Cartas

Ano 14 - N° 711 - 7 de Março de 2021

De: Ronaldo da Silva Lopes (Laguna, SC)

Quarta-feira, 3 de março de 2021 às 09:19:49
Em nosso Grupo de Estudos, surgiu a dúvida: "Pedro realmente cortou a orelha do soldado Malco?". Outra dúvida: era Malco um soldado romano ou servo do sumo sacerdote? Já consultamos João, Mateus, Marcos e Lucas, mas surgiram dúvidas.

Obrigado antecipadamente!

Ronaldo


Resposta do Editor
:

João Evangelista e Lucas foram bem claros quanto ao assunto suscitado pelo leitor.

Eis os trechos extraídos do Novo Testamento:

“Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.” (João 18:10)

“E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita. E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.” (Lucas 22:50-51)

Assim, fica claro que Malco era um dos servos do sumo sacerdote e que Simão Pedro cortou efetivamente sua orelha direita, um ferimento que Jesus sanou em seguida, tal como é dito por Lucas.

 

De: Salatier Buzetti (Ilha Solteira, SP)

Quarta-feira, 3 de março de 2021 às 00:03:45

Amigos, como vocês interpretam esse final da resposta à pergunta 71 de o LE: Podem distinguir-se assim: 1.o, os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; 2.o, os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém destituídos de inteligência; 3.o, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes outorga a faculdade de pensar. O grupo 2, os vegetais, por ex., não teriam o princípio inteligente?

Salatier


Resposta do Editor
:

É ponto pacífico na doutrina espírita que os seres vivos – tanto do reino animal como do reino vegetal – são dotados do chamado princípio inteligente, o que não quer dizer que todos eles têm a capacidade de pensar, isto é, a capacidade de formulação do pensamento. Para melhor compreender o assunto, chamamos a atenção do leitor para a parte final do texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 523 desta revista - clique aqui para acessar -, na qual escrevemos que o termo “princípio inteligente” deve ser utilizado nos casos em que queremos referir-nos à parte imaterial presente nos seres vivos e que sobrevive ao fenômeno da morte. No caso dos animais superiores e dos homens, a essa parte imaterial individualizada o Espiritismo dá o nome de alma. É assim, com a presença da alma (princípio inteligente individualizado), que surge a capacidade de formulação do pensamento, que se revela fragmentário nas espécies mais simples. Nas espécies animais mais adiantadas revela-se a capacidade de formulação de pensamento contínuo, a que André Luiz se refere na obra Evolução em Dois Mundos, quando se reporta aos animais que ele considera mais inteligentes. Para acessar esse texto, clique aqui

 

De: Antonio Nazareno Favarin (São José dos Campos, SP)

Segunda-feira, 1º de março de 2021 às 15:52:26

Parabenizo todos os autores integrantes da redação de "O Consolador", especialmente Maria de Lurdes Duarte, pelo excelente artigo sobre "Jesus, segundo Joanna de Ângelis". Apresenta-nos, deveras, Jesus como nosso Modelo e Guia de nossas vidas que, como tal, à luz da razão, a Doutrina Espírita no-Lo revela. Compartilhei-o em meus contatos.
Outro artigo, entre os demais notáveis neste número, e que o destaquei e divulguei em meus e-mails, mencionando, sempre, a autoria e a revista, foi o do Cláudio Bueno da Silva: "O Horror à Mudança de Comportamento". Realmente, fazendo um paralelo de nossa conduta de vida com a pandemia do Covid-19, se nós não conseguimos ou temos dificuldades de manter os protocolos, ditados pelos órgãos competentes da saúde, na tentativa de imunizarmo-nos, como poderemos trabalhar, no dia a dia, em prol de nossa Reforma Íntima, enfrentando nossas provações?
Enfim, outro tema que destaquei, nesta semana, e que não poderia deixar de compartilhar, citando, sempre, o autor e este magnífico periódico, ao qual está inserido, é o do confrade Rogério Coelho sobre o "Aborto". Toda vez que leio algo sobre este hediondo crime, fico extremamente aflito. Este, especialmente, está muito bem elaborado e, com certeza, sensibilizará alguma mãe a não impedir que seu filho nasça; filho este que precisa nascer para passar pelas provas nesta vida, cumprindo seu processo evolutivo.

Fico pensando: se conseguirmos, nesta divulgação, conscientizar alguma mãe que dê a chance à vida de um só filho, nossa missão terá, verdadeiramente, valido a pena.

Abraços e que Deus e toda a Espiritualidade Amiga nos protejam e iluminem.

Antonio

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Terça-feira, 2 de março de 2021 às 21:18

Assunto: O que nos é dado gratuitamente.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook: Jornal no facebook

Acesse o site do Jornal Mundo Maior - website mundo maior - e leia mensagens espíritas como esta que adiante transcrevemos:

“Em tempos da pandemia assolando nações, temos registrado, igualmente, manifestações muito positivas.

Um vídeo nos chamou a atenção e descreveremos as cenas, ao sabor da nossa própria imaginação, acrescentando frases e ideias. O locutor fala de um homem, na Itália que, aos noventa e três anos, foi hospitalizado com Covid-19. Ao ter alta hospitalar, foi-lhe informado que deveria pagar a quantia de quinhentos euros pela utilização do respirador artificial. Lágrimas rolaram pelas faces do idoso. O médico lhe disse que ele não deveria chorar pela conta. Afinal, tudo poderia ser resolvido. Um acordo poderia ser feito. Ele poderia negociar a dívida, na tesouraria do hospital. Não havia motivo para que ele viesse a se desesperar. No entanto, ainda emocionado, respondeu o italiano: Doutor, não choro porque preciso pagar esse valor. Eu disponho do dinheiro, sem problemas. É que me dei conta de que preciso pagar por ter utilizado um respirador que me permitiu respirar, na crise epidêmica. No entanto, eu respirei o ar de Deus por noventa e três anos, e nunca, sequer, agradeci por isso. Registro agora o quanto devo a Deus: noventa e três anos de ar gratuito. Ar que encheu meus pulmões, que me permitiu viver, correr, trabalhar, amar, constituir família. Todos os dias da minha vida! Eu viajei a muitos países e em nenhum deles paguei imposto ou qualquer taxa pela utilização do ar marítimo, da montanha, dos vales, das florestas. Nunca precisei disputar vaga para ter acesso a esse ar. Como pude viver tanto e não perceber essa grande dádiva, diária, constante, todos os dias?

*   *   *

Diariamente, recebemos muitas dádivas de Deus. O ar que respiramos é apenas uma delas. Cabe-nos o dever, como usufrutuários deste imenso lar, chamado Terra, que não o contaminemos, com nosso desleixo, com nossas agressões ao meio-ambiente. Isso é o mínimo que nos compete fazer. E, respirando longamente, agradecer ao bom Pai que tudo dispôs para nossa vida no planeta.

Se precisamos trabalhar pelo alimento, pelo abrigo, pela vestimenta, lembramos que a Divindade nos recompensa o labor. Como relatou o escrivão oficial de Pedro Álvares Cabral, esta é uma terra abençoada em que, nela se plantando, tudo dá.

Vivemos em um planeta extraordinário. Semeamos e colhemos. Regamos e vemos a planta brotar, crescer, oferecer flores e frutos. Os campos verdejantes se estendem a perder de vista. A floresta exuberante nos mostra a sua diversidade, que acolhe as mais variadas espécies animais.

Que planeta é este, tão rico, tão magnífico? Quanto nos é dado, de forma gratuita.

Com a nossa gratidão, nos cabe uma outra reflexão: que direito temos de apoderarmo-nos somente para nós dos bens da Terra?

Se o Pai amoroso e bom nos dá o exemplo da generosa oferta a todos, de igual forma, das bênçãos do ar, da natureza, da vida, não nos cabe lhe seguir o exemplo e sermos um tanto mais fraternos?

Essa é uma grave reflexão para nossos dias de gratidão, agora, enquanto sentimos o ar nos penetrar os pulmões, respirarmos sem dificuldades, sem ônus algum.

Pensemos a respeito.” (Redação do Momento Espírita, a partir de vídeo motivacional assinado por Fábio Nunes.)

Jornal Mundo Maior

 

De: FEMEU – Festival de Música Espírita (Uberaba, MG)

Segunda-feira, 1º de março de 2021, às 22:54

Assunto: Lançamento do XV FEMEU

Estimados irmãos,

Lançamos oficialmente o XV FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba a ser realizado de forma virtual pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba e da UEM – União Espírita Mineira.

Pedimos aos músicos e apoiadores que nos ajudem na divulgação.

Mais informações podem ser obtidas nos endereços abaixo:

E-mail: femeu.uberaba@gmail.com

WhatsApp: Alcy: (34) 99978-1838 // Luiz Carlos: (34) 99969-7191

Blog: http://femeu.blogspot.com/

Saudações fraternas,

Luiz Carlos de Souza

Pela Comissão Organizadora

 

De: IEEAK - Instituto de Estudos Espíritas "Allan Kardec" (Mirassol, SP)

Terça-feira, 2 de março de 2021 às 15:43

Assunto: GAZETA IEEAK de Março de 2021

Irmã(o)s da lide espírita...

Anexo, nosso Informativo Espírita Mensal referente a Março/21, com assuntos diversos, garimpados na literatura Espírita, para nossos conhecimentos... Se divulgar para os teus contatos, estaremos atendendo à sugestão do Espírito Emmanuel, que nos pede a divulgação da Doutrina Espírita...

Abraços fraternos,

Sérgio Bernardi

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita