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por Flávio Bastos do Nascimento

 

Zaqueu


Dentre tantas personagens impressionantes dos tempos apostólicos, a figura de Zaqueu é uma das que me falam, mais de perto, ao coração.

Zaqueu representa a possibilidade e a capacidade de mudança para melhor, intrínseca a todos nós.

Isto porque ele era um chefe dos publicanos, ou seja, era alguém incompreendido, marginalizado, até, entre os seus. Não que a ojeriza não tivesse a sua razão de ser, afinal, alguém que vivia faustosamente, luxuosamente, usufruindo de uma riqueza oriunda da coleta de impostos, para o odiado dominador estrangeiro, no caso, os representantes do Império Romano, não podia angariar a simpatia generalizada.

Apesar disso, desde o seu encontro com Jesus de Nazaré, Zaqueu nunca mais se permitiu ser o mesmo de antes, ao contrário de muitos de nós, que mesmo falando e estudando sobre os atos do Cristo de Deus, por anos a fio, muitas vezes, ainda patinamos ao invés de avançarmos, resolutos.

Vejamos o registro evangélico sobre o acontecimento que mudou a vida daquele chefe da coletoria de impostos:

“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podiapor causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiantesubiu a uma figueira brava[1] para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar olhando para cima, viu-o e disse-lhe: - Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo.

E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se, Zaqueu, disse ao Senhor: - Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado[2].

E disse-lhe Jesus: - Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas, 19: 1-10.

Em primeiro lugar, convém atentarmos para o fato de que Zaqueu quer dizer, literalmente, “puro, inocente, o que tem pureza”. Ou seja, em que pese ter enriquecido de maneira ilícita e ocupar uma função tão desprezada pelos seus conterrâneos, ele, em essência, era puro, estava apenas desviado do caminho.

Jericó, segundo os especialistas, quer dizer “perfumado” e era conhecida entre os antigos como a “cidade das palmeiras” – lá existiam muitas nascentes, muitas fontes de água potável e, por conseguinte, sempre atraiu gente, tanto mais em terras áridas como as do Oriente Médio.

É considerada uma das cidades mais antigas do mundo e uma das que mais foram habitadas continuamente, isso desde há mais ou menos 11.000 anos atrás, segundo dados dos arqueólogos, que já encontraram vestígios de cerca de 20 assentamentos no mesmo local, datando o mais recuado no tempo, até agora encontrado, de uns 9.000 anos antes do Cristo!

Na tradição judaico-cristã, Jericó é tida como a cidade de retorno dos hebreus após a escravização no Egito, sob a liderança do patriarca Josué, que foi o sucessor de Moisés.

Um local de relevância para os israelitas, portanto, onde Zaqueu ocupava um posto proeminente.

De acordo com Humberto de Campos, em Boa Nova (capítulo 23, O servo bom), aquela era a última viagem de Jesus a Jerusalém, antes do martírio na cruz.

Acontece que, de acordo com o evangelista, Zaqueu era prejudicado verticalmente e, em razão das multidões que o meigo Rabi da Galileia atraía por onde passava (daí podemos deduzir, por óbvio, que a fama de Jesus o precedia, literalmente, o que não é de causar espanto, ao visualizarmos a massa de gente compactada, por exemplo, diante de líderes religiosos de hoje), o publicano, de maneira muito inteligente, traçou seu plano para poder enxergar o Nazareno.

Ele analisou a situação e percebeu que o Mestre haveria de seguir por uma determinada rota, na qual, mais adiante, havia um sicômoro, ou uma figueira brava, de acordo com alguns registros. Então, correu, despregando-se da turba e subiu na árvore.

O episódio singelo, registrado apenas por Lucas, nos ensina que para conseguirmos nos conectar ao Cristo é preciso, em primeiro lugar, querer ardentemente, desejar sinceramente: Zaqueu não se deixou abalar pelo fato de ser pequeno (física e espiritualmente) e estar embrenhado na multidão, ao contrário, correu, desapegou-se da massa, na qual perdemos a própria individualidade – basta observarmos os fenômenos psicológicos de histeria coletiva em estádios de esportes, o público fanatizado e ensandecido em blocos carnavalescos e, no grau mais abjeto da escala, os crimes de ódio propagados em redes sociais, os quais, infelizmente, culminam por cruzar a fronteira tênue entre o falar e o agir, originando, até, assassinatos.

Em seguida, ele subiu na árvore que ali existia, ou seja, para vermos o Cristo, de verdade, devemos nos esforçar e subir. Sem a elevação do próprio padrão vibratório, mantido por nossos pensamentos e atos, não será possível tal encontro.

E, uma vez detectado o Cristo interior, é preciso que o recebamos em nossa morada mental, psíquica (“me convém pousar em tua casa”), ofertando-lhe um banquete, celebrando, festejando intimamente o acontecimento (“recebeu-o com júbilo”), para que Ele queira permanecer. Afinal, um hóspede tão ilustre merece um tratamento “vip”.

Mas o ensino não para por aí: notemos que os fiscais da vida alheia, firmes plantonistas, “murmuravam”, acusando Jesus de se hospedar na casa de um pecador, um “chefe dos publicanos” (é preciso imaginarmos o tom de desaprovação e desprezo, a um só tempo), além de tudo, “rico”.

Ah! a nada boa e velha, arcaica, inveja!!

É o chamado “preconceito reverso”: “- Se é rico, não pode ser bom!” Tudo bem, que em nosso país, de uns tempos para cá, os noticiários de política se transmutaram em casos de polícia, em situações que se repetem como filmes da “Sessão da Tarde”, em enredos batidos, nos quais “criminosos de colarinho branco”, entenda-se, criminosos travestidos de políticos, usurpadores do dinheiro público que enriqueceram ilegalmente, carregam ou mandam carregar malas de dinheiro de um lado para o outro e, às vezes, deixam-nas descansar em algum apartamento vazio; mas não podemos generalizar e afirmar que todo rico é mau caráter, afinal, há gente que amealhou uma grande fortuna trabalhando honestamente.

Mas não parecia ser esse o caso de Zaqueu – a sua própria consciência o denunciou - no entanto, a diferença é que ele, elevando o padrão vibratório, uma vez mais (“levantando-se”), fez, imediatamente, uma “mea culpa” e se prontificou a reparar os próprios erros, ressarcindo em quatro vezes mais aqueles a quem houvera prejudicado, além de partilhar, pela metade, a própria riqueza, dividindo-a com os pobres.

Façamos agora um esforço imaginativo e nos deleitemos, por instantes, visualizando o Brasil transformado, com escolas e hospitais públicos funcionando a pleno vapor, com estradas e ruas bem pavimentadas, esgotamento sanitário e água tratada para toda a população, com níveis de violência urbana (e rural) baixíssimos, um país onde não faltassem postos de trabalho e salários dignos, enfim, “um paraíso na Terra”!

Acredito que se todos os que amealharam fortunas rapinando os cofres públicos adotassem como padrão o comportamento de Zaqueu, convertido, o devaneio se tornaria realidade. O único problema é que eles, por enquanto, não dão mostras de que andam à procura de Jesus...


 

[1] “Não esqueçamos que o sicômoro é a ‘figueira da Índia’. E a figueira (cfr. vol. 1) representa, no ocultismo, exatamente a floração interna das qualidades morais e espirituais, isto é, a evolução em si mesma, a transmutação da seiva interior da árvore nas flores da perfeição, não abertas para o exterior, mas inclusas ou fechadas em si mesmas, florescendo para o íntimo". Tudo isso adapta-se perfeitamente a Zaqueu - e aí vemos a exatidão absoluta das palavras, exemplos e símbolos do Novo Testamento, sobretudo nas palavras de Jesus - cujas virtudes floresciam internamente, embora de fora todos o julgassem "pecador". (PASTORINO, Carlos. Sabedoria do Evangelho. Vol. VI.)

[2] “Realmente, segundo o Êxodo (21:37), a restituição quádrupla devia ser feita em caso de roubo; mas tratando-se de simples fraude, a Lei (Lev. 5:24 e Núm. 5:6-7) mandava que se restituísse a importância mais um quinto (isto é, mais 20%).” (Id., ib.)



 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita