Artigos

por Altamirando Carneiro

 

Programação de vida


E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o. E, vendando-lhe os olhos, feriam no rosto e perguntavam-lhe, dizendo: – Profetiza, quem é que te feriu?  E outras muitas coisas diziam contra ele, blasfemando. 
(Lucas, 22:63 a 65)      


Entregava-se Jesus à flagelação, sem reclamação ou revolta contra os que o agrediam, legando assim à humanidade o exemplo de resignação à vontade de Deus. 

Também nós temos as nossas dores e flagelos que, se na maioria das vezes não chegam a nos dilacerar a carne, acabam, se deixarmos, por nos abater o ânimo. 

Seres rumando para a perfeição, trazemos, do passado, débitos a quitar e lições a aprender, que se revelam calvários aos nossos olhos. Como Jesus, podemos e devemos ir ao Pai em nossas preces. Como Jesus, devemos aceitar com resignação a sua vontade.

Quantas vezes, no Mundo Espiritual, olhamos para o nosso comportamento até aquele momento e verificamos que certos atos nos impedem de avançar rumo à Luz e à felicidade? 

Dentro das possibilidades, escolhemos a família mais adequada às nossas necessidades e os momentos cruciais pelos quais havemos de passar, para pagarmos o débito, tudo isso supervisionado pelos Irmãos Maiores que amorosamente se interessam por nós, que nos ajudam a dosar tudo para que o fardo não se faça pesado além de nossas forças. 

Reencarnamos com o objetivo de galgar um passo importante na nossa evolução espiritual. A seu tempo, a programação que criteriosamente escolhemos no outro Plano da Vida começa a entrar em ação, levando-nos a vivenciar circunstâncias difíceis, porém necessárias aos nossos propósitos.

Momentaneamente esquecidos do passado, rogamos a Deus que o cálice nos seja retirado e, sem entender bem por que nossas preces não surtem o efeito que desejamos, achamos que talvez não sejamos dignos de ser atendidos por Deus. Entretanto, Deus é o Amor Supremo e ampara-nos constantemente, dando-nos forças para continuarmos a luta que nos redimirá perante a nossa própria consciência.

Ouvindo-nos as preces, coloca à nossa frente oportunidades de serviço em benefício do próximo, para que o nosso resgate possa ser abreviado, sim, mas pela dedicação à causa do Amor Universal. Só o Amor cobre a multidão de pecados, disse-nos o apóstolo Pedro.

Feliz aquele que, mesmo em resgate acerbo, encontra forças para ajudar o próximo. Sobre ele descerão as bênçãos do Céu, não por privilégios indevidos, mas por direito adquirido na boa luta. 


  

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita