gênero humano. O processo de encarnação e desencarnação não é privilégio do homem; é a consequência de uma lei natural e geral, abrangendo tudo o que pensa, tudo o que vive, tudo o que é.

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É possível que exista a hereditariedade psíquica; mas, se assim for, deve ser consequência muito atenuada da hereditariedade física. Na realidade, o caráter e as faculdades que o indivíduo traz ao nascer constituem o somatório da sua própria evolução. Desde então, compreende-se o motivo pelo qual as faculdades e as ideias inatas podem às vezes manifestar-se muito cedo, mesmo antes do completo desenvolvimento do órgão cerebral.

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Um reencarnacionista elevado já não admite as divisões fictícias da humanidade e só vê nelas manifestações de civilização rudimentar destinadas a desaparecer. Para ele, o mal é, como já disse, o resultado da inferioridade evolutiva geral dos seres e dos mundos. Assim, em toda a parte que lhe seja possível, esforçar-se-á por suprimir ou atenuar o mal.

O reencarnacionista primitivo, pelo contrário, tirará da sua doutrina conclusão diferente, isto é, julgará que, se tal homem ou grupo de homens sofrem, em virtude de condições políticas e sociais defeituosas ou de qualquer outra provação, será devido unicamente a faltas cometidas em existências anteriores e não procurará extinguir essa situação dolorosa, considerada por ele como castigo merecido, inevitável e útil.

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O conhecimento das vidas sucessivas, nas mais diversas condições, levará ao mais profundo desprezo pelas divisões fictícias da sociedade e à desaparição completa dos preconceitos de casta, de religião, de raças e de fronteiras.

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Evitará, portanto, os excessos de fadiga, os perigos inúteis e o suicídio.

O ser não deverá repelir jamais os prazeres da existência terrestre, nem os deve considerar como “pecados”.

Simplesmente, nunca esquecerá que só os prazeres elevados da inteligência são úteis ao seu aperfeiçoamento, que gozos puramente sensuais são apanágio dos seres inferiores, acompanhados muitas vezes de desilusões e dores, e que podem, em certo grau, atrasar a sua evolução.

 Pensará, sobretudo, que deve renunciar a qualquer prazer que possa causar dano a outrem.

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O que importa é aumentar a nossa capacidade intelectual e não conhecer muitas coisas. O que se aprende é menos importante em si, do que pelo exercício intelectual que nos facilita a ampliação dos nossos conhecimentos sucessivos.

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No mundo há muito menos culpabilidade do que ignorância.

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A moral nova constituirá uma verdadeira ciência, cujos princípios serão rigorosamente deduzidos dos conhecimentos adquiridos acerca do nosso destino e, como tal, a sua influência será enorme. Mas, também como tal, a nova moral sacrificará implacavelmente todo o conjunto de preconceitos, de obrigações fictícias, de restrições inúteis que deprimem a moral tradicional e que os homens parecem ter acumulado gostosamente para se atormentarem uns aos outros.

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Tal esquecimento [o do passado reencarnatório] é verdadeiramente necessário para nós, pois nos permite, não só o desenvolvimento noutros meios, como também a execução de trabalhos diferentes dos que antes havíamos realizado. Esse esquecimento ainda nos permite não ser molestados nem solicitados por recordações penosas, comparações deprimentes, amizades e rancores passados. Ele é indispensável, a fim de evitar a tendência rotineira de ocupações iguais, afastar-nos dos hábitos adquiridos e favorecer e ativar a nossa evolução.


 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita