Cinco-marias

por Eugênia Pickina

Tempo de ócio e natureza


Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem
. Carlos Drummond de Andrade

 

Nunca a infância foi tão medicada, tantas síndromes e transtornos diagnosticados em crianças cada vez mais novas. No entanto, é possível, sim, estruturar caminhos que desencorajam esta medida descabida e favoreça, por exemplo, a conexão entre criança e natureza, ou seja, os laços entre criatividade, alegria, bem-estar, imaginação, felicidade...

Quanto mais tempo uma criança passa em espaço fechado, menos criativa, confiante e concentrada ela se torna. Mas, em contato com a natureza, uma criança passa a viver experiências que contribuem para o desenvolvimento de aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais e que não seriam estimulados em ambientes fechados.

É importante insistir: criança precisa correr, pular, gastar energia. E é no espaço aberto, implicada com elementos naturais, que ela estará sujeita a desenvolver-se explorando esse cenário interessante, inventando brincadeiras, testando a imaginação e sem a tutela de um adulto, que impõe atividades ou vontades.

Na infância o que deve ser justamente assegurado? O contato com a natureza. E para que a criança se desenvolva de maneira mais integral, à medida que é a potência dos ambientes naturais que se revela, na etapa da infância, como fonte inesgotável de desafios, aprendizagens, bem-estar, felicidade, senso de cuidado e responsabilidade.

Casa e escola urgem ser reconhecidas como um lugar de encontro com a natureza. Afinal, no dia a dia, sobretudo no começo da vida, nada melhor do que passar mais e mais tempo aprendendo e brincando em meio à natureza.

Muito obrigada pela leitura paciente!

 

Notinhas

No brincar na natureza, o adulto deve, obviamente, supervisionar a criança. Mas é ela quem toma a iniciativa e decide, por exemplo, pular um obstáculo, subir em uma árvore, brincar na água etc.

Criança precisa de contato com o sol, ter acesso à terra, à água, subir em árvores, ver pássaro, borboletas, sentir o gosto de chuva, dançar no vento, ficar em silêncio, fazer barulho, ouvir os sons do entorno. Para crescer bem, saudável, a criança precisa de tempo de ócio e natureza.



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita